Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Logística Empresarial

Logística Empresarial

Objetivo
O curso visa preparar especialistas em gestão da logística empresarial para que atuem em organizações de produção industrial e empresas prestadoras de serviços. Propiciar o conhecimento das técnicas de logística existentes, assim como o estudo para o uso das novas tecnologias de gerenciamento desde a produção industrial até a entrega do produto ao mercado.

Diferenciais
A concepção curricular do curso pós-graduação lato sensu especialização em Logística Empresarial possibilita a construção do perfil profissional exigido por este mercado no dias atuais, estruturando-se em quatros grandes blocos temáticos: Logística de Suprimentos, Logística de Produção, Logística de Distribuição e Logística Reversa.

Trata-se de um produto educacional que privilegia os diversos segmentos da logística do ponto de vista estratégico e de negócios. O curso prepara o pós-graduando para exercer funções-chave, tanto nas organizações industriais, empresas prestadoras de serviços, operadores logísticos, agentes logísticos, transportadoras e empresas de armazenamento.

Carga horária: 360 horas

Panorama de mercado
O despontamento da crise financeira dos Estados Unidos da América em 2003, que afetou diretamente as indústrias de todos os segmentos da produção mundial em 2006, trouxe à tona a necessidade de repensar o formato das estruturas de produção, para que as empresas pudessem se manter competitivas em mercados de consumo cada vez mais restritos em razão do considerável fluxo das mercadorias.

Esse efeito começou a se refletir no Brasil em 2007, quando o parque industrial brasileiro passou a ser afetado pelo cancelamento de pedidos, não só do mercado interno, mas também do exterior, provocando uma ociosidade acentuada em relação à capacidade instalada, que acabou eclodindo em 2008.

As organizações passaram então a focar sua atenção no desenvolvimento de projetos que permitissem reduzir os custos, os tempos, os processos e os ciclos de produção, objetivando adequar-se à nova realidade de ambientes de consumo.

Como resultado, as indústrias inovaram seus procedimentos, fazendo da logística a grande ferramenta para mudança rápida, efetiva e econômica de suas ações, aumentando, inclusive a demanda por profissionais realmente preparados para enfrentar estes novos desafios.

Graduados em Tecnologia em Logística, profissionais com experiência e/ou formação em Engenharia, Administração, assim como egressos de cursos de graduação de outras as áreas, que tenham interesse em atuar no âmbito da logística empresarial.
Bloco Temático 1 Competências Básicas do Profissional de Logística
Administração Financeira
A disciplina estuda a função financeira na empresa, trata da administração do capital de giro, dos ativos fixos e investimentos de capital. Apresenta o conceito de custos de capital, estrutura de capital e modelos de avaliação. Estuda as fontes de financiamento de curto e longo prazo, assim como a interpretação dos principais demonstrativos contábeis e financeiros. Trata também da aplicação dos conceitos de finança em projetos de investimento na área da Logística.
Introdução Á Logística Empresarial (Supply Chain Management)
Apresenta os conceitos básicos da área da Logística Empresarial envolvendo seus principais componentes (transportes, estoque e gestão de informações). Discute a visão da gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) e sua importância para a estratégia das empresas participantes. Analisa o mercado da logística, seus desafios e oportunidades.
Marketing e Pessoas na Logística
Promove o entendimento da inter-relação do marketing com a logística, inclusive no âmbito do e-commerce, buscando auxiliar na elaboração de planos de marketing de serviços. Define os 4 Ps, com ênfase na Distribuição Física, analisando canais de vendas e apresentando as estruturas mais adequadas às especificidades de cada cadeia logística, a fim de expor meios de disponibilização do produto no local desejado com o menor custo possível, priorizando a qualidade no atendimento ao cliente (CRM). Estuda a importância do capital humano como uma força importante na atividade logística, mostrando o papel das pessoas, os principais processos de retenção de talentos, a questão da liderança e da empregabilidade no contexto da área da logística.
Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Discute as ferramentas da Tecnologia da Informação que auxiliam na execução das Operações Logísticas, promovendo um enfoque não só informativo, mas também qualitativo. Demonstra as aplicações disponíveis no mercado, as vantagens e desvantagens do uso dos sistemas de informações (nos níveis operacional, gerencial e estratégico). Apresenta diferentes pontos de vista sobre temas relacionados às ferramentas, dentre os quais: Sistema de Gestão Empresarial (ERP e seus módulos aplicados à logística), Código de Barras (tipos, leitores, aplicações), EDI (formato e aplicações), E-commerce e E¿business, Informatização para Controle de Estoques, Sistemas Informatizados para Previsão de Vendas, Roteirização, Rastreamento e Simulação.
Bloco Temático 2 Componentes Operacionais da Logística
Gestão de Estoques e Sistemas de Embalagem
Apresenta os conceitos e práticas relativas à movimentação e armazenagem de materiais, os tipos de embalagens, de acordo com os princípios básicos e sua inter-relação com a Logística Empresarial. Exemplifica modos de armazenagem adequada de produtos, a fim de garantir a preservação da qualidade das mercadorias. Define e avalia a utilização dos tipos de equipamentos de movimentação de materiais e de estruturas de armazenagem de acordo com o tipo de operação a realizar, com a finalidade de garantir o acondicionamento correto dos produtos e otimizar sua movimentação. Estuda a importância do gerenciamento de estoques e as técnicas aplicáveis. Trata dos sistemas de embalagem e acondicionamento de matérias-primas e produtos acabados.
Gestão de Sistemas de Transportes e Custos Logísticos
Promove atividades relativas à logística dos modais de transporte, buscando desenvolver a habilidade de calcular e avaliar o custo de frete envolvido, montagem e gestão de rotas de transporte. Apresenta os recursos tecnológicos disponíveis, de acordo com as normas de segurança e com o controle de qualidade da organização, para cumprir o planejamento logístico da empresa e promover o gerenciamento de riscos no sistema de transportes. Analisa a gestão dos custos de estocagem, armazenagem, transporte, produção, varejo e apuração dos demais custos envolvidos no processo, tais como: impostos, taxas diversas, tributos e retornos.
Gestão de Suprimentos e Logística In Bound
Examina os processos de aquisição e administração de materiais a partir de uma visão integrada da Logística, de modo a dar suporte às decisões relacionadas à seleção de fornecedores, compras de materiais locais ou internacionais e administração de materiais. Expõe o histórico da Administração Integrada de Materiais, utilizando-se de exemplos relacionados a dramas comuns no paradoxo excessos versus faltas, modelos de classificação de materiais por tipos de demanda e importância, assim como processos decorrentes de inventários. Apresenta os processos de logística interna como o recebimento de materiais, estocagem e abastecimento interno. Trata do planejamento, a programação e o controle de recursos, bem como de materiais requeridos ao processo produtivo, utilizando sistemas de informação disponíveis (MPS, ERP/MRPII, DRP, Lean Manufacturing, etc.).
Trabalho de Conclusão de Curso I
Apresenta os conceitos de ciência e conhecimento científico. Discute os fundamentos epistemológicos e operacionais da pesquisa científica, enfatizando as alternativas metodológicas para o seu planejamento, desenvolvimento, análise e apresentação (redação) dos resultados, para o planejamento, implantação, avaliação, interpretação e redação de trabalhos científicos, incluindo os aportes necessários para realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Apresenta as etapas da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, fornecendo os elementos para a sua construção com base no modelo adotado para o curso.
Bloco Temático 3 Ferramentas de Gestão e Controle das Atividades Logísticas
Logística Internacional
Analisa as características do comércio internacional, sua sistemática e procedimentos, assim como os requisitos específicos da logística para atendimento de operações globais. Estuda os aspectos legais e tributários na importação e exportação, bem como suas condições de entrega (INCOTERMs), seguros e os custos relacionados à documentação e transporte intermodal, multimodal e seu transbordo. Demonstra estratégias e soluções nos âmbitos comercial, administrativo, cambial e logístico, a fim de minimizar os gargalos nos processos e promover a excelência na prestação de serviços.
Logística Reversa
Apresenta os conceitos de Fluxos Logísticos Reversos; O Meio Ambiente e a Logística Reversa; A Logística Reversa de Bens de Pós-venda; A Logística Reversa de Bens de Pós-consumo; Organização das Cadeias Produtivas Reversas (Supply Chain Reverso); O projeto da Rede Logística Reversa; Terceirização em Logística Reversa. Esclarece os impactos que a Logística Reversa provoca na Cadeia de Suprimentos (Supply Chain).
Qualidade e Medidas de Desempenho na Cadeia Logística
Aborda os conceitos ligados à qualidade na prestação de serviços. Apresenta as normas ISO aplicáveis à gestão da qualidade e à gestão de riscos. Analisa os procedimentos e ferramentas para melhora da qualidade na prestação de serviços logísticos, abordando a qualidade como um diferencial competitivo da cadeia de suprimentos. Descreve os indicadores necessários à análise de desempenho dos serviços logísticos em uma cadeia de suprimentos, os métodos de controle estatístico aplicáveis e os procedimentos para a auditoria da cadeia logística.
Trabalho de Conclusão de Curso II
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, conforme o anteprojeto desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. Consolida a produção científica expressa no Trabalho de Conclusão de Curso elaborado.
 
   TOTAL












 
   TOTAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A disciplina estuda a função financeira na empresa, trata da administração do capital de giro, dos ativos fixos e investimentos de capital. Apresenta o conceito de custos de capital, estrutura de capital e modelos de avaliação. Estuda as fontes de financiamento de curto e longo prazo, assim como a interpretação dos principais demonstrativos contábeis e financeiros. Trata também da aplicação dos conceitos de finança em projetos de investimento na área da Logística.
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT)
Apresenta os conceitos básicos da área da Logística Empresarial envolvendo seus principais componentes (transportes, estoque e gestão de informações). Discute a visão da gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) e sua importância para a estratégia das empresas participantes. Analisa o mercado da logística, seus desafios e oportunidades.
MARKETING E PESSOAS NA LOGÍSTICA
Promove o entendimento da inter-relação do marketing com a logística, inclusive no âmbito do e-commerce, buscando auxiliar na elaboração de planos de marketing de serviços. Define os 4 Ps, com ênfase na Distribuição Física, analisando canais de vendas e apresentando as estruturas mais adequadas às especificidades de cada cadeia logística, a fim de expor meios de disponibilização do produto no local desejado com o menor custo possível, priorizando a qualidade no atendimento ao cliente (CRM). Estuda a importância do capital humano como uma força importante na atividade logística, mostrando o papel das pessoas, os principais processos de retenção de talentos, a questão da liderança e da empregabilidade no contexto da área da logística.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA
Discute as ferramentas da Tecnologia da Informação que auxiliam na execução das Operações Logísticas, promovendo um enfoque não só informativo, mas também qualitativo. Demonstra as aplicações disponíveis no mercado, as vantagens e desvantagens do uso dos sistemas de informações (nos níveis operacional, gerencial e estratégico). Apresenta diferentes pontos de vista sobre temas relacionados às ferramentas, dentre os quais: Sistema de Gestão Empresarial (ERP e seus módulos aplicados à logística), Código de Barras (tipos, leitores, aplicações), EDI (formato e aplicações), E-commerce e E-business, Informatização para Controle de Estoques, Sistemas Informatizados para Previsão de Vendas, Roteirização, Rastreamento e Simulação.
GESTÃO DE ESTOQUES E SISTEMAS DE EMBALAGEM
Apresenta os conceitos e práticas relativas à movimentação e armazenagem de materiais, os tipos de embalagens, de acordo com os princípios básicos e sua inter-relação com a Logística Empresarial. Exemplifica modos de armazenagem adequada de produtos, a fim de garantir a preservação da qualidade das mercadorias. Define e avalia a utilização dos tipos de equipamentos de movimentação de materiais e de estruturas de armazenagem de acordo com o tipo de operação a realizar, com a finalidade de garantir o acondicionamento correto dos produtos e otimizar sua movimentação. Estuda a importância do gerenciamento de estoques e as técnicas aplicáveis. Trata dos sistemas de embalagem e acondicionamento de matérias-primas e produtos acabados.
GESTÃO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES E CUSTOS LOGÍSTICOS
Promove atividades relativas à logística dos modais de transporte, buscando desenvolver a habilidade de calcular e avaliar o custo de frete envolvido, montagem e gestão de rotas de transporte. Apresenta os recursos tecnológicos disponíveis, de acordo com as normas de segurança e com o controle de qualidade da organização, para cumprir o planejamento logístico da empresa e promover o gerenciamento de riscos no sistema de transportes. Analisa a gestão dos custos de estocagem, armazenagem, transporte, produção, varejo e apuração dos demais custos envolvidos no processo, tais como: impostos, taxas diversas, tributos e retornos.
GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA IN BOUND
Examina os processos de aquisição e administração de materiais a partir de uma visão integrada da Logística, de modo a dar suporte às decisões relacionadas à seleção de fornecedores, compras de materiais locais ou internacionais e administração de materiais. Expõe o histórico da Administração Integrada de Materiais, utilizando-se de exemplos relacionados a dramas comuns no paradoxo excessos versus faltas, modelos de classificação de materiais por tipos de demanda e importância, assim como processos decorrentes de inventários. Apresenta os processos de logística interna como o recebimento de materiais, estocagem e abastecimento interno. Trata do planejamento, a programação e o controle de recursos, bem como de materiais requeridos ao processo produtivo, utilizando sistemas de informação disponíveis (MPS, ERP/MRPII, DRP, Lean Manufacturing, etc.).
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Apresenta os conceitos de ciência e conhecimento científico. Discute os fundamentos epistemológicos e operacionais da pesquisa científica, enfatizando as alternativas metodológicas para o seu planejamento, desenvolvimento, análise e apresentação (redação) dos resultados, para o planejamento, implantação, avaliação, interpretação e redação de trabalhos científicos, incluindo os aportes necessários para realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Apresenta as etapas da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, fornecendo os elementos para a sua construção com base no modelo adotado para o curso.
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Analisa as características do comércio internacional, sua sistemática e procedimentos, assim como os requisitos específicos da logística para atendimento de operações globais. Estuda os aspectos legais e tributários na importação e exportação, bem como suas condições de entrega (INCOTERMs), seguros e os custos relacionados à documentação e transporte intermodal, multimodal e seu transbordo. Demonstra estratégias e soluções nos âmbitos comercial, administrativo, cambial e logístico, a fim de minimizar os gargalos nos processos e promover a excelência na prestação de serviços.
LOGÍSTICA REVERSA
Apresenta os conceitos de Fluxos Logísticos Reversos; O Meio Ambiente e a Logística Reversa; A Logística Reversa de Bens de Pós-venda; A Logística Reversa de Bens de Pós-consumo; Organização das Cadeias Produtivas Reversas (Supply Chain Reverso); O projeto da Rede Logística Reversa; Terceirização em Logística Reversa. Esclarece os impactos que a Logística Reversa provoca na Cadeia de Suprimentos (Supply Chain).
QUALIDADE E MEDIDAS DE DESEMPENHO NA CADEIA LOGÍSTICA
Aborda os conceitos ligados à qualidade na prestação de serviços. Apresenta as normas ISO aplicáveis à gestão da qualidade e à gestão de riscos. Analisa os procedimentos e ferramentas para melhora da qualidade na prestação de serviços logísticos, abordando a qualidade como um diferencial competitivo da cadeia de suprimentos. Descreve os indicadores necessários à análise de desempenho dos serviços logísticos em uma cadeia de suprimentos, os métodos de controle estatístico aplicáveis e os procedimentos para a auditoria da cadeia logística.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, conforme o anteprojeto desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. Consolida a produção científica expressa no Trabalho de Conclusão de Curso elaborado.
 
   TOTAL












 
   TOTAL












 
   TOTAL

 
   TOTAL












 
   TOTAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A disciplina estuda a função financeira na empresa, trata da administração do capital de giro, dos ativos fixos e investimentos de capital. Apresenta o conceito de custos de capital, estrutura de capital e modelos de avaliação. Estuda as fontes de financiamento de curto e longo prazo, assim como a interpretação dos principais demonstrativos contábeis e financeiros. Trata também da aplicação dos conceitos de finança em projetos de investimento na área da Logística.
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT)
Apresenta os conceitos básicos da área da Logística Empresarial envolvendo seus principais componentes (transportes, estoque e gestão de informações). Discute a visão da gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) e sua importância para a estratégia das empresas participantes. Analisa o mercado da logística, seus desafios e oportunidades.
MARKETING E PESSOAS NA LOGÍSTICA
Promove o entendimento da inter-relação do marketing com a logística, inclusive no âmbito do e-commerce, buscando auxiliar na elaboração de planos de marketing de serviços. Define os 4 Ps, com ênfase na Distribuição Física, analisando canais de vendas e apresentando as estruturas mais adequadas às especificidades de cada cadeia logística, a fim de expor meios de disponibilização do produto no local desejado com o menor custo possível, priorizando a qualidade no atendimento ao cliente (CRM). Estuda a importância do capital humano como uma força importante na atividade logística, mostrando o papel das pessoas, os principais processos de retenção de talentos, a questão da liderança e da empregabilidade no contexto da área da logística.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA
Discute as ferramentas da Tecnologia da Informação que auxiliam na execução das Operações Logísticas, promovendo um enfoque não só informativo, mas também qualitativo. Demonstra as aplicações disponíveis no mercado, as vantagens e desvantagens do uso dos sistemas de informações (nos níveis operacional, gerencial e estratégico). Apresenta diferentes pontos de vista sobre temas relacionados às ferramentas, dentre os quais: Sistema de Gestão Empresarial (ERP e seus módulos aplicados à logística), Código de Barras (tipos, leitores, aplicações), EDI (formato e aplicações), E-commerce e E-business, Informatização para Controle de Estoques, Sistemas Informatizados para Previsão de Vendas, Roteirização, Rastreamento e Simulação
GESTÃO DE ESTOQUES E SISTEMAS DE EMBALAGEM
Apresenta os conceitos e práticas relativas à movimentação e armazenagem de materiais, os tipos de embalagens, de acordo com os princípios básicos e sua inter-relação com a Logística Empresarial. Exemplifica modos de armazenagem adequada de produtos, a fim de garantir a preservação da qualidade das mercadorias. Define e avalia a utilização dos tipos de equipamentos de movimentação de materiais e de estruturas de armazenagem de acordo com o tipo de operação a realizar, com a finalidade de garantir o acondicionamento correto dos produtos e otimizar sua movimentação. Estuda a importância do gerenciamento de estoques e as técnicas aplicáveis. Trata dos sistemas de embalagem e acondicionamento de matérias-primas e produtos acabados.
GESTÃO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES E CUSTOS LOGÍSTICOS
Promove atividades relativas à logística dos modais de transporte, buscando desenvolver a habilidade de calcular e avaliar o custo de frete envolvido, montagem e gestão de rotas de transporte. Apresenta os recursos tecnológicos disponíveis, de acordo com as normas de segurança e com o controle de qualidade da organização, para cumprir o planejamento logístico da empresa e promover o gerenciamento de riscos no sistema de transportes. Analisa a gestão dos custos de estocagem, armazenagem, transporte, produção, varejo e apuração dos demais custos envolvidos no processo, tais como: impostos, taxas diversas, tributos e retornos.
GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA IN BOUND
Examina os processos de aquisição e administração de materiais a partir de uma visão integrada da Logística, de modo a dar suporte às decisões relacionadas à seleção de fornecedores, compras de materiais locais ou internacionais e administração de materiais. Expõe o histórico da Administração Integrada de Materiais, utilizando-se de exemplos relacionados a dramas comuns no paradoxo excessos versus faltas, modelos de classificação de materiais por tipos de demanda e importância, assim como processos decorrentes de inventários. Apresenta os processos de logística interna como o recebimento de materiais, estocagem e abastecimento interno. Trata do planejamento, a programação e o controle de recursos, bem como de materiais requeridos ao processo produtivo, utilizando sistemas de informação disponíveis (MPS, ERP/MRPII, DRP, Lean Manufacturing, etc.).
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Analisa as características do comércio internacional, sua sistemática e procedimentos, assim como os requisitos específicos da logística para atendimento de operações globais. Estuda os aspectos legais e tributários na importação e exportação, bem como suas condições de entrega (INCOTERMs), seguros e os custos relacionados à documentação e transporte intermodal, multimodal e seu transbordo. Demonstra estratégias e soluções nos âmbitos comercial, administrativo, cambial e logístico, a fim de minimizar os gargalos nos processos e promover a excelência na prestação de serviços.
LOGÍSTICA REVERSA
Apresenta os conceitos de Fluxos Logísticos Reversos; O Meio Ambiente e a Logística Reversa; A Logística Reversa de Bens de Pós-venda; A Logística Reversa de Bens de Pós-consumo; Organização das Cadeias Produtivas Reversas (Supply Chain Reverso); O projeto da Rede Logística Reversa; Terceirização em Logística Reversa. Esclarece os impactos que a Logística Reversa provoca na Cadeia de Suprimentos (Supply Chain).
QUALIDADE E MEDIDAS DE DESEMPENHO NA CADEIA LOGÍSTICA
Aborda os conceitos ligados à qualidade na prestação de serviços. Apresenta as normas ISO aplicáveis à gestão da qualidade e à gestão de riscos. Analisa os procedimentos e ferramentas para melhora da qualidade na prestação de serviços logísticos, abordando a qualidade como um diferencial competitivo da cadeia de suprimentos. Descreve os indicadores necessários à análise de desempenho dos serviços logísticos em uma cadeia de suprimentos, os métodos de controle estatístico aplicáveis e os procedimentos para a auditoria da cadeia logística.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Apresenta os conceitos de ciência e conhecimento científico. Discute os fundamentos epistemológicos e operacionais da pesquisa científica, enfatizando as alternativas metodológicas para o seu planejamento, desenvolvimento, análise e apresentação (redação) dos resultados, para o planejamento, implantação, avaliação, interpretação e redação de trabalhos científicos, incluindo os aportes necessários para realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Apresenta as etapas da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, fornecendo os elementos para a sua construção com base no modelo adotado para o curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, conforme o anteprojeto desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas. Consolida a produção científica expressa no Trabalho de Conclusão de Curso elaborado.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
As estratégias pedagógicas do curso buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores, visando o desenvolvimento de competências. O processo de ensino e aprendizagem está fundamentado na autonomia do aluno, pressupondo o envolvimento com estudos prévios, realização de pesquisas, leituras, trabalhos individuais e em grupo, atividades em bibliotecas, definidas no plano de ensino e orientadas pelo docente, que vão além do tempo e do espaço da escola como forma de preparação e complementação.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Logística Empresarial (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  6 de maio a 31 de julho de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) e do original da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) e do original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso