Curso Técnico

 

Técnico em Processos Fotográficos

Formato: presencial

Objetivo:
Capacitar profissionais para atuarem como fotógrafos em diversas modalidades da área, habilitando-os para o uso de equipamentos e acessórios, e mobilizando conhecimentos técnicos em iluminação, produção fotográfica, tratamento de imagens e linguagem específica.

Diferenciais:
O curso Técnico em Processos Fotográficos do Senac forma profissionais na área desde 2002, conferindo formação ampla para o aluno que queria ingressar na carreira de fotógrafo, a partir de um programa que desenvolve competências para o desempenho tanto da fotografia social (incluindo fotografia de casamento), quanto fotografia de estúdio, arquitetura, publicidade, retrato, entre outros.

O conteúdo, voltado ao empreendedorismo e gestão, permite ao aluno desenvolver competências para trabalhar como autônomo ou mesmo montar sua empresa/estúdio fotográfico. O programa é atualizado por profissionais atuantes no mercado e sua metodologia, focada em projetos, permite a vivência de situações reais do mercado de trabalho. Além disso, o aluno conta com uma biblioteca com acervo técnico para consulta.

Há a possibilidade de realização de estágio opcional para alunos a partir dos 18 anos de idade.

(Carga horária: 800 horas)
Portaria Senac/Geduc-SE nº 23/2010 de 02/08/2010, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 335, em 07/12/2010
Aplicação:
O profissional técnico em processos fotográficos elabora, produz, capta e trata imagens fotográficas utilizando a linguagem específica de cada área de atuação: fotografia social, fotojornalismo, arquitetura, natureza e paisagem, moda e publicidade. Pode atuar em estúdios e laboratórios digitais, jornais, revistas impressas e eletrônicas, agências, produtoras e bancos de imagem, entre outras opções.

Panorama de mercado:
Tendo em vista o crescimento e a diversificação das atividades ligadas ao segmento da Fotografia, que se encontra em amplo desenvolvimento e torna-se cada vez mais competitivo, o mercado vem exigindo profissionais com formação de nível técnico competentes para a produção, captação e tratamento de imagens. Esses profissionais devem ter amplo domínio dos processos de trabalho, com capacidade para propor soluções criativas para os mais variados problemas decorrentes da diversidade de situações, das atividades existentes e das constantes inovações tecnológicas que ocorrem no setor.
A profissão não é regulamentada, não havendo conselho regional. Entretanto, existem associações que dão apoio aos fotógrafos, como: Abrafoto - Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade, Arfoc - Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos, CBF - Confederação Brasileira de Fotografia, entre outros.
O projeto de lei que visa regulamentar a profissão de fotógrafo, exigindo diploma de nível superior aos profissionais da área, foi arquivado em 31/1/2011. A oferta do curso técnico em processos fotográficos está prevista na regulamentação nacional e estadual, de modo a atender a legislação educacional vigente.
Pré-requisitos
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: estar cursando o 2º ano do ensino médio
Proposta metodológica
- Aulas expositivas com estudos de casos e proposição de problemas;
- Saídas fotográficas;
- Exercícios práticos, durante as aulas, para fixação dos conceitos;
- Pesquisas de referências bibliográficas;
- Contato com empresas e especialistas da área;
- Visitas técnicas, trabalho de campo e atividades em laboratório
Há a possibilidade de realização de estágio opcional para alunos a partir dos 18 anos de idade.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

- Àquele que concluir com aprovação o módulo 1 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente de Fotografia, com validade nacional.

- Àquele que concluir com aprovação o módulo 2 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Fotógrafo Social e Fotojornalismo, com validade nacional.

- Àquele que concluir com aprovação o módulo 3 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Fotógrafo de Arquitetura, Natureza e Paisagem, com validade nacional.

- Àquele que concluir com aprovação o módulo 4 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Fotógrafo de Moda e Publicidade, com validade nacional.

- Àquele que concluir, com aprovação, todos os módulos que compõem a organização curricular deste Plano de Curso e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Processos Fotográficos, com validade nacional
Para a realização dos exercícios práticos é necessário possuir câmera fotográfica DSRL, flash compatível e demais acessórios. Caso o aluno tenha interesse, poderá solicitar orientação à coordenação do curso sobre o modelo adequado. Candidatos a bolsas de estudos deverão solicitar informação sobre equipamentos junto ao setor de assistência social da unidade.
- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).
CPF (apresentação do documento).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas através do portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.
 


Assista ao vídeo

  Unidades do Senac
 
Tags
curso de fotografia, iluminação em fotografia, iluminação fotográfica, produção fotográfica, tratamento de imagens, linguagem fotográfica, curso de fotografia social, curso de fotojornalismo, fotografia de arquitetura, fotografia de natureza, fotografia de paisagem, curso fotografia de moda, fotografia em publicidade, curso de empreendedorismo na fotografia, técnico em fotografia, tecnico em fotografia, curso de fotografia profissional, formação em fotografia, Senac, curso de fotografia sp,
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.