Cursos Livres

Estratégias de Captação de Recursos para Projetos Culturais

Prepara o aluno para desenvolver estratégias adequadas de captação de recursos para projetos culturais, ampliando as possibilidades de viabilizá-los financeiramente.
No curso, o aluno compreende a prática de financiamento à cultura, as fases do processo de captação, a cultura como estratégia de comunicação e foco de investimentos sociais privados, as diversas estratégias utilizadas e como desenvolver proposta de patrocínio.

Carga horária: 27 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso Livre Estratégias de Captação de Recursos para Projetos Culturais

Mercado de Trabalho

A busca por patrocínios empresariais, por meio da utilização de leis de incentivo fiscal, e a inscrição em editais públicos de financiamento são as duas possibilidades mais utilizadas no mercado para a viabilização de projetos culturais. Os investimentos vêm crescendo, mas trilhar o caminho de acesso aos recursos financeiros ainda é uma tarefa árdua para a maioria dos profissionais e artistas da cultura.
Nesse sentido, este curso contribui para aperfeiçoar o profissional e ampliar suas possibilidades de conseguir recursos financeiros no mercado. Para isso, além do conteúdo instrumental, aborda o cenário atual dos investimentos empresariais em cultura e como eles vêm sendo cada vez mais utilizados como ações integrantes das estratégias de comunicação e marketing das empresas e marcas.


Público-alvo

Profissionais da área da cultura que queiram desenvolver habilidades em captação de recursos para projetos culturais.

Método

O curso Estratégias de Captação de Recursos para Projetos Culturais abrange aulas teóricas e práticas, atividades individuais e em grupo, estudo de casos, apresentação e discussão de vídeos.


Programa

- Histórico do financiamento à cultura: do mecenato ao investimento social privado.
- Relação das empresas e marcas com o consumidor na era digital.
- A cultura como ferramenta para o desenvolvimento de ações de comunicação e marketing.
- Fases do processo de captação de recursos.
- Desenvolvimento e apresentação de uma proposta de patrocínio.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.