Cursos Livres

Controle de Qualidade Aplicado a Medicamentos

Este curso aperfeiçoa o profissional para executar e registrar as análises de controle de qualidade de medicamentos, segundo as Boas Práticas de Laboratório (BPL) e utilizando metodologias recomendadas, com o intuito de manter e garantir a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos.
Assim, o curso prepara o aluno para atuar, com excelência, na organização da área destinada aos ensaios de controle de qualidade e adequação das condições do laboratório, para evitar erros e promover agilidade do processo; na realização de análises laboratoriais em conformidade com as Boas Práticas de Laboratório e normas regulatórias; e no registro de documentos específicos e arquivamento dos resultados das análises em local adequado, para possibilitar a rastreabilidade das análises executadas.

Carga horária: 24 horas

Pré-requisito
É interessante que o candidato apresente conhecimentos básicos relacionados ao tema, por meio de experiência profissional ou cursos correlatos.

Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando 3º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho
O controle de qualidade é um departamento que realiza um conjunto de atividades com a função de executar os ensaios necessários e de assegurar os resultados analíticos relevantes e confiáveis, a fim de liberar os produtos para comercialização de acordo com a qualidade pré-estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa visando, assim, prevenir riscos à saúde da população.

Nesse setor são realizados os ensaios analíticos ou análises que têm por objetivo avaliar as características físicas, químicas e microbiológicas das matérias-primas, embalagens, produtos em elaboração e produtos acabados.
Desta forma, a verificação da conformidade das especificações deve ser vista como um requisito necessário para a garantia da qualidade, segurança e eficácia do medicamento e não somente como exigência regulatória.


Público-alvo

Técnicos em farmácia e química, formados ou em formação, e profissionais que atuam no setor de controle de qualidade de medicamentos.

Método

Este curso abrange exposições dialogadas, simulações e demonstrações, além de atividades laboratoriais individuais e em grupo.

Programa

- Procedimentos para os ensaios de controle de qualidade de medicamentos.
- Utilização, demonstração e prática de ensaios:
- Físicos: granulometria de pós; uniformidade de peso e volume; dureza; friabilidade;
desintegração; características organolépticas;
- Físico-químicos: determinação de pH, titulometria, viscosidade, dissolução;
- Determinação de características físicas de matérias-primas e produtos acabados.
- Procedimentos de análises microbiológicas: apresentação de ensaios rotineiros na contagem e identificação dos micro-organismos patogênicos viáveis (UFCs).
- Procedimentos para execução das Boas Práticas Laboratoriais BPL.
- Normas regulatórias e a legislação vigente.
- Organização e registro das análises laboratoriais para a rastreabilidade das análises.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Lista de Materiais

- Avental branco de manga longa.- Avental branco de manga longa.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso controle de qualidade aplicado a medicamentos sp, curso controle de qualidade aplicado a medicamentos do senac, análise de controle de qualidade de medicamentos, qualidade de medicamentos, segurança de medicamentos, controle de qualidade de medicamentos, ensaios de controle de qualidade de medicamentos, Boas Práticas Laboratoriais BPL, Boas Práticas de Laboratório BPL, Senac.