Curso Livre

 

Técnicas de Trabalho do Copeiro

O participante aprende técnicas para atuar como copeiro em empresas, restaurantes, residências, hospitais e outros estabelecimentos. Também adquire conhecimentos relacionados a higiene e apresentação pessoal, ética profissional, montagem de coffee break e organização de serviços de café para reuniões.

O curso se destaca por sua aplicação prática. Dá-se oportunidade ao aluno para treinar as técnicas e refletir sobre elas, de modo a tornar-se um profissional crítico, autônomo e alinhado com questões fundamentais da atualidade.

(Carga horária: 15 horas)
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Executar corretamente o serviço de alimentos e bebidas, a partir da utilização de técnicas adequadas de limpeza, organização e realização do trabalho, a fim de garantir a eficiência e o padrão de qualidade esperado do profissional.
- Portar-se com discrição e elegância, atentando para a apresentação, higiene pessoal, postura e atitude ética, a fim de não causar constrangimentos e não interferir no andamento das atividades cotidianas de quem está sendo servido.
- Identificar, limpar e utilizar os principais materiais e utensílios de forma adequada, organizando o local de trabalho, a fim de facilitar a execução do serviço.
- Executar diferentes serviços de alimento e bebidas, utilizando técnicas específicas para cada um deles, a fim de atender às necessidades de quem está sendo servido.

Panorama de Mercado
O mercado de alimentação no país movimentou R$ 65 milhões em 2009 e tem previsão de crescimento de 7% até 2013, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia). Além disso, atualmente compreende cerca de 2 milhões de estabelecimentos e gera em torno de 6 milhões de empregos no setor, com forte tendência de crescimento para os próximos anos.

É nesse contexto que se insere a importância do copeiro: profissional que pode atuar em residências, empresas, hotéis e restaurantes e, atualmente, em hospitais. O copeiro bem treinado é importante para o serviço de alimentos e bebidas, pois além de executar o trabalho com mais rapidez, ainda terá cuidado com a apresentação dos alimentos e com a segurança alimentar dos clientes. É a certeza de que o alimento que sai da copa chegará à mesa com os devidos cuidados de higiene.

O copeiro tem de ter o dom do serviço. O senso de hospitalidade deve permear todo o trabalho do copeiro. Discrição, postura profissional ética, elegância, boa apresentação, confiabilidade são características necessárias ao profissional. É fundamental a busca pelo constante aprimoramento, Manter-se atualizado e interessado nas novidades da área também é fundamental.
Pessoas interessadas em ingressar na área de serviços de alimentos e bebidas.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: Alfabetizado
O curso prevê exposições dialogadas com o apoio de slides, apresentação e discussão de filmes, visitas técnicas, realização de pesquisas, resolução de situações-problemas e análise de casos.
- Apresentação pessoal, comportamento e atitude profissional do copeiro.
- Preparação do local de trabalho (mise-en-place).
- Serviço de alimentos e bebidas.
O Senac oferece o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
O Senac São Paulo se compromete com o desenvolvimento e a capacitação de pessoas para as áreas de turismo, gastronomia e hotelaria, desde o início da década de 1950, com tradição na oferta de um itinerário de estudos completo para formação de: garçons, copeiros, maîtres, bartenders, baristas, sommeliers e gestores de alimentos e bebidas. O portfólio do Senac inclui cursos de formação inicial e continuada, contribuindo para que o aluno agregue as competências requeridas de acordo com sua trajetória de desenvolvimento profissional ou segmentos de interesse específico.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 





  Unidades do Senac

Eventos relacionados à área


Workshop: Master Class em Vinhos Americanos


Palestra: Trabalho a Bordo de Cruzeiros Marítimos
Tags
curso de copeiro sp, curso para copeiro sp, técnicas de copeiro, curso técnicas de trabalho do copeiro do senac, trabalho do copeiro, copeiro em empresas, copeiro em restaurantes, copeiro em residências, higiene do copeiro, apresentação pessoal do copeiro, montagem de coffee break, organização de serviços de café para reuniões, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade