Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Animação

Animação

Objetivo:
Especializar o aluno para atuar na concepção, planejamento, produção, gerenciamento, apresentação, defesa e distribuição de produtos audiovisuais de animação, possibilitando-lhe a participação em produções de médio e grande portes e construção de produção autoral.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Animação do Senac otimiza a capacidade criativa, analítica, técnica, de gestão e estratégica do aluno para a criação e o desenvolvimento de roteiros/storyboards e animação de produções audiovisuais, bem como experimentações em direção de arte e sonorização, contribuindo, inclusive, para o desenvolvimento de uma linguagem e estilo próprios. Oferece também condições para que o profissional especialista aprofunde seu olhar sobre os processos de animação, habilitando-o a compreender e articular as diversas linguagens, técnicas e estilos, e melhor gerir e angariar recursos, de acordo com o atual momento de mercado.
O curso promove ainda a valorização da cultura nacional como diferencial artístico e competitivo, na busca pela consolidação de um mercado já reconhecido no mundo todo pela criatividade de seus profissionais, mas que ainda tem muito a crescer.

Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
Salas de aula equipadas com recursos de apoio didático necessários para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem, laboratório de informática para consultas e pesquisas, biblioteca com acervo para consulta, respeitando a acessibilidade e o trânsito de pessoas com deficiência.
Infraestrutura
O aluno utiliza a infraestrutura necessária para as aulas de acordo ao planejamento semestral. Biblioteca universitária com publicações nas diferentes áreas do conhecimento. O acervo inclui livros, periódicos, teses, trabalhos acadêmicos, CD-Roms, folhetos, fitas de vídeo e slides.
Etapas do Processo de Ingresso

1ª Etapa – Acesse o link de inscrição e cadastre-se no portal do Senac. Após confirmação do cadastro inscreva-se online no curso escolhido.

2ª Etapa – Após efetuar a inscrição enviar a documentação abaixo indicando na linha de assunto “seu nome completo” e “curso pretendido”:

• Diploma de graduação (cópia frente e verso) e currículo profissional para o e-mail poscampinas@sp.senac.br .

A coordenação entrará em contato para agendamento da reunião de alinhamento.

Após estas etapas a equipe da Pós-graduação entrará em contato para orientações sobre a conclusão do processo de matrícula.

As matrículas deverão ser efetivadas dentro do período estabelecido ao candidato, por e-mail. Os candidatos aprovados serão chamados até que as vagas se esgotem.

Pré-requisito: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior à data de início das aulas.

Número de Vagas: 24

Etapas do Processo de Ingresso

Inscrição on-line, histórico escolar com data de colação, análise curricular e documentos enviados à unidade (currículo acadêmico e profissional e portfólio de trabalhos na área). A comissão de seleção, se necessário, pode realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos. O processo seletivo é feito durante o período de seleção e somente iniciado após o candidato ter realizado todas as etapas (inscrição pelo site e envio dos documentos solicitados - correio ou email). As matrículas são feitas por ordem de aprovação no processo seletivo e deverão ser feitas dentro de um período informado ao candidato por email. No caso de não ser feita a matrícula no prazo estabelecido, serão chamados ou candidatos aprovados até que se esgotem a lista de aprovados.

Número de Vagas: 25

 
Investimento
Horário do Curso
Turma 1
sábado: 08h30-16h40


Obs: 1) Datas sujeitas a alteração. 2) Algumas atividades virtuais e presenciais que fazem parte da carga horária do curso, ou adequação de calendário, poderão ser realizadas em dias da semana diferentes do contratado, bem como eventuais reposições de aulas e orientação de TCC. As datas serão previamente agendadas.Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: agosto de 2020 Término: dezembro de 2021

Obs: A saúde de vocês é nossa prioridade. Por isso, é possível que os cursos presenciais do 2˚semestre comecem remotamente. Estamos nos preparando para recebê-los com carinho quando for seguro para todo mundo!//Caso seja necessário adequar o calendário, podem haver aulas aos sábados ou outros dias da semana.
Coordenador(es)Fatima Regina Colevate
poscampinas@sp.senac.brIsabel Cristina Mota e Daniel Grizante de Andrade
posscipiao@sp.senac.br / posscipiao@sp.senac.br
Corpo Docente

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Daniel Grizante
Diretor de Arte para Animação e Motion Designer. Desde 2002, atua nas áreas de publicidade, entretenimento, cultura e educação, com ênfase em Desenho Animado e Motion Graphics. Durante sua atuação profissional, dirigiu e animou aberturas para programas de TV e filmes, videoclipes e comerciais; participou da produção de curtas e também de séries em animação como Figurinhas Carimbadas e Zica e os Camaleões. Como diretor de arte, fez parte da produção de diversas peças audiovisuais para espetáculos, eventos empresariais e para exposições em museus brasileiros, como o Museu da Imigração e o Memorial da Resistência. É graduado em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie (2002) e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2007) onde pesquisou as implicações na linguagem da animação com uso das tecnologias digitais nos processos de produção.

Sabina Anzuategui
Escritora e roteirista, é autora dos romances Calcinha no Varal (Cia. das Letras, 2005) e "O afeto ou Caderno sobre a mesa" (7 Letras, 2011). Criadora do canal de vídeos "Exercícios de Criação Literária" (2017). Roteirista dos longa-metragens "Ausência" (Chico Teixeira, 2014), "Jogo das decapitações" (Sérgio Bianchi, 2013), "Como Esquecer" (Malu de Martino, 2010), A Casa de Alice (Chico Teixeira, 2007) e Desmundo (Alain Fresnot, 2003), entre outros. Como colaboradora, participou do filme Quanto Vale ou é Por Quilo? (Sérgio Bianchi, 2005) e da série "Alice" (HBO, 2008). Doutora em Audiovisual pela ECA-USP, com tese "O grito de Jorge Andrade: a experiência de um autor na telenovela brasileira da década de 1970" (Ateliê Editorial, 2013).

Leandro Maciel
Formado pela Universidade de São Paulo, Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 14 anos de experiência no ensino superior, lecionando nos cursos de Rádio, TV e Internet, Jornalismo, Cinema e Audiovisual, Publicidade, Animação, Fotografia e outros, tanto na graduação quanto na pós¬graduação das universidades FAAP, Anhembi Morumbi e atualmente Senac. Principais disciplinas ministradas: Roteiro para Cinema, TV e Games, Roteiro e Storyboard para Animação, Direção para TV e Novas Mídias, Linguagem Audiovisual, Produção e Captação para TV e Web. Entre suas experiências internacionais, ministrou curso de aperfeiçoamento para os profissionais da TPA (Televisão Pública de Angola), em Luanda, Angola (2009) e recentemente participou da delegação brasileira na MIFA, feira internacional do mercado de animação, em Annecy, França (2017 e 2018). Foi coordenador de formação no CAV (Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo), sendo responsável pela atualização dos curso técnicos gratuitos de Cine & TV e de Animação e da reformulação do processo seletivo. Tem variada experiência em televisão, cinema e novas mídias. Foi supervisor criativo da produtora de animação Coala Filmes (www.coalafilmes.com.br), acompanhando roteiro e montagem de uma série, de dois longas em animação e de games