Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Construção Sustentável e Certificação Ambiental em Empreendimentos Imobiliários

Construção Sustentável e Certificação Ambiental em Empreendimentos Imobiliários

Formato: presencial
Objetivo
Especializar profissionais sobre os principais conceitos e tendências mundiais na temática da sustentabilidade da construção civil, discutindo visões e experiências na incorporação prática destes conceitos na gestão sustentável de empreendimentos imobiliários, nas etapas de pré-projeto, projeto e construção, com ênfase nos processos de certificação ambiental, de modo a trazer melhoria do planejamento do projeto, melhoria do desempenho e aumento de sustentabilidade no ciclo de vida.
Diferenciais
O curso de pós-graduação em Construção Sustentável e Certificação Ambiental em Empreendimentos Imobiliários do Senac está alinhado às práticas de excelência em sustentabilidade na construção civil voltada ao segmento imobiliário, incluindo o conhecimento atualizado dos métodos e processos de certificação ambiental de empreendimentos.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional com essa especialização poderá atuar no desenvolvimento de soluções, na consultoria, no gerenciamento, implantação e como gestores de operações, com ênfase nas práticas de excelência em sustentabilidade na construção civil voltada ao segmento imobiliário, incluindo as bases para os processos de certificação ambiental de empreendimentos concernentes à etapa de construção, desenvolvendo atividades como elaboração do plano de gerenciamento de impactos das atividades da construção civil, estruturação do gerenciamento de resíduos de construção e demolição e de monitoramento do ar interno durante a construção, monitoramento dos processos da construção, gerenciamento dos processos relacionados a suprimentos e à homologação de fornecedores.

Panorama de mercado
Os setores da construção civil e da produção de edifícios comerciais e residenciais, em particular, desempenham um papel central no cenário do aquecimento global, considerado o maior desafio já enfrentado pela humanidade. Os edifícios estão entre os maiores consumidores de energia, sobretudo em países com matrizes energéticas voltadas ao uso predominante de combustíveis fósseis. A evidência crescente das mudanças climáticas, como resultado do aumento da produção de gases-estufa, requer o reexame e a redefinição de prioridades para o setor da construção civil.

O rápido aumento do custo de energia, as mudanças climáticas, a migração de independência para autossuficiência de energia e a pressão ética pela redução do consumo de energia têm provocado o estabelecimento de metas públicas e setoriais rígidas, no horizonte de curto prazo, em diversos países. As mais ousadas já vão além da mera eficiência no uso de recursos, cogitando neutralidade ou mesmo desempenho positivo, ou seja, gerar recursos em vez de apenas consumi-los.

Diante disso, soluções sustentáveis vêm gerando valor aos empreendimentos imobiliários e repercutem em necessidades específicas de formação e atualização do perfil do profissional.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos cerificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a engenheiros civis, ambientais, tecnólogos de áreas afins (construção de edifícios, controle de obras, saneamento e processos ambientais), arquitetos e urbanista.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Desenvolve as competências necessárias para análise e pesquisa científica necessária para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Propicia a definição do objeto de intervenção do projeto de pesquisa, com enfoque nos métodos aplicados à gestão ambiental de processos construtivos, engenharia, arquitetura e urbanismo.
INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Introduz conceitos fundamentais sobre meio ambiente e o uso dos recursos naturais aplicados ao processo da construção civil. Apresenta os princípios da construção sustentável enfatizando o desempenho dos edifícios verdes (greenbuildings) nas suas dimensões técnicas, sociais e econômicas.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO CIVIL
Aborda os principais instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº. 6.938/1981) a fim de contextualizar os aspectos de planejamento, gestão, licenciamento e avaliação de impacto ambiental (AIA). Apresenta, por meio de exemplos com a legislação aplicada, as interfaces da legislação ambiental com a construção civil e as normas edilícias e urbanísticas.
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE CERTIFICAÇÃO
Apresenta os mais importantes sistemas de avaliação e certificação ambiental, discutindo as bases metodológicas dos seguintes sistemas internacionais: (BREEAM (Inglaterra); CASBEE (Japão); Green Star (Austrália); SBTool (multinacional); LEED (Estados Unidos); HQE (França), visando à instrumentalização do profissional para o uso. Avalia também as adaptações e iniciativas feitas em âmbito nacional (processo Aqua, Selo Casa Azul e Procel Edifica) e os programas de qualidade da construção civil (PBQP-H e Qualihab-SP).
DETALHAMENTO E APLICAÇÃO DOS SISTEMAS DE CERTIFICAÇÃO
Apresenta a aplicação dos indicadores dos sistemas de certificação ambiental de empreendimentos imobiliários nacionais e internacionais, verificando sua conformidade, com base nos requisitos exigidos, por meio de estudos práticos de simulação dos aspectos atendidos ou a atender.
PLANEJAMENTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL
Trabalha os conceitos referentes ao planejamento ambiental, ao planejamento estratégico e à gestão urbana, confrontando-os com os indicadores de sustentabilidade e desempenho urbanístico. Analisa os principais instrumentos de intervenção urbanístico-ambientais, com base no Estatuto da Cidade, nos zoneamentos ecológico-econômicos, nos estudos de Avaliação de Impacto Ambiental - AIA e no conjunto de normas, códigos e sistemas de certificação aplicáveis.
IMPLANTAÇÃO URBANÍSTICA SUSTENTÁVEL
Examina os princípios de crescimento urbano sustentável, abordando aspectos ligados ao clima urbano, efeito de ilha de calor, ciclo hidrológico, implantação no terreno, sistemas de infraestrutura e materiais aplicáveis ao desenho urbano e equipamentos. Visa à avaliação as recomendações de normas e códigos relevantes para boas práticas e sistemas de certificação aplicáveis.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E QUALIDADE DO AMBIENTE INTERNO
Trabalha os conceitos de conforto ambiental e eficiência energética voltados ao projeto arquitetônico dos ambientes internos. Apresenta soluções para o envelopamento do edifício com foco na iluminação, ventilação natural, projeto solar passivo, energia renovável, integração com sistemas prediais, baseadas em normas e códigos relevantes para boas práticas e sistemas de certificação aplicáveis.
SISTEMAS PREDIAIS E QUALIDADE DO AMBIENTE INTERNO
Aborda os principais sistemas prediais eficientes, nos campos da qualidade do ar interno, aquecimento, ventilação artificial, ar condicionado, sistemas elétricos e de iluminação artificial, uso racional e conservação da água, e desempenho térmico, acústico e luminoso. Estuda casos com diferentes sistemas integrados, fazendo uso de normas e códigos relevantes para boas práticas e sistemas de certificação aplicáveis.
MATERIAIS E ESPECIFICAÇÕES
Desenvolve os conceitos de avaliação do ciclo do produto aplicando-os à cadeia dos materiais de construção. Apresenta os principais processos de seleção e especificação dos materiais, analisando sistemas de certificação e gestão da documentação, declarações ambientais, homologação de fornecedores, controle de procedência e cadeia de custódia. Aborda os projetos com base nas normas e códigos relevantes para boas práticas e sistemas de certificação aplicáveis.
PLANEJAMENTO PARA GESTÃO DE IMPACTOS DE CONSTRUÇÃO
Apresenta os métodos de planejamento estratégico de empreendimentos imobiliários, avaliando os impactos potenciais associados com medidas e instrumentos de controle. Aborda o desenvolvimento de planos de gestão de impactos de construção e rotinas de inspeções, associados às boas práticas do Sistema de Gestão Ambiental - SGA das empresas construtoras.
PLANEJAMENTO PARA GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
Apresenta uma visão geral da legislação aplicável ao tema dos resíduos da construção civil, em especial a Res. CONAMA 307/2002. Avalia o impacto da geração potencial de resíduos no ambiente e aponta medidas de controle e monitoramento a serem adotadas. Fornece um conjunto de ferramentas visando implementação de homologação de parceiros para reciclagem, planos de gestão de resíduos e rotinas de inspeções.
QUALIDADE DO AR INTERNO
Apresenta uma visão geral da legislação aplicável ao tema da qualidade do ar interno nas fases de construção e pré-ocupação. Aponta medidas de controle e monitoramento a serem adotadas. Fornece um conjunto de ferramentas para a implementação de homologação de parceiros, planos de gestão da qualidade do ar interno e rotinas de inspeções.
OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO PREDIAL
Apresenta os principais instrumentos aplicados à operação e manutenção predial com ênfase nas etapas de limpeza e conservação patrimonial. Elabora e discute manuais do proprietário/usuário, modelos de desempenho, baseados em normas e códigos relevantes de boas práticas e sistemas de certificação aplicáveis.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta metodológica:
O processo de ensino e aprendizagem equilibra metodologias ativas e o emprego de recursos metodológicos de interesse, como aprendizagem com base em problemas (ABP). O método ativo tem por base o estudo de casos/problemas, como estímulo à aquisição autônoma de conhecimento e compreensão de conceitos. As atividades em grupo estão a serviço do desenvolvimento do pensamento crítico e da construção de soluções novas e mais criativas, enriquecidas pelo trabalho em equipe. Em função das características deste curso serão asseguradas palestras com profissionais do mercado e recomendadas visitas técnicas em campo.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Comporta o ciclo de conhecimento transversal que permeia os três blocos temáticos. Ainda durante o primeiro semestre, o aluno elaborará um pré-projeto de pesquisa que terá como foco central a temática ampla de gestão sustentável de empreendimentos imobiliários. Os temas específicos serão definidos em função da área de interesse de grupos de 2 a 4 alunos, a partir do conteúdo consolidado durante o curso.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Construção Sustentável e Certificação Ambiental em Empreendimentos Imobiliários (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.



Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso