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Vendas: Prospecção de Clientes

Capacitar profissionais para elaborarem um plano de identificação e atração de potenciais clientes, por meio de técnicas específicas da área de vendas e marketing, abrangendo as vendas empresariais e varejistas.

O curso foca em estratégia de negócio, comunicação e marketing, para além do habitual currículo de negociação e venda, como forma de diferenciar o profissional no mercado.


Carga horária: 16 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso de vendas - prospecção de clientes

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso estará apto a:
- Atuar no mercado, de forma diferenciada, nas vendas varejistas e nas vendas empresariais, identificando e aprofundando as diferenças existentes.
- Realizar pesquisas técnicas específicas, visando à prospecção de clientes nas vendas empresariais.
- Realizar pesquisa de mercado nas vendas varejistas para avaliar as formas de atratividade da loja.
- Aplicar técnicas de vendas adequadas ao visitar os prospects identificados no mailing.
- Realizar vendas aplicando técnicas e estratégias de negociação, com vistas a obter resultados eficazes, assegurar retornos positivos e superar as expectativas.
- Desenvolver estratégias apropriadas aos tipos de clientes identificados, considerando suas características e necessidades individuais.

Panorama de mercado
A forte concorrência entre os produtos de consumo provocam mudanças na concepção gerencial, e percebe-se nas empresas a busca pelo equilíbrio entre a oferta e a demanda.

O foco, até então meramente administrativo, passa a exigir dos gestores análise, planejamento, organização e controle de suas atividades. A preocupação com as necessidades e desejos do consumidor torna-se fundamental e necessária à sobrevivência das empresas. Afinal, com o aumento da concorrência, como as empresas vão captar e prospectar mais clientes?

Diante desse quadro, são necessárias medidas para a estruturação de prospecção dos clientes, para que a empresa possa maximizar seus resultados em um cenário concorrido e complexo.

Público-alvo

Profissionais das áreas de marketing e vendas, do comércio e da indústria que necessitem se aprofundar no tema de prospecção de novos clientes.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê discussões, dinâmicas e exposições dialogadas que possibilitem ao participante compreender as práticas de identificação de clientes potenciais e elaboração de estratégias para a atração de clientes, segundo sua segmentação.


Programa

- Marketing, vendas e a importância da venda pessoal;
- Comportamento dos clientes aplicado ao consumidor;
- Avaliando o mercado e definindo foco para prospecção em vendas;
- Aplicação das técnicas de vendas desde abordagem ao fechamento de venda, tanto no mercado empresarial como varejista;
- Administração do território na venda empresarial e a atratividade no mercado varejista;
- O empreendedorismo aplicado às vendas;
- Implantação de um plano de atração de novos clientes.


Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

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