Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

Formato: presencial
Objetivo:
Especializar profissionais para atuarem na área de gestão ambiental, realizando a gestão dos principais aspectos ambientais, nos setores público, privado e no terceiro setor, propiciando uma visão integrada do meio ambiente. Possibilita ainda a atuação em diferentes segmentos da área ambiental, incluindo, dentre outros, consultoria ambiental, recursos e defesas administrativas, planejamento ambiental, gestão da preservação e do controle da poluição, projetos ambientais, licenciamento ambiental, estudos de avaliação de impactos ambientais, gestão ambiental de áreas urbanas, rurais e naturais, gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos, qualidade do ar, áreas contaminadas, riscos ambientais, gestão de áreas especialmente protegidas.
Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Gestão Ambiental do Senac compromete-se com a formação sólida do aluno, baseada em uma abordagem interdisciplinar, que oferece visão integrada do meio ambiente e permite a atuação em diferentes segmentos da área ambiental. O diferencial deste curso é a formação abrangente do profissional, capacitando-o a pesquisar e analisar situações e propor soluções práticas, fundamentadas em conceitos atualizados e inovadores, como os que compõem a noção de integração e sinergia entre as áreas empresariais e a preocupação com a sustentabilidade organizacional, que alia o desenvolvimento econômico do negócio ao papel social da empresa.
Para atender a essa formação, o curso privilegia a pesquisa, o estudo de caso e a análise de situações-problema, dentro de uma visão crítica das questões de gestão ambiental, além de visitas técnicas a instituições públicas e privadas, visando identificar políticas, estratégias, tecnologias e processos atualizados de gestão.

Carga horária: 366 horas

Aplicação:
O profissional com essa especialização poderá atuar em organizações do setor público, privado e do terceiro setor, desenvolvendo atividades na gestão ambiental e na consultoria, integrando equipes multiprofissionais que demande conhecimento da legislação ambiental e formulando propostas de gestão e gerenciamento ambiental em questões relacionadas ao planejamento ambiental nas áreas urbanas, rurais e naturais, implementação de sistemas de gestão ambiental voluntário e aplicando os instrumentos da Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente.
Panorama de mercado:
A humanidade passa por um momento especial na busca por caminhos para vencer os desafios de aquecimento global e da implementação do paradigma da sustentabilidade nas políticas públicas e no mundo corporativo. Para além dos modelos de gestão consagrados, como a ISO 14001, as organizações começam a buscar instrumentos complementares, seja por percepção interna de sua necessidade ou exigência de públicos de interesse.
Dentre esses instrumentos, destacam-se aqueles que buscam dar maior transparência aos resultados, por meio de indicadores propostos e/ou acompanhados por organizações não governamentais, como o ISE Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, Indicadores Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Indicadores do Global Reporting Initiative (GRI), e os Relatórios de Sustentabilidade do Centro Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável CEBDS.
Nesse contexto, as instituições de ensino e pesquisa são fundamentais no desenvolvimento das pesquisas e na formação de profissionais capazes de atuar com um tema transdisciplinar, que exige uma visão sistêmica do meio ambiente e suas interrelações.
Público-alvo: este curso destina-se a engenheiros (químico, de segurança do trabalho, industrial, civil, ambiental e sanitário), administradores, agrônomos, ambientalistas, advogados, biólogos, economistas, geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas, químicos e técnicos em segurança do trabalho com formação superior. E demais profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento, que trabalham ou pretendem trabalhar em planejamento e gestão ambiental.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos cerificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a engenheiros (químico, de segurança do trabalho, industrial, civil, ambiental e sanitário), administradores, agrônomos, ambientalistas, advogados, biólogos, economistas, geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas, químicos e técnicos em segurança do trabalho com formação superior. E demais profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento que trabalham ou pretendam trabalhar em planejamento e gestão ambiental.
GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Aborda os principais instrumentos de políticas públicas ambientais, o planejamento regional e planejamento por bacias hidrográficas, o gerenciamento costeiro, a gestão de unidades de conservação, o uso e a ocupação do solo e as normas legais e técnicas pertinentes. Discute o papel dos principais atores responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente, incluindo os governos nos âmbitos federal, estadual e municipal, como também as organizações não governamentais e o setor privado.
DIREITO AMBIENTAL
Aborda os conceitos básicos e princípios do direito ambiental. Aborda a aplicação do direito e a hierarquia da legislação brasileira. Aborda a responsabilidade administrativa, civil e penal. Discute a responsabilidade solidária e o compliance ambiental.
GESTÃO DO MEIO BIÓTICO
Aborda os conceitos e os processos básicos de ecologia, analisando os componentes dos ecossistemas, os fluxos de energia, as relações alimentares entre os organismos e os ciclos biogeoquímicos. Analisa as interferências sobre o ecossistema, propiciando aos alunos visão integradora dos aspectos biofísicos e antrópicos para a gestão ambiental. Aborda aplicação dos instrumentos à gestão do meio abiótico. Caracteriza os principais ecossistemas brasileiros e discute os problemas ambientais contemporâneos decorrentes das ações antrópicas, dando subsídios para atuação do gestor ambiental. Aborda a legislação e normas técnicas pertinentes e aplicada à fauna e à flora.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Orienta o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, com ênfase na escolha da temática e da apresentação das etapas de desenvolvimento. Aborda a elaboração e a gestão de projetos na área, enfatizando os fatores de sucesso e fracasso. Aborda os conceitos de projeto e suas técnicas de implementação com base no guia Project Management Body Knowledgment (PMBOK), caracterizando o perfil do gerente de projetos. Apresenta referências para o gerenciamento de projetos na área, visando a implantação, prevenção à poluição, segurança, análise de fluxo de materiais, análise de custo benefício e de riscos, assim como a organização e recursos humanos.
GESTÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL
Apresenta as principais fontes de emissão, a caracterização dos poluentes, da rede de monitoramento do ar, do solo e da água. Apresenta os aspectos relacionados à saúde - abordando os padrões de qualidade ambiental e de emissão previstos, frente à capacidade de suporte do meio -, à legislação, às normas técnicas pertinentes e aos relatórios de qualidade ambiental do Estado de São Paulo. Aborda o monitoramento das fontes de poluição. Discute as principais tecnologias de controle da poluição (do ar, do solo e da água), suas características e aplicações, fornecendo subsídios para a seleção dos processos apropriados a cada caso, considerando a relação custo e benefício, e mesmo a redução do potencial poluidor. Estuda o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos e discute a forma da apresentação do Plano de Controle Ambiental para os órgãos ambientais.
EMPREENDORISMO E GOVERNANÇA
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedor e do empreendedorismo, abordando o conceito de intraempreendedorismo, fontes de captação de recursos e casos de sucesso no cenário ambiental. Apresenta os processos e fases de construção de um plano de negócio, abordando as ferramentas necessárias à gestão empreendedora, as formas de captação, as técnicas de avaliação de viabilidade de negócios e a contabilidade ambiental. Estuda os fundamentos, os conceitos e os mecanismos de produção mais limpa, discutindo os principais instrumentos para implementação de programas de ecoeficiência em materiais e energética, de modo sustentável. Aborda o mercado de carbono oficial e o voluntário, adaptação as mudanças do clima e seus instrumentos, legislação e procedimentos pertinentes. Apresenta o planejamento estratégico para a gestão da sustentabilidade, as práticas de governança corporativa e a gestão da responsabilidade social, a economia verde e circular, o consumo sustentável e a conscientização da organizacional através da ética na governança - código de ética e integridade.
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Analisa o trinômio energia-sociedade-meio ambiente como um sistema para a sustentabilidade planetária. Analisa as necessidades humanas com relação ao uso e custos da energia, além dos impactos socioambientais dos empreendimentos energéticos. Conceitua planejamento energético, discutindo suas diferentes formas, em especial na oferta e demanda. Discute a inserção de fontes renováveis e a importância da geração descentralizada para a garantia do fornecimento, abordando a relação do uso de smart grid e a expansão da oferta de energia com as novas fontes renováveis, e com a conservação de energia, utilizando a ISO 50001. Discute as questões econômico-sociais no Brasil e no mundo e os cenários de energia, visando aumentar de forma sustentável o acesso à energia nos países em desenvolvimento.
TÉCNICAS DE LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS
Apresenta os fundamentos e principais conceitos de negociação e mediação de conflitos e sua aplicação na área ambiental. Trata das técnicas e requisitos para a boa liderança, avaliando os diversos estilos e abordando as habilidades de líder, especialmente no que se refere ao engajamento de pessoas, à formação e ao desenvolvimento de equipes.
GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos pelos poderes públicos e setores privados, e a integração com as outras políticas públicas. Aborda a legislação e as normas associadas ao tema. Estuda e discute a metodologia para a caracterização e a classificação dos resíduos e rejeitos, assim como os métodos e tecnologias para minimização, reutilização, reciclagem e tratamento, visando destinação e a disposição final ambientalmente adequada. Discute a aplicação dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com destaque aos Planos de Gerenciamento e Sistemas de Logística Reversa, considerando os conceitos da ecoeficiência e consumo sustentável.
LICENCIAMENTO E OUTRAS OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS
Aborda os instrumentos e as obrigações ambientais aplicadas à Política Nacional de Meio Ambiente, com destaque às etapas e procedimentos do processo de licenciamento ambiental com base na legislação e normas aplicáveis aos diferentes tipos de empreendimentos. Aborda os critérios de renovação da licença de operação, desativação do empreendimento e outras exigências vinculadas ao licenciamento. Discute os principais conceitos e definições associados à Avaliação de Impactos Ambientais e respectivos estudos ambientais pertinentes (EIA/RIMA, RAP, EAS, entre outros). Discute as competências legais dos entes federativos na aplicação dos instrumentos e outras autorizações ambientais.
GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS E RISCOS
Aborda os conceitos relacionados às fases do gerenciamento de áreas contaminadas, incluindo as metodologias empregadas para identificação de áreas potenciais, avaliação preliminar, classificação e cadastro, investigação confirmatória e detalhada, como também as tecnologias de monitoramento e remediação. Aborda a legislação ambiental e normas técnicas pertinentes. Aborda os conceitos, definições e as principais metodologias de análise de riscos naturais e tecnológicos. Aborda sobre o manual de orientação para elaboração de estudos de análises de riscos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Discute o desenvolvimento e a implementação de planos de atendimento às emergências ambientais.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, CERTIFICAÇÃO E AUDITORIAS
Discute a importância de inserir a dimensão ambiental na gestão global das organizações e suas vantagens competitivas, analisando a interação entre o setor produtivo e o meio ambiente à luz do desenvolvimento sustentável. Tem como ferramenta a implementação e certificação do sistema de gestão ambiental, com base no referencial normativo NBR ISO 14001:2015. Discute os procedimentos a serem seguidos pela administração empresarial para conformidade perante os critérios de avaliação dos sistemas de gerenciamento ambiental, pelas entidades credenciadas para certificação e fiscalização dos procedimentos de gestão. Aborda os princípios da integração da gestão ambiental com outros sistemas e suas respectivas normatizações.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL














 
   TOTAL
Proposta metodológica:
O curso integra os aspectos teóricos e práticos, propondo a participação ativa dos alunos em estudos de caso, debates, pesquisas, consulta a sites especializados, entrevistas com especialistas, além de visitas técnicas a instituições e empresas públicas e privadas.
Trabalho de conclusão de curso:
Consiste na elaboração de monografia, projeto ou artigo técnico.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão Ambiental (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.

A parceria com a certificadora Bureau Veritas (BVQI) oferece para alunos e professores desta pós-graduação descontos que variam de 20% a 33% nos cursos de certificação oferecidos pela parceira. Confirme as datas disponíveis e as condições dos cursos no site da Bureau Veritas.