Curso Livre

 

Auxiliar de Secretaria Escolar

Objetivo
Capacitar profissionais que possam contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela secretaria escolar, atendendo com qualidade a diretoria, os alunos, professores e pessoal técnico/administrativo.
(Carga horária: 180 horas)
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Realizar procedimentos administrativos de secretaria escolar, atendendo à legislação educacional e às normas internas da instituição, de modo a garantir o registro e a disponibilidade das informações, a autenticidade e a guarda dos documentos relativos à vida escolar dos alunos, reconhecendo-se como agente educacional.
- Planejar e gerir sua carreira, analisando o mundo do trabalho, suas transformações, seus impactos, riscos e oportunidades e relacionando-os com o próprio desenvolvimento profissional, a fim de tomar decisões fundamentadas e proporcionar uma atuação estruturada, ética, consciente e com maiores possibilidades de sucesso.
- Comprometer-se profissionalmente de forma sustentável, considerando os princípios do empreendedorismo, da ética, da cidadania e da qualidade de vida a fim de imprimir um diferencial competitivo em sua profissão.

Panorama de mercado
A função do auxiliar administrativo de secretaria escolar faz parte dos serviços de apoio educacional ao secretário escolar, abrangendo as atribuições requeridas pela legislação educacional e pelas normas institucionais.

Apesar de o cargo ser obrigatório em qualquer instituição de ensino, faltam profissionais preparados para colaborar nas atividades de rotina da secretaria escolar, com visão ampla sobre a importância de seu papel e suas possibilidades de ascensão profissional. Este é o foco do curso.
Pré-requisitos
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo.

É desejável que o candidato possua conhecimentos elementares de Informática para acesso à Internet e preenchimento de planilhas eletrônicas.

Público-alvo
Profissionais que atuam ou que pretendem atuar em secretaria escolar de instituições de educação básica e profissional, públicas e privadas.
Proposta metodológica
O curso estimula a reflexão e o desenvolvimento de competências profissionais, por meio de discussão de casos, debates, jogos e vivências, simulações, proposição de problemas, discussão de vídeos, entrevistas com profissionais, visitas a escolas, entre outras atividades que requeiram a participação ativa dos alunos e estimulem a crítica, a criatividade e a tomada de decisões.
- Atitude sustentável, ética e cidadã.
- Qualidade de vida no mundo do trabalho: autocuidado e legislação trabalhista.
- A importância do autoconhecimento, do marketing pessoal e da rede de relações para o desenvolvimento pessoal e profissional.
- Empreendedorismo: atitude empreendedora, principais características do empreendedor e formas de empreender.
- A secretaria escolar e o papel do auxiliar administrativo no contexto da instituição educacional: estrutura e funcionamento do sistema de ensino, órgãos específicos e princípios da educação.
- Legislação educacional e normas institucionais: pesquisa, aplicação e informações.
- Procedimentos administrativos de secretaria escolar: planejamento administrativo, documentos e registros escolares, arquivos físicos e eletrônicos, controles financeiros.
- Qualidade na secretaria escolar: organização do ambiente, fluxo de informações e documentos, atendimento aos alunos, seus responsáveis, professores e equipe técnica - administrativa.
- Relações e diferenças entre trabalho e emprego.
- O mundo do trabalho e suas principais transformações.
- Modalidades de carreira e de vínculos trabalhistas – aspectos legais para os mercados formal e informal.
- Postura ética nas relações de trabalho.
- Desenvolvimento pessoal e profissional: planejamento de metas, avaliação e formação continuada.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 





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