Home > Cursos de Pós-Graduação > Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI)
Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI)
O especialista em Sistemas de Gestão Integrados (SGI) analisa a viabilidade, desenvolve, gerencia e aprimora processos relacionados à qualidade, ao meio ambiente, à segurança e saúde no trabalho e à responsabilidade social. Para isso, utiliza os SGI: conjuntos de normas específicas que, juntos, contribuem para a melhoria do desempenho geral das organizações.
Pioneiro, o Senac foi o primeiro a oferecer uma especialização que vai além de um sistema isolado ou da integração de apenas três deles. Ao contemplar as quatro áreas da gestão integrada, proporciona uma formação mais completa, dinâmica e alinhada ao mercado.
Assim, a viabilidade e a sobrevivência do negócio consideram mais do que resultados econômico-financeiros. A competitividade e o bom desempenho estão diretamente relacionados ao valor percebido pelo cliente nos produtos e serviços oferecidos, à satisfação dos funcionários e da própria sociedade com a contribuição ambiental e social da empresa. Aplicando o princípio da melhoria contínua, os SGI utilizam métodos de gestão e realização de atividades para otimizar recursos, prevenir doenças e acidentes e tratar potenciais problemas, visando melhores resultados econômicos, ambientais e sociais.
O especialista do setor pode integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado ainda a gerir a implantação das normas ISO e as especificações OHSAS nas organizações.
Profissionais com formação superior interessados nas áreas relacionadas ou em segmentos da gestão empresarial, como engenheiros, biólogos, administradores, advogados, arquitetos, médicos do trabalho, técnicos em segurança do trabalho (desde que graduados), entre outros.
| TOTAL |
Discute aspectos de Gestão nas dimensões de liderança, negociação, gestão de pessoas, visão estratégica de negócios e cultura, e aprendizagem organizacional, com vistas à adoção de novos valores, flexibilização para mudança e desenvolvimento das competências humanas. Analisa criticamente os modelos de gestão praticados na atualidade, visando compreender o contexto das organizações e as oportunidades de mudanças.
Discute as questões atuais relacionadas à qualidade, meio ambiente, segurança e saúde do trabalho e responsabilidade social, considerando os contextos histórico, social, econômico, cultural e político do país, as mudanças na organização do trabalho, as transformações tecnológicas e a competitividade das empresas nos mercados local e global. Aborda os ganhos estratégicos para a empresa (em competitividade, crescimento e permanência no mercado), com a implementação de projetos de gestão integrada, sob a ótica da sustentabilidade da organização.
Aborda os conceitos de Qualidade nas organizações a partir de sua evolução histórica. Apresenta as principais referências teóricas da qualidade e seus conceitos de implementação e gestão de sistemas da qualidade. Aborda as principais ferramentas de gerenciamento da qualidade, resolução de problemas, controle e melhoria de processos. Apresenta outros métodos de gestão da qualidade.
Trata dos conceitos fundamentais de mapeamento e gestão de processos, qualidade, clientes, requisitos e satisfação dos clientes, indicadores da qualidade, melhoria contínua e custos da qualidade. Apresenta metodologia para mapeamento de processos organizacionais e promove exercícios para desenvolvimento desta competência. Discute os padrões normativos nos Sistemas de Gestão da Qualidade baseados na família das normas ISO 9000, as principais características da ISO 9001, sua estrutura e requisitos, proporcionando a compreensão dos processos de implantação e certificação.
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do TCC de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do Estudo de Caso, promovendo a estruturação do projeto de TCC, com a descrição dos itens e os conteúdos a serem desenvolvidos.
Problematiza a relação do homem com o meio ambiente nos contextos ecológico, sócio-histórico e produtivo, fornecendo subsídios para a análise da origem dos problemas ambientais e seus impactos na saúde e no bem-estar das populações, bem como na economia local e global. Define poluição, poluentes, fontes de poluição, impacto, prevenção, controle. Trata, também, do comportamento dos poluentes no meio ambiente; toxicologia; da prevenção da poluição ambiental; do controle da poluição ambiental; da garantia da qualidade ambiental: padrões de qualidade do ar, da água e do solo e seu monitoramento.
Discute os aspectos e impactos ambientais, em escala espacial e temporal, a partir da legislação e normas específicas brasileiras de controle da poluição ambiental, possibilitando a análise destes impactos e fundamentando o planejamento de ações de controle e prevenção da poluição. Aborda a metodologia para levantamento de aspectos e impactos ambientais em organizações e atividades. Analisa os modelos de Gestão Ambiental.
Problematiza a interação entre o homem e o seu meio, como um ser inserido em um determinado estrato socioeconômico e profissional, o processo de produção, as questões que envolvem as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho, a partir do conceito prevencionista, das diretrizes de organismos nacionais e internacionais e da legislação vigente. Aborda o gerenciamento de incidentes. Estuda a proporção dos acidentes e os custos produzidos pelos acidentes. Estuda a Legislação Brasileira de Segurança e Medicina do Trabalho. Apresenta os principais programas ocupacionais: PPRA, PCMSO, PCMAT, PCA, PPR e outros. Trata dos adicionais de insalubridade, periculosidade e questões da ergonomia.
Discute os perigos e riscos associados aos ambientes de trabalho por meio da análise e do controle dos riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos e outros) relacionados à saúde do trabalhador. Aborda a metodologia para levantamento de perigos e riscos ocupacionais. Analisa os modelos de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais, incluindo a norma OHSAS 18001 e ISO 45001.
Aborda o Sistema de Gestão da Responsabilidade Social na dimensão Empresarial (RSE) em sua perspectiva histórica e identifica os requisitos das partes interessadas no contexto de Responsabilidade Social. Discute o RSE como processo de desenvolvimento, os códigos de ética e os modelos de gestão de Responsabilidade Social, incluindo a ISO 26000 e a SA 8000.
Trata do planejamento, implantação e gestão de sistemas integrados da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, e responsabilidade social. Discute as especificidades e respectivas normatizações de cada tema e da gestão integrada, abordando as questões relacionadas ao processo de certificação e de auditorias integradas, com a finalidade de promover a Gestão dos Sistemas Integrados. Problematiza o desenvolvimento da Gestão de Sistemas Integrados, com base nas especificidades e respectivas normatizações de cada variável. Discute questões relacionadas ao processo de certificação e de auditorias. Reflete sobre a função e a necessidade da seleção de indicadores bem como da relevância das questões ambientais, ocupacionais, de saúde e sociais para a avaliação de desempenho das organizações, promovendo a visão sistêmica da gestão.
Desenvolve os conteúdos dos itens do TCC, estruturando o trabalho acadêmico de maneira que o aluno aplique os conceitos e teorias dos vários sistemas de gestão, aprendidos com proposta de implantação de sistemas integrados de gestão aplicáveis a um Estudo de Caso.