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Pós-Graduação

Gestão da Comunicação em Mídias Digitais

O gestor da comunicação em mídias digitais é o responsável por analisar, desenvolver, gerenciar e implantar projetos estratégicos de comunicação em mídias digitais nas empresas, agências e veículos de comunicação digital.

Este curso prepara o profissional para identificar necessidades e/ou problemas que demandem soluções de comunicação em mídias digitais, conceber as estratégias de comunicação e planejar ações adequadas às diferentes demandas do mercado, coordenar as equipes envolvidas, identificar tendências e oportunidades de inovação.
O curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac inova ao preencher as lacunas dos cursos comumente existentes no mercado de caráter informativo e curtíssima duração ou essencialmente conceituais.

As disciplinas são ministradas por profissionais atuantes em consultorias, empresas, agências e veículos on-line e a teoria é sempre construída a partir de cases do mercado.

Carga horária: 366 horas

O curso insere-se em um campo de estudo multidisciplinar, com expressão crescente no mercado de trabalho e que abrange, principalmente, a área das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs).

A chamada cultura digital vem gerando uma crescente demanda por profissionais que não se relacionem com as mídias digitais apenas como usuários, mas que também sejam capazes de compreender e gerenciar os desafios que emergem de novos processos e possibilidades da comunicação.

O profissional formado por este curso estará capacitado para atuar como gerente de comunicação, marketing ou relacionamento digital, analista/gerente de mídias sociais, consultor em comunicação digital, planejador de comunicação em agência digital, RP digital, gerente de projetos de mídias digitais e professor de comunicação digital em pós-graduação.

Profissionais da área de comunicação (jornalismo, relações públicas, publicidade, propaganda) e marketing e profissionais egressos de cursos de graduação com foco em web ou em outras áreas, que tenham interesse em se desenvolver no campo das estratégias de comunicação em mídias digitais.

 
   TOTAL
ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E USABILIDADE
Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca nos projetos digitais. Examina os estudos de usabilidade, user experience (UX) e design de interação – que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias de coleta, análise e sistematização dos dados.
Carga Horária: 32 horas
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o novo consumidor; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca.
Carga Horária: 32 horas
COMUNICAÇÃO DIGITAL: NARRATIVAS E CONTEXTOS DA CIBERCULTURA
Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda o processo de comunicação existente na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação (como publicidade, RP, jornalismo), no marketing e no entretenimento.
Carga Horária: 24 horas
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAL
Contextualiza a importância da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base as relações com o mercado, com os colaboradores internos e demais stakeholders. Discute o processo de comunicação corporativa e plataformas (intranets, redes sociais, blogs corporativos etc.), enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e a gestão de crises de reputação. Aborda a atuação das relações públicas na cultura digital e o processo de comunicação que envolvem empresas, assessoria de imprensa, jornalistas e formadores de opinião.
Carga Horária: 24 horas
E-COMMERCE E NEGÓCIOS DIGITAIS
Contextualiza a amplitude e as possibilidades dos negócios digitais. Discute o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e-Business com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão e a convergência com redes sociais. Conceitua a geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.
Carga Horária: 40 horas
FUNDAMENTOS DE WEBDESIGN, DE TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO
Conceitua e discute os processos de design e tecnologia que norteiam as atividades em mídias digitais, tratando sobre como lidam com o usuário, conteúdo e contexto, levando em conta os multicanais e a onipresença da computação e redes no cotidiano. Discute os princípios de webdesign e os padrões da internet, trafegando pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, com o objetivo de dar ao gestor de comunicação digital o entendimento sobre o processo multidisciplinar no qual muitas vezes ele é o contratante. Examina a inovação e as tendências nas mídias digitais.
Carga Horária: 24 horas
GESTÃO DE PROJETOS DIGITAIS
Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital.
Carga Horária: 32 horas
GOVERNANÇA DA INTERNET
Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas, agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital.
Carga Horária: 24 horas
INDICADORES E MÉTRICAS EM PROJETOS DIGITAIS
Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, com a definição de indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas de análise de resultados, conceituando e diferenciando as métricas web tradicionais e as métricas de mídia on-line.
Carga Horária: 32 horas
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aborda a metodologia de pesquisa, seus conceitos e melhores práticas. Problematiza, discute e estrutura discussões com o objetivo de apoiar a elaboração e validação dos pré-projetos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Carga Horária: 32 horas
MÍDIAS SOCIAIS E CURADORIA DE CONTEÚDO
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, perfis envolvidos, características das principais redes, métricas, ferramentas de avaliação e prevenção a crises. Aborda a gestão do conteúdo nas redes, as ações de content marketing e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências.
Carga Horária: 32 horas
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção, contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia on-line.
Carga Horária: 32 horas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
Carga horária: 6 horas
 
   TOTAL
ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E USABILIDADE
Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca nos projetos digitais. Examina os estudos de usabilidade, user experience (UX) e design de interação – que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias de coleta, análise e sistematização dos dados.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o novo consumidor; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca.
COMUNICAÇÃO DIGITAL: NARRATIVAS E CONTEXTOS DA CIBERCULTURA
Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda o processo de comunicação existente na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação (como publicidade, RP, jornalismo), no marketing e no entretenimento.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAL
Contextualiza a importância da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base as relações com o mercado, com os colaboradores internos e demais stakeholders. Discute o processo de comunicação corporativa e plataformas (intranets, redes sociais, blogs corporativos etc.), enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e a gestão de crises de reputação. Aborda a atuação das relações públicas na cultura digital e o processo de comunicação que envolvem empresas, assessoria de imprensa, jornalistas e formadores de opinião.
E-COMMERCE E NEGÓCIOS DIGITAIS
Contextualiza a amplitude e as possibilidades dos negócios digitais. Discute o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e-Business com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão e a convergência com redes sociais. Conceitua a geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.
FUNDAMENTOS DE WEBDESIGN, DE TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO
Conceitua e discute os processos de design e tecnologia que norteiam as atividades em mídias digitais, tratando sobre como lidam com o usuário, conteúdo e contexto, levando em conta os multicanais e a onipresença da computação e redes no cotidiano. Discute os princípios de webdesign e os padrões da internet, trafegando pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, com o objetivo de dar ao gestor de comunicação digital o entendimento sobre o processo multidisciplinar no qual muitas vezes ele é o contratante. Examina a inovação e as tendências nas mídias digitais.
GESTÃO DE PROJETOS DIGITAIS
Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital.
GOVERNANÇA DA INTERNET
Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas, agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital.
INDICADORES E MÉTRICAS EM PROJETOS DIGITAIS
Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, com a definição de indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas de análise de resultados, conceituando e diferenciando as métricas web tradicionais e as métricas de mídia on-line.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aborda a metodologia de pesquisa, seus conceitos e melhores práticas. Problematiza, discute e estrutura discussões com o objetivo de apoiar a elaboração e validação dos pré-projetos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
MÍDIAS SOCIAIS E CURADORIA DE CONTEÚDO
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, perfis envolvidos, características das principais redes, métricas, ferramentas de avaliação e prevenção a crises. Aborda a gestão do conteúdo nas redes, as ações de content marketing e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção, contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia on-line.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E USABILIDADE
Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca nos projetos digitais. Examina os estudos de usabilidade, user experience (UX) e design de interação – que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias de coleta, análise e sistematização dos dados.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o novo consumidor; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca.
COMUNICAÇÃO DIGITAL: NARRATIVAS E CONTEXTOS DA CIBERCULTURA
Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda o processo de comunicação existente na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação (como publicidade, RP, jornalismo), no marketing e no entretenimento.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAL
Contextualiza a importância da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base as relações com o mercado, com os colaboradores internos e demais stakeholders. Discute o processo de comunicação corporativa e plataformas (intranets, redes sociais, blogs corporativos etc.), enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e a gestão de crises de reputação. Aborda a atuação das relações públicas na cultura digital e o processo de comunicação que envolvem empresas, assessoria de imprensa, jornalistas e formadores de opinião.
E-COMMERCE E NEGÓCIOS DIGITAIS
Contextualiza a amplitude e as possibilidades dos negócios digitais. Discute o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e-Business com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão e a convergência com redes sociais. Conceitua a geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.
FUNDAMENTOS DE WEBDESIGN, DE TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO
Conceitua e discute os processos de design e tecnologia que norteiam as atividades em mídias digitais, tratando sobre como lidam com o usuário, conteúdo e contexto, levando em conta os multicanais e a onipresença da computação e redes no cotidiano. Discute os princípios de webdesign e os padrões da internet, trafegando pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, com o objetivo de dar ao gestor de comunicação digital o entendimento sobre o processo multidisciplinar no qual muitas vezes ele é o contratante. Examina a inovação e as tendências nas mídias digitais.
GESTÃO DE PROJETOS DIGITAIS
Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital.
GOVERNANÇA DA INTERNET
Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas, agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital.
INDICADORES E MÉTRICAS EM PROJETOS DIGITAIS
Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, com a definição de indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas de análise de resultados, conceituando e diferenciando as métricas web tradicionais e as métricas de mídia on-line.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aborda a metodologia de pesquisa, seus conceitos e melhores práticas. Problematiza, discute e estrutura discussões com o objetivo de apoiar a elaboração e validação dos pré-projetos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
MÍDIAS SOCIAIS E CURADORIA DE CONTEÚDO
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, perfis envolvidos, características das principais redes, métricas, ferramentas de avaliação e prevenção a crises. Aborda a gestão do conteúdo nas redes, as ações de content marketing e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção, contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia on-line.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
   TOTAL
ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E USABILIDADE
Ementa: Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca nos projetos digitais. Examina os estudos de usabilidade, user experience (UX) e design de interação – que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias de coleta, análise e sistematização dos dados.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o novo consumidor; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca.
COMUNICAÇÃO DIGITAL: NARRATIVAS E CONTEXTOS DA CIBERCULTURA
Ementa: Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda o processo de comunicação existente na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação (como publicidade, RP, jornalismo), no marketing e no entretenimento.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAL
Ementa: Contextualiza a importância da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base as relações com o mercado, com os colaboradores internos e demais stakeholders. Discute o processo de comunicação corporativa e plataformas (intranets, redes sociais, blogs corporativos etc.), enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e a gestão de crises de reputação. Aborda a atuação das relações públicas na cultura digital e o processo de comunicação que envolvem empresas, assessoria de imprensa, jornalistas e formadores de opinião.
E-COMMERCE E NEGÓCIOS DIGITAIS
Contextualiza a amplitude e as possibilidades dos negócios digitais. Discute o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e-Business com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão e a convergência com redes sociais. Conceitua a geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.
FUNDAMENTOS DE WEBDESIGN, DE TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO
Ementa: Conceitua e discute os processos de design e tecnologia que norteiam as atividades em mídias digitais, tratando sobre como lidam com o usuário, conteúdo e contexto, levando em conta os multicanais e a onipresença da computação e redes no cotidiano. Discute os princípios de webdesign e os padrões da internet, trafegando pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, com o objetivo de dar ao gestor de comunicação digital o entendimento sobre o processo multidisciplinar no qual muitas vezes ele é o contratante. Examina a inovação e as tendências nas mídias digitais.
GESTÃO DE PROJETOS DIGITAIS
Ementa: Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital.
GOVERNANÇA DA INTERNET
Ementa: Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas, agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital.
INDICADORES E MÉTRICAS EM PROJETOS DIGITAIS
Ementa: Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, com a definição de indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas de análise de resultados, conceituando e diferenciando as métricas web tradicionais e as métricas de mídia on-line.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Ementa: Aborda a metodologia de pesquisa, seus conceitos e melhores práticas. Problematiza, discute e estrutura discussões com o objetivo de apoiar a elaboração e validação dos pré-projetos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
MÍDIAS SOCIAIS E CURADORIA DE CONTEÚDO
Ementa: Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, perfis envolvidos, características das principais redes, métricas, ferramentas de avaliação e prevenção a crises. Aborda a gestão do conteúdo nas redes, as ações de content marketing e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Ementa: Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção, contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia on-line.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Ementa: Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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COMUNICAÇÃO DIGITAL: NARRATIVAS E CONTEXTOS DA CIBERCULTURA
Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda o processo de comunicação existente na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação (como publicidade, RP, jornalismo), no marketing e no entretenimento.
ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E USABILIDADE
Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca nos projetos digitais. Examina os estudos de usabilidade, user experience (UX) e design de interação – que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias de coleta, análise e sistematização dos dados.
FUNDAMENTOS DE WEBDESIGN, DE TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO
Conceitua e discute os processos de design e tecnologia que norteiam as atividades em mídias digitais, tratando sobre como lidam com o usuário, conteúdo e contexto, levando em conta os multicanais e a onipresença da computação e redes no cotidiano. Discute os princípios de webdesign e os padrões da internet, trafegando pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, com o objetivo de dar ao gestor de comunicação digital o entendimento sobre o processo multidisciplinar no qual muitas vezes ele é o contratante. Examina a inovação e as tendências nas mídias digitais.
GESTÃO DE PROJETOS DIGITAIS
Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o novo consumidor; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca.
E-COMMERCE E NEGÓCIOS DIGITAIS
Contextualiza a amplitude e as possibilidades dos negócios digitais. Discute o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e-Business com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão e a convergência com redes sociais. Conceitua a geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAL
Contextualiza a importância da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base as relações com o mercado, com os colaboradores internos e demais stakeholders. Discute o processo de comunicação corporativa e plataformas (intranets, redes sociais, blogs corporativos etc.), enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e a gestão de crises de reputação. Aborda a atuação das relações públicas na cultura digital e o processo de comunicação que envolvem empresas, assessoria de imprensa, jornalistas e formadores de opinião.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aborda a metodologia de pesquisa, seus conceitos e melhores práticas. Problematiza, discute e estrutura discussões com o objetivo de apoiar a elaboração e validação dos pré-projetos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
MÍDIAS SOCIAIS E CURADORIA DE CONTEÚDO
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, perfis envolvidos, características das principais redes, métricas, ferramentas de avaliação e prevenção a crises. Aborda a gestão do conteúdo nas redes, as ações de content marketing e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção, contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia on-line.
GOVERNANÇA DA INTERNET
Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas, agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital.
INDICADORES E MÉTRICAS EM PROJETOS DIGITAIS
Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, com a definição de indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas de análise de resultados, conceituando e diferenciando as métricas web tradicionais e as métricas de mídia on-line.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
COMUNICAÇÃO DIGITAL: NARRATIVAS E CONTEXTOS DA CIBERCULTURA
Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda o processo de comunicação existente na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação (como publicidade, RP, jornalismo), no marketing e no entretenimento.
ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E USABILIDADE
Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca nos projetos digitais. Examina os estudos de usabilidade, user experience (UX) e design de interação – que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias de coleta, análise e sistematização dos dados.
FUNDAMENTOS DE WEBDESIGN, DE TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO
Conceitua e discute os processos de design e tecnologia que norteiam as atividades em mídias digitais, tratando sobre como lidam com o usuário, conteúdo e contexto, levando em conta os multicanais e a onipresença da computação e redes no cotidiano. Discute os princípios de webdesign e os padrões da internet, trafegando pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, com o objetivo de dar ao gestor de comunicação digital o entendimento sobre o processo multidisciplinar no qual muitas vezes ele é o contratante. Examina a inovação e as tendências nas mídias digitais.
GESTÃO DE PROJETOS DIGITAIS
Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o novo consumidor; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca.
E-COMMERCE E NEGÓCIOS DIGITAIS
Contextualiza a amplitude e as possibilidades dos negócios digitais. Discute o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e-Business com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão e a convergência com redes sociais. Conceitua a geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAL
Contextualiza a importância da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base as relações com o mercado, com os colaboradores internos e demais stakeholders. Discute o processo de comunicação corporativa e plataformas (intranets, redes sociais, blogs corporativos etc.), enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e a gestão de crises de reputação. Aborda a atuação das relações públicas na cultura digital e o processo de comunicação que envolvem empresas, assessoria de imprensa, jornalistas e formadores de opinião.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aborda a metodologia de pesquisa, seus conceitos e melhores práticas. Problematiza, discute e estrutura discussões com o objetivo de apoiar a elaboração e validação dos pré-projetos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
MÍDIAS SOCIAIS E CURADORIA DE CONTEÚDO
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, perfis envolvidos, características das principais redes, métricas, ferramentas de avaliação e prevenção a crises. Aborda a gestão do conteúdo nas redes, as ações de content marketing e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção, contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia on-line.
GOVERNANÇA DA INTERNET
Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas, agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital.
INDICADORES E MÉTRICAS EM PROJETOS DIGITAIS
Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, com a definição de indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas de análise de resultados, conceituando e diferenciando as métricas web tradicionais e as métricas de mídia on-line.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Comunicação Digital: narrativas e contextos da cibercultura
Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda os processos de comunicação existentes na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação - como publicidade, RP, jornalismo e marketing.
Arquitetura de Informação e Usabilidade
Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca. Conceitua os estudos de usabilidade que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias práticas de coleta, análise e sistematização dos dados.
Fundamentos de Webdesign, Tecnologia e Ubiquidade
Dividido em três eixos temáticos, conceitua os processos de backend que norteiam as atividades em mídias digitais. Discute os princípios de webdesign e trafega pelos padrões da internet, pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, visando o entendimento do gestor de um processo multidisciplinar.
Gestão de Projetos Web
Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital.
Comportamento do Consumidor Digital
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o “novo consumidor”; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca.
e-Commerce
Contextualiza o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e-Business (B2B, B2C, B2G etc), com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão, e a convergência com redes sociais. Conceitua geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.
Comunicação Organizacional e Gestão de Conteúdo
Contextualiza os desafios da gestão da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base a relação com o mercado, colaboradores e demais stakeholders. Discute a gestão da comunicação a partir de plataformas integradas e/ou colaborativas, como intranets, CRM, blogs corporativos, wikis, sistemas de educação corporativa e outras plataformas– enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e cases do mercado na área da comunicação. Aborda as boas práticas de webwriting e de gestão de conteúdo, apontando as competências necessárias desse profissional de comunicação em ambiente multidisciplinar.
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para a elaboração de monografias, de projetos e de artigos científicos, proporcionando condições ferramentais para que o profissional elabore o Trabalho de Conclusão de Curso.
Mídias Sociais e RP Digital: planejamento e cases
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação, relacionamento, pesquisa de mercado e inovação aberta. Discute como criar estratégia e planejamento de ações, enfocando também as métricas específicas das mídias sociais, ferramentas e avaliação de resultados. Aborda as especificidades dos principais canais de mídias sociais, usando cases de mercado, com acertos e erros. Discute como abordar o tema como produto das empresas de RP e assessoria de imprensa.
Planejamento de Marketing Digital
Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção, contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia online.
Governança da Internet
Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas, agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital.
Indicadores e Métricas em Projetos Digitais
Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, instituindo indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas que dão suporte à gestão de resultados, conceituando métricas web tradicionais, métricas de mídia online e behavioral targeting. Orienta sobre a otimização para ferramentas de busca – Search Engine Marketing (SEM): Search Engine Optimization (SEO), links patrocinados e rede de conteúdo.
Inovação e Tendências em Mídias Digitais
Contextualiza as fases de evolução das mídias digitais, com foco nas inovações previstas. Fundamenta a web semântica, convergência de mídias muito além dos dispositivos tradicionais, games, e-learning, comunidades virtuais, portabilidade de dados, ubiqüidade, internet das coisas e os próximos passos do mobile e da TV digital. Não possui ementa muito definida, pois deve refletir as discussões que estiverem em curso no momento em questão.
Seminários Avançados
Seminário de alunos. Problematiza, discute e estrutura discussões com vistas ao apoio na elaboração e validação dos pré-projetos para o TCC.
 
   TOTAL
Comunicação Digital: narrativas e contextos da cibercultura
Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda os processos de comunicação existentes na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação - como publicidade, RP, jornalismo e marketing.
Arquitetura de Informação e Usabilidade
Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca. Conceitua os estudos de usabilidade que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias práticas de coleta, análise e sistematização dos dados.
Fundamentos de Webdesign, Tecnologia e Ubiquidade
Dividido em três eixos temáticos, conceitua os processos de backend que norteiam as atividades em mídias digitais. Discute os princípios de webdesign e trafega pelos padrões da internet, pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, visando o entendimento do gestor de um processo multidisciplinar.
Gestão de Projetos Web
Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital.
Comportamento do Consumidor Digital
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o “novo consumidor”; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca.
E-Commerce
Contextualiza o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e-Business (B2B, B2C, B2G etc), com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão, e a convergência com redes sociais. Conceitua geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.
Comunicação Organizacional e Gestão de Conteúdo
Contextualiza os desafios da gestão da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base a relação com o mercado, colaboradores e demais stakeholders. Discute a gestão da comunicação a partir de plataformas integradas e/ou colaborativas, como intranets, CRM, blogs corporativos, wikis, sistemas de educação corporativa e outras plataformas– enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e cases do mercado na área da comunicação. Aborda as boas práticas de webwriting e de gestão de conteúdo, apontando as competências necessárias desse profissional de comunicação em ambiente multidisciplinar.
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para a elaboração de monografias, de projetos e de artigos científicos, proporcionando condições ferramentais para que o profissional elabore o Trabalho de Conclusão de Curso.
Mídias Sociais e RP Digital: planejamento e cases
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação, relacionamento, pesquisa de mercado e inovação aberta. Discute como criar estratégia e planejamento de ações, enfocando também as métricas específicas das mídias sociais, ferramentas e avaliação de resultados. Aborda as especificidades dos principais canais de mídias sociais, usando cases de mercado, com acertos e erros. Discute como abordar o tema como produto das empresas de RP e assessoria de imprensa.
Planejamento de Marketing Digital (EAD)
Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção, contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia online.
Governança da Internet
Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas, agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital.
Indicadores e Métricas em Projetos Digitais
Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, instituindo indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas que dão suporte à gestão de resultados, conceituando métricas web tradicionais, métricas de mídia online e behavioral targeting. Orienta sobre a otimização para ferramentas de busca – Search Engine Marketing (SEM): Search Engine Optimization (SEO), links patrocinados e rede de conteúdo.
Inovação e Tendências em Mídias Digitais
Contextualiza as fases de evolução das mídias digitais, com foco nas inovações previstas. Fundamenta a web semântica, convergência de mídias muito além dos dispositivos tradicionais, games, e-learning, comunidades virtuais, portabilidade de dados, ubiqüidade, internet das coisas e os próximos passos do mobile e da TV digital. Não possui ementa muito definida, pois deve refletir as discussões que estiverem em curso no momento em questão.
Seminários Avançados
Seminário de alunos. Problematiza, discute e estrutura discussões com vistas ao apoio na elaboração e validação dos pré-projetos para o TCC.
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o novo consumidor; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca.
COMUNICAÇÃO DIGITAL: NARRATIVAS E CONTEXTOS DA CIBERCULTURA
Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda o processo de comunicação existente na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação (como publicidade, RP, jornalismo), no marketing e no entretenimento.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAL
Contextualiza a importância da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base as relações com o mercado, com os colaboradores internos e demais stakeholders. Discute o processo de comunicação corporativa e plataformas (intranets, redes sociais, blogs corporativos etc.), enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e a gestão de crises de reputação. Aborda a atuação das relações públicas na cultura digital e o processo de comunicação que envolvem empresas, assessoria de imprensa, jornalistas e formadores de opinião.
E-COMMERCE E NEGÓCIOS DIGITAIS
Contextualiza a amplitude e as possibilidades dos negócios digitais. Discute o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e-Business com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão e a convergência com redes sociais. Conceitua a geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.
FUNDAMENTOS DE WEBDESIGN, DE TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO
Conceitua e discute os processos de design e tecnologia que norteiam as atividades em mídias digitais, tratando sobre como lidam com o usuário, conteúdo e contexto, levando em conta os multicanais e a onipresença da computação e redes no cotidiano. Discute os princípios de webdesign e os padrões da internet, trafegando pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, com o objetivo de dar ao gestor de comunicação digital o entendimento sobre o processo multidisciplinar no qual muitas vezes ele é o contratante. Examina a inovação e as tendências nas mídias digitais.
GESTÃO DE PROJETOS DIGITAIS
Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital.
GOVERNANÇA DA INTERNET
Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas, agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital.
INDICADORES E MÉTRICAS EM PROJETOS DIGITAIS
Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, com a definição de indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas de análise de resultados, conceituando e diferenciando as métricas web tradicionais e as métricas de mídia on-line.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aborda a metodologia de pesquisa, seus conceitos e melhores práticas. Problematiza, discute e estrutura discussões com o objetivo de apoiar a elaboração e validação dos pré-projetos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
MÍDIAS SOCIAIS E CURADORIA DE CONTEÚDO
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, perfis envolvidos, características das principais redes, métricas, ferramentas de avaliação e prevenção a crises. Aborda a gestão do conteúdo nas redes, as ações de content marketing e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção, contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia on-line.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
O curso inclui aulas expositivas teóricas, práticas, estudo de casos, seminários e palestras, pesquisas bibliográficas, debates em sala de aula, projetos experimentais e workshops com profissionais da área.
Pós-graduação lato sensu Especialização em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais - Centro Universitário Senac from Senac São Paulo
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