Pós-graduação

Gestão de Saúde

Objetivo
Especializar profissionais para atuarem na gestão de serviços de saúde públicos e privados, contribuindo para a melhoria e profissionalização da área. O curso também possibilita que o gestor desenvolva uma visão estratégica dos serviços, a partir de estudos sistemáticos e aprofundados da realidade administrativa do setor e de suas unidades produtivas.

Carga horária: 360 horas

Unidade
Infraestrutura
Salas de aulas equipadas com lousas eletrônicas, equipamento multimídia e wi-fi. Biblioteca com acervo de livros, vídeos, periódicos especializados na área e acesso a bases eletrônicas. Laboratório de informática e centro de apoio a distância.
Infraestrutura
Salas de aulas climatizadas, equipadas com TV/DVD, projetor multimídia, flip chart e quadro branco; laboratório de informática; Biblioteca com acesso à Internet e acervo especializado, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Infraestrutura
Salas de aula equipadas com ar condicionado, computador, Datashow, lousa eletrônica e wi-fi. Biblioteca especializada, com acesso a bases de dados eletrônicas e internet. Laboratórios de informática para atividades específicas.
Infraestrutura
Com área de 4.110 m², a unidade dispõe de auditório para 180 pessoas, seis laboratórios de informática, laboratório de hardware, além da biblioteca com livros e periódicos especializados e acesso à internet. A unidade possui também Centro de Inovação Microsoft.
Infraestrutura
Salas de aulas equipadas com lousas eletrônicas, projetor multimídia, flip chart, laboratório de informática; Biblioteca com acesso a Internet, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Infraestrutura
Salas de aula que propiciam um ótimo ambiente para o aprendizado específico, troca de experiências e informações. Laboratórios de informática com os softwares mais relevantes na área. Biblioteca informatizada com acervo de livros e periódicos especializados, vídeos e DVD´s.
Infraestrutura
Nossa unidade possui ambientes educacionais climatizados, com instalações modernas e confortáveis, proporcionando ao aluno excelentes condições para sua aprendizagem.
Nossos alunos terão acesso à Biblioteca, que disponibiliza para pesquisa, volumes indicados na Bibliografia Básica e a Bibliografia Sugerida do curso (acervo fixo e circulante), além de diversos títulos complementares. Acervo on-line, Biblioteca Circulante (entre unidades do Senac São Paulo), acesso aos principais periódicos, sala de estudo ou trabalhos em equipe e orientação especializada para pesquisas.
Todas as Salas de Aula são climatizadas, equipadas com data show, quadro branco, computadores com acesso à internet. Laboratórios de Informática (fixo e móveis) equipados com data show. Toda a unidade possui circuito interno de vigilância por câmeras de monitoramento e equipe de segurança patrimonial uniformizada. Estacionamento terceirizado no mesmo prédio da unidade, proporcionando praticidade e segurança.
Etapas do Processo Seletivo

Seleção:
Para participar do processo seletivo siga os passos abaixo:
Passo 1 – Ter diploma de curso superior e ter colado grau antes do início do curso;
Passo 2 - Cadastre-se no Portal Senac;
Passo 3 – Inscreva-se on-line no curso escolhido;
Passo 4 – Efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00
Passo 5 - Envie o seu currículo profissional para: posgraduacaojun@sp.senac.br – indicando nome completo e curso escolhido;
Passo 6 – Aguarde o contato de agendamento para a entrevista com a coordenação do curso.

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:

1ª Etapa – Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso. Efetue o pagamento da taxa de inscrição através de boleto ou cartão de crédito, diretamente no ato de inscrição pelo portal Senac.

2ª Etapa – A comissão de seleção realizará entrevistas individuais com os candidatos e poderá solicitar o envio de currículo profissional para análise.

Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Pré-requisito indispensável: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2018.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:

1 – Faça o cadastro no Portal do Senac (www.sp.senac.br)
2 – Faça a sua inscrição na página do curso escolhido em “clique aqui para fazer sua inscrição on line”.
3 – Faça o pagamento da taxa de inscrição por boleto ou cartão de crédito, conforme sua escolha no momento da inscrição.
4 – Confirmado o pagamento, você receberá no e-mail cadastrado, a sua entrevista on-line.
5 – Responda a entrevista e nos envie por e-mail (postiradentes@sp.senac.br), anexando seu currículo para avaliação do coordenador.
6 – Para os aprovados, será enviado um e-mail contendo informações para acesso ao link de matrícula

Em qualquer momento, caso existam dúvidas quanto ao processo seletivo ou ao curso, entre em contato conosco através dos telefones 3336-2041 ou 3336-2067 ou e-mail postiradentes@sp.senac.br.

Número de Vagas: 40

Etapas do Processo Seletivo

Inscrição on-line de 15/10/2014 até 25/03/2015, carta de intenções, análise curricular e entrevista mediante agendamento.

Número de Vagas: 35

Etapas do Processo Seletivo

1ª Etapa – Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso. Efetue o pagamento da taxa de inscrição através de boleto ou cartão de crédito, diretamente no ato de inscrição pelo portal Senac.

2ª Etapa – A comissão de seleção realizará entrevistas individuais com os candidatos e poderá solicitar o envio de currículo profissional para análise.

Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Pré-requisito indispensável: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2017.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo Seletivo

Passo 1 – Cadastre-se no Portal Senac, criando login e senha;
Passo 2 – Faça inscrição on-line no curso pretendido;
Passo 3 – Efetue o pagamento da taxa de inscrição – R$ 50,00
Passo 4 - Envie o seu currículo profissional para: pospresprudente@sp.senac.br;
Passo 5 – Responda a carta de intenções que será enviada para o seu e-mail 48h após efetuar o pagamento da taxa de inscrição;
Passo 6 – Acompanhe a chegada do e-mail com a data agendada para sua entrevista e responda para confirmar sua disponibilidade ou solicitar alteração da data.

Número de Vagas: 30

Etapas do Processo Seletivo

Inscrição on-line, análise de currículo e entrevista presencial, em data a ser agendada.
Site: www.sp.senac.br/sorocaba.

 
Investimento
Em até 26 parcelas de R$ 347,72 através do boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 753,39 através dos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. 10% de desconto no pagamento à vista do valor total do curso. 20% de desconto para comerciários. Informe-se sobre a política de descontos institucionais. Não haverá cobrança da taxa de matrícula, devendo a primeira parcela ser paga neste momento e a segunda incidirá a partir do dia 20 ao mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: R$ 278,18. (valor correspondente ao parcelamento de 26 vezes no boleto bancário. Consulte mais formas de parcelamento na unidade)DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso.Em até 30 parcelas de R$ 301,35 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 753,42 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 ao mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 30 x R$ 241,08. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. DESCONTO PARA ASSOCIADOS AO CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia): 25% de desconto no curso de pós-graduação em Gestão de Saúde. Valor da parcela para Associados CRF-SP: R$ 226,02. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.Em até 24 parcelas de R$ 558,58 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.177,17 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 470,87. DESCONTO PARA ASSOCIADOS AO CRF (Conselho Regional de Farmácia): 25% de desconto Valor da parcela para Associados CRF 24 x R$ 441,44. Parcerias também com o COREN (Conselho Regional de Enfermagem: 20% de desconto. Valor da parcela para associados ao COREN: 24 x R$ 470,87. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.24 parcelas de R$348,13* no boleto bancário ou 10% de desconto no pagamento à vista do valor total do curso. Valor total do curso: R$ 8.355,20. Solicite neste Campus/Unidade informações sobre outras formas de descontos institucionais. *Sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela/valor referente à turma em andamento. OBS: Não há taxa de matrícula.INVESTIMENTOEm até 28 parcelas de R$ 403,61 no boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 941,75 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa.A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula.O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas.DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai,mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOSValor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 28 x R$ 403,61.DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso (valor total do curso R$ 11.301,00).Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos,empresa e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio.
OBS: “referente às turmas de 2017”.Em até 30 parcelas de R$ 353,15 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 882,88 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 ao mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS.Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 30 x R$ 282,52. DESCONTO PARA ASSOCIADOS AO CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia - SP): 25% de desconto no curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Valor da parcela para Associados CRF-SP: 30 x R$ 264,87. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.Em 24 parcelas de R$ 376,70 no boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 753,40 nos cartões de crédito. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula e a segunda incidirá a partir do dia 20 ao mês subsequente ao início das aulas. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS. Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$ 301,36. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1a parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.
Horário do Curso
Turma 1
sábado: 08h20-16h30
Início: Previsto para 14/04/2018 Término: Dezembro/2019

Obs: AULAS QUINZENAIS. Importante: Devido aos feriados e pontes durante o ano letivo, as aulas poderão não ocorrer quinzenalmente para composição do calendário acadêmico. Consulte o calendário desse curso na coordenação de Pós-graduação.Turma 1
terça: 19h20-22h55
quinta: 19h20-22h55
Início: Agosto de 2018 Término: Dezembro de 2019

Obs: Sujeito a alteração de datas.Turma 1
sábado: 08h-16h10
Início: 28/03/2015 Término: Dezembro de 2016

Obs: Aulas quinzenais e atividades virtuais e presenciais que fazem parte da carga horária do curso são oferecidas fora dos dias e horários regulares. Eventualmente poderão ter aulas semanais por conta de feriados e ajustes de cronograma.Turma 1
sábado: 08h30-16h40
Início: 25/08/2018 Término: 07/07/2020

Obs: No mínimo, dois sábados ao mês, com intervalo de 1 hora (almoço). Sujeito a alteração de datas.Turma 1
segunda: 19h-22h40
quarta: 19h-22h40
Início: 24/09/2018 Término: 02/12/2019

Obs: Aulas semanais e presenciais
Coordenador(es)Ana Cristina Osakabe Giacomini
posribeiraopreto@sp.senac.brAna Carolina Bhering Alves Do Amaral e Susana Rosa Lopez Barrios
postiradentes@sp.senac.br / susana.rlbarrios@sp.senac.brCaroline Fernandes Diniz Neiva
possjriopreto@sp.senac.brRubens Vinha Junior e Cristiane Perez
rubens.vjunior@sp.senac.br / cristiane.rrperez@sp.senac.brRenata Benisterro Hernandes e Leandro Rodrigues da Rocha
renata.hernandes@sp.senac.br / leandro.rrocha@sp.senac.brProfa. Dra. Belinda Manfredini
pos.sorocaba@sp.senac.br
Corpo Docente

Corpo Docente

Corpo Docente

Corpo Docente

Corpo Docente

Corpo Docente

Prof. Rogério Franco Coelho
Possui graduação em Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1991). Atualmente é consultor de Planejamento Estratégico, Governança de TI e Gestão de Projetos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, Desenvolvimento e Governança de TI. Gerencia projetos de TI. Especialista em Gerenciamento de Projetos segundo os métodos do PMI pelo SENAC. Gerenciamento de TI voltado a aderência com o negócio é o foco principal do trabalho atual.
  Curriculo Lattes
Prof. Doutor Ivan Marcio Gitahy Junior
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Mestre em Educação. Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem e graduado em Gestão de Negócios. Participante, como pesquisador, da Rede internacional ESTRADO, que é formada por pesquisadores que estudam o trabalho docente na América Latina e do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica e Territorial - IFSP. É Revisor de Periódicos nas áreas de Administração e Negócios. Coordenador e docente da pós graduação do SENAC de Presidente Prudente-SP nas áreas de Administração e Negócios. Professor conteudista do curso de aperfeiçoamento (Ead). Docente dos cursos: Bacharelado em Administração, Tecnólogo em Recursos Humanos da Universidade do Oeste Paulista, e, por tempo determinado, da FATEC Presidente Prudente. Fez parte do Grupo de Cenários Prospectivos da Unesp de Franca. Foi professor conferencista da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Faz parte da Comissão Organizadora do Empreenda 10ª edição do SENAC São Paulo e do Encontro Senac de Conhecimento Integrado. Ocupou o cargo de Gerente Administrativo e foi proprietário de um empresa de Informática. Possui experiência na área de Administração Empresarial e Pública, Empreendedorismo, Prospecção e Cenarização, Sistema de Informação, Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas.

Prof. Leandro Rodrigues da Rocha
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista (2008). Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade do Oeste Paulista (2010). Especialista em Docência em Educação Profissional Técnica na Área da Saúde pela ENSP -FIOCRUZ- (2010). Especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2013). Especialista em Gestão da Qualidade em Saúde - Instituto de Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein (2015). Atualmente é Gerente da Qualidade e Segurança do Paciente - Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente . Avaliador do Prêmio Nacional de Gestão em Sáude (PNGS) Ciclo 2012-2103 e 2015-2016.

Profa. Mestre Fabrícia de Freitas Faria Migliari
Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade do Oeste Paulista (1988) , especialização em Enf. Saúde Mental e Psiquiátrica pela UNIFESPSP (1996), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2001) e doutoranda em Cuidado em Enfermagem e Saúde na Dimensão Coletiva pela UNIFESPSP (2015). Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste Paulista nas disciplinas de Metodologia Científica, Enfermagem Saúde Mental e Psiquiátrica, Estágio Curricular Supervisionado. Docente de cursos de especialização em Urgência e Emergência Psiquiátrica, Saúde Mental. Experiência na área assistencial em enfermagem psiquiátrica por 12 anos. Coordenadora do Projeto de Extensão Saúde Mental dos Acadêmicos de Enfermagem UNOESTE,de 2012 a 2016. Participa, desde dezembro 2011, do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saúde Mental(GEPISM), do Programa de Pós Graduação em Enfermagem UNIFESP.

Prof. Cristiano Cardoso de Andrade
Possui graduação em Farmácia pelo UNIVAG (2008), MBA em Gestão Executiva em Negócios de Saúde pela Inspirar (2014). Aperfeiçoamento em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2014). Atualmente é Avaliador no IQG nas metodologias ONA e Qmentum International - HSO (Health Standards Organization) - Accreditation Canada . Tem ampla experiência na área de Gestão de Negócios em Saúde, Governança Clínica, Strategic Sourcing: Cadeia de Suprimentos, Compras Estratégicas. Farmácia, Farmácia Clínica. Gestão de Contas Médicas, Auditoria de Contas, Faturamento e Recurso de Glosas. Gestão de Recursos, Gestão de Pessoas, Gestão de SADT, Home Care, Gestão de Práticas Assistenciais e Gestão da Qualidade. Acreditação Hospitalar e Serviços de Saúde nas metodologias ONA, Qmentum e distinções. Assistência e Atenção Farmacêutica, Farmacovigilancia, Farmacoterapia Clínica, Urgência e Emergência, laboratório de Analises Clinicas, Diagnóstico por Imagem, Clínica Médica, Centro Cirúrgico e Terapia Intensiva

Prof. Mestre Diego Santiago Montandon
Doutorando em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP em 2016. Enfermeiro pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em 2012. Atualmente é Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); É membro do Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International (STTI) e da Diretoria da Sociedade Brasileira de Comunicação em Enfermagem (SOBRACEN). Desenvolve pesquisas na área de Enfermagem, Teletriagem, Tecnologia em Saúde e Atendimento Pré-hospitalar.

Prof. Luiz Otávio Barbosa Vianna
Possui graduação em ENFERMAGEM pela UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO(1978). Atualmente é Consultor da CEALAG - Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Profa. Mestre Elaine Cristina Negri
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista (1997). Atualmente é professor da Universidade do Oeste Paulista na Disciplina de Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico e Gerente de Enfermagem do Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente. Especialista em Centro de Material Esterilização e Centro Cirúrgico pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Hematoterapia Celular pela Academia de Ciência e Tecnologia de São Jose do Rio Preto, Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde Enfermagem pela Fiocruz. Possui mestrado em Ciência Animal na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Membro do grupo de estudos e pesquisas em Simulação no Ensino de Enfermagem, liderada pela professora Drª Alessandra Mazzo da EERP / USP.

Profa. Mestre Ivete Maria Assef Fernandes
Mestre em Educação, Especialista em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde; Centro cirúrgico; Saúde Pública; Controle de Infecção; Gestão Empresarial. Atua na área de Consultoria e Auditoria dos serviços de saúde; docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Experiência ampla em Gestão dos Serviços de Saúde.

Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.

Profa. Dra. Belinda de Cássia Manfredini Silva
Possui Bacharelado em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), Licenciatura em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), graduação em Pedagogia Habilitação Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof. Carlos Pasquale (1988), Especialista em Design Instrucional e Tutoria EAD, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Saneamento Ambiental (1997) e Doutorado em Saúde Ambiental, com foco em tratamento e reuso de água (2003). Atualmente é Consultora da Qualidade no HIDROLABOR LABORATORIO DE CONTROLE DE QUALIDADE LTDA., Consultora Sistema de Gestão Ambiental da empresa ANSELL BLOWTEX, Professora nível 1 de Pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrados, no SENAC de Sorocaba, SP. Tem experiência profissional em consultoria na área ambiental (recuperação de áreas degradadas, licenciamento e certificações), bem como na área de sistemas de gestão da qualidade e ambiental (implantação e implementação dos sistemas de gestão integrados ISO 9001 e ISO 14001 e implementação de Sistema de Gestão da Qualidade em laboratórios de ensaio pela ISO 17025.
  Curriculo Lattes
Profa. Ma. Mary de Cássia Batista de Siqueira
Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2009), Pós Graduada em Psicologia Organizacional, Pós Graduada em Docência do Ensino Superior e graduada em Pedagogia. Atualmente trabalhando no SENAC como Coordenadora da Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, na Faculdade Ipanema, na ESAMC e na Pós Graduação do Anhanguera. Tem experiência profissional na área de Recursos Humanos, atuando como Consultora.
  Curriculo Lattes
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pós em gestão de saúde sp, pós-graduação em gestão de saúde sp, pós em saúde sp, especialização em gestão de saúde sp, especialização em saúde sp, gerenciamento de estabelecimentos de saúde, administração hospitalar, curso de administração de saúde, curso de gestão de serviços de saúde.