Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão de Negócios Internacionais

Gestão de Negócios Internacionais

Formato: presencial

Objetivo
Preparar o aluno para exercer suas competências empreendedoras na área, segundo tendências do mercado internacional, seja atuando na gestão dos negócios internacionais ou na operacionalização do comércio exterior, a fim de que planeje e desenvolva projetos e empreendimentos internacionais rentáveis em ambientes de elevada segurança.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Gestão de Negócios Internacionais do Senac está em ampla sintonia com a atual configuração de mercado. Reflexo disso é a mudança em seu conteúdo programático, que atualiza técnicas emergentes e fundamentais na área de Administração de Empresas, em especial, Gestão de Negócios Internacionais.

O objetivo é desenvolver as competências necessárias para que os egressos tenham habilidade para comandar áreas de acordo com a nova dinâmica organizacional e global dos mercados. Foram inclusos também quatro componentes curriculares a distância.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
O aluno formado nesse curso poderá trabalhar em empresas nacionais ou estrangeiras, que se dediquem a atividades de exportação ou de importação; em bancos, companhias de seguros ou outras organizações que operem em processos de financiamento ou de câmbio; em empresas de logística que mantenham operações internacionais; em agentes marítimos e de carga com atuação no mercado internacional; e em organizações públicas que promovam ou controlem operações de comércio exterior.

Panorama de mercado
O intercâmbio de mercadorias no Brasil e no mundo vem crescendo a taxas elevadas. Além disso, empresas brasileiras estão hoje competindo fortemente com estrangeiras no cenário internacional. Em contrapartida, muitos dos gestores desses quadros empresariais não são especialistas em negócios internacionais.

Nota-se então uma demanda crescente por profissionais capacitados na área de gestão de negócios internacionais, seja para atuarem com o comércio exterior das organizações, supervisionando ou realizando operações de importação, exportação e negociando com empresas no exterior, seja para gerirem departamentos ou empreendimentos internacionais ou mesmo para atuarem em qualquer atividade da empresa que esteja ligada aos negócios internacionais.
Público Alvo: profissionais que busquem se aprofundarem na área de negócios internacionais e aspirem a cargos executivos dentro de empresas privadas (serviços, varejo e indústria).

Pré-requisitos: Portadores de diplomas de graduação em cursos reconhecidos pelo MEC.

Gestão Estratégica da Empresa Internacional
Discute o conceito de gestão estratégia no contexto das empresas internacionais, fornecendo bases ao processo de gerenciamento que objetiva a otimização de recursos disponíveis e a maximização do valor empresarial.
Estratégias de Marketing Internacional
Desenvolve conceitos de marketing no ambiente global, utilizando as ferramentas do marketing (produto, preço, praça e promoção), propondo estratégias de marketing internacional, de forma a colaborar na inserção e desenvolvimento da empresa nos mercados exteriores.
Práticas da Empresa Internacional
Desenvolve o conceito de internacionalização de empresas, objetivando orientar a escolha do objeto do plano de negócios (Trabalho de Conclusão de Curso), fornecendo bases para implantar uma estrutura organizacional adaptável às operações nos mercados internacionais, de modo a optar pela estratégia de entrada nos mercados exteriores mais compatíveis, com vistas a garantir o crescimento sustentável e elevada rentabilidade.
Gestão de Processo
Desenvolve os processos administrativos de despacho aduaneiro de importação e exportação, problematizando alternativas, atendendo à legislação em vigor, para concretizar importações e exportações de forma fluida e rentável.
Gestão de Finanças em Comércio Exterior
Apresenta os fluxos de recursos financeiros entre as economias no contexto histórico das transformações econômicas e tecnológicas, levando ao entendimento das instituições que regulamentam ou influenciam a ordem econômica internacional.
Gestão de Pessoas em Empresas Multinacionais
Apresenta o perfil do comportamento humano no contexto do mundo global, contribuindo para o entendimento sobre as competências essenciais a serem desenvolvidas pelas pessoas que atuam em ambientes culturalmente diferenciados.
Logística
Apresenta a logística integrada no contexto das operações de importação e exportação, fornecendo bases para o entendimento dos componentes do sistema logístico, atendendo aos diversos modais, tendo em vista a operacionalização dos negócios internacionais em ambiente de segurança e rentabilidade.
Ambiente de Negociação Internacional
Desenvolve habilidades de negociação internacional em ambientes culturalmente diferenciados, com base nas técnicas de comunicação interpessoal e por meio de simulações, proporcionando a realização de negociações eficazes, éticas e que preservem relacionamentos futuros e superem barreiras culturais e ideológicas.
Análise e Viabilidade de Projetos
Apresenta conceitos e técnicas empregadas na solução de problemas de planejamento financeiro, incluindo a matemática financeira, objetivando quantificar financiamentos e determinar riscos na execução de projetos de internacionalização empresarial, com vistas a identificar a viabilidade dos mesmos.
Gestão da Inovação na Empresa Internacional
Permite a interpretação, simulação e solução de problemas práticos relativos aos vários aspectos do processo de gestão da inovação na empresa internacional, os quais baseiam-se em problemas reais, objetivando a elaboração de desenhos de cenários e a implementação de estratégias de inovação que garantam o crescimento e a competitividade das empresas no mercado internacional a longo prazo.
Direito do Comércio Internacional
Aborda os aspectos da contratação internacional que dizem respeito à compra e venda de mercadorias e serviços numa perspectiva econômica e de quantificação de risco, analisando as cláusulas contratuais, de forma a garantir a operacionalização de importação e exportação em ambiente seguro e não conflitante, tendo em vista os conceitos de direito aplicados às operações de comércio internacional.
Práticas da Empresa Internacional II
Propõe a elaboração do plano de negócio na íntegra, segundo perspectivas de análise dos fatores ambientais que influenciam na expansão internacional das empresas, com base em conceitos de organização e métodos, utilizando técnicas de pesquisa e metodologia de projetos, objetivando garantir a máxima eficiência da empresa internacional.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Proposta metodológica
Inclui estudos prévios, realização de pesquisas, leituras, trabalhos individuais e em grupo e atividades em bibliotecas, definidas no plano de ensino e orientadas pelo professor. As aulas presenciais e à distância abrangem situações diversificadas, que possibilitam ao aluno o contato com situações reais ou simuladas do segmento de negócios internacionais, mediante recursos variados como estudo de casos, projetos, interpretação de cenários de negócios com aproveitamento de cadernos e outras publicações especializadas, exercícios que envolvam a utilização de técnicas de negociação, entre outras.

Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido na forma de um plano de negócios para uma empresa internacional e será trabalhado ao longo do curso com base no desenvolvimento dos componentes curriculares em cada bloco temático, além de propiciar o contato do aluno com problemas e situações reais, etapa fundamental para o empreendedor.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão de Negócios Internacionais (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.



Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso