Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Prótese Dentária

Prótese Dentária

O curso visa especializar cirurgiões-dentistas em prótese dentária por meio de seu desenvolvimento e aprimoramento técnico-científico, proporcionando condições efetivas para o diagnóstico e busca de soluções para o edentulismo e para o planejamento e execução da reabilitação oral por meio de próteses (fixa, removível, total e sobreimplante) dentro dos fundamentos de oclusão, visando o bem-estar do paciente.

Curso reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Carga horária: 856 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional que se forma nesse curso é capaz de diagnosticar, prevenir, interceptar e estabelecer um prognóstico odontológico para intervir nas reabilitações orais. Realiza o planejamento integrado em reabilitação oral e executa os tratamentos de reabilitação oral por meio dos diversos tipos de próteses dentárias visando o bem-estar do paciente.

O mercado de trabalho contempla os setores público e privado, como consultórios particulares, clínicas e convênios.
Público-alvo: Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
Pré-requisitos: Portadores de diploma de graduação e ter obrigatoriamente registro no Conselho Regional de Odontologia.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
FUNDAMENTOS EM PRÓTESE DENTÁRIA
Apresenta e discute os materiais de uso odontológico utilizados em todas as etapas de um tratamento protético. Aborda os fundamentos envolvidos na reabilitação dos elementos dentários perdidos por meio de próteses sobre implante, fixa, removível e total, mobilizando conhecimentos de anatomia, fisiologia e oclusão, com a finalidade de reabilitar os parâmetros funcionais e estéticos de um sistema estomatognático alterado.
DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO
Propõe a compreensão do sistema estomatognático, fornecendo subsídios para avaliação de forma integrada dos problemas ligados ao edentulismo. Aborda conhecimentos básicos de Anatomia, Fisiologia, Oclusão, Radiologia, Implantodontia e Biossegurança inserindo-os na prática clínica, com a finalidade de obter um diagnóstico global, desenvolvendo o planejamento do tratamento. Apresenta e discute os procedimentos que poderão ser adotados frente a situações de emergências médicas que possam ocorrer em uma clínica odontológica.
PROCEDIMENTOS CLÍNICOS EM PRÓTESE DENTÁRIA
Aplica os fundamentos teórico-científicos da prótese odontológica, desenvolvendo habilidades para a execução do tratamento com base no diagnóstico e planejamento prévio, a fim de realizar a correta sequência dos procedimentos clínicos protéticos, visando à reabilitação oral do paciente.
DEONTOLOGIA E METODOLOGIA DE PESQUISA
Problematiza as questões éticas, bioéticas e a legislação que envolve o exercício profissional. Apresenta também os referenciais de ordem metodológica necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, propiciando o desenvolvimento profissional e pessoal.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
A metodologia preconiza a indissociabilidade entre teoria e prática, permitindo uma participação ativa dos alunos, que fazem contato com situações reais, por meio de estudos de caso, atendimento clínico a pacientes, discussões e trabalho em grupo e palestras, sem, no entanto, abrir mão da contextualização e da discussão teórica sobre a área da especialidade.
Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Prótese Dentária. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 13 de abril de 2019.



Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso