 | HISTÓRIA E ESTÉTICA DA ARTE EM ANIMAÇÃO Apresenta a evolução das artes imagéticas em paralelo com a evolução das tecnologias relacionadas à animação e ao cinema, visando à crítica estética e identificação de estilos, linguagens, técnicas (2D, 3D, stop motion, etc.) e suas aplicações para o desenvolvimento e a produção de animações. Apresenta animações interativas e suas especificidades (games, web e aplicativos móveis). | | | ESTRUTURA DE DESENHO Apresenta e explora técnicas de desenho de observação direcionadas à animação, de modo a aprimorar o olhar e a percepção e a desenvolver a representação pictórica através de desenhos e imagens. Trabalha os conceitos de forma, volume, composição, organização espacial, perspectiva, valor tonal, luz e sombra, linha na animação como instrumento para definição de volumes no clean-up e estudos da representação da forma do corpo humano em movimento, com equilíbrio e intenção. | | | DESENHO DE ANIMAÇÃO Apresenta e desenvolve tecnicamente os principais elementos de representação gráfica da animação: design de personagem (character design) a partir de critérios e parâmetros físicos e psicológicos, produzindo um model sheet | | | LINGUAGEM NARRATIVA Apresenta os conceitos principais das narrativas audiovisuais, que definem a forma narrativa dramática em seu suporte audiovisual, tomando como âncora a animação. Define a forma narrativa como uma matriz de linguagem e pensamento, que evolui ao longo da história, por meio de argumentos ou roteiros transpostos para storyboards, apresentando o conceito de decupagem | | | ANIMAÇÃO E EXPRESSÃO Propicia o exercício teórico-prático da Animação, de forma a conduzir o aluno aos princípios básicos da profissão. Aplica, desenvolve e aprofunda os fundamentos de timing e spacing e suas interrelações na definição e manipulação de objetos criando a ilusão de movimento na cena. Explora os conceitos de desenho de movimento, key-frame, ficha de animação, intervalos, clean-up, stretch, squash, massa, ação e reação, a partir da interpretação, registro e estudo do movimento de objetos. Aplica o conceito de mecânica do movimento, desenvolvendo noções de equilíbrio, inércia, peso, intenção, a partir da análise, interpretação e reprodução do movimento de pessoas e animais | | | ROTEIRO E STORYBOARD Apresenta o argumento e desenvolve um roteiro de animação no formato de um storyboard, propondo situações de ruptura, surpresa, ironia e inesperado na trama ou na linguagem proposta, visando à identificação do público com os personagens e/ou estilo e o envolvimento necessário para comunicar a mensagem. Para tanto, figuras de linguagens visuais, metáforas e representações são utilizadas, criando um story reel. | | | DIREÇÃO DE ARTE Desenvolve uma identidade visual coerente com a estória e os recursos disponíveis para a produção do projeto de animação. Constroe os layouts, movimentos de câmera, organiza e planeja a produção, avaliando a viabilidade dos enquadramentos e cenas, bem como suas possíveis readequações, de acordo com critérios técnicos. | | | ÁUDIO PARA ANIMAÇÃO Fornece fundamentos teóricos e técnicos para a edição de sons em suporte digital, desenvolvendo a compreensão do processo, trilha, dublagem e efeitos sonoros. Discute questões relativas ao desenho sonoro de uma animação e suas etapas, de modo a fornecer as bases necessárias para orientar a sonorização num projeto de animação. | | | PESQUISA E PLANEJAMENTO DE PROJETO DE ANIMAÇÃO Aborda estratégias e etapas da pesquisa de referência, planejamento e estruturação para um projeto de animação e participação em pitchings e sua defesa junto ao mercado e editais. | | | ANIMAÇÃO 3D Explora a teoria e prática da mecânica do movimento de personagens 3D, a partir da análise, interpretação, reprodução e representação do movimento de pessoas e animais. Apresenta os conceitos de timing e spacing através de softwares de desenvolvimento e criação de animações tridimensionais digitais, com maior número de variáveis de movimentos e articulações em relação aos métodos convencionais, por meio de exercícios teórico-práticos e uso de técnicas de animação tradicional digital. | | | ILUMINAÇÃO E STOP MOTION Aborda a luz e suas qualidades (cor, contraste e direção), apresentando e propiciando o exercício teórico-prático dos conceitos básicos da iluminação sobre objeto com ênfase na animação. Apresenta as particularidades da técnica de stop motion e seus conceitos estéticos no campo da animação. | | | PÓS-PRODUÇÃO Apresenta a etapa final de uma produção, explorando as ferramentas necessárias para finalizar um projeto de animação como os softwares de edição, composição, correção de cores e kinescopia, seja para cinema, tv, publicidade ou web. Aborda as tecnologias existentes no mercado, explicando os padrões de transmissão broadcasting, IP etc., além dos sistemas de cores existentes no Brasil e no mundo. Discute as resoluções existentes como HDTV, 2k, 4k e formatos para web e mobile devices. | | | PROJETO Propicia o desenvolvimento de um projeto de animação a partir dos fundamentos e ferramentas abordadas ao longo do curso. Subsidia escolhas técnicas e fornece orientação para resolução de problemas e readequações do processo. Orienta a gestão do processo de produção abordando temas relacionados à qualidade, prazo, direção de arte, estória e adequação do projeto ao formato selecionado, bem como as questões relacionadas à propriedade imaterial da produção e sua disponibilização. | | | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas | | | | TOTAL | |
História e Estética da Arte em Animação
| | | Estrutura de Desenho
| | | Desenho de Animação
| | | Linguagem Narrativa
| | | Animação e Expressão
| | | Roteiro e Storyboard
| | | Direção de Arte
| | | Áudio para Animação
| | | Pesquisa e Planejamento de Projeto de Animação
| | | Animação 3D
| | | Iluminação e Stop Motion
| | | Pós-produção
| | | Projeto
| | | Trabalho de Conclusão de Curso
| | | | TOTAL | | |