 | TIPOGRAFIA Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto, abrangendo desde a configuração dos primeiros sistemas de escrita até o advento da tipografia digital. Estuda a nomenclatura para partes dos tipos, a classificação de tipos, conceitos de legibilidade e leiturabilidade. Compreende a linguagem tipográfica, fundamentada em bases instrumentais, como o espacejamento de letras e palavras, recuo de parágrafo, tamanhos, estilos, estruturas e famílias. Aplica os conhecimentos históricos, conceituais e técnicos sobre a tipografia no projeto gráfico impresso e digital. | | | HISTÓRIA DO DESIGN Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens, das mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem. | | | DESIGN EXPERIMENTAL Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design editorial. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais. | | | COMUNICAÇÃO LINGUAGEM E SENTIDO Estuda o design gráfico como produção de sentido e significado, tendo em vista a relação produção, mídia e recepção. Considera como base conceitual a semiótica de Charles S. Peirce, estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação, com a intensão de desenvolver a capacidade de percepção e leitura semiótica na produção editorial impressa e digital, presentes na sociedade tecnológica e informacional. | | | DESIGN DE INTERFACE Apresenta os conceitos de arquitetura da informação em web sites, projeto de estruturas, mapas de navegação e de busca, no contexto de ação do designer. Aborda os fundamentos da criação gráfica, grid, sistema de ícones, tipografia, cor, imagem e espaço. Propõe a concepção de layout de páginas de web com foco no usuário-conteúdo-contexto, considerando os requisitos de interatividade e de usabilidade na sua elaboração. | | | DESIGN EDITORIAL Investiga o desenvolvimento dos aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais. Examina o nível macro estético: formato geral, estrutura básica, tipo dominante e o nível micro estético: aspectos específicos, variedade dos detalhes. Estuda o estilo editorial e a exploração das perspectivas visuais, a interpretação formal, a conceituação visual e a identidade gráfica. Estimula o aluno a vivenciar procedimentos de experimentação, verificação, reflexão aplicados a construção da linguagem gráfica e ao conceito de editar. | | | PROGRAMAÇÃO APLICADA AO DESIGN Discute os processos envolvidos no desenvolvimento de sistemas e princípios de programação que sustentam o funcionamento de aplicações e software nas mídias digitais. Desenvolve processos de criação relacionados à comunicação em meios digitais. Apresenta as linguagens de marcação e formatação utilizadas na Web, tais como HTML, CSS, linguagem script dentre outras. Analisa e desenvolve interfaces gráficas em sua usabilidade e acessibilidade. | | | INFOGRÁFICO Analisa o papel da infografia na transmissão da informação digital e impressa, na mídia contemporânea. Apresenta o processo de construção de infográficos, o planejamento, a investigação, a ideia gráfica, o conteúdo e a disposição do infográfico na página, além do desenvolvimento das formas de visualização e dos recursos de diagramação, propiciando a elaboração de roteiros para o projeto. | | | METADESIGN Reflete sobre metodologias e campos alternativos de atuação em design. Propicia a investigação e a reflexão sobre o desenvolvimento de projetos e a relação entre design e outras áreas de conhecimento. Discute modos e possibilidades de invenção no processo projetual. Investiga as relações entre o design e a teoria da complexidade. | | | IDENTIDADE DE MARCA Conceitua a identidade de marca. Compreende o desenvolvimento e gerenciamento de programas de identidade de marcas que envolvem ações interdisciplinares, os papéis estratégicos na gestão de marcas e as ações de comunicação para o alcance da equidade da marca. Estuda os processos criativos e metodológicos como ferramenta para o desenvolvimento de um projeto de identidade visual e seu sistema, visando à utilização em várias aplicações, incluindo suportes materiais e as diversas mídias. | | | SINALIZAÇÃO E AMBIENTAÇÃO Propicia o desenvolvimento de projetos de design de sinalização e de ambientação de espaços. Estuda os sistemas de representação, de organização e de construção de informações aplicadas aos projetos de ambientes. Propõe a elaboração de estratégias de construção para comunicação visual em ambientes, e a atribuição de significado ao espaço. | | | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. | | | | TOTAL | |
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