Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado

Formato: presencial

Objetivo
Especializar profissionais para atuarem como gestores culturais nas esferas pública, privada e de organizações sociais, com visão crítica, global, estratégica, empreendedora e ética. A especialização capacita o gestor cultural para gerenciar projetos que se materializam em programas e atividades, a partir de planejamento - pesquisa, análise, gestão, implementação e avaliação de programas, projetos e políticas culturais, e linhas programáticas definidoras de políticas culturais, participando de todas as fases do processo: criação, produção, distribuição e difusão.

Diferenciais: O curso de pós-graduação em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado está em ampla sintonia com as tendências do segmento cultural. Sua estrutura curricular foi construída para especializar profissionais nas especificidades e complexidades do setor cultural, além das técnicas gerenciais de projetos e de financiamento cultural. As disciplinas são articuladas em dois eixos principais.

Carga horária: 360 horas

Atuação no mercado de trabalho:
O gestor cultural poderá atuar na coordenação geral de projetos ou em algumas das etapas relacionadas, como planejamento estratégico, produção executiva, captação de recursos, plano de comunicação, gestão de pessoas e financeira. Terá condições de desenvolver projetos culturais em mercados específicos da cultura, tais como o fonográfico, o editorial, o audiovisual entre outros.

Panorama de mercado: O segmento de gestão cultural encontra-se em franca expansão no Brasil. Prova disso é a proliferação de cooperativas, redes e coletivos de artistas e produtores culturais, incentivados pela ampliação dos mecanismos de apoio e financiamento à cultura, tanto no setor público quanto privado. A cultura também está no centro de questões relacionadas ao desenvolvimento, ao lado da economia, meio ambiente e desenvolvimento social. A publicação da Convenção da Diversidade Cultural da Unesco, em 2005, estabelece como prioridade internacional a proteção e a promoção das expressões culturais, frutos da criatividade humana, portadoras de significados e vinculadas a identidades culturais. O Brasil está bastante alinhado a essa tendência, valorizando a cultura como um bem simbólico, que, atrelado à educação, ao desenvolvimento humano e à identidade, tem grande potencial de geração de trabalho e renda.

Dessa forma, a cultura aquece o mercado, movimentando a economia e gerando desenvolvimento. Nesse contexto, são demandados cada vez mais projetos e profissionais especializados, em uma área em que o autodidatismo ainda predomina e não pode mais atender às mudanças e complexidades do setor.
Profissionais com diploma de ensino superior nas diversas áreas do conhecimento de humanidades, interessados em complementar sua formação acadêmica, especializando-se profissionalmente para aprimorar seu desempenho ou ingressar no setor cultural. Desejável, mas não obrigatório, envolvimento prévio com a área cultural.
Cultura e Desenvolvimento
Discute os conceitos e fundamentos da cultura como um dos eixos de desenvolvimento humano, com ênfase na diversidade cultural, considerando aspectos históricos e globais. Fornece instrumentos para que o gestor cultural se aproprie do seu objeto de ação e do contexto em que está inserido, refletindo sobre a noção de sustentabilidade do setor e valores intangíveis.
Políticas Públicas para a Cultura
Apresenta os conceitos de políticas culturais no cenário nacional, estabelecendo as relações entre as políticas públicas para a cultura e a legislação federal, estadual e municipal de maneira crítica e questionadora. Aborda o panorama internacional de políticas púbicas para a cultura. Discute mecanismos de financiamento e instrumentos alternativos de fomento à cultura, mantidos pelo poder público e por instituições privadas.
Planejamento Estratégico de Projetos e Programas Culturais
Analisa o papel do gestor cultural e a importância do planejamento na gestão cultural, diferenciando projetos, programas e políticas culturais. Discute exemplos de projetos que têm a cultura como fim e outros que tomam atividades artístico-culturais como meios para atingir outros objetivos. Apresenta e exercita ferramentas básicas de planejamento e gestão aplicadas ao setor cultural.
Economia da Cultura e Economia Criativa
Apresenta o valor econômico gerado pelos bens e serviços culturais e o papel da cultura no PIB do país, com ênfase nas discussões abordadas pela OMC (Organização Mundial do Comércio) e pela UNESCO. Discute conceitos como economia criativa, setores criativos e empreendedorismo cultural, considerando aspectos nacionais e locais, proporcionando ao gestor uma base crítica e estratégica sobre ações culturais como atividade de geração de renda sem perder de vista sua dimensão humana e sua natureza simbólica.
Teorias da Cultura
Apresenta as várias correntes teórico-metodológicas sobre cultura, no campo da antropologia, da sociologia, da história e da comunicação, analisando a cultura na sociedade contemporânea, e as suas relações com a sociedade de consumo, com novas tecnologias e com os processos de globalização. Enfatiza as práticas das culturas locais e seus processos comunicacionais.
Gestão Financeira para projetos culturais
Apresenta ferramentas para gestão financeira de projetos culturais, prevendo ações e consequências para a administração das principais variáveis na sustentabilidade de um projeto ou equipamento cultural. Com foco no sistema operacional e na missão do bem cultural, aborda conhecimentos básicos para a construção de uma planilha orçamentária, conta de resultados, cash flow, margem ou risco operativo, lucros e gastos, remunerações e aspectos financeiros gerais. Proporciona a prática por meio de simulações orçamentárias de projetos com projeções para médio e longo prazo.
Comunicação e Marketing Cultural
Apresenta os conceitos de comunicação e marketing relacionados à área cultural, tais como noções básicas de estratégias de comunicação e divulgação, interface com assessoria de imprensa, mix de marketing aplicado a produtos culturais, segmentação de mercado, valores agregados e posicionamento de marcas e produtos.
Expressões Culturais Contemporâneas
Apresenta a cultura na contemporaneidade, analisando as configurações sociais e as possibilidades tecnológicas características da “sociedade em rede” e da “cibercultura”. Discute a noção de “vanguarda” e a atual permeabilidade entre as diversas disciplinas e linguagens.
Produção Executiva
Apresenta ferramentas inerentes à produção executiva de projetos e/ou ações culturais, passando por seus itens principais: planejamento de etapas, negociação, controle, organização, logística, implementação e mensuração dos resultados. Discute casos reconhecidos no mercado de produção, proporcionando reflexões sobre melhores práticas na área cultural.
Avaliação de Projetos de Programas Culturais
Discute diversas abordagens da avaliação, suas características, usos e objetivos, identificando seu potencial na qualificação de projetos e programas culturais. Apresenta ferramentas para avaliar processos e resultados de ações culturais, possibilitando análises críticas sobre as ações desenvolvidas, bem como a construção de indicadores para subsidiar os processos avaliativos.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Estratégias de Desenvolvimento de Projetos e Programas Culturais
Fornece instrumentos de análise, de formulação temática e de estratégias para a organização de projetos culturais, promovendo uma aproximação com o objeto a ser estudado no projeto final do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Elaboração de Projetos e Programas Culturais
Elabora os itens que compõem um projeto cultural e apresenta modelos de formatação, proporcionando a organização das etapas do projeto cultural, com vistas ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.
 
   TOTAL
Cultura e Desenvolvimento
Discute os conceitos e fundamentos da cultura como um dos eixos de desenvolvimento humano, com ênfase na diversidade cultural, considerando aspectos históricos e globais. Fornece instrumentos para que o gestor cultural se aproprie do seu objeto de ação e do contexto em que está inserido, refletindo sobre a noção de sustentabilidade do setor e valores intangíveis.
Políticas Públicas para a Cultura
Apresenta os conceitos de políticas culturais no cenário nacional, estabelecendo as relações entre as políticas públicas para a cultura e a legislação federal, estadual e municipal de maneira crítica e questionadora. Aborda o panorama internacional de políticas púbicas para a cultura. Discute mecanismos de financiamento e instrumentos alternativos de fomento à cultura, mantidos pelo poder público e por instituições privadas.
Planejamento Estratégico de Projetos e Programas Culturais
Analisa o papel do gestor cultural e a importância do planejamento na gestão cultural, diferenciando projetos, programas e políticas culturais. Discute exemplos de projetos que têm a cultura como fim e outros que tomam atividades artístico-culturais como meios para atingir outros objetivos. Apresenta e exercita ferramentas básicas de planejamento e gestão aplicadas ao setor cultural.
Economia da Cultura e Economia Criativa
Apresenta o valor econômico gerado pelos bens e serviços culturais e o papel da cultura no PIB do país, com ênfase nas discussões abordadas pela OMC (Organização Mundial do Comércio) e pela UNESCO. Discute conceitos como economia criativa, setores criativos e empreendedorismo cultural, considerando aspectos nacionais e locais, proporcionando ao gestor uma base crítica e estratégica sobre ações culturais como atividade de geração de renda sem perder de vista sua dimensão humana e sua natureza simbólica.
Teorias da Cultura
Apresenta as várias correntes teórico-metodológicas sobre cultura, no campo da antropologia, da sociologia, da história e da comunicação, analisando a cultura na sociedade contemporânea, e as suas relações com a sociedade de consumo, com novas tecnologias e com os processos de globalização. Enfatiza as práticas das culturas locais e seus processos comunicacionais.
Gestão Financeira de Projetos Culturais
Apresenta ferramentas para gestão financeira de projetos culturais, prevendo ações e consequências para a administração das principais variáveis na sustentabilidade de um projeto ou equipamento cultural. Com foco no sistema operacional e na missão do bem cultural, aborda conhecimentos básicos para a construção de uma planilha orçamentária, conta de resultados, cash flow, margem ou risco operativo, lucros e gastos, remunerações e aspectos financeiros gerais. Proporciona a prática por meio de simulações orçamentárias de projetos com projeções para médio e longo prazo.
Comunicação e Marketing Cultural
Apresenta os conceitos de comunicação e marketing relacionados à área cultural, tais como noções básicas de estratégias de comunicação e divulgação, interface com assessoria de imprensa, mix de marketing aplicado a produtos culturais, segmentação de mercado, valores agregados e posicionamento de marcas e produtos.
Expressões Culturais Contemporâneas
Apresenta a cultura na contemporaneidade, analisando as configurações sociais e as possibilidades tecnológicas características da “sociedade em rede” e da “cibercultura”. Discute a noção de “vanguarda” e a atual permeabilidade entre as diversas disciplinas e linguagens.
Produção Executiva
Apresenta ferramentas inerentes à produção executiva de projetos e/ou ações culturais, passando por seus itens principais: planejamento de etapas, negociação, controle, organização, logística, implementação e mensuração dos resultados. Discute casos reconhecidos no mercado de produção, proporcionando reflexões sobre melhores práticas na área cultural.
Avaliação de Projetos e Programas Culturais
Discute diversas abordagens da avaliação, suas características, usos e objetivos, identificando seu potencial na qualificação de projetos e programas culturais. Apresenta ferramentas para avaliar processos e resultados de ações culturais, possibilitando análises críticas sobre as ações desenvolvidas, bem como a construção de indicadores para subsidiar os processos avaliativos.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Estratégias de Desenvolvimento de Projetos e Programas Culturais
Fornece instrumentos de análise, de formulação temática e de estratégias para a organização de projetos culturais, promovendo uma aproximação com o objeto a ser estudado no projeto final do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Elaboração de Projetos e Programas Culturais
Elabora os itens que compõem um projeto cultural e apresenta modelos de formatação, proporcionando a organização das etapas do projeto cultural, com vistas ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.
 
   TOTAL
Proposta metodológica:
Elaboração de trabalhos individuais que direcionam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações similares às de uma produção cultural real. Apresentações de estudos de caso, exibições de trechos de filmes, jogos, entre outros. Palestras de profissionais - referência sobre os temas a serem discutidos, apresentações artísticas pontuais e debates, discussões e análises críticas, em que os alunos serão estimulados a se aproximar das diversas linguagens artísticas e manifestações culturais da contemporaneidade.

Trabalho de Conclusão de Curso:
No trabalho de conclusão de curso, o aluno opta por um trabalho monográfico, em busca da construção de uma abordagem de natureza acadêmica ou pela elaboração de projeto.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Pós-graduação em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado from Senac São Paulo

Comerciários tem 20% de desconto na graduação


Ouça o depoimento de Soledade Galhardo, coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Cultural – Cultura Desenvolvimento e Mercado, e saiba mais sobre o curso e o mercado de trabalho na área.


Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
curso de gestão cultural, especialização em gestão cultural, pós-graduação em Gestão Cultural, curso Gestão Cultural sp, curso de projetos culturais,



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.