Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Treinamento Físico Personalizado

Treinamento Físico Personalizado

Objetivo
Especializar profissionais de educação física (bacharéis e licenciados) para atuarem com segurança e exímio padrão profissional na elaboração e aplicação de programas personalizados de exercícios físicos, no atendimento direto ao aluno/cliente, contribuindo para a melhoria de sua saúde e bem-estar, além de instituições de ensino médio e superior, lecionando e/ou fomentando a produção científica por meio de pesquisas.

Diferenciais
O curso conta com infraestrutura de ensino atualizada e completa, além de uma metodologia que privilegia a pesquisa, o estudo de caso e a análise de situações problema, dentro de uma visão crítica das questões práticas da atuação do profissional.
Conta também com um corpo docente altamente qualificado, com vivência prática na atividade de treinamento personalizado, e experiente para o ensino e assistência ao projeto de pesquisa e atuação profissional dos alunos.

Carga horária: 366 horas

Área de atuação
O profissional formado nesse curso poderá ministrar treinamento personalizado individualmente ou para pequenos grupos, considerando suas especificidades e necessidades, em residências, condomínios, clubes esportivos, associações recreativas, academias, clínicas de treinamento personalizado, centros de condicionamento físico de empresas, hotéis, spas, navios, praças, parques ou outros locais onde possam ser ministradas atividades físicas. Além disso, poderá atuar em consultorias e assessorias, participando de equipes multiprofissionais e no ensino e pesquisa na área acadêmica.

Panorama de mercado
A ciência comprova, por meio de inúmeras pesquisas científicas realizadas ao longo das últimas décadas, que se exercitar regularmente, na intensidade correta, sem exageros e com orientação profissional competente, auxilia significativamente na promoção da saúde e bem-estar. A ciência e a tecnologia chegam definitivamente às academias de ginástica e o conceito de fitness: aptidão física relacionada à promoção da saúde, desenvolvida por meio da prática regular do exercício físico é mundialmente aceito como um novo paradigma na educação física. Nesse cenário, surge o personal trainner, que passou a ser aceito e respeitado tanto pela sociedade como pelos meios acadêmicos. Este campo profissional vem se ampliando.

Em contrapartida, a maioria dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física não oferece em suas estruturas curriculares disciplinas específicas que preparem o futuro profissional para atender aos interesses dos alunos. O número de especialistas ainda é pequeno e a grande maioria exerce a atividade com base nos conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação ou em congressos, seminários e cursos de extensão universitária. O mercado é, portanto, promissor para profissionais de educação física especialistas, que atendam individualmente alunos/clientes interessados no treinamento personalizado e que demonstrem conhecimentos, habilidades e uma atitude profissional diferenciada.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação em Educação Física.

Obs.: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Profissionais de Educação Física, Esporte, Ciências da Atividade Física ou áreas correlatas, que habilitem à condição de profissional da educação física.
Avaliação Física e Metabólica
Apresenta os modelos de anamnese e a aplicação prática da avaliação postural e dos encurtamentos musculares. Orienta a aplicação prática dos testes antropométricos, metabólicos e das capacidades neuromotoras. Discute como interpretar os resultados obtidos, a fim de prescrever o programa de treinamento de acordo com as necessidades e objetivos do aluno/cliente.
Avaliação Funcional e do Core
Apresenta os testes para avaliação dos movimentos funcionais: agachamento, elevação alternada da perna estendida, avanço, mobilidade dos ombros, extensão dos cotovelos, flexão do quadril, apoio ventral com flexão do ombro e rotação do tronco. Orienta como realizar a aplicação prática dos testes utilizando equipamentos específicos, bem como interpretar e discutir os resultados com o aluno/cliente.
Fisiologia e Nutrição no Treinamento Físico Personalizado
Estuda os conceitos da fisiologia do exercício com foco nos sistemas de produção de energia, cardiorrespiratório, neuromuscular e endócrino. Aborda as alterações agudas e as adaptações induzidas por um programa de treinamento físico. Discute a necessidade energética de acordo com a atividade praticada, assim como a importância nutricional dos lipídeos, proteínas, carboidratos e vitaminas durante o exercício.
Prescrição de Treinamento Aeróbio
Discute aspectos fisiológicos e biomecânicos aplicados ao treinamento aeróbio. Orienta a prescrição, organização e monitoramento das cargas de treinamento para o desenvolvimento aeróbio. Propicia, por meio de vivências práticas, os conceitos e conhecimentos sobre os métodos de treinamento contínuo e intervalado, utilizando-se de exercícios cíclicos e acíclicos em programas de treinamento aeróbio.
Treinamento Funcional
Discute os aspectos fisiológicos e biomecânicos aplicados ao treinamento funcional. Orienta a organização e a elaboração de programas de treinamento funcional para atletas, crianças, adultos e idosos, visando a saúde e o bem-estar, emagrecimento e rendimento esportivo. Propicia, por meio de vivências práticas, o conhecimento dos exercícios e ferramentas utilizadas nos programas de treinamento funcional. Analisa as tendências do mercado relacionado ao treinamento funcional.
Prescrição de Treinamento de Força e Potência
Discute os aspectos fisiológicos e biomecânicos aplicados ao treinamento de força e potência. Orienta a organização e elaboração de programas de treinamento de força visando saúde e bem-estar, emagrecimento e rendimento esportivo. Propicia, por meio de vivências práticas, o conhecimento dos exercícios e métodos de treinamento utilizados nos programas de treinamento de força.
Prescrição de Treinamento Físico para Grupos Especiais
Propõe a organização de programas de treinamento físico para grupos especiais, como obesos, diabéticos, dislipidêmicos, cardiopatas, hipertensos, idosos, gestantes, pessoas com doenças respiratórias e imunológicas (câncer e HIV - AIDS), por meio de discussões acerca de aspectos epidemiológicos, etiológicos e fisiopatológicos das doenças, com a finalidade de identificar a prescrição de treinamentos assertivos.
Métodos e Técnicas no Treinamento Físico Personalizado
Apresenta os principais métodos e técnicas de treinamento utilizadas na elaboração de programas de treinamento personalizado. Discute o embasamento teórico por trás das diferentes metodologias utilizadas na prática profissional. Orienta como realizar a aplicação de diferentes métodos de treinamento como o Pilates, o Treinamento Funcional, o Crosstraining, entre outros, conforme a demanda do mercado de trabalho e atuação profissional.
Marketing, Gestão e Carreira no Treinamento Físico Personalizado
Aborda as questões relacionadas ao marketing e à gestão de carreira do treinador, por meio de discussões dos cinco pilares fundamentais DOPER: diagnosticar, objetivar, planejar, executar e reavaliar, com a finalidade de apresentar panoramas de uma carreira sólida na área de treinamento personalizado.
Psicologia do Esporte e Coach no Treinamento Físico Personalizado
Discute os conceitos básicos da psicologia do esporte e do coach, bem como sua aplicação em programas de treinamento personalizado com foco na promoção da saúde e bem-estar e/ou no desempenho esportivo. Aborda os principais aspectos psicológicos individuais e interpessoais envolvidos no contexto do exercício físico e na aderência a programas de treinamento. Orienta como realizar a aplicação de diferentes estratégias na intervenção profissional.
Treinamento Físico Personalizado Baseado em Evidências
Discute a filosofia da ciência e a produção de conhecimento na área do treinamento físico, assim como na área da saúde como um todo. Apresenta o panorama das áreas de estudo e linhas de pesquisa na área. Orienta como realizar a aplicação do conhecimento científico na atuação profissional.
Cinesiologia e Biomecânica no Treinamento Físico Personalizado
Estuda os conceitos básicos de cinesiologia aplicada à biomecânica do exercício e apresenta os principais exercícios por articulações e respectivos músculos que atuam nas cadeias cinéticas abertas e fechadas, com a finalidade de orientar a montagem e a aplicação prática de exercícios específicos de força, corrida e alinhamento da coluna vertebral.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica
A metodologia de ensino proporciona a integração entre a discussão dos fundamentos teóricos e a vivência prática, possibilitando ao aluno participação ativa e condições de aprendizagem por meio de discussões e participação nas aulas contextualizadas em situações reais de trabalho, situações-problema e estudos de caso.

Trabalho de Conclusão de Curso
Trata-se de componente curricular obrigatório para este curso. Para este curso, consiste na elaboração de uma monografia ou de um programa de treinamento físico personalizado e poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupos de no máximo quatro alunos, a partir de temas propostos pelos alunos, com a orientação de professores do curso e com a participação do coordenador do curso.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Treinamento Físico Personalizado (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de: 



Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso