Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Design Gráfico

Design Gráfico

Especializar profissionais capazes de atuar sob a proposta da complexidade da atividade projetual e a interação entre os agentes envolvidos no processo do Design Gráfico, como projetos gráficos (impressos e digitais), construção de marcas e sinalização, entre outros.

Diferenciais:
Este curso, igualmente, visa estimular o posicionamento empreendedor do especialista,
contribuindo para a ampliação de sua visão sobre os processos neste segmento, estimulando o raciocínio de projeto fundamentado nos estudos das diferentes linguagens, no contexto de produção e mercadológicos para assegurar a viabilidade dos projetos. Contribui, assim, para atualizar o profissional frente à convergência das mídias, compreendendo as transformações dos meios e veículos de comunicação na sociedade contemporânea.

Carga horária: 366 horas

Atuação
O profissional com esta especialização estará apto a atuar, com ampla visão conceitual e prática no desenvolvimento de projetos na área de design gráfico, concebendo soluções visuais para projetos gráficos. Essas soluções compreendem a criação de projetos editoriais, livros, revistas, identidades visuais empresariais, cartazes, sinalização, design promocional, websites, homepages, criações multimídia e inserções gráficas como suporte a narrativas fílmicas.

Panorama de mercado
O design gráfico pode ser definido como uma área de atuação que envolve o planejamento e o projeto relacionados à programação visual, em um determinado suporte. Essa área é essencialmente interdisciplinar, em interface com as artes visuais, a arquitetura, a comunicação, a publicidade, o jornalismo, o marketing e as ciências da computação, além de contribuir para os estudos sobre mídias contemporâneas para além das questões tecnológicas.
o designer gráfico opera com o universo da programação visual desenvolvendo projetos editoriais, livros, revistas, identidades visuais empresariais, cartazes, trabalhando com sistemas de sinalização, design promocional, do bi ao tridimensional, websites, criações em multimídia, letreiros de filme e inserções gráficas, como suporte a narrativas fílmicas. A natureza pluralista do design propicia a integração das diversas áreas de conhecimento, fundamentada no diálogo entre o design, a comunicação e as artes, visando aprofundar os conhecimentos técnicos e culturais, além de enfatizar a prática de projeto.
Profissionais com formação superior nas áreas de design gráfico ou de produtos, arquitetura e comunicação social nas habilitações de Publicidade e Jornalismo, além de profissionais, com formação superior, envolvidos ou interessados em atuar no segmento de design gráfico.
TIPOGRAFIA
Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto, abrangendo desde a configuração dos primeiros sistemas de escrita até o advento da tipografia digital. Estuda a nomenclatura para partes dos tipos, a classificação de tipos, conceitos de legibilidade e leiturabilidade. Compreende a linguagem tipográfica, fundamentada em bases instrumentais, como o espacejamento de letras e palavras, recuo de parágrafo, tamanhos, estilos, estruturas e famílias. Aplica os conhecimentos históricos, conceituais e técnicos sobre a tipografia no projeto gráfico impresso e digital.
HISTÓRIA DO DESIGN
Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens, das mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem.
DESIGN EXPERIMENTAL
Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design editorial. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais.
COMUNICAÇÃO LINGUAGEM E SENTIDO
Estuda o design gráfico como produção de sentido e significado, tendo em vista a relação produção, mídia e recepção. Considera como base conceitual a semiótica de Charles S. Peirce, estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação, com a intensão de desenvolver a capacidade de percepção e leitura semiótica na produção editorial impressa e digital, presentes na sociedade tecnológica e informacional.
DESIGN DE INTERFACE
Apresenta os conceitos de arquitetura da informação em web sites, projeto de estruturas, mapas de navegação e de busca, no contexto de ação do designer. Aborda os fundamentos da criação gráfica, grid, sistema de ícones, tipografia, cor, imagem e espaço. Propõe a concepção de layout de páginas de web com foco no usuário-conteúdo-contexto, considerando os requisitos de interatividade e de usabilidade na sua elaboração.
DESIGN EDITORIAL
Investiga o desenvolvimento dos aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais. Examina o nível macro estético: formato geral, estrutura básica, tipo dominante e o nível micro estético: aspectos específicos, variedade dos detalhes. Estuda o estilo editorial e a exploração das perspectivas visuais, a interpretação formal, a conceituação visual e a identidade gráfica. Estimula o aluno a vivenciar procedimentos de experimentação, verificação, reflexão aplicados a construção da linguagem gráfica e ao conceito de editar.
PROGRAMAÇÃO APLICADA AO DESIGN
Discute os processos envolvidos no desenvolvimento de sistemas e princípios de programação que sustentam o funcionamento de aplicações e software nas mídias digitais. Desenvolve processos de criação relacionados à comunicação em meios digitais. Apresenta as linguagens de marcação e formatação utilizadas na Web, tais como HTML, CSS, linguagem script dentre outras. Analisa e desenvolve interfaces gráficas em sua usabilidade e acessibilidade.
INFOGRÁFICO
Analisa o papel da infografia na transmissão da informação digital e impressa, na mídia contemporânea. Apresenta o processo de construção de infográficos, o planejamento, a investigação, a ideia gráfica, o conteúdo e a disposição do infográfico na página, além do desenvolvimento das formas de visualização e dos recursos de diagramação, propiciando a elaboração de roteiros para o projeto.
METADESIGN
Reflete sobre metodologias e campos alternativos de atuação em design. Propicia a investigação e a reflexão sobre o desenvolvimento de projetos e a relação entre design e outras áreas de conhecimento. Discute modos e possibilidades de invenção no processo projetual. Investiga as relações entre o design e a teoria da complexidade.
IDENTIDADE DE MARCA
Conceitua a identidade de marca. Compreende o desenvolvimento e gerenciamento de programas de identidade de marcas que envolvem ações interdisciplinares, os papéis estratégicos na gestão de marcas e as ações de comunicação para o alcance da equidade da marca. Estuda os processos criativos e metodológicos como ferramenta para o desenvolvimento de um projeto de identidade visual e seu sistema, visando à utilização em várias aplicações, incluindo suportes materiais e as diversas mídias.
SINALIZAÇÃO E AMBIENTAÇÃO
Propicia o desenvolvimento de projetos de design de sinalização e de ambientação de espaços. Estuda os sistemas de representação, de organização e de construção de informações aplicadas aos projetos de ambientes. Propõe a elaboração de estratégias de construção para comunicação visual em ambientes, e a atribuição de significado ao espaço.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O curso incentiva a participação ativa e condições de aprendizagem por meio de discussões e participação nas aulas contextualizadas em situações reais de trabalho, de modo que os alunos pesquisem e organizem as informações para realização de projetos, desenvolvendo sua capacidade de análise, reflexão e criação, com avaliação sistemática, voltada para a aprendizagem com autonomia, assim como o exercício interdisciplinar e transversal comuns à prática profissional em design gráfico.

Trabalho de conclusão de curso:
Consiste na elaboração de um projeto completo, desde a concepção até o projeto executivo, com apresentação de estudo de viabilidade, custos e toda conceituação teórica. Tem como objetivo avaliar a capacidade do aluno no entendimento das questões que envolvem o projeto e sua gestão. Ao final do curso, o aluno produz um volume completo, com todas as informações do trabalho e relatório do processo, e ainda uma versão sintética para possível publicação em mídia impressa ou digital.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Design Gráfico (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.




Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso