Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Hotelaria Hospitalar

Hotelaria Hospitalar

Especializar profissionais para atuar na gestão das áreas que compõem a hotelaria hospitalar, em organizações prestadoras de serviços de saúde, considerando sua complexidade e suas particularidades.

O curso habilitará o aluno nas seguintes competências:

- Identificar, para cada tipo de unidade prestadora de serviços de saúde, a gama de serviços de hotelaria hospitalar a oferecer considerando as necessidades dos pacientes, familiares, corpo de funcionários da instituição, e corpo clínico, com o objetivo de, juntamente com os serviços assistenciais, atender à missão e visão da organização, com foco na satisfação de todos os usuários dos serviços.
- Planejar os processos de apoio às diversas áreas do hospital, utilizando as ferramentas adquiridas ao longo do curso, e aplicadas à gestão de recursos e pessoas, orientando-se pelo conhecimento da complexidade da operação hospitalar e pelo conceito de hospitalidade e humanização.
- Gerir recursos materiais, de infraestrutura e humanos, identificando e controlando processos críticos, visando aumentar a produtividade e contribuir para a geração de resultados econômico-financeiros positivos, assim como buscar o aprimoramento contínuo na qualidade dos serviços prestados pela hotelaria hospitalar.
- Implementar inovações e novos serviços ligados à hotelaria hospitalar, antecipando e atendendo às necessidades dos clientes internos e externos, visando tanto à segurança e bem-estar, quanto à sustentabilidade do negócio.

Carga horária: 366 horas

Aplicação:
O profissional com essa especialização poderá atuar na gestão, consultoria, assessoria, assistência na implantação e condução de procedimentos da hotelaria hospitalar em empreendimentos como, hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, laboratórios, ambulatórios, instituições de longa permanência (ILP), spas, residências e afins.

Panorama de mercado:
A Hotelaria Hospitalar é um dos componentes da moderna gestão hospitalar, cuja missão é a de gerir uma série de serviços, denominados de apoio, prestados aos pacientes, familiares, e a todos os profissionais que trabalham na unidade hospitalar. Além dos aspectos de gestão de vários serviços, a Hotelaria Hospitalar tem como missão implantar e ser responsável pela hospitalidade e humanização no atendimento dos pacientes e familiares. A Hotelaria Hospitalar atua muito próximo ao nível estratégico da gestão hospitalar, e sua importância vem crescendo, significativamente, nos últimos anos. O gestor da Hotelaria Hospitalar nos hospitais que já adotam esta prática, integra o grupo de executivos responsável pelos destinos da organização.
O curso destina-se a profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, interessados em complementar sua formação acadêmica por meio de estudos e pesquisas aplicadas à Hotelaria Hospitalar, e que tenham interesse em atuar como gestores de hotelaria hospitalar.

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O currículo está organizado de maneira que sejam discutidos, em um processo interdisciplinar, temas das áreas de saúde, hotelaria e gestão pertinentes para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes adequados para a gestão da Hotelaria Hospitalar.

Serão realizadas atividades práticas extraclasse como visitas técnicas, encontros com profissionais do mercado, por meio de palestras, mesas-redondas e fóruns de debate, alinhados aos temas desenvolvidos na estrutura curricular, com o objetivo de aprofundar o entendimento e debater questões complexas e peculiaridades da organização hospitalar.

Trabalho de Conclusão de Curso:
Será o eixo integrador dos estudos e atividades desenvolvidas e consistirá na elaboração de um projeto a ser apresentado ao final do curso.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Hotelaria Hospitalar (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso