Curso Livre

 

Controle de Qualidade Aplicado a Insumos Farmacêuticos

Objetivo
Aperfeiçoar o profissional para executar e registrar as análises de controle de qualidade dos insumos farmacêuticos, segundo as Boas Práticas de Laboratório (BPL), utilizando metodologias preconizadas com o intuito de manter e garantir qualidade, eficácia e segurança dos insumos farmacêuticos.

(Carga horária: 20 horas)
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Organizar a área destinada aos ensaios de controle de qualidade e adequar condições do laboratório, conforme premissas e normas regulatórias, com vistas a evitar erros e promover agilidade do processo.
- Realizar análises laboratoriais em conformidade com as Boas Práticas de Laboratório e normas regulatórias a fim de garantir a qualidade, eficácia e segurança dos insumos farmacêuticos.
- Registrar em documentos específicos e guardar em local adequado os resultados das análises, respeitando indicações presentes nas normas regulatórias, com a finalidade de possibilitar a rastreabilidade das análises executadas.

Panorama de mercado
A cadeia de fabricação dos medicamentos quase sempre começa fora do país, com a importação dos insumos farmacêuticos, ou seja, as matérias-primas. Até que sejam expostos na prateleira, os produtos passam por diversas e delicadas etapas. Qualquer erro é capaz de pôr em risco todo o trabalho de controle de qualidade. Neste quesito, o controle sobre os insumos farmacêuticos deve ser rigoroso por representarem o início da cadeia produtiva da indústria farmacêutica ou farmácia de manipulação. Com essa preocupação, existe um setor que controla os insumos farmacêuticos, ou seja, o controle de qualidade.
Os ensaios de controle de qualidade têm por objetivo avaliar as características físicas, químicas e microbiológicas das matérias-primas, embalagens, produtos em elaboração e produtos acabados. Assim, a verificação da conformidade das especificações deve ser vista como um requisito necessário para a garantia da qualidade, segurança e eficácia do produto e não somente como exigência regulatória.
É interessante que o candidato apresente conhecimentos básicos relacionados ao tema, por meio de experiência profissional ou cursos correlatos.

técnicos em farmácia e química, formados ou em formação, e profissionais que atuam no setor de controle de qualidade de insumos farmacêuticos.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando 3º ano do ensino médio
Proposta metodológica
O curso prevê exposições dialogadas, simulações e demonstrações, além de atividades laboratoriais individuais e em grupo.
- Procedimentos para análise de controle de qualidade físico-química e microbiológica de insumos farmacêuticos.
- Utilização, demonstração e prática de ensaios: Físico-químicos: ponto de fusão, solubilidade, titulometria, medição de pH, densidade, índice de refração, rotação óptica, métodos instrumentais; Determinação de características físicas de matérias-primas e produtos acabados.
- Procedimentos de análises microbiológicas: apresentação de ensaios rotineiros na contagem e identificação dos microorganismos patogênicos viáveis (UFCs).
- Procedimentos para execução das Boas Práticas Laboratoriais - BPL.
- Normas regulatórias e a legislação vigente.
- Organização e registro das análises laboratoriais para a rastreabilidade das análises.
O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
Indicações bibliográficas:
- COMISSÃO PERMANENTE DE REVISÃO DA FARMACOPÉIA BRASILEIRA (CPRFB). Farmacopéia brasileira. 4 ed. Volume I e II. São Paulo: Atheneu, 2005.
- GIL, E. S. Controle Físico-Químico de Qualidade de Medicamentos. 2 ed. São Paulo: Pharmabooks, 2007.
- GIL, E.; BRANDÃO, A. L. A. Excipientes: suas aplicações e controle físico-químico. 2. ed. São Paulo: Pharmabooks, 2007.
- MASTROENI. M. F. Biossegurança aplicada a laboratórios e Serviços de saúde. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2005.
- PINTO, T. de J.; KANEKO, T. M.; OHARA, M. T. Controle Biológico de qualidade de produtos farmacêuticos, correlatos e cosméticos. São Paulo: Atheneu, 2000.
- SANTORO, M. I. R. M. Introdução ao controle de qualidade de medicamentos. São Paulo: Atheneu, 1988.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 





  Unidades do Senac
Tags
curso controle de qualidade aplicado a insumos farmacêuticos sp, curso controle de qualidade aplicado a insumos farmacêuticos do senac, análise de controle de qualidade de insumos farmacêuticos, qualidade de insumos farmacêuticos, segurança de insumos farmacêuticos, controle de qualidade de insumos farmacêuticos, controle de qualidade de matéria-prima, ensaios de controle de qualidade de insumos farmacêuticos, Boas Práticas Laboratoriais BPL, Boas Práticas de Laboratório BPL, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.