Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Oficina de Roteiro

Ensina o aluno a elaborar um roteiro de curta-metragem, adaptando um conto para TV, aplicando a noção de plano e enquadramento e descobrindo seu estilo enquanto roteirista.
O aluno aprende a elaborar sinopse e argumento, criar personagens, desenvolver introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão, elaborar um enredo com plot e respeitar o desenvolvimento da história nos três processos de elaboração e colocar o roteiro na estrutura de TV, dividindo-o entre texto e imagem.
A Oficina de Roteiro do Senac segue as atuais tendências e é ministrado por profissionais atuantes na área. É um curso de excelência para o aprimoramento de uma boa redação, numa estrutura que poderá servir tanto para o curta-metragem de cinema e TV, como para roteiros de publicidade, de quadrinhos, institucionais, de produções da internet e de animação.

Carga horária: 60 horas

Pré-requisito
O interessado deve gostar de escrever, possuir um bom texto, com sólidos conhecimentos gramaticais, ter disposição para tornar-se um leitor de ficção e demonstrar interesse pelos filmes de cinema.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo

Mercado de Trabalho

O desenvolvimento das indústrias cinematográfica e televisiva depende de bons roteiristas. Tanto, que o cineasta japonês Akira Kurosawa considerado um dos maiores diretores de todos os tempos chegou a afirmar: Com um bom roteiro, um grande diretor pode fazer um excelente filme, um diretor medíocre pode fazer um filme razoável. Mas, com um mau roteiro, mesmo um grande diretor não consegue fazer nada.
O roteiro é praticamente a alma de uma grande produção audiovisual, o norte que guiará diretores, fotógrafos, figurinistas, cenógrafos, continuístas, editores, produtores e toda a equipe envolvida na produção.
Ao lado da direção, o roteiro é a realização mais importante e autoral de uma produção audiovisual e o ponto inicial de tudo.
O Ministério da Cultura (MINC) está atento a isso e tem lançado dois editais para roteiristas de longa-metragem duas vezes por ano, como forma de incentivo.
O roteirista é o profissional que cria, a partir de uma ideia, um texto ou uma obra literária, sob a forma de argumento ou roteiro cinematográfico, uma narrativa com sequências de ação, com ou sem diálogos, a partir da qual se realizam as gravações e/ou filmagens.
O profissional da área atua, sobretudo, na produção e redação de roteiros para curta-metragem de cinema e TV, de publicidade, de quadrinhos, institucionais, de produções da internet e de animação.


Público-alvo

Profissionais de diversas áreas do conhecimento: cineastas, escritores, historiadores, jornalistas, antropólogos, advogados, publicitários, teatrólogos, professores, radialistas e estudantes de letras e comunicações principalmente nas áreas de publicidade, jornalismo e audiovisual que gostem de escrever e de contar histórias. O curso atende tanto quem quer ingressar no mercado quanto quem já participa dele, assim como para o leigo interessado em cinema e literatura.


Método

O curso engloba aulas práticas e teóricas que se complementam com os laboratórios de linguagem propostos ao aluno, para que ele saia do curso apto a realizar textos para roteiros de ficção e documentário. Nos laboratórios de linguagem, o aluno realiza exercícios práticos de desenvolvimento de textos descritivos, dissertativos e narrativos; desenvolve exercícios de criação de personagem nos seus aspectos físicos e psicológicos; e realiza exercícios de desenvolvimento de enredos.

Programa

- Documentário e ficção.
- Roteiro para TV e para cinema; montagem e edição.
- O argumento e a sinopse na ficção.
- Storyline e storyboard.
- Criação de personagens; plot e o clímax de uma boa ficção.
- Os três tratamentos de um roteiro de ficção.
- Movimentos de câmera e enquadramentos no cinema e na TV.
- Adaptação de roteiro.


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso em sp, senac são paulo, formação de roteiristas