Pós-Graduação


Home  >  Pós-Graduação  >  Projetos Sustent?veis para Arquitetura e Design

Projetos Sustent?veis para Arquitetura e Design

Objetivo
Especializar profissionais a atuarem em projetos sustent?veis de arquitetura e design, que apresentem solu??es de baixo impacto ambiental na constru??o e uso de edifica??es, envolvendo-se na concep??o, desenvolvimento e planejamento de projetos, desenhos de objetos, componentes, equipamentos e espa?os, com forte apoio na sustentabilidade como valor imprescind?vel.
Diferenciais
O curso de p?s-gradua??o em Projetos Sustent?veis para Arquitetura e Design do Senac dissemina o conceito de efici?ncia ambiental e especializa profissionais capazes de fornecerem solu??es efetivas de redu??o de impacto ao meio ambiente nas ?reas de arquitetura, urbanismo e design.
A reflex?o ? incentivada com base em exerc?cios pr?ticos e projetos reais, que permitem aos futuros especialistas levantarem demandas, identificarem problemas e solu??es, estabelecerem estrat?gias de a??o, viabilizarem constru??es com independ?ncia m?nima de sistemas convencionais de distribui??o de energia e ?gua, promoverem habitabilidade por meio de projetos de design e arquitetura sustent?veis e dimensionarem impactos.

Carga horária: 366 horas

Atua??o no mercado de trabalho
Os profissionais com essa especializa??o estar?o aptos a compor equipes de projeto em escrit?rios de design, arquitetura e engenharia, bem como prestar assessoria e/ou consultoria de projetos do setor p?blico ou privado que visem ? sustentabilidade.
Panorama de mercado
A sustentabilidade ? tema que perpassa hoje todas as ?reas de atua??o. Como componente cultural, a sustentabilidade na arquitetura, urbanismo e engenharia promove maneiras mais harm?nicas de se enxergar, aproveitar, utilizar e construir espa?os sociais integrados ao meio ambiente.
Com a atual crise energ?tica global, o desafio ? suprir a demanda crescente, cujos padr?es de consumo s?o lineares, portanto n?o renov?veis. H? um constante debate acerca das poss?veis matrizes energ?ticas (e as propor??es entre energias renov?veis e n?o renov?veis) de apoio ao desenvolvimento econ?mico. Nesse sentido, est?o em desenvolvimento novas tecnologias de gera??o de energia e de melhor aproveitamento e efici?ncia dos materiais e recursos, trazendo novas possibilidades ? arquitetura e engenharia sustent?veis.
Os profissionais com cursos superiores completos, que n?o possuam registro no conselho regulamentador, poder?o atuar em atividades projetuais de arquitetura, desde que acompanhados de profissionais associados aos conselhos de classe competentes.

Profissionais com forma??o superior nas ?reas de arquitetura, engenharia e design.
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimenta??o projetual a partir de um referencial abstrato buscando a manifesta??o de inten??o atrav?s da iniciativa do aluno. Aplica o conceito de causa e efeito no aproveitamento e descarte do material como reflex?o sobre a efici?ncia da proposta.
MATERIAIS E PROCESSOS: CICLO DE VIDA DOS MATERIAIS E PRODUTOS
Desenvolve, a partir do estudo de exemplos, a capacidade de compreens?o da complexidade de fatores envolvidos na especifica??o de materiais e seu desdobramento no processo industrial e de constru??o. Mapeia o percurso de materiais referenciais do in?cio ao fim do seu ciclo de vida.
HIST?RIA E TEORIA
Trabalha a contextualiza??o hist?rica dos processos de urbaniza??o e industrializa??o na sociedade sob a ?tica da sustentabilidade. Analisa e interpreta, a partir de estudos de casos, cen?rios hist?ricos referenciais para o campo de conhecimento da arquitetura e do design.
RECURSOS NATURAIS E MATRIZ ENERG?TICA
Estuda a utiliza??o dos recursos naturais e a rela??o entre extra??o, produ??o, uso e descarte dos materiais e produtos. Aborda a rela??o de equil?brio existente nos ecossistemas e as possibilidades de aproveitamento respons?vel dos recursos naturais renov?veis e n?o renov?veis. Desenvolve o entendimento da composi??o de distintas matrizes energ?ticas.
PROJETO HABITA??O
Vivencia a atividade projetual no contexto da habita??o, refletindo a partir das diferen?as de escala as possibilidades de interven??o sob a ?tica da efici?ncia energ?tica e da responsabilidade s?cio-ambiental. Aplica os conceitos de materiais e processos sustent?veis na determina??o de estrat?gia de implanta??o e especifica??o de insumos e componentes.
PROJETO PRODUTO
Vivencia a atividade projetual na escala do objeto, a partir da reflex?o sobre o impacto do processo de produ??o no meio ambiente. Visa ? experimenta??o a partir do desenho de objetos e componentes e o questionamento sobre os paradigmas do consumo e descarte no projeto de produto.
POL?TICAS P?BLICAS E PRIVADAS
Estuda a postura institucional de ?rg?os p?blicos e da iniciativa privada em rela??o ?s pol?ticas que tratam das quest?es de meio-ambiente, recursos naturais, matrizes energ?ticas, legisla??o e normas, consumo e sustentabilidade.
PESQUISA APLICADA ? SUSTENTABILIDADE
Elabora o dossi? de refer?ncia com ?nfase na metodologia aplicada ao desenvolvimento de projeto. Define o objeto de interven??o para os trabalhos nas disciplinas de projeto subsequentes e desenvolve a estrutura do trabalho de conclus?o de curso.
PROJETO CONCEP??O
Aplica as diretrizes determinadas no dossi? de refer?ncia para a concep??o do projeto final. Desenvolve a id?ia at? o estudo preliminar, estabelecendo o rebatimento com as quest?es centrais do curso.
PROJETO DESENVOLVIMENTO
Desenvolve o projeto a partir do material elaborado na concep??o at? o n?vel de anteprojeto. Mapeia o resultado do projeto a partir da avalia??o do impacto socioambiental.
PARAMETRIZA??O
Trabalha a sistematiza??o e aplica??o de dados de levantamentos quantitativos e qualitativos para a aplica??o em modelos matem?ticos. Apresenta a utiliza??o de programas desenvolvidos a partir de modelos matem?ticos que permitem o manuseio e an?lise de dados complexos na potencializa??o do desenvolvimento de projetos sustent?veis.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Demonstra a rela??o de causa e efeito da atividade profissional no contexto s?cio-ambiental e os desdobramentos de iniciativas p?blicas e privadas. Debate a necessidade de forma??o da consci?ncia cr?tica frente ao processo produtivo e o consumo, e como esta quest?o atinge a sociedade.
TRABALHO DE CONCLUS?O DE CURSO
Orienta metodol?gica, cient?fica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclus?o do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza cient?fica e as normas t?cnicas.
 
   TOTAL
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimenta??o projetual a partir de um referencial abstrato buscando a manifesta??o de inten??o atrav?s da iniciativa do aluno. Aplica o conceito de causa e efeito no aproveitamento e descarte do material como reflex?o sobre a efici?ncia da proposta.
MATERIAIS E PROCESSOS: CICLO DE VIDA DOS MATERIAIS E PRODUTOS
Desenvolve, a partir do estudo de exemplos, a capacidade de compreens?o da complexidade de fatores envolvidos na especifica??o de materiais e seu desdobramento no processo industrial e de constru??o. Mapeia o percurso de materiais referenciais do in?cio ao fim do seu ciclo de vida.
HIST?RIA E TEORIA
Trabalha a contextualiza??o hist?rica dos processos de urbaniza??o e industrializa??o na sociedade sob a ?tica da sustentabilidade. Analisa e interpreta, a partir de estudos de casos, cen?rios hist?ricos referenciais para o campo de conhecimento da arquitetura e do design.
RECURSOS NATURAIS E MATRIZ ENERG?TICA
Estuda a utiliza??o dos recursos naturais e a rela??o entre extra??o, produ??o, uso e descarte dos materiais e produtos. Aborda a rela??o de equil?brio existente nos ecossistemas e as possibilidades de aproveitamento respons?vel dos recursos naturais renov?veis e n?o renov?veis. Desenvolve o entendimento da composi??o de distintas matrizes energ?ticas.
PROJETO HABITA??O
Vivencia a atividade projetual no contexto da habita??o, refletindo a partir das diferen?as de escala as possibilidades de interven??o sob a ?tica da efici?ncia energ?tica e da responsabilidade s?cio-ambiental. Aplica os conceitos de materiais e processos sustent?veis na determina??o de estrat?gia de implanta??o e especifica??o de insumos e componentes.
PROJETO PRODUTO
Vivencia a atividade projetual na escala do objeto, a partir da reflex?o sobre o impacto do processo de produ??o no meio ambiente. Visa ? experimenta??o a partir do desenho de objetos e componentes e o questionamento sobre os paradigmas do consumo e descarte no projeto de produto.
POL?TICAS P?BLICAS E PRIVADAS
Estuda a postura institucional de ?rg?os p?blicos e da iniciativa privada em rela??o ?s pol?ticas que tratam das quest?es de meio-ambiente, recursos naturais, matrizes energ?ticas, legisla??o e normas, consumo e sustentabilidade.
PESQUISA APLICADA ? SUSTENTABILIDADE
Elabora o dossi? de refer?ncia com ?nfase na metodologia aplicada ao desenvolvimento de projeto. Define o objeto de interven??o para os trabalhos nas disciplinas de projeto subsequentes e desenvolve a estrutura do trabalho de conclus?o de curso.
PROJETO CONCEP??O
Aplica as diretrizes determinadas no dossi? de refer?ncia para a concep??o do projeto final. Desenvolve a id?ia at? o estudo preliminar, estabelecendo o rebatimento com as quest?es centrais do curso.
PROJETO DESENVOLVIMENTO
Desenvolve o projeto a partir do material elaborado na concep??o at? o n?vel de anteprojeto. Mapeia o resultado do projeto a partir da avalia??o do impacto socioambiental.
PARAMETRIZA??O
Trabalha a sistematiza??o e aplica??o de dados de levantamentos quantitativos e qualitativos para a aplica??o em modelos matem?ticos. Apresenta a utiliza??o de programas desenvolvidos a partir de modelos matem?ticos que permitem o manuseio e an?lise de dados complexos na potencializa??o do desenvolvimento de projetos sustent?veis.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Demonstra a rela??o de causa e efeito da atividade profissional no contexto s?cio-ambiental e os desdobramentos de iniciativas p?blicas e privadas. Debate a necessidade de forma??o da consci?ncia cr?tica frente ao processo produtivo e o consumo, e como esta quest?o atinge a sociedade.
TRABALHO DE CONCLUS?O DE CURSO
Orienta metodol?gica, cient?fica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclus?o do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza cient?fica e as normas t?cnicas.
 
   TOTAL
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimenta??o projetual a partir de um referencial abstrato buscando a manifesta??o de inten??o atrav?s da iniciativa do aluno. Aplica o conceito de causa e efeito no aproveitamento e descarte do material como reflex?o sobre a efici?ncia da proposta.
MATERIAIS E PROCESSOS: CICLO DE VIDA DOS MATERIAIS E PRODUTOS
Desenvolve, a partir do estudo de exemplos, a capacidade de compreens?o da complexidade de fatores envolvidos na especifica??o de materiais e seu desdobramento no processo industrial e de constru??o. Mapeia o percurso de materiais referenciais do in?cio ao fim do seu ciclo de vida.
HIST?RIA E TEORIA
Trabalha a contextualiza??o hist?rica dos processos de urbaniza??o e industrializa??o na sociedade sob a ?tica da sustentabilidade. Analisa e interpreta, a partir de estudos de casos, cen?rios hist?ricos referenciais para o campo de conhecimento da arquitetura e do design.
RECURSOS NATURAIS E MATRIZ ENERG?TICA
Estuda a utiliza??o dos recursos naturais e a rela??o entre extra??o, produ??o, uso e descarte dos materiais e produtos. Aborda a rela??o de equil?brio existente nos ecossistemas e as possibilidades de aproveitamento respons?vel dos recursos naturais renov?veis e n?o renov?veis. Desenvolve o entendimento da composi??o de distintas matrizes energ?ticas.
PROJETO HABITA??O
Vivencia a atividade projetual no contexto da habita??o, refletindo a partir das diferen?as de escala as possibilidades de interven??o sob a ?tica da efici?ncia energ?tica e da responsabilidade s?cio-ambiental. Aplica os conceitos de materiais e processos sustent?veis na determina??o de estrat?gia de implanta??o e especifica??o de insumos e componentes.
PROJETO PRODUTO
Vivencia a atividade projetual na escala do objeto, a partir da reflex?o sobre o impacto do processo de produ??o no meio ambiente. Visa ? experimenta??o a partir do desenho de objetos e componentes e o questionamento sobre os paradigmas do consumo e descarte no projeto de produto.
POL?TICAS P?BLICAS E PRIVADAS
Estuda a postura institucional de ?rg?os p?blicos e da iniciativa privada em rela??o ?s pol?ticas que tratam das quest?es de meio-ambiente, recursos naturais, matrizes energ?ticas, legisla??o e normas, consumo e sustentabilidade.
PESQUISA APLICADA ? SUSTENTABILIDADE
Elabora o dossi? de refer?ncia com ?nfase na metodologia aplicada ao desenvolvimento de projeto. Define o objeto de interven??o para os trabalhos nas disciplinas de projeto subsequentes e desenvolve a estrutura do trabalho de conclus?o de curso.
PROJETO CONCEP??O
Aplica as diretrizes determinadas no dossi? de refer?ncia para a concep??o do projeto final. Desenvolve a id?ia at? o estudo preliminar, estabelecendo o rebatimento com as quest?es centrais do curso.
PROJETO DESENVOLVIMENTO
Desenvolve o projeto a partir do material elaborado na concep??o at? o n?vel de anteprojeto. Mapeia o resultado do projeto a partir da avalia??o do impacto socioambiental.
PARAMETRIZA??O
Trabalha a sistematiza??o e aplica??o de dados de levantamentos quantitativos e qualitativos para a aplica??o em modelos matem?ticos. Apresenta a utiliza??o de programas desenvolvidos a partir de modelos matem?ticos que permitem o manuseio e an?lise de dados complexos na potencializa??o do desenvolvimento de projetos sustent?veis.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Demonstra a rela??o de causa e efeito da atividade profissional no contexto s?cio-ambiental e os desdobramentos de iniciativas p?blicas e privadas. Debate a necessidade de forma??o da consci?ncia cr?tica frente ao processo produtivo e o consumo, e como esta quest?o atinge a sociedade.
TRABALHO DE CONCLUS?O DE CURSO
Orienta metodol?gica, cient?fica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclus?o do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza cient?fica e as normas t?cnicas.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
PROJETO EXPERIMENTAL
Trabalha a experimenta??o projetual a partir de um referencial abstrato buscando a manifesta??o de inten??o atrav?s da iniciativa do aluno. Aplica o conceito de causa e efeito no aproveitamento e descarte do material como reflex?o sobre a efici?ncia da proposta.
MATERIAIS E PROCESSOS: CICLO DE VIDA DOS MATERIAIS E PRODUTOS
Desenvolve, a partir do estudo de exemplos, a capacidade de compreens?o da complexidade de fatores envolvidos na especifica??o de materiais e seu desdobramento no processo industrial e de constru??o. Mapeia o percurso de materiais referenciais do in?cio ao fim do seu ciclo de vida.
HIST?RIA E TEORIA
Trabalha a contextualiza??o hist?rica dos processos de urbaniza??o e industrializa??o na sociedade sob a ?tica da sustentabilidade. Analisa e interpreta, a partir de estudos de casos, cen?rios hist?ricos referenciais para o campo de conhecimento da arquitetura e do design.
RECURSOS NATURAIS E MATRIZ ENERG?TICA
Estuda a utiliza??o dos recursos naturais e a rela??o entre extra??o, produ??o, uso e descarte dos materiais e produtos. Aborda a rela??o de equil?brio existente nos ecossistemas e as possibilidades de aproveitamento respons?vel dos recursos naturais renov?veis e n?o renov?veis. Desenvolve o entendimento da composi??o de distintas matrizes energ?ticas.
PROJETO HABITA??O
Vivencia a atividade projetual no contexto da habita??o, refletindo a partir das diferen?as de escala as possibilidades de interven??o sob a ?tica da efici?ncia energ?tica e da responsabilidade s?cio-ambiental. Aplica os conceitos de materiais e processos sustent?veis na determina??o de estrat?gia de implanta??o e especifica??o de insumos e componentes.
PROJETO PRODUTO
Vivencia a atividade projetual na escala do objeto, a partir da reflex?o sobre o impacto do processo de produ??o no meio ambiente. Visa ? experimenta??o a partir do desenho de objetos e componentes e o questionamento sobre os paradigmas do consumo e descarte no projeto de produto
POL?TICAS P?BLICAS E PRIVADAS
Estuda a postura institucional de ?rg?os p?blicos e da iniciativa privada em rela??o ?s pol?ticas que tratam das quest?es de meio-ambiente, recursos naturais, matrizes energ?ticas, legisla??o e normas, consumo e sustentabilidade.
PESQUISA APLICADA ? SUSTENTABILIDADE
Elabora o dossi? de refer?ncia com ?nfase na metodologia aplicada ao desenvolvimento de projeto. Define o objeto de interven??o para os trabalhos nas disciplinas de projeto subsequentes e desenvolve a estrutura do trabalho de conclus?o de curso.
PROJETO CONCEP??O
Aplica as diretrizes determinadas no dossi? de refer?ncia para a concep??o do projeto final. Desenvolve a id?ia at? o estudo preliminar, estabelecendo o rebatimento com as quest?es centrais do curso.
PROJETO DESENVOLVIMENTO
Desenvolve o projeto a partir do material elaborado na concep??o at? o n?vel de anteprojeto. Mapeia o resultado do projeto a partir da avalia??o do impacto socioambiental.
PARAMETRIZA??O
Trabalha a sistematiza??o e aplica??o de dados de levantamentos quantitativos e qualitativos para a aplica??o em modelos matem?ticos. Apresenta a utiliza??o de programas desenvolvidos a partir de modelos matem?ticos que permitem o manuseio e an?lise de dados complexos na potencializa??o do desenvolvimento de projetos sustent?veis.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Demonstra a rela??o de causa e efeito da atividade profissional no contexto s?cio-ambiental e os desdobramentos de iniciativas p?blicas e privadas. Debate a necessidade de forma??o da consci?ncia cr?tica frente ao processo produtivo e o consumo, e como esta quest?o atinge a sociedade.
TRABALHO DE CONCLUS?O DE CURSO
Orienta metodol?gica, cient?fica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclus?o do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza cient?fica e as normas t?cnicas.
 
   TOTAL
Proposta Metodol?gica:
O curso tem como proposta metodol?gica proporcionar aos alunos experi?ncias de projeto na ?rea de arquitetura, urbanismo e design, com ?nfase na sustentabilidade, buscando experimentar o maior n?mero poss?vel de exemplos nos exerc?cios espec?ficos. Mesmo nas disciplinas de fundamenta??o conceitual, a abordagem dos temas dever? privilegiar a reflex?o a partir do estudo e an?lise de projetos reais.
Trabalho de Conclus?o de Curso:
Para obten??o do t?tulo de especialista, al?m de cursar e obter aprova??o em todas as disciplinas do curr?culo, o aluno dever? desenvolver e obter aprova??o no TCC, componente curricular obrigat?rio em cursos de p?s-gradua??o (lato sensu), conforme exig?ncia do Minist?rio da Educa??o. O TCC, que parte de grupos formados a partir da congru?ncia de temas, tem como premissa a materializa??o dos conhecimentos e viv?ncias, e acompanha a evolu??o da atividade projetual refletindo a proposta central do curso, que trata da forma??o profissional continuada e atualiza??o dos agentes envolvidos na transforma??o do espa?o no contexto atual.
P?s-gradua??o lato sensu Especializa??o em Projetos Sustent?veis para Arquitetura e Design (certificado expedido pelo Centro Universit?rio Senac).
Inscrições abertas de:  1? de outubro a 22 de abril de 2019*.

*Verificar datas das inscri??es nas localidades, conforme abaixo:

Senac Piracicaba: at? 22 de abril de 2019.


Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 c?pia (frente e verso), e o original do diploma de gradua??o devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial n?o corresponde a diploma de gradua??o nem permite matr?cula em cursos de especializa??o ou cursos de p?s-gradua??o stricto sensu). O diploma de gradua??o poder? ser provisoriamente substitu?do por atestado ou declara??o que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a cola??o ocorreu. Diplomas emitidos por institui??es estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legisla??o brasileira (o diploma de gradua??o pode ser provisoriamente substitu?do por atestado ou declara??o que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da cola??o), al?m da portaria de autoriza??o ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 c?pia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 c?pia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa F?sica (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 c?pia autenticada do diploma de gradua??o (com autoriza??o consular e tradu??o juramentada, exceto se estiver em l?ngua espanhola);
- 1 c?pia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros n?o-residentes no Brasil:
- 1 c?pia autenticada do diploma de gradua??o (com autoriza??o consular e tradu??o juramentada, exceto se estiver em l?ngua espanhola);
- 1 c?pia do passaporte e do visto de perman?ncia no pa?s;
- 1 c?pia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas m?dico-hospitalares e de repatria??o;
- Declara??o de profici?ncia em l?ngua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso