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Pós-graduação

Criação de Imagem e Styling de Moda

Objetivo:
Preparar o profissional para atuar no ciclo de criação de imagem, desde a pesquisa, a definição de projetos e a produção até sua realização e finalização. Aborda pesquisa criativa, tendências de moda e comportamento, bem como história, cultura, estética e comunicação e marketing. Além disso, propõe a interação com outros campos profissionais como o design digital, a fotografia e as artes plásticas.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda do Senac supre a lacuna no currículo de cursos até então oferecidos, contemplando mais especificamente a concepção e a criação de imagem, que possibilite especializar a atuação no segmento. Privilegia o olhar crítico sobre o objeto em estudo, permitindo ao aluno compreender a moda como um universo além da realidade aparente.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho:
O profissional formado neste curso poderá coordenar e assessorar equipes de criação de imagem de moda para desfiles, editoriais fotográficos e compor grupos ligados a trabalhos de visual merchandising, desenvolvimento de produto, criação e design.

Panorama de mercado:
O stylist de moda é o profissional que comanda o ciclo de criação da imagem: da pesquisa, concepção e realização do projeto até a chamada pós-produção ou finalização, incluindo etapas de definição estilística e estratégias de criação. A demanda pela formação profissional, assim como a ampliação do campo de conhecimento e atuação em moda, cresceu rapidamente nos últimos cinco anos.

Atualmente, a moda aproxima seus parâmetros de criação e comunicação com os campos das artes plásticas, da fotografia, do design gráfico, do design digital e até mesmo da música. Na era da moda conceitual, designers de moda e estilistas deixam de ser os protagonistas. Outros personagens envolvidos na “construção da imagem” ganham espaço e extrema importância.

Dessa forma, faz-se necessário que a formação nesse campo se amplie e se integre a áreas como estética, comportamento, semiótica e marketing, e ainda estimule a criação da imagem em si, para além do produto.
Profissionais com graduação em Criação de Moda, Design de Moda e Negócios de Moda, além de stylists que já atuam no mercado e desejam sistematizar e ampliar seu campo de pesquisa e conhecimento, no sentido de formalizar e organizar a prática autodidata; figurinistas; produtores de moda; jornalistas de moda; produtores e profissionais de comunicação ligados a setores diversos; profissionais das áreas de marketing e visual merchandising; designers digitais; designers gráficos; fotógrafos; e diretores de arte interessados no campo da moda.
Pesquisa e Criação em Styling de Moda
Explora possibilidades e estratégias de pesquisas vinculadas à criação de imagem e enfatiza diferentes campos da cultura assim como as artes visuais, a literatura, o cinema e a música como referência e as imagens de moda como expressão de valores, costumes e modos de vida. Proporciona recursos para o desenvolvimento do potencial de criação e ampliação do repertório de pesquisa, por meio da abordagem de inter-relações e diálogos entre a criação, divulgação e mercado. Propõe uma prática ampliada da concepção de pesquisa de moda contemporânea que poderá ser aplicada a atividades como o styling, o design, a comunicação visual e a pesquisa de tendências
Teoria de Moda
Explora teorias interdisciplinares que abordam o campo de conhecimento da Moda, de maneira a fundamentar pesquisas e produções científicas vinculadas ao mesmo, em conexão com a área de criação de imagens. Apresenta aspectos da Modernidade, enfatizando as vertentes e os pilares fundadores do sistema da Moda. Explora as lógicas de funcionamento da Moda contemporânea proporcionando recursos fundamentais para o desenvolvimento introdutório da pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso.
Imagem e Marketing de Moda
Aborda as lógicas que permeiam as imagens ligadas à publicidade e ao marketing de Moda, com ênfase a partir da segunda metade do século XX. Enfatiza as relações da imagem com o contexto sócio-cultural e comportamental como parâmetros de análise de propostas e resultado. Explora a imagem de Moda vinculada à imagem de marca como canal de comunicação de conceitos, realçando e valorizando a importância do trabalho de styling neste processo.
Práticas Profissionais de Styling
Apresenta diversas práticas profissionais ligadas ao campo do styling de Moda, em especial aqueles relacionados às linhas de pesquisa do curso. Enfoca o trabalho de profissionais atuantes no mercado. Proporciona o conhecimento efetivo das práticas na área contemplada pelo curso, a partir da oportunidade de encontro entre profissionais e estudantes. Estimula o vínculo entre prática e produção teórica, a partir de reflexões posteriores às explanações dos profissionais convidados a se apresentar.
Pesquisa Conceitual e Produção Executiva
Aborda a atuação profissional ligada ao campo do styling nas fases da pesquisa conceitual e montagem de projetos, enfocando aspectos criativos, culturais, bem como os aspectos de ordem executiva, técnicas e financeiras. Explora o universo conceitual da imagem de Moda estimulando o potencial de criação através do desenvolvimento de projetos em diferentes áreas de atuação e da verificação de viabilidade, orçamento, entre outros aspectos da produção executiva.
Linguagem Multimída e Divulgação de Imagem
Abrange conhecimentos sobre diferentes linguagens e suportes de produção e divulgação de imagens de Moda. Oferece noções sobre as áreas de fotografia, de vídeo e de design digital. Enfatiza as interlocuções entre as linguagens técnicas e a produção de imagens de Moda. Investiga os suportes de divulgação da imagem na atualidade, entre eles a impressão, o audiovisual e as diversas interfaces da Internet.
Design e Comunicação Visual
Proporciona o conhecimento elementar dos campos do design gráfico e do design digital, estabelecendo diálogos entre a Moda e as referidas áreas. Enfatiza a percepção e exploração de diferentes linguagens visuais, ampliando o repertório para definição de conceito, método e projeto de criação e edição de imagens. Articula aspectos técnicos, conceituais e estéticos para o desenvolvimento de peças gráficas ou digitais.
Metodologia e Projetos de Pesquisa em Styling
Apresenta fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando ferramentas para que os grupos de alunos elaborem o projeto para o Trabalho de Conclusão de Curso. Aborda linhas metodológicas que possibilitam desenvolvimento de pesquisas, exercitando e estimulando a prática de pesquisa qualitativa e quantitativa ligadas ao objeto moda e ao campo de atuação do styling. Discute e fornece instrumentos de análise para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso
Styling para Imagem Fotográfica
Abrange o conhecimento teórico e prático do styling de Moda, enfocando o processo criativo e a concretização técnica do mesmo a partir da linguagem fotográfica. De cunho prático, resgata projetos idealizados e proporciona a experiência da cadeia organizacional do styling, desde a adequação do projeto à pós-produção da imagem de Moda, impressa ou digital. Proporciona ao aluno a experiência do trabalho em equipe, juntamente com fotógrafos e profissionais de beleza na produção de fotografias de Moda.
Consultoria de Imagem Pessoal
Aborda a prática profissional ligada à assessoria de imagem pessoal. Percorre os campos de pesquisa e análise estilística, estudo de cores, tipos físicos, edição e montagem de peças. Contribui para inserir o aluno no universo do trabalho de personal stylist / consultor de imagem, abordando aspectos desde o contato com clientes até a finalização do trabalho e definição de imagem. Enfoca a definição de roupas apropriadas a clientes específicos, levando em consideração a análise das características físicas e de estilo pessoal. Explora capacidades analíticas e estéticas do aluno para o desenvolvimento de padrões na composição da imagem. Exercita e estimula a criatividade e a capacidade de organização do trabalho com um todo.
Produção de Imagem e Figurinos
Apresenta a área de figurino e suas estratégias de criação e composição de personagens, bem como os diálogos com o campo da Moda. Busca construir uma reflexão sobre a dinâmica da Moda e sua inserção nos campos do cinema, da TV, do vídeo e do teatro. Proporciona recursos para o desenvolvimento do potencial de criação e atuação profissional na área, ampliando a compreensão das inter-relações entre as áreas. Desenvolve projeto que vincule as áreas do styling de Moda e do figurino.
Styling para Desfile
Aborda a prática profissional ligada aos desfiles e edição de imagens sob diferentes perspectivas estilísticas de trabalho. Apresenta e explora a importância da tradução das idéias de designers e marcas para o público especializado como jornalistas, compradores e críticos. Desenvolve capacidade de conhecimento das diversas etapas de trabalho e a interação junto a outros profissionais ligados a esta engrenagem. Estimula a capacidade de pesquisa no sentido de enriquecer as possibilidades de composição dos elementos de imagem integrantes dos desfiles.
 
   TOTAL
Proposta metodológica:
O curso inclui aulas teóricas e práticas, palestras, workshops e programa de orientação à pesquisa.

Trabalho de conclusão de curso:
Pesquisa, criação e desenvolvimento de projeto em área de preferência do aluno, acompanhado de monografia.
Pós-graduação lato sensu – Especialização em Criação de Imagem e Styling de Moda (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.
Taxa de inscrição:  R$ 50

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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