Pós-Graduação

Engenharia Web/Mobile

Formato: presencial

Objetivo
Especializar o aluno para exercer a função de engenheiro de web, sendo capaz de planejar e coordenar (gerência técnica) projetos de desenvolvimento de aplicações web de diferentes portes e naturezas. Busca também desenvolver a capacidade de análise crítica do ambiente de desenvolvimento web, com visão orientada para a qualidade e melhoria de processos.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Engenharia Web do Senac, embora fortemente baseado na Engenharia de Software, apresenta como principal diferenciador o tratamento multidisciplinar do processo de desenvolvimento.

Os aspectos funcionais, comunicacionais e estéticos são tratados igualitária e sistematicamente. Isso porque aplicações web não podem ser vistas simplesmente como uma especialização de software. Elas são também objetos de mídia e comunicação. O curso de Engenharia Web do Senac é o primeiro da categoria no Estado de São Paulo.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
O engenheiro de web é um profissional estará apto a atuar no mercado de produção de soluções Web/Mobile comprometido com a qualidade. Sua atividade de trabalho envolve a execução e gerência técnica e de projeto de aplicações Web/Mobile, de todos os portes, envolvendo equipes multidisciplinares em organizações das mais variadas naturezas, como empresas de software, agências de design e publicidade, startups, além das empresas típicas de Internet.
Assim, deve conhecer profundamente as características de projetos de Web/Mobile de diferentes naturezas, como comércio eletrônico, gerenciamento de conteúdo, comunidades virtuais, ambientes de aprendizado, de finalidades governamentais e de terceiro setor, etc., bem como de seu universo tecnológico. Deve, ainda, dominar as características fundamentais de trabalho de cada profissional de sua equipe e suas competências essenciais.

Panorama do Mercado
A aplicação de soluções baseadas em Web tem se expandido constantemente a ponto de tornar-se uma tecnologia indispensável em diversos segmentos, influenciando profundamente as formas de consumo, de comunicação, informação, o entretenimento e de ver o mundo. Tais impactos têm algumas características em comum: a necessidade de um veículo de entrega de informações sobre a área de interesse, uma estrutura significativa, apresentação e organização estética, ergonômica e interativa.
As aplicações Mobile são comumente construídas parcialmente ou totalmente sobre tecnologias Web. Daí decorre que as soluções podem convergir na aplicação dos mesmos processos e técnicas.
Por isso, este curso utiliza o contexto interdisciplinar da Engenharia Web/Mobile, considerando um conjunto de técnicas que permite a conceitualização e construção de um WebApp de qualidade.

Profissionais de Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Web Design e Mídias Interativas, além de profissionais atuantes em web que desejam uma compreensão mais profunda e abrangente.
Destina-se a portadores de diploma de graduação em cursos das áreas de computação, engenharia da computação, ciências da computação, engenharia de software, sistemas de informação, análise de sistemas, web design, mídias interativas ou áreas afins. Também profissionais que atuam na área de desenvolvimento de software ou aplicações.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SISTEMAS WEB/MOBILE
Apresenta e discute os conceitos de Engenharia Web/Mobile e os seus processos de desenvolvimento de sistemas. Envolve a definição de requisitos, modelagem, construção, teste, implantação, manutenção e evolução das aplicações. Trata das atribuições, atividades e o perfil do profissional da área, abordando uma visão interdisciplinar de gestão e de desenvolvimento de sistemas. Apresenta as tendências de tecnologia e processos.
ENGENHARIA DE SOFTWARE E MÉTODOS ÁGEIS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Discute as metodologias e técnicas ágeis voltadas para a concepção, prototipagem e desenvolvimento de sistemas Web/Mobile. Visa realizar o planejamento e a execução de projetos de software distribuído, considerando os recursos envolvidos no ciclo de vida da solução. Busca assegurar a qualidade dos processos e produtos na perspectiva da produção de aplicativos Web e Mobile. Debate o contexto das mudanças tecnológicas e comportamentais dos usuários. Apresenta a origem do pensamento ágil Lean, Manifesto Ágil, eXtreme Programming e Scrum.
ERGONOMIA, USABILIDADE, INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (IHC) E WEB/MOBILE DESIGN
Apresenta os conceitos fundamentais para organização informacional eficaz em ambientes digitais. Discute as formas mais eficientes para conceber e desenvolver estéticas interativas adequadas para produtos e serviço no que tange à ergonomia e usabilidade de soluções digitais nativas ou baseadas em nuvem. Expõe o ponto de vista da experiência do usuário no contexto da utilização de aplicativos Web e Mobile. Fundamenta tópicos a respeito do comportamento humano em relação à utilização de interfaces digitais, seu aprendizado de uso e memorização, considerando a arquitetura da informação, teoria das cores, iconografia, tipografia, proporções, estilos e interatividade.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA E CONCEPÇÃO DE PROJETOS WEB/MOBILE
Oferece os fundamentos teóricos e práticos da produção acadêmica, para resolver um dado problema por meio de um projeto no contexto de Engenharia Web/Mobile, visando produzir uma solução exequível, simples, com qualidade e ética. Apresenta as técnicas de elaboração de texto acadêmico, os tópicos relevantes da metodologia científica, considerando a contextualização de um tema escolhido, os “gaps” a serem endereçados, o objetivo do projeto, os resultados esperados e os trabalhos relacionados.
GESTÃO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO EM PROJETOS WEB/MOBILE
Apresenta os conceitos de gestão de projetos conforme o modelo PMBoK®, considerando escopo, prazo, recursos, custo, riscos e qualidade para projetos Web/Mobile. Exercita o planejamento e gerenciamento de projetos em equipe. Aborda a inovação como estratégia competitiva. Discute modelos de gestão de desenvolvimento de projetos e planos de negócio. Aborda o empreendedorismo, desde a identificação de oportunidades até a implementação de um negócio em Web/Mobile.
ARQUITETURA E PLATAFORMAS WEB/MOBILE
Debate as competências envolvidas na definição e construção de arquiteturas com respeito à identificação de requisitos e metas de negócios, assim como seu impacto no contexto arquitetural de aplicações Web/Mobile. Aborda o ciclo de vida da solução de software para concepção, construção, manutenção e evolução de arquitetura considerando abordagens sobre segurança, concorrência, disponibilidade, escalabilidade, serviços, integração, execução de testes e definições estruturais antes e durante a execução do projeto.
COMPUTAÇÃO NA NUVEM, INTERNET DAS COISAS (IoT) E BIG DATA
Discute os fundamentos de Computação em Nuvem seus recursos e serviços, bem como o impacto organizacional na arquitetura de aplicações e as características da infraestrutura, tais como elasticidade, escalabilidade, operação e segurança. Aborda os conceitos de Internet das Coisas (IoT) a conectividade entre dispositivos inteligentes, objetos e pessoas, visando o seu mercado consumidor. Apresenta os desafios e as questões técnicas sobre segurança e privacidade. Discute os conceitos técnicos e de negócio de Big Data com ênfase nas dimensões de dados, tais como alto volume, variedade, veracidade, significado e sua origem, visando identificar e gerar valor estratégico para a organização.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTOS DE PROJETOS WEB/MOBILE
Desenvolve a produção dos artefatos necessários para projetos Web/Mobile, em relação à documentação de pesquisa e protótipo funcional aplicado. Discute os diferentes métodos de pesquisa, considerando coleta, validação e interpretação de dados. Apresenta os métodos para análise de material coletado no contexto de pesquisas científicas. Fundamenta o modelo de pesquisa netnográfica voltada para estudos de culturas e comunidades virtuais. Aborda a aplicação de estudo de casos como método de pesquisa aplicado ao desenvolvimento de projetos Web/Mobile.
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS WEB/MOBILE
Desenvolve a produção de protótipos baseadas em tecnologias e frameworks multiplataformas para Web/Mobile, com a finalidade de realizar experimentos e solucionar um dado problema. Debate técnicas de orientação a objetos e as boas práticas de programação no contexto de componentização, interfaces, sobrecarga, herança, encapsulamento, agregação, associação, composição e polimorfismo. Discute a criação de soluções orientadas a dados no contexto de bancos de dados e as suas operações, bem como o desempenho e a segurança.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Apresenta os princípios de segurança da informação, visando sua aplicação no desenvolvimento e operação de aplicações Web/Mobile. Discute os mecanismos e ferramentas aplicadas para identificar vulnerabilidades e minimizar seus riscos visando a seguridade de sistemas de informação em seus níveis de serviço. Debate recomendações de boas práticas, normas e padrões de segurança que podem ser empregadas considerando arquitetura física e lógica em que as soluções Web/Mobile estão baseadas.
TÓPICOS AVANÇADOS EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB/MOBILE
Apresenta os avanços na pesquisa e no desenvolvimento das tecnologias e suas aplicações à Engenharia Web/Mobile. Discute os novos segmentos de mercado baseados nessas plataformas, focalizando a qualidade e processos de software, o projeto e planejamento, a engenharia de requisitos, construção, testes, manutenção, evolução e monitoramento. Fundamenta as características colaborativas e seus impactos na construção de soluções Web/Mobile.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO E EVOLUÇÃO DE PROJETOS WEB/MOBILE
Aprimora os artefatos gerados durante a produção do projeto Web/Mobile em relação à fundamentação teórica, metodologia, problematização, proposta de solução, execução, aplicação e avaliação de resultados. Aprofunda o conteúdo do trabalho, considerando os critérios de qualidade esperados, incluindo pesquisas realizadas, técnicas aplicadas, ferramentas utilizadas e itens produzidos durante a concepção, desenvolvimento, entrega e validação da proposta. Estrutura os elementos textuais do relatório técnico de acordo com normas e padrões vigentes para atender aos parâmetros acadêmicos e mercadológicos de um projeto Web/Mobile.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Introdução à Engenharia Web
Apresenta e discute os conceitos de Engenharia Web e do processo de desenvolvimento de aplicações Web. Envolve a definição de requisitos para Web, modelagem de aplicações Web, construção e teste, além de uma visão geral das disciplinas, atividades e perfis profissionais que compõem o processo. Permite formar uma visão sistêmica e interdisciplinar do processo de desenvolvimento e gestão.
Engenharia de Software e Sistemas
Discute o ciclo de vida e processo de desenvolvimento de software, sob enfoque do Pensamento Sistêmico. Apresenta as principais normas e modelo de qualidade de software, bem como técnicas de análise de negócio, especificação de requisitos, análise de sistemas, modelagem de dados e orientação a objeto e teste de software. Permite compreender o desenvolvimento de software como processo estruturado e gerenciado.
Arquitetura da Informação
Introduz o planejamento e organização da informação em ambiente hipermídia. Apresenta as diferentes formas de categorização, rotulação e organização da informação bem como as técnicas e ferramentas de arquitetura da informação. Permite compreender o processo e técnicas de arquitetura da informação e avaliar o trabalho do arquiteto de informação dentro de cada contexto específico.
Web Design
Discute o Design como disciplina que concilia diferentes aspectos de um produto, como funcionalidade, estética, mensagem, etc. e o Web Design como design de produtos para Web. Apresenta as técnicas e conceitos de Web design e Gestalt através da análise de Web sites. Permite o conhecimento básico das competências essenciais do Web designer e avaliação de seu trabalho dentro de contextos específicos.
Ergonomia, Usabilidade e IHC
Introduz os conceitos e técnicas de projeto de interfaces de Web e interatividade. Inclui a realização de protótipos e análise crítica de interfaces. Apresenta os fundamentos de Ergonomia, Usabilidade e Interface Humano-Computador (IHC). Permite compreender o processo e técnicas referentes a garantia da qualidade em usabilidade e avaliação crítica destes aspectos.
Padrões Web (EAD)
Discute as categorias e padrões de aplicações Web e o conceito de padrões de projeto (design patterns) aplicado à Web. Apresenta os elementos construtivos de páginas Web, como XHTML e CSS conforme padrão do W3C. Permite a identificação de padrões através da análise de aplicações Web, tendo em vista o conceito de componentização e reuso.
Gestão de Projetos Web
Apresenta os conceitos de Gestão de Projetos conforme o modelo PMBoK. Discute as particularidades e desafios dos projetos para Web, tendo em vista as relações de escopo, prazo, recursos, custo e qualidade. Exercita a habilidade de planejamento e gerenciamento de projetos em equipe.
Laboratório de Tecnologias Web (EAD)
Introduz o universo tecnológico de desenvolvimento Web, incluindo construção de páginas, XML, Web Semântica, Web Services, programação clientside e server-side, frameworks de desenvolvimento e multimídias interativas e acessibilidade. Permite formar uma visão abrangente deste universo e exercitar a capacidade de decisão em relação às melhores tecnologias a serem aplicadas a cada projeto.
Projeto Web - Concepção
Envolve o planejamento do trabalho de conclusão de curso, que consiste na concepção de um plano de desenvolvimento de uma aplicação Web. Inclui metodologia da pesquisa, para fundamentação do método de desenvolvimento do plano. Envolve o aproveitamento do conteúdo de todas as disciplinas, resultando em um projeto interdisciplinar.
Projeto Web - Desenvolvimento
Envolve a elaboração do plano de desenvolvimento de uma aplicação Web, contendo definição do projeto (escopo, custos, prazo, recursos e riscos) e do processo (papeis, atividades, artefatos), modelagem da aplicação e planejamento de testes. Proporciona o exercício real e prático das competências de planejamento do engenheiro de Web.
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL

 
   TOTAL
A metodologia de ensino adotada favorece o desenvolvimento da visão sistêmica do processo de desenvolvimento de aplicações web, que consiste em avaliar criticamente e sob diferentes aspectos todo o processo. Sendo assim, mais do que ensinar um conjunto de métodos, técnicas ou ferramentas, as disciplinas devem proporcionar a capacidade de discernimento e tomada de decisão em relação a quais métodos, técnicas ou ferramentas são mais adequadas em cada situação ou contexto. Para tal, utiliza-se preferencialmente métodos de ensino que englobem estudos de caso e a realização de trabalhos que envolvam análise, diagnóstico e decisão.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Engenharia Web/Mobile (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação engenharia web, especialização engenharia web, curso engenharia web, engenheiro web, aplicações web, desenvolvimento web, engenharia de software, produção de aplicações web,curso de arquitetura da informação, aplicação web, ergonomia, usabilidade e IHC, padrões web, gestão de projetos web, tecnologias web, concepção projeto web, desenvolvimento projeto web, Senac, lato sensu engenharia web,