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Engenharia Web/Mobile

Objetivo
Especializar o aluno para exercer a função de engenheiro de web, sendo capaz de planejar e coordenar (gerência técnica) projetos de desenvolvimento de aplicações web de diferentes portes e naturezas. Busca também desenvolver a capacidade de análise crítica do ambiente de desenvolvimento web, com visão orientada para a qualidade e melhoria de processos.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Engenharia Web do Senac, embora fortemente baseado na Engenharia de Software, apresenta como principal diferenciador o tratamento multidisciplinar do processo de desenvolvimento.

Os aspectos funcionais, comunicacionais e estéticos são tratados igualitária e sistematicamente. Isso porque aplicações web não podem ser vistas simplesmente como uma especialização de software. Elas são também objetos de mídia e comunicação. O curso de Engenharia Web do Senac é o primeiro da categoria no Estado de São Paulo.

Carga horária: 366 horas

Unidade
Infraestrutura
Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, troca de experiências e informações. Biblioteca com excelente acervo na área de TI, CD-ROMs, periódicos nacionais e internacionais, salas individuais para estudo ou para trabalhos em equipe e sala de multimídia.
Infraestrutura
Salas de aulas climatizadas, equipadas com TV/DVD, projetor multimídia, flip chart e quadro branco; laboratório de informática; Biblioteca com acesso a Internet e acervo especializado, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Infraestrutura
Nossa unidade possui ambientes educacionais climatizados, com instalações modernas e confortáveis, proporcionando ao aluno excelentes condições para sua aprendizagem.
Nossos alunos terão acesso à Biblioteca, que disponibiliza para pesquisa, volumes indicados na Bibliografia Básica e a Bibliografia Sugerida do curso (acervo fixo e circulante), além de diversos títulos complementares. Acervo on-line, Biblioteca Circulante (entre unidades do Senac São Paulo), acesso aos principais periódicos, sala de estudo ou trabalhos em equipe e orientação especializada para pesquisas.
Todas as Salas de Aula são climatizadas, equipadas com data show, quadro branco, computadores com acesso à internet. Laboratórios de Informática (fixo e móveis) equipados com data show. Toda a unidade possui circuito interno de vigilância por câmeras de monitoramento e equipe de segurança patrimonial uniformizada. Estacionamento terceirizado no mesmo prédio da unidade, proporcionando praticidade e segurança.
Infraestrutura
Com área de 4.110 m², a unidade dispõe de auditório para 160 pessoas, seis laboratórios de informática, laboratório de hardware, além da biblioteca com livros e periódicos especializados e acesso à internet.
Infraestrutura
O Campus Santo Amaro está localizado numa área de 120 mil m2, conta com prédios modernos, horizontalmente distribuídos em meio a um parque com muito verde. Seu projeto arquitetônico estimula a integração de alunos de diversas áreas de conhecimento. O espaço é composto pelos edifícios: Biblioteca de 6 mil m2, Prédio da Reitoria, Prédio Gastronômico, Prédio de Design Industrial, Centro Esportivo, Academia, um moderno Centro de Convenções, Acadêmico 1, com salas de aula equipadas e laboratórios multidisciplinares e o novo prédio Acadêmico 2, inaugurado em agosto de 2011, somando uma área construída de 93 mil m2 e 234 ambientes educacionais. O campus também dispõe de estacionamento administrado pela empresa Estapar - reforçamos que o Senac não se responsabiliza por garantir a possibilidade de estacionamento dentro ou fora do campus.
Etapas do Processo de Ingresso

Passo 1 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 - Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 - Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00;
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para postito@sp.senac.br, indicando nome completo e curso escolhido. Caso necessário, a coordenação realizará entrevistas individuais ou coletivas.
Passo 5 - Responda ao e-mail recebido após confirmação da sua inscrição online.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso

1ª Etapa – Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso. Efetue o pagamento da taxa de inscrição através de boleto ou cartão de crédito, diretamente no ato de inscrição pelo portal Senac.

2ª Etapa – A comissão de seleção realizará entrevistas individuais com os candidatos e poderá solicitar o envio de currículo profissional para análise.

Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Pré-requisito indispensável: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2018.

Número de Vagas: 24

Etapas do Processo de Ingresso

Inscrição on-line, análise de currículo e entrevista presencial, em data a ser agendada.
Site: www.sp.senac.br/sorocaba.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo de Ingresso
Etapas do Processo de Ingresso

Para participar do Processo de ingresso siga os passos abaixo:

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 2 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 3 – Envie o seu currículo profissional para: possantoamaro@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;

Número de Vagas: 25

 
Investimento
Em até 24 parcelas de R$ 603,63 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.207,25 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas.DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS. Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 parcelas de R$ 482,90.DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.Em até 30 parcelas de R$ 378,05 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 945,16 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 ao mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 30 x R$ 302,44. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.Em até 25 parcelas de R$ 463,58 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 965,80 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 ao mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 25 x R$ 370,86. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.Em até 30 parcelas de R$ 309,06 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 772,64 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas.DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS.Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 30 x R$ 247,25. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. DESCONTO PARA ASSOCIADOS AO CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade): 20% de desconto no curso de pós-graduação em Controladoria e Finanças. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
OBS: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.Em até 24 parcelas de R$ 603,63 no boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.207,25 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 ao mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS. Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 482,90. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
terça: 19h-22h35
quinta: 19h-22h35
Início: março/2019 Término: junho/2020Turma 1
sábado: 08h20-16h30
Início: Previsto para 24/03/2018 Término: Dezembro/2019

Obs: AULAS QUINZENAIS. Importante: Devido aos feriados e pontes durante o ano letivo, as aulas poderão não ocorrer quinzenalmente para composição do calendário acadêmico. Consulte o calendário desse curso na coordenação de pós-graduação.Turma 1
sábado: 09h-17h10
Início: 27/04/2019 Término: 11/07/2020

Obs: Aulas semanais e presenciais.Turma 1
sábado: 08h-16h10
Início: março 2019 Término: dezembro 2020Turma 1
terça: 19h10-22h45
quinta: 19h10-22h45
Início: agosto/2019 Término: dezembro/2020

Obs: As datas estão sujeitas a alterações.
Coordenador(es)Prof. Dr. Marvin Oliver Schneider
postito@sp.senac.brAna Cristina Osakabe Giacomini e Eduardo Vicente Soares e Vladimir Fabricio Pereira de Carvalho
posribeiraopreto@sp.senac.br / posribeiraopreto@sp.senac.brProfa. Dra. Belinda de Cassia Manfredini
pos.sorocaba@sp.senac.brRodrigo Uliana Ferreira e João Marcelo Rondina
rodrigo.uferreira@sp.senac.br / joao.mrondina@sp.senac.brMarvin Oliver Schneider
possantoamaro@sp.senac.br
Corpo Docente

Prof. Dr. Marvin Oliver Schneider
Pós-Doutorado em Ciência da Computação pela USP de São Carlos, Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de Karlsruhe (Alemanha), Mestre em Sistemas de Computação pela PUC-Campinas, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e Bacharel em Informática pela Positivo. Atuou como gestor de projetos na Aliança / Hamburg Süd em São Paulo e em outras empresas multinacionais durante mais de 15 anos, com envolvimento significativo em projetos de grande porte. Coordena o Centro de Inovação e Tecnologia do Centro Universitário Senac. Desde 2006 leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Publicou uma série de artigos em eventos e revistas, nacionais e internacionais. Possui certificações PMP, ITIL, Java, Maya e 3ds Max.

Prof. Dr. João Carlos Néto
Bacharel em Matemática pela Unib (1988), Mestre em Ciência da Computação (2002) pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Ciências (2013) pela Escola Politécnica da USP e Visiting Scholar (3 meses 2014) na Universidade da Califórnia - Los Angeles (UCLA). Atualmente, é pesquisador Pós-Doutorando no LARC-EP/USP e coordenador de cursos de Pós-graduação em Tecnologia da Informação no SENAC/SP.

Adilson Khouri
Mestre em Inteligência Artificial (USP), Bacharel em Sistemas de informação (USP). Cinco anos de experiência na indústria de software atuando em grandes empresas: Como analista de sistemas no Itaú Unibanco (risco de mercado, tesouraria) e cientista de dados na Pagseguro (Risco de Fraude e consultor interno de Data Science). Publicou artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Participou de eventos internacionais como Strata Hadoop em Nova York e no CONTECSI da FEA, atualmente cursando disciplinas para seu doutorado em Bioinformática.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Eduardo Vicente Soares
Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas. Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e Eventos e em Docência na Educação Superior. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, Comunicação Integrada e Gestão de Marketing no SENAC Ribeirão Preto. Também é Professor titular de Produção Publicitária em TV, no Uni-FACEF (Centro Universitário de Franca) e de Técnicas no Meio Eletrônico, RTVC, Novas Mídias e PROEX na UNIFRAN (Universidade de Franca). É membro do GEDE (Grupo de Estudos do Desenvolvimento).Tem experiência nas áreas de Publicidade, Audiovisual, Jornalismo, Novas Tecnologias, Mídias Digitais, Inovação, Rádio e Televisão. Desenvolve projetos e pesquisa na área de transmídia, mídias digitais e novas linguagens de comunicação. Tem experiência com disciplinas EAD nas plataformas AVA e Blackboard. Também é membro da Diretoria Executiva da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto), onde coordena a APP Estudantil.
  Curriculo Lattes
Vladimir Fabricio Pereira de Carvalho
Possui graduação em Engenharia elétrica enfase eletrônica pela Universidade Paulista (1999), mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2007) , especialização em Gerenciamento de Projetos pelo Senac (2009) e certificado PMP (2013).Atualmente é gerente de projetos - HPB Sistemas de Energia Ltda, professor/coordenador na pós graduação do Centro Universitário Senac-RP. Tem experiência na área de Gerenciamento de Projetos, Planejamento e gestão de Obras, Processamento Paralelo em Cluster com Linux e docência universitária.
  Curriculo Lattes
José Ferreira Neto
Doutorando e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), graduado em Ciência da Computação pela Faculdades COC e especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Possuo 13 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação e 6 anos no mercado Educacional (Graduação e Pós-Graduação). Atuo como docente e membro do colegiado do departamento de Engenharia e Computação da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP); coordenador adjunto no departamento de Tecnologia da Informação do Centro Universitário Moura Lacerda; e como docente e palestrante nos Programas de Pós-Graduação lato sensu do Centro Universitário SENAC e UNAERP.
Possuo experiência com heurísticas e meta-heurísticas aplicadas em problemas logísticos; em gestão de projetos; modelagem em banco de dados e desenvolvimento de sistemas corporativos utilizando as tecnologias Oracle e SAP, e resolução de problemas por meio de algoritmos de alta complexidade. Conhecimento avançado em Logística, Pesquisa Operacional, PCP, Lean Manufacturing, Six Sigma, CRM, Gestão e Governança de TI, Gestão Estratégica e Mídias Sociais.


Daniel de Souza Scapim
Graduado em Ciência da Computação pela Unifran (2003-2006), Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos com as práticas do PMI pelo Senac (2011-2012) e Certificado PSM I pela Scrum.org (2013).


Corpo Docente

Corpo Docente

Profº Dr João Marcelo Rondina
Bacharel em Ciências de Computação pela UNESP (IBILCE). Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela FAAP. Mestre em Engenharia Elétrica pela UNESP (FEIS). Doutor em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP). Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas (Centro Universitário SENAC). Diretor do Núcleo de Informática da FAMERP. Professor convidado do curso de graduação de Medicina e Enfermagem da FAMERP. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu da FAMERP. Áreas de Interesse: Informática em Saúde e Engenharia de Software.

Corpo Docente

Prof. Dr. Marvin Oliver Schneider
Pós-Doutorado em Ciência da Computação pela USP de São Carlos, Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de Karlsruhe (Alemanha), Mestre em Sistemas de Computação pela PUC-Campinas, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e Bacharel em Informática pela Positivo. Atuou como gestor de projetos na Aliança / Hamburg Süd em São Paulo e em outras empresas multinacionais durante mais de 15 anos, com envolvimento significativo em projetos de grande porte. Coordena o Centro de Inovação e Tecnologia do Centro Universitário Senac. Desde 2006 leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Publicou uma série de artigos em eventos e revistas, nacionais e internacionais. Possui certificações PMP, ITIL, Java, Maya e 3ds Max.

Prof. Dr. Anderson Aparecido Alves da Silva
Doutor em Engenharia da Computação pelo programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desde 2012, obteve o Mestrado em Engenharia da Computação Núcleo de Redes pelo IPT em 2010. Possui especialização em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistema pela FECAP (1993). Graduado em Processamento de Dados pelo Centro Universitário FIEO (1991). Sua principal linha de pesquisas inclui a segurança computacional e da informação, métodos de previsão de ataques e técnicas de análise estratégica baseadas nos conceitos sobre Teoria dos Jogos e estatística. Atualmente é professor colaborador do curso de Mestrado Profissional em Engenharia da Computação no IPT. Também ministra nos cursos de Gestão de Redes e Sistemas de Informação da Universidade Paulista (UNIP), no curso de Pós Graduação em Gestão e Governança de TI do SENAC em São Paulo e atua como gerente de desenvolvimento da empresa Donatelli desde 1994. Sua área de experiência inclui: ciência da computação - análise, programação e levantamento de necessidades - segurança da informação (IDS, firewall, antivírus, servidores de email, VOIP) - implantação, treinamento e definição de processos de trabalho - ERP - gerência de projetos - sistemas operacionais diversos e integração Linux x Windows - administração de rede, VPN, servidores de banco de dados e de acesso remoto - virtualização, cluster e redundância de dados/serviços (SAN/NAS).

Prof. Dr. João Carlos Néto
Bacharel em Matemática pela Unib (1988), Mestre em Ciência da Computação (2002) pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Ciências (2013) pela Escola Politécnica da USP e Visiting Scholar (3 meses 2014) na Universidade da Califórnia - Los Angeles (UCLA). Atualmente, é pesquisador Pós-Doutorando no LARC-EP/USP e coordenador de cursos de Pós-graduação em Tecnologia da Informação no SENAC/SP.

Prof. Dr. Luiz Carlos Vieira
Tecnólogo em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1997), mestre em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2009), especialista em Jogos Digitais pelo SENAC São Paulo (2011) e doutor em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. As principais áreas de atuação e pesquisa são Inteligência Artificial, Experiência de Usuário e Jogos Digitais.



Prof. Me. Nilo Petrin
Mestre em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação de Ensino de Osasco (2005). Especialista em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (1991). Especialista em Administração Financeira pela FEA-USP (1992). Especialista em Mediação e Arbitragem Internacional pelo INAMA (2001). Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie (1986). Graduado em Eletrotécnica pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (1982). Professor de pós-graduação no Centro Universitário SENAC-SP, desde 2015. Diretor de Projetos; Diretor de Suporte ao Cliente; Gerente Geral de TI; Gerente de Desenvolvimento de Sistemas; Coordenador; Analista de Sistemas; com mais de 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação e da Comunicação, em grandes instituições financeiras, nacionais e internacionais: Bradesco; Banespa; Santander; Fidelity. Eletrotécnico, com atuação em geração e conservação de energia nas empresas: CESP; Bordaco. Empreendedor em Energias Renováveis, Eficiência Energética e Sustentabilidade. Proprietário da ITP - Assessoria, Consultoria e Gestão. Voluntário na diretoria de Associados e Parecerias do PMI - Chapter São Paulo. Consultor; Escritor; Mentor; Palestrante.

Convidados


Prof. Me. Adilson Khouri
Mestre em Inteligência Artificial (USP), Bacharel em Sistemas de informação (USP). Cinco anos de experiência na indústria de software atuando em grandes empresas: Como analista de sistemas no Itaú Unibanco (risco de mercado, tesouraria) e cientista de dados na Pagseguro (Risco de Fraude e consultor interno de Data Science). Publicou artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Participou de eventos internacionais como Strata Hadoop em Nova York e no CONTECSI da FEA, atualmente cursando disciplinas para seu doutorado em Bioinformática.