Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Sistema de Gestão Ambiental: interpretação, implementação e certificação ISO 14001

Objetivo
Aperfeiçoar profissionais para planejarem, implementarem e possibilitarem a certificação do Sistema de Gestão Ambiental, em conformidade com os requisitos da norma ISO 14001, para atender à demanda de mercado e assegurar um diferencial competitivo.
Diferenciais
Dar condições aos participantes de aprenderem sobre todas as etapas da implantação de um sistema de gestão ambiental (planejar, implementar e possibilitar a certificação) em organizações, sempre em conformidade e baseando-se com a versão mais recente da norma ISO 14001.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
Ensino médio completo e conhecimentos sobre sistemas de gestão.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Planejar um SGA orientado pela política ambiental da organização, diagnosticando os recursos organizacionais, identificando os aspectos ambientais, os impactos associados, os requisitos legais e os demais requisitos aplicáveis, a fim de estabelecer objetivos e metas para a organização.
- Definir processos para comunicação interna e externa, estabelecer e controlar documentos pertinentes ao SGA (inclusive controle operacional), a fim de atender à política ambiental da organização.
- Atender às emergências prontamente, mantendo as equipes devidamente informadas e treinadas, a fim de minimizar os impactos ambientais.
- Tomar ações preventivas e corretivas, a partir de não conformidades potenciais ou reais, a fim de evitar sua ocorrência ou reincidência.
- Monitorar e medir o desempenho do SGA, definindo indicadores de desempenho ambiental de processos e produtos ao longo de seu ciclo de vida e conduzindo auditorias internas periódicas, para buscar o atendimento aos requisitos preconizados pela norma ISO 14001.
- Analisar o sistema de gestão ambiental, de modo a assegurar sua contínua adequação, pertinência e eficácia aos propósitos ambientais da organização.
- Integrar o SGA com outros sistemas de gestão (Qualidade, Saúde, Segurança Ocupacional e Responsabilidade Social) a fim de aumentar a abrangência da gestão, convertendo-a em resultados para a organização e para as partes envolvidas.
Panorama de mercado
Nas últimas décadas crescem as ações mitigadoras, compensatórias e preventivas referentes às alterações ambientais causadas pelo homem. A condução dessas ações tem-se mostrado bastante dinâmica, já que no início focava-se primordialmente no controle dos pontos finais de emissão end of pipe, passando, num segundo momento, pelo maior rigor da legislação e normas ambientais.
No entanto, apesar dos esforços, a diminuição do impacto na saúde ambiental e a preservação ambiental nem sempre foram alcançadas, e, mesmo quando isso aconteceu, os custos foram altos e os benefícios algumas vezes questionáveis.
A partir de então, fez-se necessária a definição de um modelo global de gestão ambiental que fosse atrativo e que trouxesse às organizações a visão da oportunidade de ganhos decorrentes de uma gestão ambiental eficaz e responsável, o que culminou na publicação das normas da série ISO 14000.

Público-alvo

Profissionais que atuam na área ambiental ou em áreas afins e pretendem trabalhar com sistemas de gestão ambiental.

Método

Proposta metodológica
O curso possibilita que o aluno avalie as possíveis implicações de cada requisito normativo da ISO 14001 em diferentes tipos e portes de organizações. Exposições dialogadas, proposições de problemas, debates em grupo, incentivo à pesquisas bibliográficas, visita à empresas com SGA implantado/certificado, projeção de filmes e apresentações em slides serão utilizados como meio de aproximar os participantes das possíveis situações do cotidiano profissional.

Programa

- Princípios ambientais.
- Evolução histórica das questões ambientais.
- Sustentabilidade, racionalização e otimização de recursos.
- As interações do SGA com outros sistemas de gestão.
- SGA e suas vantagens.
- Interpretação e aplicação dos requisitos da norma 14001.
- Técnicas de auditoria.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso sistema de gestão ambiental sp, curso de ISO 14001 sp, curso sistema de gestão ambiental interpretação implementação e certificação ISO 14001 do senac, sistema de gestão ambiental SGA, SGA, certificação 14001, planejamento do Sistema de Gestão Ambiental, implementação do Sistema de Gestão Ambiental, implantação do Sistema de Gestão Ambiental, certificação do Sistema de Gestão Ambiental, requisitos da norma ISO 14001, etapas da implantação de um sistema de gestão ambiental, otimização de recursos ambientais, interação do SGA com outros sistemas de gestão, técnicas de auditoria, ISO 14000, gestão ambiental, treinamento ISO 14001, certificação ambiental, Senac.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.