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Pós-graduação

Gestão e Governança da Tecnologia da Informação

Formato: presencial

Objetivo
O curso, desenvolvido em parceria com a University of Bridgeport dos EUA e com apoio da IBM, tem o objetivo de formar profissionais especialistas em governança para desenvolver atividades, serviços e tarefas na área de tecnologia da informação (TI), com ampla visão sobre os novos modelos de governança frente às demandas atuais do mercado corporativo.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação do Centro Universitário Senac dispõe de parceria com a University of Bridgeport – UB¹, permitindo que os alunos que tenham concluído este curso e tenham sido aceitos no curso de Mestrado em Gestão de Tecnologia (M.S.-T.M.)², possam transferir 2 (duas) disciplinas dessa especialização³ para conclusão do curso de Mestrado (M.S.-T.M.) na UB.
Outras vantagens para os alunos do Centro Universitário Senac, que necessariamente deverão passar pelo processo seletivo da UB, são:

- Desconto de 10% no valor semestral nos EUA;
- Possibilidade de realizar duas disciplinas do mestrado a distância durante a realização da especialização no Centro Universitário Senac, reduzindo ainda mais o tempo e custos nos EUA. A matrícula é cobrada pela UB e pode ser feita apenas pelos que passam no processo seletivo do mestrado;
- Suporte na obtenção do visto de estudante e orientação para admissão no mestrado nos EUA.

A UB está localizada entre Nova York e Boston, cerca de 55 milhas de NY, no Estado de Connecticut. Consulte os detalhes e restrições com a coordenação de pós-graduação (lato sensu).
¹ - Site da University of Bridgeport: www.bridgeport.edu
² - The Master’s Program in Technology Management (M.S.-T.M.): http://www.bridgeport.edu/academics/graduate/technology-management-ms/
³ - Conforme sistema de classificação dos EUA.

OBS.: O Centro Universitário Senac e a University of Bridgeport se reservam o direito de alterar as informações/benefícios a qualquer momento, sem aviso prévio.

Ex-alunos do Senac, do curso de Pós-graduação em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação, são elegíveis para receber bolsas de estudo na UB, após terem sido aprovados para o programa de mestrado e estarem de acordo com os critérios de bolsas de estudo da instituição de ensino americana.

Carga horária: 360 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional egresso deste curso poderá atuar na área de serviços, organizações de TI ou correlata, seja em empresas prestadoras de serviços ou departamentos internos que realizam a gestão de TI de outras organizações. O profissional será capaz de propor, estabelecer e executar soluções ou serviços de tecnologia, aplicando os modelos de governança existentes no mercado, de forma a vincular as atividades e iniciativas de TI à área estratégica de negócios das organizações.

Panorama de mercado:
O mercado brasileiro na área de serviços é um dos que mais crescem no mundo. Em conjunto com a Índia e a China, o Brasil tem se tornando um grande exportador de serviços, principalmente na área de tecnologia da informação (TI).

Atualmente, grandes corporações mundiais concentram-se no país, realizando operações de serviços de tecnologias da informação e atendendo às demandas mundiais em grande escala.

A prestação de serviços de TI com alto nível de qualidade é de fundamental importância. Contudo, verifica-se na área uma carência de profissionais que conheçam os modelos e técnicas de governança corporativa, nos diversos segmentos em que a tecnologia da informação é aplicada. Atualmente, as empresas se preocupam com a forma, os procedimentos e os impactos corporativos que a prestação dos serviços de TI podem ocasionar. A demanda por profissionais de governança em tecnologia da informação apresenta uma abrangência nacional e cada vez mais se tornará uma exigência das organizações que prestam serviços na área de TI.
Público-alvo:
Profissionais com diploma de graduação em Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Desenvolvimento Web, Banco de Dados, Administração de Empresas, Economia ou Engenharia, ou que possuam experiência profissional na área de TI ou em outra área correlata como Finanças, Produção e Operações e Vendas, em empresas tradicionais de médio e grande porte de vários setores (público, financeiro, manufatura, varejo, distribuição e serviços), além de distribuidores e fornecedores de empresas de soluções de TI.
Governança e estratégia de Tecnologia da Informação aos Negócios
Introduz os conceitos de Governança Corporativa e governança de TI, apresentando a necessidade de controle dentro de TI. Apresenta o framework COBIT como linha mestre para gestão de TI e discute como TI pode apoiar a estratégia corporativa. Aborda a mensuração de desempenho por meio do Balanced Scorecard (BSC). Apresenta o conceito de valor de TI e como o mesmo pode ser calculado e aplicado com suporte do framework Value TI na otimização de portfólios de programas
corporativos.
Segurança da Informação e Continuidade
Aborda os conceitos de segurança da informação apresentando conceitos como confidencialidade, integridade e disponibilidade. Apresenta a abordagem da ISO série 27000, cobrindo os riscos de TI, e implementando controles de Segurança para gerenciá-los. Apresenta também os princípios da gestão de identidade e como implementá-la nos negócios. Assim como os aspectos de continuidade de negócios e
contingência de TI, apresentando como realizar um BIA – Business Impact Analisys e desenhar uma estratégia de contingência eficaz e eficiente.
Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação
Estuda os métodos de gerenciamento de projetos e as técnicas para especificar, contratar, desenvolver e implantar aplicações de sistemas de informações gerenciais e tomadas de decisão. Aborda técnicas de planejamento e controle. Analisa
os aspectos ambientais e organizacionais para uma gestão eficaz. Apresenta os
frameworks de gestão de projetos PMBOK do PMI, base para as certificações PMP e
CAPM e PRINCE2.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Metodologia
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore
o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.
Proporcionar estudos sobre técnicas de medidas e validação de instrumentos de pesquisas, auxiliando na formação de um sólido embasamento metodológico.
Gestão de Tecnologia: Sourcing Estratégico e Gestão de Fornecedores
Aborda os processos necessários para avaliar se determinada função na empresa, em especial em TI, deve ser terceirizada ou não. Calcular seus benefícios, custos e riscos. Realizar o planejamento, seleção, contratação, definição de níveis de serviço, gestão da execução e controle. Busca apresentar as diversas estratégias para terceirização (off-shore, near-shore, rural-shore, best shore). Apresenta a visão dos principais frameworks de mercado sobre o assunto bem como casos de sucesso.
Gestão de Tecnologia: Desenho e Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Apresenta soluções de gerenciamento para um dos maiores desafios dos CIOs, o desenvolvimento de sistemas. Discute a análise, o design e o desenvolvimento de sistemas voltados para apoiar as estratégias de negócio, explorando vários
modelos e ferramentas disponíveis para desenvolvimento, implantação e gestão de sistemas. Apresenta as principais técnicas e frameworks de mercado sem se prender a
uma linguagem ou tecnologia específica. Auxilia no entendimento do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e cria base para as disciplinas de Qualidade Total e
Gestão de Fornecedores.
Gestão de Tecnologia: Gestão de Qualidade Total e Melhoria Contínua de Processos
Apresenta métodos e técnicas de gestão de qualidade e de melhorias contínuas de processos. Aborda os tópicos controle estatístico de processo, implantação de função de qualidade, Six Sigma, Lean, entre outros. Também aborda os conceitos de qualidade aplicados ao desenvolvimento de software abordando metodologias e técnicas de teste, testes de caixa branca e caixa preta. O framework MPS.BR também é abordado no curso. Ele é baseado nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e compatível com o CMMI.
Gestão de Serviços em Tecnologia da Informação
Aborda o ciclo de vida de serviços de TI, desde sua concepção, passando por sua operação e suporte até sua desativação. Apresenta conceitos como Central de Serviços, Acordos de Nível de Serviço e Gestão de Mudanças. Assim como os aspectos do dimensionamento e capacidade dos recursos de TI e como os incidentes e problemas são identificados, tratados e corrigidos. Utiliza a abordagem do ITIL e da ISO série 20000 – Gestão de Serviços de TI.
Análise e Modelagem de Processos
Caracteriza a atuação de um Escritório de Processos, mostrando as capacitações chave, a notação BPMN (Business Process Managing Notation) para desenho de processos corporativos. Aborda o posicionamento na estrutura
organizacional, os limites de responsabilidade e o relacionamento com demais áreas
da organização. Discute os perfis, competências e divisão de tarefas na equipe de um
Escritório de Processos.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Elaboração
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. Possibilita ao aluno alinhar seu projeto a uma ou mais disciplinas cursadas de forma a gerar conhecimento acadêmico relevante para o assunto.
 
   TOTAL
Análise e Modelagem de Processos
Caracteriza a atuação de um Escritório de Processos, mostrando as capacitações chave, a notação BPMN (Business Process Managing Notation) para desenho de processos corporativos. Aborda o posicionamento na estrutura organizacional, os limites de responsabilidade e o relacionamento com demais áreas da organização. Discute os perfis, competências e divisão de tarefas na equipe de um Escritório de Processos.
Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação
Estuda os métodos de gerenciamento de projetos e as técnicas para especificar, contratar, desenvolver e implantar aplicações de sistemas de informações gerenciais e tomadas de decisão. Aborda técnicas de planejamento e controle. Analisa os aspectos ambientais e organizacionais para uma gestão eficaz. Apresenta os frameworks de gestão de projetos PMBOK do PMI, base para as certificações PMP e CAPM e PRINCE2.
Gestão de Serviços em Tecnologia da Informação
Aborda o ciclo de vida de serviços de TI, desde sua concepção, passando por sua operação e suporte até sua desativação. Apresenta conceitos como Central de Serviços, Acordos de Nível de Serviço e Gestão de Mudanças. Assim como os aspectos do dimensionamento e capacidade dos recursos de TI e como os incidentes e problemas são identificados, tratados e corrigidos. Utiliza a abordagem do ITIL e da ISO série 20000 – Gestão de Serviços de TI.
Gestão de Tecnologia: Desenho e Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Apresenta soluções de gerenciamento para um dos maiores desafios dos CIOs, o desenvolvimento de sistemas. Discute a análise, o design e o desenvolvimento de sistemas voltados para apoiar as estratégias de negócio, explorando vários modelos e ferramentas disponíveis para desenvolvimento, implantação e gestão de sistemas. Apresenta as principais técnicas e frameworks de mercado sem se prender a uma linguagem ou tecnologia específica. Auxilia no entendimento do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e cria base para as disciplinas de Qualidade Total e Gestão de Fornecedores.
Gestão de Tecnologia: Gestão de Qualidade Total e Melhoria Contínua de Processo
Apresenta métodos e técnicas de gestão de qualidade e de melhorias contínuas de processos. Aborda os tópicos controle estatístico de processo, implantação de função de qualidade, Six Sigma, Lean, entre outros. Também aborda os conceitos de qualidade aplicados ao desenvolvimento de software, abordando metodologias e técnicas de teste, testes de caixa branca e caixa preta. O framework MPS.BR também é abordado no curso. Ele é baseado nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e compatível com o CMMI.
Gestão de Tecnologia: Sourcing Estratégico e Gestão de Fornecedores
Aborda os processos necessários para avaliar se determinada função na empresa, em especial em TI, deve ser terceirizada ou não. Calcula seus benefícios, custos e riscos. Realiza o planejamento, seleção, contratação, definição de níveis de serviço, gestão da execução e controle. Busca apresentar as diversas estratégias para terceirização (off-shore, near-shore, rural-shore, best shore). Apresenta a visão dos principais frameworks de mercado sobre o assunto bem como casos de sucesso.
Governança e Estratégica de Tecnologia da Informação Aplicadas aos Negócios
Introduz os conceitos de Governança Corporativa e Governança de TI, apresentando a necessidade de controle dentro de TI. Apresenta o framework COBIT como linha mestre para gestão de TI e discute como TI pode apoiar a estratégia corporativa. Aborda a mensuração de desempenho por meio do Balanced Scorecard (BSC). Apresenta o conceito de valor de TI e como o mesmo pode ser calculado e aplicado com suporte do framework Value TI na otimização de portfólios de programas corporativos.
Segurança da Informação e Continuidade
Aborda os conceitos de segurança da informação apresentando conceitos como confidencialidade, integridade e disponibilidade. Apresenta a abordagem da ISO série 27000, cobrindo os riscos de TI, e implementando controles de segurança para gerenciá-los. Apresenta também os princípios da gestão de identidade e como implementá-la nos negócios. Assim como os aspectos de continuidade de negócios e contingência de TI, apresentando como realizar um BIA – Business Impact Analisys e desenhar uma estratégia de contingência eficaz e eficiente.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Metodologia
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade. Proporcionar estudos sobre técnicas de medidas e validação de instrumentos de pesquisas, auxiliando na formação de um sólido embasamento metodológico.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Elaboração do Projeto
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. Possibilita ao aluno alinhar seu projeto a uma ou mais disciplinas cursadas de forma a gerar conhecimento acadêmico relevante para o assunto.
 
   TOTAL
Gestão de Tecnologia: Gestão de Qualidade Total e Melhoria Contínua de Processo
Apresenta um resumo abrangente dos métodos de gestão de qualidade e de melhorias contínuas de processos. Aborda metodologias e técnicas de melhoria contínua de processos. Cria familiaridade operacional com métodos simultâneos considerados efetivos, o que inclui o estudo dos tópicos controle de processo estatístico, implantação de função de qualidade, design simultâneo, house of quality, o método Taguchi, Six Sigma, lean, entre outros.
Gestão de Tecnologia: Sourcing Estratégico e Gestão de Fornecedores
Aborda as recompensas e os riscos de gestão de fornecedores e terceirização e identifica os casos em que a terceirização deve ser utilizada ou não. Contribuem para a compreensão de como planejar, dirigir, gerenciar e participar mais efetivamente das iniciativas de terceirização em termos de viabilidade de terceirização (off-shore, near-shore, rural-shore, best shore), seleção de fornecedores, negociação de contratos, gestão e avaliação de fornecedores, avaliação de riscos e término de acordos de terceirização.
Governança e Estratégia de Tecnologia da Informação aos Negócios
Introduz os conceitos de Governança Corporativa e Governança de TI, apresentando a necessidade de controle dentro de TI. Apresenta o framework COBIT como linha mestre para gestão de TI e discute como TI pode apoiar a estratégia corporativa. Aborda a mensuração de desempenho por meio do Balanced Scorecard (BSC). Apresenta o conceito de valor de TI e como o mesmo pode ser calculado e aplicado com suporte do framework Value TI na otimização de portfólios de programas corporativos.
Segurança da Informação e Continuidade
Aborda os conceitos de segurança da informação apresentando conceitos como confidencialidade, integridade e disponibilidade. Apresenta a abordagem da ISO série 27000, cobrindo os riscos de TI, e implementando controles de segurança para gerenciá-los. Apresenta também os princípios da gestão de identidade e como implementá-la nos negócios. Assim como os aspectos de continuidade de negócios e contingência de TI, apresentando como realizar um BIA – Business Impact Analisys e desenhar uma estratégia de contingência eficaz e eficiente.
Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação
Estuda os métodos de gerenciamento de projetos e as técnicas para especificar, contratar, desenvolver e implantar aplicações de sistemas de informações gerenciais e tomadas de decisão. Aborda técnicas de planejamento e controle. Analisa os aspectos ambientais e organizacionais para uma gestão eficaz. Apresenta os frameworks de gestão de projetos PMBOK do PMI, base para as certificações PMP e CAPM e PRINCE2.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Metodologia
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade. Proporcionar estudos sobre técnicas de medidas e validação de instrumentos de pesquisas, auxiliando na formação de um sólido embasamento metodológico.
Gestão de Tecnologia: Desenho e Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Apresenta soluções de gerenciamento para um dos maiores desafios dos CIOs, o desenvolvimento de sistemas. Discute a análise, o design e o desenvolvimento de sistemas voltados para apoiar as estratégias de negócio, explorando vários modelos e ferramentas disponíveis para desenvolvimento, implantação e gestão de sistemas. Apresenta as principais técnicas e frameworks de mercado sem se prender a uma linguagem ou tecnologia específica. Auxilia no entendimento do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e cria base para as disciplinas de Qualidade Total e Gestão de Fornecedores.
Gestão da Serviços em Tecnologia da Informação
Aborda o ciclo de vida de serviços de TI, desde sua concepção, passando por sua operação e suporte até sua desativação. Apresenta conceitos como Central de Serviços, Acordos de Nível de Serviço e Gestão de Mudanças. Assim como os aspectos do dimensionamento e capacidade dos recursos de TI e como os incidentes e problemas são identificados, tratados e corrigidos. Utiliza a abordagem do ITIL e da ISO série 20000 – Gestão de Serviços de TI.
Análise e Modelagem de Processos
Caracteriza a atuação de um Escritório de Processos, mostrando as capacitações chave, a notação BPMN (Business Process Managing Notation) para desenho de processos corporativos. Aborda o posicionamento na estrutura organizacional, os limites de responsabilidade e o relacionamento com demais áreas da organização. Discute os perfis, competências e divisão de tarefas na equipe de um Escritório de Processos.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Elaboração do Projeto
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. Possibilita ao aluno alinhar seu projeto a uma ou mais disciplinas cursadas de forma a gerar conhecimento acadêmico relevante para o assunto.
 
   TOTAL
GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AOS NEGÓCIOS
Introduz os conceitos de Governança Corporativa e Governança de TI, apresentando a necessidade de controle dentro de TI. Apresenta o framework COBIT como linha mestre para gestão de TI e discute como TI pode apoiar a estratégia corporativa. Aborda a mensuração de desempenho por meio do Balanced Scorecard (BSC). Apresenta o conceito de valor de TI e como o mesmo pode ser calculado e aplicado com suporte do framework Value TI na otimização de portfólios de programas corporativos.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CONTINUIDADE
Aborda os conceitos de segurança da informação apresentando conceitos como confidencialidade, integridade e disponibilidade. Apresenta a abordagem da ISO série 27000, cobrindo os riscos de TI, e implementando controles de segurança para gerenciá-los. Apresenta também os princípios da gestão de identidade e como implementá-la nos negócios. Assim como os aspectos de continuidade de negócios e contingência de TI, apresentando como realizar um BIA – Business Impact Analisys e desenhar uma estratégia de contingência eficaz e eficiente.
GESTÃO DE PROJETOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Estuda os métodos de gerenciamento de projetos e as técnicas para especificar, contratar, desenvolver e implantar aplicações de sistemas de informações gerenciais e tomadas de decisão. Aborda técnicas de planejamento e controle. Analisa os aspectos ambientais e organizacionais para uma gestão eficaz. Apresenta os frameworks de gestão de projetos PMBOK do PMI, base para as certificações PMP e CAPM e PRINCE2.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade. Proporcionar estudos sobre técnicas de medidas e validação de instrumentos de pesquisas, auxiliando na formação de um sólido embasamento metodológico.
GESTÃO DE TECNOLOGIA: SOURCING ESTRATÉGICO E GESTÃO DE FORNECEDORES
Aborda os processos necessários para avaliar se determinada função na empresa, em especial em TI, deve ser terceirizada ou não. Calcular seus benefícios, custos e riscos. Realizar o planejamento, seleção, contratação, definição de níveis de serviço, gestão da execução e controle. Busca apresentar as diversas estratégias para terceirização (off-shore, near-shore, rural-shore, best shore). Apresenta a visão dos principais frameworks de mercado sobre o assunto bem como casos de sucesso.
GESTÃO DE TECNOLOGIA: DESENHO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Apresenta soluções de gerenciamento para um dos maiores desafios dos CIOs, o desenvolvimento de sistemas. Discute a análise, o design e o desenvolvimento de sistemas voltados para apoiar as estratégias de negócio, explorando vários modelos e ferramentas disponíveis para desenvolvimento, implantação e gestão de sistemas. Apresenta as principais técnicas e frameworks de mercado sem se prender a uma linguagem ou tecnologia específica. Auxilia no entendimento do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e cria base para as disciplinas de Qualidade Total e Gestão de Fornecedores.
GESTÃO DE TECNOLOGIA: GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL E MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSO
Apresenta métodos e técnicas de gestão de qualidade e de melhorias contínuas de processos. Aborda os tópicos controle estatístico de processo, implantação de função de qualidade, Six Sigma, Lean, entre outros. Também aborda os conceitos de qualidade aplicados ao desenvolvimento de software abordando metodologias e técnicas de teste, testes de caixa branca e caixa preta. O framework MPS.BR também é abordado no curso. Ele é baseado nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e compatível com o CMMI.
GESTÃO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Aborda o ciclo de vida de serviços de TI, desde sua concepção, passando por sua operação e suporte até sua desativação. Apresenta conceitos como Central de Serviços, Acordos de Nível de Serviço e Gestão de Mudanças. Assim como os aspectos do dimensionamento e capacidade dos recursos de TI e como os incidentes e problemas são identificados, tratados e corrigidos. Utiliza a abordagem do ITIL e da ISO série 20000 – Gestão de Serviços de TI.
ANÁLISE E MODELAGEM DE PROCESSOS
Caracteriza a atuação de um Escritório de Processos, mostrando as capacitações chave, a notação BPMN (Business Process Managing Notation) para desenho de processos corporativos. Aborda o posicionamento na estrutura organizacional, os limites de responsabilidade e o relacionamento com demais áreas da organização. Discute os perfis, competências e divisão de tarefas na equipe de um Escritório de Processos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: ELABORAÇÃO DO PROJETO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. Possibilita ao aluno alinhar seu projeto a uma ou mais disciplinas cursadas de forma a gerar conhecimento acadêmico relevante para o assunto.
 
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Proposta metodológica
A prática pedagógica está centrada na análise de situações-problema e estudo de casos, para que os alunos possam contextualizar e consolidar os conhecimentos que vão construindo e para a intervenção visando à sua solução. Complementarmente, são abordadas leituras, seminários, debates e exercícios de simulação de situações.

A carga horária não presencial acontecerá por meio do ambiente virtual de aprendizagem Blackboard, onde são disponibilizadas as atividades dos componentes curriculares e seus respectivos recursos didáticos. As propostas de atividades envolvem pesquisa, elaboração de propostas, estudos de caso, exercícios, sínteses, aprofundamento teórico e prático, discussões, registros de percurso, que se desenvolvem por meio de recursos do ambiente virtual de aprendizagem, que possibilitem a interação e colaboração entre os participantes.

O curso, por meio dos professores e coordenação, incentivará visitas técnicas a instituições e empresas públicas e privadas, com função integradora, focando o que é estudado no conjunto dos componentes curriculares, contribuindo para a formação do aluno ao longo do curso, assim como a participação em eventos da área.

Trabalho de Coclusão de Curso:
Deverá ser desenvolvido individualmente ou em grupos de até três alunos, ao longo do curso, e se constituirá na elaboração de um estudo de caso completo que envolva aplicações relacionadas com a área de interesse do aluno, podendo abranger parte ou a totalidade dos temas abordados nos componentes curriculares.
Pós-graduação lato sensu – Especialização em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

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