Cursos Livres

Ciclo do Saneamento: Tratamento de Efluentes

Objetivo
Aperfeiçoar profissionais para gerenciarem e monitorarem processos de tratamento de resíduos líquidos, identificando seu potencial poluidor e as possibilidades de reuso, e propondo tecnologias que viabilizem destinação adequada conforme orientações da legislação vigente.

O curso se diferencia por abordar tanto a questão da água como de efluentes, de forma integrada. Além disso, oferece aulas dinâmicas e práticas, realizadas em laboratórios bem equipados, em que o aluno participará de situações que o aproximem da realidade do mercado de trabalho, e que promove visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Carga horária: 50 horas

Pré-requisito
É necessário que o candidato tenha conhecimentos básicos relacionados ao tema, por meio de experiência profissional ou cursos correlatos.

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso Livre Ciclo do Saneamento: Tratamento de Efluentes

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Identificar as diferentes formas de apresentação da água na natureza e possíveis fontes poluidoras, analisando os resultados obtidos em laudos conforme parâmetros laboratoriais, a fim de classificar qualidade, necessidade de tratamento e aplicação adequada da água nas diversas atividades humanas.
- Avaliar necessidade de tratamento de efluentes considerando sua origem e sua composição, propondo tecnologias eficientes que reduzam o potencial poluidor, com o objetivo de promover o reuso ou destinação adequada.
- Propor reutilização ou encaminhamento adequado aos resíduos sólidos gerados a partir do processo de tratamento da água ou do efluente, mediante a utilização de tecnologias disponíveis.

Panorama de mercado
A água é um bem essencial para a vida. Na sociedade humana, representa o recurso natural mais consumido, empregado em seus diversos segmentos sociais: abastecimento público e industrial, irrigação agrícola, geração de energia e atividades de recreação, entre outros.

Entretanto, por conta do avanço das atividades industriais, fomentado pelo igual avanço tecnológico e aliado à expansão demográfica observada nas últimas décadas, a água, como todo o meio ambiente, tem sofrido duramente com o descarte de substâncias antropogênicas, que representam um elevado potencial poluidor e degradante aos recursos naturais.

Diante disso, as atividades ligadas ao saneamento ambiental se destacaram, mas o déficit de formação de profissionais devidamente qualificados dificulta o atendimento a essa nova demanda.

Público-alvo

Este curso se destina a profissionais da área ambiental, especialmente técnicos químicos, ambientais, engenheiros ambientais, biólogos, químicos e profissionais que atuam com tratamento de efluentes e água.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê estudo de casos, exposições dialogadas, atividades individuais e em grupo, práticas em laboratórios químico e biológico, visitas técnicas a estações de tratamento de água e de esgoto (ETA e ETE), debates e exibição de vídeo.

A intenção é tornar o trabalho de treinamento vivencial e dirigido à troca de experiências, o que faz com que os participantes possam, ao término do curso, colocar em prática os conhecimentos e técnicas de trabalho.


Programa

- O ciclo de saneamento: do uso da água e seu retorno para a natureza.
- A importância da água nas atividades humanas, poluição e necessidade de tratamento.
- Caracterização da água e dos efluentes em seus aspectos físico-químicos e biológicos, por meio dos diversos parâmetros laboratoriais.
- Tecnologias de tratamento da água, efluentes e resíduos sólidos gerados pelo processo.
- Formas de reuso da água.
- Interpretação e elaboração de laudos laboratoriais.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Observações

A água é essencial para a vida e representa o recurso natural mais consumido. Entretanto, por conta do avanço tecnológico, das atividades industriais e da expansão demográfica, vem sofrendo com o descarte de substâncias que a poluem e degradam.

Por isso, cabe à sociedade buscar novas formas de produção, racionalizar o uso da água e desenvolver tecnologias cada vez mais eficientes, que permitam tratar tais resíduos. Só assim é possível minimizar o impacto causado pelo lançamento dos poluentes na natureza.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de tratamento de efluentes sp, curso ciclo do saneamento sp, curso ciclo do saneamento tratamento de efluentes do senac, gerenciamento de tratamento de resíduos líquidos, gestão do tratamento de resíduos líquidos, monitoramento de tratamento de resíduos líquidos, processos de tratamento de resíduos líquidos, potencial poluidor de resíduos líquidos, reuso de resíduos líquidos, destinação de resíduos líquidos, ETA Estação de Tratamento de Água, ETE Estação de Tratamento de Efluentes, interpretação de laudos laboratoriais de efluentes, elaboração de laudos laboratoriais de efluentes, poluição das águas, tratamento de água, tratamento de efluentes, Senac.