Curso Livre

 

Confeccionador de Bijuterias

Objetivo
Capacitar o profissional a comprometer-se profissionalmente de forma sustentável, considerando os princípios do empreendedorismo, da ética, da cidadania e da qualidade de vida, a fim de imprimir um diferencial competitivo em sua profissão. Criar, montar e comercializar bijuterias utilizando materiais, técnicas e acabamento diversificados, atribuindo à peça diferencial estético e em sintonia com as tendências de moda a fim de atender às necessidades do mercado, de maneira sustentável em relação ao negócio e ao meio ambiente.
(Carga horária: 160 horas)
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado neste curso estará apto a definir o público-alvo, pesquisando suas necessidades atuais e as tendências que melhor se adaptam a elas para produzir peças adequadas a ele.
- Escolher os materiais adequados às peças que serão produzidas e usá-los criativamente, interpretando as tendências e produzindo peças de qualidade.
- Desenhar a coleção, definindo os modelos a serem produzidos de forma a garantir a variedade necessária de peças e a otimização de recursos.
- Determinar o custo das peças valendo-se de fichas técnicas a fim de precificá-las corretamente.
- Realizar montagem, finalização e acabamento das bijuterias, utilizando técnicas e ferramenta pertinentes.
- Organizar mostruários, valendo-se de técnicas de demonstração de produtos, embalando e codificando as peças de modo a facilitar sua venda.
- Buscar posicionamento ético e sustentável, compreendendo a interatividade entre o homem e o meio e sua influência na qualidade de vida, a fim de exercer seu papel como profissional e como cidadão.
- Investir o desenvolvimento pessoal e profissional, analisando suas potencialidades e os aspectos a serem melhorados, a fim de favorecer sua autoestima e se tornar compatível com as exigências do desempenho profissional no mundo do trabalho.
- Adotar atitude empreendedora, reconhecendo as características do empreendedor e dos tipos de negócios possíveis, a fim de visualizar projetos inovadores.

Panorama de mercado
O mercado de bijuterias sobrevive inclusive a épocas de crise econômica, pelo simples fato de as consumidoras manterem forte ligação emocional com as peças. A bijuteria é quase um item obrigatório em qualquer produção. O que antes era um coadjuvante, um complemento de um visual, hoje é, muitas vezes, personagem principal de uma produção. O acessório passou a ser o elemento transformador da moda, dando o tom do visual (clássico, moderno, casual, chic), sem falar nas inúmeras possibilidades de seu uso, como na customização de bolsas e calçados, moda praia, lingerie etc.
O negócio movimenta hoje milhões de dólares no Brasil e não exige altos investimentos, nem tecnologias sofisticadas.
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade mínima: ensino fundamental 2 incompleto.
É necessário ser alfabetizado (ter habilidade de leitura e de cálculo básico – adição, subtração, multiplicação e divisão).

Público-alvo
Pessoas interessadas em uma profissão na área de moda ou em aumentar sua renda por meio da confecção de acessórios criativos e de qualidade.
O curso privilegia a prática com exposições dialogadas, exercícios de criação, pesquisas de mercado, trabalhos em grupo, desfiles em classe, criação de murais e portfólio, visando ao desenvolvimento do processo criativo do aluno, que o ajudará na criação de sua coleção de acessórios.
• Atitude sustentável, ética e cidadã no mundo do trabalho.
• Qualidade de vida e meio ambiente.
• A importância do marketing pessoal para o sucesso profissional.
• Valorização da atitude cidadã.
• Legislação trabalhista.
• Perspectivas profissionais - autoconhecimento e apresentação pessoal.
• Atitude empreendedora e principais características do empreendedor.
• Tipos de empreendedor: social, negócios, intra-empreendedor.
• História e tendências da moda e da bijuteria: a importância da ampliação do repertório na criação de uma identidade própria.
• Harmonia das cores: como usar as cores a favor da coleção criada.
• Bijuterias: padronização de medidas e formas.
• Bijuterias: como usar.
• A importância da identidade visual na criação de uma coleção.
• Materiais e matérias-primas: compra e uso.
• Mostruários, custos, preço e vendas.
• Público-alvo, varejo e atacado.
• Processo criativo: as técnicas e os materiais para além do óbvio.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Para a realização do curso é necessária a compra de materiais que serão utilizados no decorrer do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra dos itens.

Material: Alfinetes de cabeça níquel; Alfinetes de cabeça latão; Alfinetes de cabeça ouro; Argolinha de montagem níquel; Argolinha de montagem latão; Argolinha de montagem latão – 07; Argolinhas para montagem ouro -07; Argolinha de montagem niquel – 08; Argolinha de montagem latão – 08; Argolinhas pata montagem ouro – 08; Caneca níquel; Caneca latão; Caneca ouro; Fecho lagosta niquel - 10mm; Fecho lagosta latão - 10 mm; Fecho lagosta ouro –10mm; Entremeios de 3 saídas níquel; Entremeios de 3 saídas latão; Entremeios de 3 saidas ouro; Terminal nylon tips niquel; Terminal nylon tips latão; Terminal nylon ouro; Fixador niquel 5mm; Fixador latão 5mm; Fixador ouro 5mm; Terminais para fios e couros niquel / latão / ouro; Tulipas niquel / latão / ouro tamanhos variados; Mosquetão chaveiro niquel / ouro; Mosquetão chaveiro latão; Pino de brinco niquel / ouro; Tarracha niquel / ouro; Entremeios pequenos niquel / latão / ouro; Entremeios metal niquel / latão / ouro; Entremeios madeira tamanhos variados; Bolas de metal niquel/ ouro; Cordão de pérolas nº8; Cordão de pérola n°12; Contas de acrilico tam. 4,6,10 e 16; Cordão encerado cores tendência; Cordão de algodão cores tendência; Cordonê nylon; Fio nylon 40; Fio de camurça cores variadas; Fio de silicone 50; Fita de organza preta / rosa; Fio de alpaca ou arame níquel / ouro/ latão; Strass sortidos -pacotes tamanhos variados de acordo com a base para colagem; Corrente niquel/ latão / ouro 04 x 03 mm; Corrente niquel / níquel / ouro 13 x 09 mm; Corrente niquel / latão / ouro 01 x 01 mm; Miçangas (cores tendência); Anzol latão; Anzol níquel; Anzol ouro; Cordão de couro trançado roliço grosso; Base para broche; Peça para colagem de strass; Passador de anel 2 furos latão/ ouro/ níquel; Cabide 3 e 4 furos; Palito pega strass; Pingentes franja marrom / preto; Fita de cetim preta; Fita de veludo preta; Fio de cascalhos cores variadas; Cola para strass individual; Ponteiras niquel /latão /ouro tamanhos variados; Pingentes niquel /latão / ouro tamanhos variados; Contra pinos - 50 níquel / latão/ ouro; Argolas grandes niquel/ latão /ouro; Miçangões cores tendencia; Vidrilhos cores tendencia; Canutilhos cores tendencia; Penas coloridas; Gola de renda; Tesoura ponta fina; Fita métrica; Agulha de costura; Pistola de cola quente; Alicate (corte/ bico redondo / chato); Cola de bijuteria para couro, metal e pedra.

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 





  Unidades do Senac

Eventos relacionados à área


3º Encontro de Conhecimento Integrado: empreendedorismo, inovação e mercado de trabalho
Tags
curso de confeccionador de bijuterias sp, curso de confeccionador de bijuterias do senac sp, curso de designer de bijuterias sp, curso de criação de bijuterias sp, curso de montagem de bijuterias sp, curso de criação e montagem de bijuterias do senac, confecção de acessórios de bijuteria, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade