 | ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E USABILIDADE Conceitua a importância da arquitetura de informação, que tem por objetivo organizar e classificar o conteúdo, definir o sistema de rótulos, a navegação e os sistemas de busca nos projetos digitais. Examina os estudos de usabilidade, user experience (UX) e design de interação - que determinam boas práticas para que o usuário de qualquer sistema digital tenha a percepção de facilidade de uso. Discute os principais autores e metodologias de coleta, análise e sistematização dos dados. | | | COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o novo consumidor; as gerações X, Y, Z e outras; os prosumers e advogados da marca. | | | COMUNICAÇÃO DIGITAL: NARRATIVAS E CONTEXTOS DA CIBERCULTURA Discute os conceitos da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em três aspectos: tecnologia, comportamento e economia. Aborda o processo de comunicação existente na emergência de novos consumidores (prosumers), de tecnologias interativas e móveis, das mídias sociais e de um modelo de valoração econômica pautado pelos nichos e pelo capital social, conceituando as narrativas transmidiáticas e seu uso em diferentes áreas da comunicação (como publicidade, RP, jornalismo), no marketing e no entretenimento. | | | COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAL Contextualiza a importância da comunicação organizacional no contexto da cibercultura, tendo como base as relações com o mercado, com os colaboradores internos e demais Stakeholders. Discute o processo de comunicação corporativa e plataformas (intranets, redes sociais, blogs corporativos etc.), enfocando o planejamento de ações, o desenvolvimento de profissionais e a gestão de crises de reputação. Aborda a atuação das relações públicas na cultura digital e o processo de comunicação que envolvem empresas, assessoria de imprensa, jornalistas e formadores de opinião. | | | E-COMMERCE E NEGÓCIOS DIGITAIS Contextualiza a amplitude e as possibilidades dos negócios digitais. Discute o comércio eletrônico, sustentado pelos pilares do marketing, da logística e da administração dos clientes. Apresenta ainda as principais classes de e- Business com suas particularidades, discutindo a evolução do e-commerce para plataformas móveis, televisão e a convergência com redes sociais. Conceitua a geração de leads em ambiente digital, funil de compra, conversão e métricas específicas, por meio de cases do mercado. | | | FUNDAMENTOS DE WEBDESIGN, DE TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Conceitua e discute os processos de design e tecnologia que norteiam as atividades em mídias digitais, tratando sobre como lidam com o usuário, conteúdo e contexto, levando em conta os multicanais e a onipresença da computação e redes no cotidiano. Discute os princípios de webdesign e os padrões da internet, trafegando pelas linguagens de programação e sistemas de banco de dados, com o objetivo de dar ao gestor de comunicação digital o entendimento sobre o processo multidisciplinar no qual muitas vezes ele é o contratante. Examina a inovação e as tendências nas mídias digitais. | | | GESTÃO DE PROJETOS DIGITAIS Aborda as etapas de um projeto, tendo como base os conceitos do Project Manager Institute (PMI), adaptando-os ao contexto e especificidades da mídia digital e de seus principais interlocutores: empresas, agências e veículos. Elabora uma metodologia prática para o planejamento, a gestão e o acompanhamento pós-implantação, especificando os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento de projetos em mídia digital. | | | GOVERNANÇA DA INTERNET Contextualiza o tema da Governança da Internet na relação entre empresas,agências, veículos, governo e sociedade civil. Aborda questões essenciais nos processos de governança tais como, papeis e responsabilidades, guia de boas práticas, questões de privacidade e de direito autoral em ambiente digital. | | | INDICADORES E MÉTRICAS EM PROJETOS DIGITAIS Fundamenta a gestão de resultados em projetos e auxilia no planejamento das operações digitais, com a definição de indicadores, metas e formas de avaliação que atendam às expectativas de resultados dos negócios e ações relacionadas às mídias digitais. Apresenta as ferramentas gratuitas e pagas de análise de resultados,conceituando e diferenciando as métricas web tradicionais e as métricas de mídia online. | | | METODOLOGIA DE PESQUISA Aborda a metodologia de pesquisa, seus conceitos e melhores práticas. Problematiza, discute e estrutura discussões com o objetivo de apoiar a elaboração e validação dos pré-projetos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). | | | MÍDIAS SOCIAIS E CURADORIA DE CONTEÚDO Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação e de negócios corporativos. Discute estratégia e planejamento de ações em mídias sociais, perfis envolvidos, características das principais redes,métricas, ferramentas de avaliação e prevenção a crises. Aborda a gestão do conteúdo nas redes, as ações de content marketing e o papel da curadoria de conteúdo, tanto do ponto de vista do cliente contratante quanto das agências. | | | PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL Aborda os conceitos tradicionais de estratégia de marketing, ciclo de vida do produto, posicionamento estratégico, produto, preço, praça e promoção,contextualizando os impactos gerados neles pelas mídias digitais, pelo branding e pelo marketing 3.0. Apresenta um cardápio de opções para o marketing digital e discute uma metodologia para apoiar o planejamento de ações. Discute cases de web tradicional, web 2.0, mobile marketing, games, mídias sociais, links patrocinados e marketing invisível, entre outros, abordando ainda compra e gestão de mídia on-line. | | | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. | | | | TOTAL | |
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