Cursos Livres

Gestão do Prontuário do Paciente

Objetivo
Desenvolver o participante para atuar na organização e gestão dos serviços de armazenamento e utilização de prontuários médicos de organizações hospitalares e de medicina diagnóstica - Serviço de Arquivo Médico e Estatística - realizando o controle e a classificação das informações relacionadas aos pacientes, garantindo a segurança e eficiência do processo, observando os princípios éticos e aspectos legais.

Carga horária: 16 horas

Pré-requisito
Graduados ou graduandos em áreas relacionadas à gestão ou assistência em organizações de saúde.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: graduado ou estar cursando ensino superior

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Conhecer a organização hospitalar do ponto de vista administrativo, reconhecendo a importância da gestão dos dados dos pacientes por meio do armazenamento e utilização das informações com eficiência e segurança.
- Discutir os processos de digitalização de prontuários, conhecendo as principais tecnologias envolvidas no armazenamento, controle e busca de informações, visando à construção de uma base digital desses documentos.
- Conhecer a organização de dados clínicos sob o ponto de vista de gestão da informação e os principais meios e processos para sua aquisição, armazenamento e análise, compreendendo os tipos de dados envolvidos na avaliação do paciente e os principais indicadores que devem ser analisados.
- Conhecer os princípios éticos e aspectos legais que envolvem o armazenamento físico e digital dos prontuários do paciente, a fim de mantê-los atualizados quanto à legislação, no que se refere à segurança das informações dos pacientes.

Panorama de mercado
Nas últimas décadas, a crescente incorporação de novas tecnologias pelo segmento hospitalar e de medicina diagnóstica, como resultado do desenvolvimento técnico-científico e do avanço na informática, entre outros fatores, aliados à exigência de preservar os princípios da ética e do respeito ao ser humano, evidenciou a necessidade de profissionalização da gestão na área da saúde. Sensível a essa necessidade, o Senac São Paulo oferece o curso de Gestão do Prontuário do Paciente, buscando favorecer e contribuir para a eficiência e qualidade na gestão das informações de saúde nos hospitais e organizações de medicina diagnóstica.


Público-alvo

Profissionais que atuam ou pretendam atuar no Setor de Arquivo Médico e Estatística(Same) de hospitais, clínicas, laboratórios e outras organizações de saúde.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê a discussão conceitos e aplicações da gestão do prontuário do paciente. Também serão realizados exercícios, simulações e discussão de casos.


Programa

- Conceitos fundamentais de Saúde, Sistema de Saúde, Organizações de Saúde e Organização Hospitalar.
- Composição e organização do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (normas técnicas de construção e de funcionamento).
- Estruturação do prontuário e impacto das novas tecnologias na sua organização. Digitalização de prontuário x prontuário eletrônico.
- Organização do Same - recursos, pessoas e insumos.
- Estatística no Same - conhecimento epidemiológico.
- Aspectos éticos e legais de guarda e manuseio de prontuários.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de gestão do prontuário do paciente so, curso gestão do prontuário do paciente do senac, qualidade na gestão das informações de saúde, serviços de armazenamento de prontuários médicos, utilização de prontuários médicos, Serviço de Arquivo Médico e Estatística SAME, digitalização de prontuário, prontuário eletrônico, Senac.