Pós-graduação

Produção Audiovisual - projeto e negócio

Preparar o aluno para atuar na área, estimulando uma visão sistêmica sobre a cadeia produtiva e integrando os vários conhecimentos necessários para o exercício profissional da produção audiovisual, com foco em projeto e negócio. O especialista em Produção Audiovisual estará apto a:

- Planejar o processo da produção audiovisual desde a fase do projeto até a veiculação do produto nas diferentes mídias, dimensionando prazos e recursos necessários (humanos, materiais, tecnológicos e financeiros) e propondo estratégias adequadas de produção e comercialização, relacionando variáveis como escolha da história e público-alvo.
- Administrar o negócio da produção audiovisual de acordo com o perfil do projeto, aprendendo a trabalhar de maneira integrada com as equipes, e conduzindo as negociações e contratações necessárias.
- Conceber projetos para as diversas mídias e formatos, desenvolvendo propostas e orçamentos bem estruturados e coerentes.
- Utilizar conscientemente os instrumentos de fomento público e privado, tendo como base os principais modelos de financiamento, bem como propor outros modelos para a viabilização de projetos audiovisuais.
- Aplicar estratégias de negociação de contratos, venda de projetos e defesa de ideias em pitchings e demais dinâmicas da atividade audiovisual.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Produção Audiovisual - Projeto e Negócio- do Senac é um dos poucos voltados para o profissional da produção no Brasil e visa sanar o desequilíbrio entre a abordagem teórica e a preparação para o mercado, oferecida por grande parte dos cursos de graduação.

Prepara o especialista, considerando o cenário de convergência e surgimento constante de novas mídias e possibilidades. Além disso, fomenta a interação do aluno com as diversas mídias que veiculam o audiovisual contemporâneo (tais como cinema, televisão, vídeo, Internet e dispositivos móveis) e seus desdobramentos transmidiáticos, possibilitando a concepção de projetos adequados aos produtos pretendidos, por meio do estudo do mercado, dos modelos de financiamento e planos de negócios, das políticas de audiovisual no Brasil e das conexões da produção audiovisual com a economia criativa.

Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
O aluno utiliza a infraestrutura necessária para as aulas de acordo com o planejamento semestral. Biblioteca universitária com publicações nas diferentes áreas do conhecimento. O acervo inclui livros, periódicos, teses, trabalhos acadêmicos, CD-Roms, folhetos, fitas de vídeo e slides.
Infraestrutura
Salas de aulas climatizadas, equipadas com TV/DVD, projetor multimídia, flip chart e quadro branco; laboratório de informática; Biblioteca com acesso à Internet e acervo especializado, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Etapas do Processo Seletivo

Inscrição on-line, histórico escolar com data de colação, análise curricular e documentos enviados à unidade (currículo acadêmico e profissional e portfólio de trabalhos na área). A comissão de seleção, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.O processo seletivo é feito durante o período de seleção e somente iniciado após o candidato ter realizado todas as etapas (inscrição pelo site, pagamento de taxa e envio dos documentos solicitados - correio ou email). Os aprovados no processo seletivo são convocados via email para matrícula de acordo com a ordem de aprovação no processo seletivo. As matrículas deverão ser feitas dentro de um período informado ao candidato por email. No caso de não ser feita a matrícula no prazo estabelecido, serão chamados outros candidatos aprovados até que se esgotem a lista de aprovados.

Número de Vagas: 21 (máximo)

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:

1ª Etapa – Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso. Efetue o pagamento da taxa de inscrição através de boleto ou cartão de crédito, diretamente no ato de inscrição pelo portal Senac.

2ª Etapa – A comissão de seleção realizará entrevistas individuais com os candidatos e poderá solicitar o envio de currículo profissional para análise.

Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Pré-requisito indispensável: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2018.

Número de Vagas: 30

 
Investimento
Em até 24 parcelas de R$ 869,88 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.739,76 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS. Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 695,91. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.Em até 30 parcelas de R$ 445,39 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.113,50 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 30 x R$ 356,31 DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: Março de 2018 Término: Junho 2019

Obs: Caso seja necessário para adequar o calendário, podem ocorrer aulas aos sábados ou em outro dia da semana.Turma 1
sábado: 08h20-16h30
Início: Previsto para 24/03/2018 Término: Dezembro/2019

Obs: AULAS QUINZENAIS. Importante: Devido aos feriados e pontes durante o ano letivo, as aulas poderão não ocorrer quinzenalmente para composição do calendário acadêmico. Consulte o calendário desse curso na coordenação de Pós-graduação.
Coordenador(es)Ivaldo Luiz Moreira e Sandra vanetti Poletti
posscipiao@sp.senac.br / posscipiao@sp.senac.brAna Cristina Osakabe Giacomini e Eduardo Vicente Soares
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.br
Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Raquel Garcia Lemos
Especialista em Direito Digital e das Telecomunicações na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência profissional de nove anos na área de Propriedade Intelectual com atuação em gestão de novas mídias, direitos autorais, Conexos e Direitos da Personalidade (imagem, voz e privacidade) e licenciamento. Consultora jurídica relativa à distribuição de conteúdo em mídias tradicionais e novas mídias, envolvendo negociações com artistas, editoras, produtoras audiovisuais e fonográficas, agências de publicidade e escritórios de arrecadação e distribuição de direitos autorais. Atuação em litígios administrativos e judiciais, em matéria de Direitos Intelectuais.

Eva Laurenti
Graduada em COMUNICAÇÃO SOCIAL pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (1998); pós graduação em MARKETING pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008) e FORMAÇÃO EXECUTIVA EM CINEMA & TV pela Fundação Getúlio Vargas (2004). Atuo há dez anos no mercado cultural, sobretudo nas áreas de desenvolvimento, gestão, comunicação e marketing de projetos socioculturais.

Humberto Neiva
Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - ECA - (USP), Especialização em Master em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e graduação em Comunicação pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atualmente é professor da Fundação Armando Álvares Penteado, assessor de programação de filmes - ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA e Coordenador do Curso de Pós Graduação - Produção Audiovisual - Projeto e Negócio no SENAC - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SP), assim como professor do referido curso. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em CINEMA.

Daniela Senador
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2004) e mestre em Ciências da Comunicação (2008, bolsista CAPES/FAPESP), ambos os títulos obtidos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Cursando MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getulio Vargas (conclusão em 2017). Atualmente é sócia-diretora da Soneto Inteligência Criatividade Resultados, consultoria especializada em projetos de estratégia e business intelligence nas áreas de Comunicação e Marketing, e também foi professora convidada no Senac-SP. Em suas pesquisas acadêmicas, atuou em projetos interdisciplinares, principalmente com foco em história e mercado audiovisual brasileiro - instituições reguladoras e de fomento, modo de produção audiovisual, cadeia de distribuição e exibição, consumo audiovisual e estudos de recepção. Paralelamente, ocupou cargos gerenciais e liderou mais de 40 projetos de Comunicação e Marketing Digital para clientes nacionais e multinacionais dos mais diferentes segmentos de mercado em grandes agências, como consultora e também na posição de cliente.

Mariana Tavernari
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências da Comunicação (2009) pela Universidade de São Paulo e graduada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2007). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) durante a graduação e o mestrado. Pesquisadora e bolsista (FUSP) do NAP Escola do Futuro. Membro do grupo de pesquisa "MidiAto - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas", da USP, tem experiência na área de Comunicação, espacialmente em áreas relacionadas à ecnologias da Informação e Comunicação e Estudos de Linguagem. Sua pesquisa atual está relacionada à confluência entre as Ciências da Linguagem, Cibercultura, Audiovisual e Educação.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.
  Curriculo Lattes
Eduardo Vicente Soares
Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas. Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e Eventos e em Docência na Educação Superior. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, Comunicação Integrada e Gestão de Marketing no SENAC Ribeirão Preto. Também é Professor titular de Produção Publicitária em TV, no Uni-FACEF (Centro Universitário de Franca) e de Técnicas no Meio Eletrônico, RTVC, Novas Mídias e PROEX na UNIFRAN (Universidade de Franca). É membro do GEDE (Grupo de Estudos do Desenvolvimento).Tem experiência nas áreas de Publicidade, Audiovisual, Jornalismo, Novas Tecnologias, Mídias Digitais, Inovação, Rádio e Televisão. Desenvolve projetos e pesquisa na área de transmídia, mídias digitais e novas linguagens de comunicação. Tem experiência com disciplinas EAD nas plataformas AVA e Blackboard. Também é membro da Diretoria Executiva da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto), onde coordena a APP Estudantil.

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