Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Dentística

Dentística

O curso visa formar especialistas em Dentística, aptos para o diagnóstico, planejamento e execução dos procedimentos preventivos e restauradores diretos e indiretos, empregando os novos materiais e técnicas atuais de reabilitação oral, visando à promoção da saúde bucal com o restabelecimento funcional e estético do paciente.

Curso reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Diferenciais
O curso de Especialização em Dentística do Centro Universitário Senac é resultado da tradição de uma instituição que investe em seu corpo docente e em infraestrutura de ponta na área. Teve sua clínica odontológica inaugurada em 2003, uma das mais modernas e equipadas da América Latina, contendo equipamentos atualizados de acordo com os avanços tecnológicos da área, como microscópios eletrônicos, laser de baixa potência; sistema de radiografia digital; equipamento para sedação consciente; equipamentos para monitoração de parâmetros fisiológicos do paciente; consultórios informatizados com monitores LCD interligados em rede; sistema de captação e transmissão de imagens.
Sua metodologia de aprendizagem, atualização tecnológica e corpo docente especializado contribuem para a elevação dos padrões de qualidade dos profissionais que atuam em Dentística, possibilitando aos cirurgiões-dentistas acompanharem a evolução técnico-científica das especialidades, atenderem às necessidades crescentes da população e adaptar-se às exigências do mercado de trabalho.

Carga horária: 856 horas

Atuação no mercado de trabalho
Ao término do curso o aluno estará apto a diagnosticar, planejar e executar procedimentos restauradores diretos e indiretos por meio de técnicas e conceitos atuais de reabilitação oral, a fim de tratar as alterações que resultem em comprometimento da estrutura do dente, além de realizar procedimentos educativos e preventivos visando a promoção da saúde e o restabelecimento da saúde bucal e a estética do paciente. Poderá atuar no setor público e privado - consultórios particulares, clínicas e convênios.

Panorama de mercado
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a cárie dentária e a doença periodontal são problemas de saúde bucal comuns em todo o mundo. Esforços têm sido realizados pela classe odontológica brasileira e por órgãos governamentais no avanço a medidas preventivas, mas ainda há muito a ser feito diante de uma grande demanda por tratamentos restauradores.
A população adulta está tendo maior acesso ao tratamento da cárie e menos dentes estão sendo extraídos por consequência da doença. Mas, apesar dessa prevalência decrescente, a doença ainda atinge um percentual significativo da população, o que determina a demanda por profissionais que tenham uma visão contemporânea sobre as opções de prevenção e tratamento.
Esse panorama mostra que a demanda de especialização é significativa no contexto atual da Odontologia, possibilitando aos cirurgiões-dentistas acompanharem a evolução técnico-científica das especialidades, atenderem às necessidades crescentes da população e adaptar-se às exigências do mercado de trabalho.
Público-alvo: Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
Pré-requisitos: Portadores de diploma de graduação e ter obrigatoriamente registro no Conselho Regional de Odontologia.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.


Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
Módulo I - Fundamentos e Diagnóstico em Dentística
Aborda conhecimentos básicos de cariologia, periodontia, prevenção, escultura dental, oclusão, materiais dentários, radiologia, histopatologia dos tecidos dentais, farmacologia e biossegurança. Apresenta e discute os procedimentos que poderão ser adotados frente a situações de emergências médicas que possam ocorrer em uma clínica odontológica.
Módulo II - Planejamento e Protocolo de Tratamento
Discute os conceitos atuais referentes aos princípios adesivos, materiais e técnicas restauradoras diretas e indiretas dentro da Odontologia, visando o planejamento do caso clínico, a fim de realizar um adequado protocolo de tratamento.
Módulo III - Procedimentos Clínicos em Dentística
Aplica os fundamentos teórico-científicos odontológicos, desenvolvendo habilidades para a execução do tratamento restaurador e preventivo com base no diagnóstico e planejamento prévio, a fim de realizar a correta sequência dos procedimentos clínicos restauradores e preventivos.
Módulo IV - Deontologia e Metodologia da Pesquisa
Problematiza as questões éticas, bioéticas e a legislação que envolve o exercício profissional. Apresenta também os referenciais de ordem metodológica necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, propiciando o desenvolvimento profissional e pessoal.
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
Serão utilizadas estratégias metodológicas como:
- atendimento a pacientes, sob o acompanhamento e supervisão dos docentes;
- acompanhamento e discussão dos procedimentos adotados no atendimento a pacientes na clínica;
- seminários sobre casos clínicos pré e pós atendimento;
- realização de procedimentos laboratoriais;
- visitas técnicas de instituições e empresas parceiras.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Dentística (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso