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Pós-graduação

Gestão de Saúde

Objetivo
Especializar profissionais para atuarem na gestão de serviços de saúde públicos e privados, contribuindo para a melhoria e profissionalização da área. O curso também possibilita que o gestor desenvolva uma visão estratégica dos serviços, a partir de estudos sistemáticos e aprofundados da realidade administrativa do setor e de suas unidades produtivas.

Carga horária: 360 horas

Unidade
Infraestrutura
Salas de aula equipadas com data show, Lousa eletrônica, entre outros. Biblioteca especializada com acervo especifico na área de Gestão de Saúde, além do acesso a bases eletrônicas e internet. Laboratório de informática para atividades específicas.
Infraestrutura
Com área de 4.110 m², a unidade dispõe de auditório para 180 pessoas, seis laboratórios de informática, laboratório de hardware, além da biblioteca com livros e periódicos especializados e acesso à internet. A unidade possui também Centro de Inovação Microsoft.
Infraestrutura
Salas de aulas equipadas com lousas eletrônicas, projetor multimídia, flip chart, laboratório de informática; Biblioteca com acesso a Internet, bem como, acesso ao acervo on-line, biblioteca circulante (entre unidades do Senac).
Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:

1 – Faça o cadastro no Portal do Senac (www.sp.senac.br)
2 – Faça a sua inscrição na página do curso escolhido em “clique aqui para fazer sua inscrição on line”.
3 – Faça o pagamento da taxa de inscrição por boleto ou cartão de crédito, conforme sua escolha no momento da inscrição.
4 – Confirmado o pagamento, você receberá no e-mail cadastrado, a sua entrevista on-line.
5 – Responda a entrevista e nos envie por e-mail (postiradentes@sp.senac.br), anexando seu currículo para avaliação do coordenador.
6 – Para os aprovados, será enviado um e-mail contendo informações para acesso ao link de matrícula

Em qualquer momento, caso existam dúvidas quanto ao processo seletivo ou ao curso, entre em contato conosco através dos telefones 3336-2041 ou 3336-2039 ou e-mail postiradentes@sp.senac.br.

Etapas do Processo Seletivo

Inscrição on-line de 15/10/2014 até 25/03/2015, carta de intenções, análise curricular e entrevista mediante agendamento.

Número de Vagas: 35

Etapas do Processo Seletivo

1ª Etapa – Cadastre-se no portal do Senac e inscreva-se on-line no curso. Efetue o pagamento da taxa de inscrição através de boleto ou cartão de crédito, diretamente no ato de inscrição pelo portal Senac.

2ª Etapa – A comissão de seleção realizará entrevistas individuais com os candidatos e poderá solicitar o envio de currículo profissional para análise.

Realizada a inscrição dentro das condições propostas, a taxa de processo de ingresso (R$ 50,00) não será devolvida.

Pré-requisito indispensável: Ter ensino superior completo com data da colação de grau anterior ao início das aulas em 2017.

Número de Vagas: 30

 
Investimento
INVESTIMENTO: Em até 24 parcelas de R$ 588,59 por boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 1.177,17 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa. A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula. O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas. DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai, mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS Valor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 24 x R$470,87. DESCONTO PARA ASSOCIADOS AO CRF (Conselho Regional de Farmácia): 25% de desconto Valor da parcela para Associados CRF 24 x R$ 441,44. Parcerias também com o COREN (Conselho Regional de Enfermagem: 20% de desconto. Valor da parcela para associados ao COREN: 24 x R$ 470,87. DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso. Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos, empresas e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio aviso.24 parcelas de R$348,13* no boleto bancário ou 10% de desconto no pagamento à vista do valor total do curso. Valor total do curso: R$ 8.355,20. Solicite neste Campus/Unidade informações sobre outras formas de descontos institucionais. *Sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela/valor referente à turma em andamento. OBS: Não há taxa de matrícula.INVESTIMENTOEm até 28 parcelas de R$ 403,61 no boleto bancário ou em até 12 parcelas de R$ 941,75 nos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa.A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não haverá cobrança da taxa de matrícula.O boleto bancário referente a segunda parcela, ocorre somente no dia 20 do mês subsequente ao início das aulas.DESCONTO PARA COMERCIÁRIO: O benefício do Desconto Comerciário de 20% é concedido aos empresários, empregados e seus dependentes (pai,mãe, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros) de empresa e entidades contribuintes do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.DESCONTO DE 20% PARA APOSENTADOS E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOSValor da parcela para comerciários, para aposentados e pessoas acima de 60 anos: 28 x R$ 403,61.DESCONTO PONTUALIDADE E PAGAMENTO À VISTA: Com exceção da 1ª parcela, será concedido desconto de 3% para pagamento da parcela até o dia do vencimento ou 10% para pagamento à vista de todo o curso (valor total do curso R$ 11.301,00).Obs.: Consulte na unidade de interesse os descontos para ex-alunos,empresa e parceiros. Os descontos não são cumulativos. A política de descontos pode ser alterada a qualquer tempo, sem prévio.
OBS: “referente às turmas de 2017”.
Horário do Curso


Obs: Sujeito a alteração de datas.Turma 1
sábado: 08h-16h10
Início: 28/03/2015 Término: Dezembro de 2016

Obs: Aulas quinzenais e atividades virtuais e presenciais que fazem parte da carga horária do curso são oferecidas fora dos dias e horários regulares. Eventualmente poderão ter aulas semanais por conta de feriados e ajustes de cronograma.
Coordenador(es)Ana Beatriz C. B. Destruti e Susana Rosa Lopez Barrios
postiradentes@sp.senac.br / susana.rlbarrios@sp.senac.brCaroline Fernandes Diniz Neiva
possjriopreto@sp.senac.brRubens Vinha Junior e Cristiane Perez
rubens.vjunior@sp.senac.br / cristiane.rrperez@sp.senac.br
Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.


Corpo Docente da Área de Gestão:

Cristina de Araujo Lasevicius
Mestre em Administração dos Serviços de Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo e em Administração de Empresas pela Universidade Paulista. Experiência na área de ensino superior há 20 anos, tendo ministrado aulas em diversos cursos de graduação. Atuou como Enfermeira em hospitais públicos e privados e como fiscal no Conselho Regional de Enfermagem. Aprovada no IIIº Exame de Proficiência - Avaliador SBA/ONA. Atualmente é docente do curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz e no curso de Biomedicina, Gestão Hospitalar, Medicina e Nutrição na Faculdade das Américas e Professora dos cursos de pós-graduação lato sensu Gestão de Saúde e Gestão de Planos de Saúde, no Centro Universitário Senac.
  Curriculo Lattes
Susana Rosa Lopez Barrios
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1982), mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Saúde (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor do Centro Universitário Senac. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Sistemas de Saúde e Administração Hospitalar.
  Curriculo Lattes
Alexandra Bulgarelli do Nascimento
Doutoranda, Mestre, Bacharel e Licenciada pela Escola de Enfermagem da USP. Possui experiência em Gestão em Saúde no setor privado, nas áreas de: gestão de risco, clínica gerenciada, auditoria, gerenciamento de leitos hospitalares e gestão da assistência domiciliária e de instituições de longa permanência. Atua como consultora educacional e de serviços de saúde. Colabora com instituições de ensino superior como professora convidada e no Centro Universitário Senac como coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu de Gerenciamento em Enfermagem e de Gestão de Planos de Saúde, bem como dos cursos de extensão universitária em Auditoria Médico-Hospitalar e Auditoria em Enfermagem. Participa de projetos relacionados à otimização das redes de atenção à saúde (RAS); às necessidades em saúde; à análise do tempo de internação hospitalar, dos grupos de diagnósticos relacionados (DRG), das internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) e da viabilidade de alternativas assistenciais extra hospitalares sustentáveis, seguras e factíveis.
  Curriculo Lattes
Além de diversos professores especialistas em saúde.


Corpo Docente


O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, sem que isso interfira na qualidade do curso.
  Curriculo Lattes
Juliana Prado Ferrari Spolon
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA Executivo em Recursos Humanos pela UNIRP. Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP, docente titular há nove anos da Graduação e Pós-graduação do Centro Universitário de Rio Preto, docente titular da Pós-Graduação do SENAC SJR e docente convidada da Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua como consultora e assessora em Recursos Humanos, com ênfase em Administração de RH e Comportamento Organizacional atuando principalmente em treinamentos e desenvolvimento organizacional com habilidades em comunicação e relacionamento interpessoal.
  Curriculo Lattes
Elizabeth Abelama Sena Somera
Graduada em Pedagogia Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e LEtras de Moema (1974), atual Universidade Anhanguera- Habilitações: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional; Pós-Graduada Stricto Sensu: Mestrado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Marília (1999) e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Araraquara (2004). Atualmente é Diretora do Núcleo Pedagógico Educacional da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Docente dos Cursos de Especialização lato-sensu na área da Saúde (disciplinas: Didática; Metodologia da Pesquisa Científica). É Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar e de Docência do Ensino Superior e docente dos cursos de pós-graduação lato sensu do SENAC-São José do Rio Preto Preto (disciplinas EaD em Metodologia da Pesquisa e de Gestão Democrática e Desenvolvimento Profissional Docente). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Docência Universitária (Graduação e Pós-graduação), Gestão Escolar, Supervisão Clínica e Institucional em Psicopedagogia.
  Curriculo Lattes
Fernando Martins Silva
Mestre em Ciência da Informação - Universidade de Brasília, MBA em Administração Financeira - Fundação Getúlio Vargas, graduado em Ciência da Computação - Faculdades Integradas Riopretense, graduado em Direito - Universidade Paulista - UNIP. Atua como coordenador e docente em cursos de pós-graduação do Centro Universitário SENAC, unidade São José do Rio Preto. Foi professor adjunto da UNIP, campus São José do Rio Preto, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Atua na área da Ciência da Informação, Administração e Direito, com ênfase em Interdisciplinaridade, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Teoria Geral da Informação, Inteligência Competitiva, Gestão de Informações, Gestão de Processos e Processos Decisórios. Teve atuação profissional em empresas como TELESP, Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
  Curriculo Lattes
Rubens de Andrade Ribeiro Filho
Professor Universitário e Auditor Independente, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1982) e Pós-Graduação em Administração e Finanças pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (1992), leciona matérias ligadas a Finanças: Auditoria; Controladoria; Análise Financeira, Contabilidade Internacional e Avançada na Graduação e Auditoria, Controladoria e Governança Corporativa em Pós-Graduação. Encerrou os créditos do Mestrado em Controladoria e Finanças na PUC-SP.
  Curriculo Lattes
Caroline Fernandes Diniz Neiva
Enfermeira Formada na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP); Mestre em Ciencias da Saúde pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Especialista em Sáude da Família e Comunidade pelo Programa de Residencia Multiprofissional da UFSCar; Especialista em Enfermagem em Nefrologia pela FAMERP.

Corpo Docente

DINAH ELUZE SALES LEITE
Mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Engenheira Eletricista pela FAAP; MBA em Gestão Empresarial Avançada e Pós-Graduada em Gestão de Projetos pela FAAP. Carreira profissional empreendida em empresas multinacionais nos segmentos de eletroeletrônica e aeroespacial – nas quais atuou nas áreas de desenvolvimento tecnológico (atual), Estratégia de Tecnologias, Inteligência Competitiva, Estudos de Futuro, Gestão da Inovação, Gestão de Projetos, Administração de Contratos, Planejamento de Programas, Lean Manufacturing e Gestão do Conhecimento. Experiência como coordenadora da Pós-Graduação de Gestão Estratégica de Projetos na FAAP e professora das disciplinas Gestão de Projetos, Gestão de Custos e Indicadores de Desempenho, Gestão de Aquisições e Contratos, Gestão Estratégica da Inovação e Metodologia Científica.

JEMIMA DANIELA DIAS MORAES
Doutoranda em Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP; Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista - UNESP; Graduada em Farmácia pela Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP. Carreira profissional empreendida em empresa multinacional no segmento farmacêutico e de cosméticos. – na qual ocupou posição de Cientista nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e Processos de manufatura. Professora Universitária do curso de farmácia, lecionando as seguintes disciplinas: Cosmetologia, Farmacotécnica I e II, Homeopatia e Tecnologia farmacêutica.

RENATO HENRIQUE FERREIRA BRANCO
Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela FAAP. Possui certificação de Project Management Professional (PMP) emitida pelo Project Management Institute (PMI). Trabalhou em empresas de grande porte nos segmentos siderúrgico e aeroespacial, ocupando cargos técnicos e de liderança. Atualmente trabalha na área de gerenciamento de projetos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Também atua como professor em disciplinas relacionadas ao gerenciamento de projetos e empreendedorismo. Pesquisa e utiliza técnicas de design thinking e pensamento visual no gerenciamento de projetos. Também têm amplo conhecimento da Metodologia de Corrente Crítica para gerenciamento de projetos. Coautor da edição nacional do livro "Gestão de Projetos: Uma Abordagem Global" pela Editora Saraiva.

RUBENS VINHA JUNIOR
Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba; Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá; Bacharel em Administração pela Universidade Mackenzie de São Paulo; Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela FAAP e em Gestão Educacional pelo Instituto Claretiano. Carreira profissional empreendida em empresas nacionais e multinacionais no segmento farmacêutico e de cosméticos. – nas quais ocupou posições de liderança nas áreas de Manufatura, Logística, Qualidade / Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos e Gestão de Projetos. Black-Belt e Consultor na área de Lean Manufacturing, Seis-Sigmas, Qualidade, Gestão dos Riscos, Gestão Integrada, Validação e Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos.

VANUSA SALES ARAUJO ALVES
Bacharel em Administração de Empresas pela UNIP; Especialista em Gestão em Saúde pela UNIFESP; Especialista em Sistema de Gestão Integrada pelo Centro Universitário SENAC; Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela UNIFESP; Experiência na área de ensino superior, tendo ministrado aulas nos cursos de Pós Graduação nas disciplinas de Gestão da Qualidade na Saúde, Gestão por processos e Riscos na Saúde, Gestão por resultados e Manual da ONA (Organização Nacional de Acreditação); Possui experiência em Gestão em Saúde no setor privado, nas áreas de: Gestão da qualidade, Gestão de riscos, Gestão de resultados, Planejamento estratégico e Serviço de Atendimento ao Usuário; Atua como palestrante e consultora empresarial na Gestão Smart em Acreditação Hospitalar, ISO 9001 e ISO 14001 em Instituições de Saúde; Aprovada no XIII – Exame de Proficiência Avaliador SBA/ONA 2014; Atua como Lead Auditor em Acreditação Hospitalar na DNV GL – Bussiness Assurance; Atuou como Avaliadora do Prêmio Gestão Banas Qualidade ciclos: 2009 – 2010 – 2011; Atuou como Avaliadora do Prêmio PBQH (Prêmio Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) ciclo 2010.

ANITA ALEO
Formada em Administração pela FECAP - Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado, Pós-Graduada em Gestão de Marketing pela FAAP e Gestão Educacional pelo Instituto Claretiano. Possui mais de 18 anos em experiência em prospecção e relacionamento com o cliente, atuando na área comercial de diversos segmentos de mercado, dentre eles, indústria multinacional farmacêutica, empresa de importação e exportação, indústria química ecologicamente correta, educacional e serviços.

BRUNO GONÇALVES DA SILVA
Engenheiro Industrial pela Escola de Engenharia de São José dos Campos. Pós-Graduado em Comércio Exterior pela FAAP-SP. Possui certificação Green Belt em Six Sigma DMAIC pela J&J. MBA em Gestão de Negócios pela FGV-SP com certificação internacional pela Cranfield School of Management - UK. Auditor ISO 9000 credenciado pela Batalas. Carreira desenvolvida em empresas de grande porte multinacionais e nacionais dos setores de Consumo, Farmacêutico, Defesa e Equipamentos ocupando diversos cargos de gestão e liderança em áreas de Manufatura, Engenharia, Compras e Logística. Experiência internacional na realocação de unidades de manufatura e gerenciamento de equipes e projetos. Consultor de empresas para desenvolvimento de competitividade em Supply Chain. Atua como professor em cursos de Pós e MBA.

DEMIAN DE OLIVEIRA E ALVES
Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP (2010). Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela FMUSP (2013). Mestrando em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2016-) na linha de Epidemiologia das doenças, dos agravos à saúde e de seus determinantes. Trabalhou como médico preceptor em Medicina de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2013). Professor no curso de especialização em saúde da família pela Faculdade de Medicina do ABC e Secretaria de saúde de São Bernardo do Campo (2013) Supervisor do programa Mais Médicos em Carapicuíba pela Faculdade Santa Marcelina (2014) Tutor da Residência em Medicina de Família e Comunidade da FMUSP (2014-2015). Médico de Equipe de Saúde da Família em Unidade de Saúde Escola da FMUSP (2014-2015). Atualmente trabalha como Médico Programas Governamentais (Apoio Técnico à Estratégia de Saúde da Família) no Instituto Israelita de Responsabilidade Social (IIRS) da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) onde está com um projeto de Lean Six Sigma em andamento.

JOÃO CLAUDIO SEFFRIN
Engenheiro mecânico pela UERJ, mestrado pelo ITA e MBA pela USP possui carreira executiva empreendedora desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais de grande porte (Johnson & Johnson América Latina, Embraer, FNV – Engesa) nos setores de consumo, farmacêutico, dispositivos médicos, aeroespacial e automotivo. Possui uma profunda experiência em liderança de projetos de alta complexidade e inovação, integrando equipes multinacionais e multifuncionais de pesquisa e desenvolvimento, marketing, engenharia, qualidade e supply chain. Atualmente desenvolve projetos de consultoria e atua como professor de pós-graduação. Busca na inovação, tecnologia e pessoas o combustível para caminhos e resultados.

LÍLIA FIROOZMAND
Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Medicina Translacional. Mestra em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo – USP. Possui especialização em Acupuntura - FIRVAL. Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Possui treinamentos especializados no Canadá: Centre for Studies on Human Stress, Institut universitaire en santé mentale de Montréal; Lady Davis Institute for medical Research, McGill University. Participação em projetos de pesquisa no Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP, Faculdade de Medicina da USP, Instituto Butantan e Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Atua na área acadêmica. Sócia-Diretora da LAT&F Consultoria e Treinamento de Luxo, consultoria especializada em Educação Corporativa para Empresas públicas e privadas, no Brasil e na América Latina. Coordenadora de projetos na área de gestão da saúde e bem-estar profissional.

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pós em gestão de saúde sp, pós-graduação em gestão de saúde sp, pós em saúde sp, especialização em gestão de saúde sp, especialização em saúde sp, gerenciamento de estabelecimentos de saúde, administração hospitalar, curso de administração de saúde, curso de gestão de serviços de saúde.
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e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

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