Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado

Formato: presencial

Objetivo
Especializar profissionais para atuarem como gestores culturais nas esferas pública, privada e de organizações sociais, com visão crítica, global, estratégica, empreendedora e ética. A especialização capacita o gestor cultural para gerenciar projetos que se materializam em programas e atividades, a partir de planejamento - pesquisa, análise, gestão, implementação e avaliação de programas, projetos e políticas culturais, e linhas programáticas definidoras de políticas culturais, participando de todas as fases do processo: criação, produção, distribuição e difusão.

Diferenciais: O curso de pós-graduação em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado está em ampla sintonia com as tendências do segmento cultural. Sua estrutura curricular foi construída para especializar profissionais nas especificidades e complexidades do setor cultural, além das técnicas gerenciais de projetos e de financiamento cultural. As disciplinas são articuladas em dois eixos principais.

Carga horária: 360 horas

Atuação no mercado de trabalho:
O gestor cultural poderá atuar na coordenação geral de projetos ou em algumas das etapas relacionadas, como planejamento estratégico, produção executiva, captação de recursos, plano de comunicação, gestão de pessoas e financeira. Terá condições de desenvolver projetos culturais em mercados específicos da cultura, tais como o fonográfico, o editorial, o audiovisual entre outros.

Panorama de mercado: O segmento de gestão cultural encontra-se em franca expansão no Brasil. Prova disso é a proliferação de cooperativas, redes e coletivos de artistas e produtores culturais, incentivados pela ampliação dos mecanismos de apoio e financiamento à cultura, tanto no setor público quanto privado. A cultura também está no centro de questões relacionadas ao desenvolvimento, ao lado da economia, meio ambiente e desenvolvimento social. A publicação da Convenção da Diversidade Cultural da Unesco, em 2005, estabelece como prioridade internacional a proteção e a promoção das expressões culturais, frutos da criatividade humana, portadoras de significados e vinculadas a identidades culturais. O Brasil está bastante alinhado a essa tendência, valorizando a cultura como um bem simbólico, que, atrelado à educação, ao desenvolvimento humano e à identidade, tem grande potencial de geração de trabalho e renda.

Dessa forma, a cultura aquece o mercado, movimentando a economia e gerando desenvolvimento. Nesse contexto, são demandados cada vez mais projetos e profissionais especializados, em uma área em que o autodidatismo ainda predomina e não pode mais atender às mudanças e complexidades do setor.
Profissionais com diploma de ensino superior nas diversas áreas do conhecimento de humanidades, interessados em complementar sua formação acadêmica, especializando-se profissionalmente para aprimorar seu desempenho ou ingressar no setor cultural. Desejável, mas não obrigatório, envolvimento prévio com a área cultural.
Proposta metodológica:
Elaboração de trabalhos individuais que direcionam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações similares às de uma produção cultural real. Apresentações de estudos de caso, exibições de trechos de filmes, jogos, entre outros. Palestras de profissionais - referência sobre os temas a serem discutidos, apresentações artísticas pontuais e debates, discussões e análises críticas, em que os alunos serão estimulados a se aproximar das diversas linguagens artísticas e manifestações culturais da contemporaneidade.

Trabalho de Conclusão de Curso:
No trabalho de conclusão de curso, o aluno opta por um trabalho monográfico, em busca da construção de uma abordagem de natureza acadêmica ou pela elaboração de projeto.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Taxa de inscrição:  R$ 50

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
curso de gestão cultural, especialização em gestão cultural, pós-graduação em Gestão Cultural, curso Gestão Cultural sp, curso de projetos culturais,



 Fale Conosco
0800 883 2000
© 2016 Senac São Paulo