Pós-graduação

Design Editorial

Formato: presencial

Objetivo:
Capacitar e atualizar o aluno para o desenvolvimento completo de projetos de design editorial, contemplando todas as etapas: pesquisa, planejamento, concepção e execução de projetos gráficos para livros, revistas e jornais, em mídias impressas e digitais.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Design Editorial do Senac possibilita o domínio da linguagem gráfica por meio de uma visão sistêmica, não apenas instrumental, mas estratégica, que considera perfis editoriais, públicos-alvo, questões legais, mercadológicas, técnicas, conceituais e estudos de viabilidade. O aluno familiariza-se com os novos recursos, formatos, linguagens e propostas de design que vêm inovando o mercado editorial, além das novas possibilidades de otimização de gestão de processos editoriais, no que diz respeito a fluxos e ciclos de produção, contratos, preços, prazos, logística, gerenciamento de equipes e marketing.

Carga horária: 366 horas

Mercado de Trabalho
Aplicação:
Os egressos do curso estarão capacitados a atuarem tanto como gestores, quanto designers gráficos e profissionais técnicos em editoras de livros, revistas e jornais, agências e escritórios de design gráfico e como free lancers em projetos editoriais.

Panorama de mercado:
O mercado editorial vem crescendo e se desenvolvendo com o impacto da internet, aumento da demanda por conteúdo editorial, a convergência entre mídias impressas e digitais e constantes inovações e segmentações das linhas editoriais. Os três principais segmentos editoriais – livros, jornais e revistas– vêm apresentando mudanças profundas, não apenas pela introdução no mercado de versões digitais, mas também pela consolidação de novas maneiras de produção e envolvimento de seus públicos. Nesse contexto, o mercado vem demandando profissionais especializados, ousados e criativos em termos de conteúdo e design.

Além disso, apresentam-se, no setor editorial, novas formas de gestão de recursos que otimizem os investimentos, o gerenciamento de equipes de trabalho, a logística de distribuição e o marketing dos produtos editoriais. Ministrado por professores profundamente envolvidos e conhecedores desse novo contexto, o curso prepara o aluno para este mercado que é ao mesmo tempo desafiador e que vem possibilitando produtos editoriais cada vez mais atraentes, relevantes e rentáveis.
Pré-requisito e público-alvo
Público-alvo:
Profissionais com formação superior nas áreas de Design Gráfico ou de Produtos, Arquitetura e Comunicação Social, além de profissionais envolvidos ou interessados em atuar no segmento de Design Editorial que também tenham curso superior.
Metodologia
Proposta metodológica:
O curso está baseado em metodologias de aprendizagem que buscam integração entre teoria e prática, permitindo uma participação ativa e condições efetivas para especialização. A prática pedagógica está centrada na análise de produtos editoriais, para que o aluno contextualize e consolide os conhecimentos que vai construindo e saiba intervir, visando a sua solução.

Os professores incentivam a inovação, autonomia, iniciativa, participação, cooperação e responsabilidade dos alunos em todo o processo de desenvolvimento do curso. As estratégias pedagógicas adotadas para o desenvolvimento dos componentes curriculares abrangem os estudos de caso, que se concentram na análise de produtos editoriais, com exposição dialogada, como recurso principal para a apresentação e discussão dos temas. Complementarmente, são realizadas leituras, seminários, debates e exercícios de simulação de situações.

Componentes curriculares:
- Tipografia
- História, Comunicação e Design
- Design Experimental
- Comunicação, linguagem e sentido
- Projeto gráfico de livro
- Legislação e direitos autorais
- Metodologia de pesquisa
- Gestão e Marketing
- Projeto gráfico de jornal
- Novas mídias
- Projeto gráfico de revista
Certificação
Pós-graduação lato sensu – Especialização em Design Editorial (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Processo Seletivo
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2013 a 13 de março de 2014.
Taxa de inscrição:  R$ 50
Observações
O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, sempre garantindo a qualidade do curso.
Documentos para matrícula
Para brasileiros:
• 1 cópia (frente e verso) e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
• 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
• 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• 1 foto 3x4 recente.

Para estrangeiros residentes no Brasil:
• 1 cópia autenticada do diploma de graduação com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola;
• 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
• 1 foto 3x4 recente.

Para estrangeiros não residentes no Brasil:
• 1 cópia autenticada do diploma de graduação com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola;
• 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
• 1 cópia de plano de seguro com cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
• Declaração de proficiência em língua portuguesa assinada por professor habilitado;
• 1 foto 3x4 recente.
Unidades
Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line ou clique aqui e registre o interesse pelas próximas turmas.
Tags
mercado editorial, jornais, revistas, livros, design editorial, design gráfico, curso de design editorial, curso de design gráfico, pós-graduação design editorial, pós-graduação design gráfico, especialização em design editorial, especialização em design gráfico, Senac sp
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.