Pós-Graduação

Gestão da Comunicação em Mídias Digitais

O gestor da comunicação em mídias digitais é o responsável por analisar, desenvolver, gerenciar e implantar projetos estratégicos de comunicação em mídias digitais nas empresas, agências e veículos de comunicação digital.

Este curso prepara o profissional para identificar necessidades e/ou problemas que demandem soluções de comunicação em mídias digitais, conceber as estratégias de comunicação e planejar ações adequadas às diferentes demandas do mercado, coordenar as equipes envolvidas, identificar tendências e oportunidades de inovação.
O curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac inova ao preencher as lacunas dos cursos comumente existentes no mercado de caráter informativo e curtíssima duração ou essencialmente conceituais.

As disciplinas são ministradas por profissionais atuantes em consultorias, empresas, agências e veículos on-line e a teoria é sempre construída a partir de cases do mercado.

Carga horária: 366 horas

O curso insere-se em um campo de estudo multidisciplinar, com expressão crescente no mercado de trabalho e que abrange, principalmente, a área das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs).

A chamada cultura digital vem gerando uma crescente demanda por profissionais que não se relacionem com as mídias digitais apenas como usuários, mas que também sejam capazes de compreender e gerenciar os desafios que emergem de novos processos e possibilidades da comunicação.

O profissional formado por este curso estará capacitado para atuar como gerente de comunicação, marketing ou relacionamento digital, analista/gerente de mídias sociais, consultor em comunicação digital, planejador de comunicação em agência digital, RP digital, gerente de projetos de mídias digitais e professor de comunicação digital em pós-graduação.

Profissionais da área de comunicação (jornalismo, relações públicas, publicidade, propaganda) e marketing e profissionais egressos de cursos de graduação com foco em web ou em outras áreas, que tenham interesse em se desenvolver no campo das estratégias de comunicação em mídias digitais.
ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E USABILIDADE
Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca nos projetos digitais. Examina os estudos de usabilidade, user experience (UX) e design de interação que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias de coleta, análise e sistematização dos dados.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o novo consumidor; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca.
COMUNICAÇÃO DIGITAL: NARRATIVAS E CONTEXTOS DA CIBERCULTURA
Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda o processo de comunicação existente na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação (como publicidade, RP, jornalismo), no marketing e no entretenimento.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAL
Contextualiza a importância da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base as relações com o mercado, com os colaboradores internos e demais stakeholders. Discute o processo de comunicação corporativa e plataformas (intranets, redes sociais, blogs corporativos etc.), enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e a gestão de crises de reputação. Aborda a atuação das relações públicas na cultura digital e o processo de comunicação que envolvem empresas, assessoria de imprensa, jornalistas e formadores de opinião.
E-COMMERCE E NEGÓCIOS DIGITAIS
Contextualiza a amplitude e as possibilidades dos negócios digitais. Discute o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e-Business com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão e a convergência com redes sociais. Conceitua a geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado.
FUNDAMENTOS DE WEBDESIGN, DE TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO
Conceitua e discute os processos de design e tecnologia que norteiam as atividades em mídias digitais, tratando sobre como lidam com o usuário, conteúdo e contexto, levando em conta os multicanais e a onipresença da computação e redes no cotidiano. Discute os princípios de webdesign e os padrões da internet, trafegando pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, com o objetivo de dar ao gestor de comunicação digital o entendimento sobre o processo multidisciplinar no qual muitas vezes ele é o contratante. Examina a inovação e as tendências nas mídias digitais.
GESTÃO DE PROJETOS DIGITAIS
Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital.
GOVERNANÇA DA INTERNET
Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas, agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital.
INDICADORES E MÉTRICAS EM PROJETOS DIGITAIS
Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, com a definição de indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas de análise de resultados, conceituando e diferenciando as métricas web tradicionais e as métricas de mídia on-line.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aborda a metodologia de pesquisa, seus conceitos e melhores práticas. Problematiza, discute e estrutura discussões com o objetivo de apoiar a elaboração e validação dos pré-projetos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
MÍDIAS SOCIAIS E CURADORIA DE CONTEÚDO
Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, perfis envolvidos, características das principais redes, métricas, ferramentas de avaliação e prevenção a crises. Aborda a gestão do conteúdo nas redes, as ações de content marketing e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências.
PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL
Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção, contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia on-line.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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O curso inclui aulas expositivas teóricas, práticas, estudo de casos, seminários e palestras, pesquisas bibliográficas, debates em sala de aula, projetos experimentais e workshops com profissionais da área.
Pós-graduação lato sensu Especialização em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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Outras informações sobre este curso

Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais - Centro Universitário Senac from Senac São Paulo
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