Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Docência no Ensino Superior

Objetivo
Desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente no século 21, do debate sobre experiências profissionais, da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.

Diferenciais
O curso apresenta uma proposta inovadora que trabalhará as várias dimensões do processo de tornar-se professor: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação); pedagógica (didática adequada ao ensino superior), reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos) e a política (formação da identidade profissional docente).

Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido um plano de trabalho docente completo, voltado para sua área de interesse/formação.

Além disso, o curso é permeado de atividades práticas (laboratórios) em que os alunos poderão assumir o papel de professor em exercício, aplicando sua aprendizagem, tanto no ambiente presencial como virtual.

Os alunos aprovados nesse curso e que tenham interesse em dar continuidade à sua formação acadêmica, têm o exclusivo privilégio de obter aproveitamento de estudos em disciplinas específicas nos programas de mestrado da Universidade de Lisboa, instituição parceira do Senac São Paulo na área de educação. Veja mais informações no vídeo sobre essa parceria.

Carga horária: 360 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional com esta especialização poderá atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação, como um profissional crítico sobre seu papel na formação de profissionais, com domínio dos princípios de aprendizagem do ensino superior e das competências pedagógicas adequadas para atuação.

Panorama de mercado:
Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais.

Outro aspecto a ser fortemente considerado hoje é a crescente oferta de cursos na modalidade EAD, que exigem, além das competências fundamentais da docência, habilidades específicas para a mediação da aprendizagem a distância, em especial em ambientes virtuais. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhes sustentem a prática tanto nos cursos presenciais quanto nos cursos a distância.

Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos à sua área de formação.
Atualização e Contextualização Témática
Oferece subsídios metodológicos para a seleção do tema, desenvolvimento de pesquisa de atualização de conteúdo e elaboração de relatório de pesquisa em determinada área de estudos. Objetiva aperfeiçoar e socializar o conhecimento sobre o tema que subsidiará a elaboração do plano didático e toda sua prática docente.
Fundamentos da Educação Superior
Aborda os paradigmas da Educação superior so século XXI no Brasil a partir do estudo do contexto histórico, das questões curriculares, das políticas públicas nacionais e dos processos de aprendizagem, proporcionando uma visão crítica da atuação docente neste cenário.
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Reflete sobre as relações entre a tecnologia da informação e comunicação e a educação na sociedade atual. Discute a visão desmistificada e abrangente do potenmcial de aplicação das tecnologias interativas na educação, a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, a fim de compreender os impactos das TICs no processo de ensino e aprendizagem.
Desenvolvimento Profissional Docente
Discute sobre o perfil dos alunos do ensino superior e apresenta os diferentes modelos e teorias que embasam os processos de ensinar e aprender nesse nível de ensino. Reflete sobre o papel do professor no ensino superior no século XXI: saberes e competências, identidade docente profissional, coautoria e corresponsabilidade na construção conjunta do conhecimento, relacionamento interpessoal com seus pares, alunos e instituição. Aborda questões relacionadas à profissão docente, à carreira, educação continuada, direitos e deveres,. Objetiva despertar a conscientização dos futuros professores sobre a profissionalização da atuação docente.
Metodologia para o ensino superior
Discute e analisa os diferentes ambientes e metodologias de aprendizagem, refletindo sobre sua adequada utilização. Seleciona e demosntra técnicas e estratégias pedagógicas apropriadas para o ensino superior de forma a contribuir para o desenvolvimento da competência docente.
Processos de Avaliação
Apresenta os vários tipos de avaliação, relacionando-as às políticas vigentes. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa. Analisa modelos, instrumentos e as formas de operacionaliza-los, a fim de identificar e aplicar o tipo de avaliação mais adequada ao processo educacional proposto.
Planejamento Didático
Reflete sobre o planejamento didático como ferramenta indi´spensável para uma ação docente responsável. Apropria-se dos elementos que o compõem com o objetivo de elaborar seu plano de trabalho. Proporciona o desenvolvimento de competências específicas para o planejamento do processo de ensino e aprendizagem próprias ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
Práticas presenciais no ensino superior
Analisa ações docentes realizadas em ambiente presencial como motivação para discutir as práticas e subsidiar a elaboração do plano de aula , extraído de seu planejamento didático. Objetiva incentivar a utilização de práticas diferenciadas e inovadoras, apropriadas ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
Prática docente em ambiente EAD
Discute e analisa os conceitos básicos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Apresenta os recursos e ferramentas básicas de ambientes virtuais de aprendizagem e da internet que possibilitam interações em ambientes educacionais. Propõe o planejamento, a mediação e a avaliação de aulas em EAD, a fim de desenvolver competências para a docência utilizando ferramentas virtuais também como apoio ao presencial.
Trabalho de Conclusão de CursoI: fundamnetos e metodologia da pesquisa
Discute os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, dentre elas as pesquisas colaborativas, propostas de intervenção e socialização de projetos. Apresenta suas ferramentas e normas, com a finalidade de introduzir o aluno no universo da pesquisa e prepará-lo para a elaboração do TCC.
Projetos Educacionais
Apresenta e discute projetos educacionais, com destaque para metodologia de projetos e projetos interdisciplinares, na perspectiva da inovação tecnológica, com o objetivo de construir projetos que integrem diversas áreas do conhecimento.
Trabalho de Conclusão de Curso II: pesquisa e docência
Retoma a discussão sobre pesquisa, ressaltando a importância de seu papel para o docente, tanto para construção e atualização de conhecimentos, quanto para reflexão sobre sua prática e metodologia para trabalhar com os alunos. Oferece elementos para a conclusão e apresentação do TCC.
 
   TOTAL
Pesquisa e Orientação Temática
Propõe a análise do contexto e seleção de tema de determinada área de estudo do ensino superior; oferece subsídios metodológicos para a realização da pesquisa, orienta seu desenvolvimento e a elaboração do relatório; socializa as conclusões dos relatórios de pesquisa com a finalidade de aperfeiçoar um acervo de conhecimento sobre o tema que subsidiará a elaboração do Plano de Ensino.
Fundamentos da Educação Superior
Aborda os paradigmas da educação superior do século 21 no Brasil a partir do estudo do contexto e das questões históricas; dos processos de aprendizagem; das questões curriculares e das políticas públicas nacionais, proporcionando uma visão crítica da atuação docente neste cenário.
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Conhecer, discutir e analisar o uso da tecnologia de informação e comunicação na sociedade informacional, os recursos e implicações da utilização de redes sociais e a influência da tecnologia na educação, permitindo compreender os impactos das TICs nos processos de ensino e aprendizagem.
Desenvolvimento Profissional Docente
Aborda as questões que envolvem o papel do professor no ensino superior no século 21: saberes e competências, identidade docente profissional, representação social, adversidades da docência, Síndrome de Burnout, além das questões sobre carreira e titulação, educação continuada, empregabilidade, remuneração, sindicalização, associações, direitos e deveres. Discute a questões das relações professor-aluno, dos acidentes críticos em sala de aula, motivação, interesse, plagio, compromisso, para despertar nos futuros professores consciência sobre a docência enquanto profissão.
Processos Interdisciplinares
Discute o conceito de interdisciplinaridade sob a visão histórica, teórica e metodológica em uma perspectiva de inovação curricular. Destaca as possibilidades da prática interdisciplinar ao elaborar projetos que contemplem as áreas de estudos dos alunos do curso, de modo a propiciar atitude interdisciplinar.
Pesquisa e Docência
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica de maneira a ressaltar a importância da pesquisa para o professor, seja como atualização de conhecimentos, ou como reflexão sobre sua prática, e como metodologia para trabalhar com os alunos. Proporciona condições metodológicas e técnicas para que o aluno elabore as etapas de Introdução, considerações finais e apresentação verbal do Trabalho de Conclusão de Curso.
Metodologia para o Ensino Superior
Discute os diferentes ambientes de aprendizagem, as metodologias ativas e a instrumentalidade da metodologia educacional como estratégia de aprendizagem. Demonstra, analisa e exercita algumas técnicas apropriadas para o ensino superior de forma a contribuir para o desenvolvimento das competências pedagógicas.
Processos de Avaliação
Discute os vários tipos de avaliação presentes nas instituições de ensino superior relacionando com as políticas de avaliação vigentes. Aborda aspectos da avaliação da aprendizagem no ensino superior com ênfase na concepção de avaliação formativa de forma a contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógicas.
Planejamento do Trabalho Docente
Desenvolve a compreensão de planejamento como ferramenta indispensável para uma ação docente crítica e responsável e elabora um plano de trabalho docente baseado em novos paradigmas: foco nos objetivos de aprendizagem, metodologias inovadoras e processo de avaliação formativo. Tem a intenção de proporcionar reflexão assim como desenvolver competências específicas sobre a prática do professor do ensino superior.
Prática Docente em Ambiente Presencia
Observa e analisa ações docentes de outros professores como motivação para discutir as práticas educativas do cotidiano nos cursos de graduação e refletir sobre sua ação. Oferece oportunidade de exercitar a docência com a orientação dos professores do curso e a participação dos colegas com a finalidade de contribuir para a formação de identidade docente própria.
Prática Docente em Ambiente EAD
Conhecer, discutir, analisar os conceitos básicos de Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Propor o planejamento, a mediação e a avaliação de aulas em EaD, conhecendo os recursos e ferramentas básicas de ambientes virtuais de aprendizagem e recursos outros disponíveis na Internet e que possibilitam interações em ambientes educacionais. Tem como finalidade desenvolver competências necessárias para a docência virtual.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
 
   TOTAL
Atualização e contextualização temática
Fundamentos da Educação Superior
Novas tecnologias aplicadas à educação
Desenvolvimento profissional docente
Projetos Educacionais
Trabalho de conclusão de curso I: fundamentos e metodologia de pesquisa
Metodologia para o Ensino Superior
Processos de avaliação
Planejamento didático
Práticas presenciais no Ensino Superior
Prática docente em ambiente Ead
Trabalho de conclusão de curso II: pesquisa e docência
 
   TOTAL
Fundamentos da Educação Superior
Aborda os paradigmas da Educação Superior do século XXI no Brasil a partir do estudo do contexto histórico, das questões curriculares, das políticas públicas nacionais e dos processos de aprendizagem, proporcionando uma visão crítica da atuação docente neste cenário.
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Reflete sobre as relações entre a tecnologia da informação e comunicação e a educação na sociedade atual. Discute a visão desmistificada e abrangente do potencial de aplicação das tecnologias interativas na educação, a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, a fim de compreender os impactos das TICs no processo de ensino e aprendizagem.
Desenvolvimento Profissional Docentes
Discute sobre o perfil dos alunos do ensino superior e apresenta os diferentes modelos e teorias que embasam os processos de ensinar e aprender nesse nível de ensino. Reflete sobre o papel do professor no ensino superior no século XXI: saberes e competências, identidade docente profissional, coautoria e corresponsabilidade na construção conjunta do conhecimento, relacionamento interpessoal com seus pares, alunos e instituição. Aborda questões relacionadas à profissão docente, à carreira, educação continuada, direitos e deveres. Objetiva despertar a conscientização dos futuros professores sobre a profissionalização da atuação docente.
Atualização e Contextualização Temática (disciplina EaD)
Oferece subsídios metodológicos para a seleção do tema, desenvolvimento de pesquisa de atualização de conteúdo e elaboração de relatório de pesquisa em determinada área de estudos. Objetiva aperfeiçoar e socializar o conhecimento sobre o tema que subsidiará a elaboração do Plano didático e toda sua prática docente.
Pesquisa e Docência
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica de maneira a ressaltar a importância da pesquisa para o professor, seja como atualização de conhecimentos, ou como reflexão sobre sua prática, e como metodologia para trabalhar com os alunos. Proporciona condições metodológicas e técnicas para que o aluno elabore as etapas de Introdução, considerações finais e apresentação verbal do Trabalho de Conclusão de Curso.
Metodologia para o Ensino Superior
Discute e analisa os diferentes ambientes e metodologias de aprendizagem, refletindo sobre sua adequada utilização. Seleciona e demonstra técnicas e estratégias pedagógicas apropriadas para o ensino superior de forma a contribuir para o desenvolvimento da competência docente.
Processos de Avaliação
Apresenta os vários tipos de avaliação, relacionando-as às políticas vigentes. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa. Analisa modelos, instrumentos e as formas de operacionalizá-los, a fim de identificar e aplicar o tipo de avaliação mais adequada ao processo educacional proposto.
Práticas Presenciais no Ensino Superior
Analisa ações docentes realizadas em ambiente presencial como motivação para discutir as práticas educativas e subsidiar a elaboração do plano de aula, extraído de seu planejamento didático. Objetiva incentivar a utilização de práticas diferenciadas e inovadoras, apropriadas ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
Prática Docente em Ambiente EaD (disciplina à distância)
Discute e analisa os conceitos básicos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Apresenta os recursos e ferramentas básicas de ambientes virtuais de aprendizagem e da Internet que possibilitam interações em ambientes educacionais. Propõe o planejamento, a mediação e a avaliação de aulas em EAD, a fim de desenvolver competências para a docência utilizando ferramentas virtuais também como apoio ao presencial.
Trabalho de Conclusão de Curso I: Fundamentos e Metodologia de Pesquisa
Discute os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, dentre elas as pesquisas colaborativas, propostas de intervenção e socialização de projetos. Apresenta suas ferramentas e normas, com a finalidade de introduzir o aluno no universo da pesquisa e prepará-lo para a elaboração do TCC.
Trabalho de Conclusão de Curso II: Pesquisa e Docência
Retoma a discussão sobre pesquisa, ressaltando a importância de seu papel para o docente, tanto para construção e atualização de conhecimentos, quanto para reflexão sobre sua prática e metodologia para trabalhar com os alunos. Oferece elementos para a conclusão e apresentação do TCC.
Projetos Educacionais
Apresenta e discute projetos educacionais, com destaque para metodologia de projetos e projetos interdisciplinares, na perspectiva da inovação tecnológica, com o objetivo de construir projetos que integrem diversas áreas do conhecimento.
Planejamento Didático
Reflete sobre o planejamento didático como ferramenta indispensável para uma ação docente responsável. Apropria-se dos elementos que o compõem com o objetivo de elaborar seu plano de trabalho. Proporciona o desenvolvimento de competências específicas para o planejamento do processo de ensino e aprendizagem próprias ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
 
   TOTAL
ATUALIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO TEMÁTICA EAD
Oferece subsídios metodológicos para a seleção do tema, desenvolvimento de pesquisa de atualização de conteúdo e elaboração de relatório de pesquisa em determinada área de estudos. Objetiva aperfeiçoar e socializar o conhecimento sobre o tema que subsidiará a elaboração do Plano didático e toda sua prática docente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Aborda os paradigmas da Educação Superior do século XXI no Brasil a partir do estudo do contexto histórico, das questões curriculares, das políticas públicas nacionais e dos processos de aprendizagem, proporcionando uma visão crítica da atuação docente neste cenário.
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Reflete sobre as relações entre a tecnologia da informação e comunicação e a educação na sociedade atual. Discute a visão desmistificada e abrangente do potencial de aplicação das tecnologias interativas na educação, a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, a fim de compreender os impactos das TICs no processo de ensino e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Discute sobre o perfil dos alunos do ensino superior e apresenta os diferentes modelos e teorias que embasam os processos de ensinar e aprender nesse nível de ensino. Reflete sobre o papel do professor no ensino superior no século XXI: saberes e competências, identidade docente profissional, coautoria e corresponsabilidade na construção conjunta do conhecimento, relacionamento interpessoal com seus pares, alunos e instituição. Aborda questões relacionadas à profissão docente, à carreira, educação continuada, direitos e deveres. Objetiva despertar a conscientização dos futuros professores sobre a profissionalização da atuação docente.
PROJETOS EDUCACIONAIS
Apresenta e discute projetos educacionais, com destaque para metodologia de projetos e projetos interdisciplinares, na perspectiva da inovação tecnológica, com o objetivo de construir projetos que integrem diversas áreas do conhecimento.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE PESQUISA
Discute os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, dentre elas as pesquisas colaborativas, propostas de intervenção e socialização de projetos. Apresenta suas ferramentas e normas, com a finalidade de introduzir o aluno no universo da pesquisa e prepará-lo para a elaboração do TCC.
METODOLOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR
Discute e analisa os diferentes ambientes e metodologias de aprendizagem, refletindo sobre sua adequada utilização. Seleciona e demonstra técnicas e estratégias pedagógicas apropriadas para o ensino superior de forma a contribuir para o desenvolvimento da competência docente.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
Apresenta os vários tipos de avaliação, relacionando-as às políticas vigentes. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa. Analisa modelos, instrumentos e as formas de operacionalizá-los, a fim de identificar e aplicar o tipo de avaliação mais adequada ao processo educacional proposto.
PLANEJAMENTO DIDÁTICO
Reflete sobre o planejamento didático como ferramenta indispensável para uma ação docente responsável. Apropria-se dos elementos que o compõem com o objetivo de elaborar seu plano de trabalho. Proporciona o desenvolvimento de competências específicas para o planejamento do processo de ensino e aprendizagem próprias ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
PRÁTICAS PRESENCIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Analisa ações docentes realizadas em ambiente presencial como motivação para discutir as práticas educativas e subsidiar a elaboração do plano de aula, extraído de seu planejamento didático. Objetiva incentivar a utilização de práticas diferenciadas e inovadoras, apropriadas ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTE EAD
Discute e analisa os conceitos básicos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Apresenta os recursos e ferramentas básicas de ambientes virtuais de aprendizagem e da Internet que possibilitam interações em ambientes educacionais. Propõe o planejamento, a mediação e a avaliação de aulas em EAD, a fim de desenvolver competências para a docência utilizando ferramentas virtuais também como apoio ao presencial.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: PESQUISA E DOCÊNCIA
Retoma a discussão sobre pesquisa, ressaltando a importância de seu papel para o docente, tanto para construção e atualização de conhecimentos, quanto para reflexão sobre sua prática e metodologia para trabalhar com os alunos. Oferece elementos para a conclusão e apresentação do TCC.
 
   TOTAL
ATUALIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO TEMÁTICA (Disciplina EAD)
Oferece subsídios metodológicos para a seleção do tema, desenvolvimento de pesquisa de atualização de conteúdo e elaboração de relatório de pesquisa em determinada área de estudos. Objetiva aperfeiçoar e socializar o conhecimento sobre o tema que subsidiará a elaboração do Plano didático e toda sua prática docente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Aborda os paradigmas da Educação Superior do século XXI no Brasil a partir do estudo do contexto histórico, das questões curriculares, das políticas públicas nacionais e dos processos de aprendizagem, proporcionando uma visão crítica da atuação docente neste cenário.
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Reflete sobre as relações entre a tecnologia da informação e comunicação e a educação na sociedade atual. Discute a visão desmistificada e abrangente do potencial de aplicação das tecnologias interativas na educação, a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, a fim de compreender os impactos das TICs no processo de ensino e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Discute sobre o perfil dos alunos do ensino superior e apresenta os diferentes modelos e teorias que embasam os processos de ensinar e aprender nesse nível de ensino. Reflete sobre o papel do professor no ensino superior no século XXI: saberes e competências, identidade docente profissional, coautoria e corresponsabilidade na construção conjunta do conhecimento, relacionamento interpessoal com seus pares, alunos e instituição. Aborda questões relacionadas à profissão docente, à carreira, educação continuada, direitos e deveres. Objetiva despertar a conscientização dos futuros professores sobre a profissionalização da atuação docente.
PROJETOS EDUCACIONAIS
Apresenta e discute projetos educacionais, com destaque para metodologia de projetos e projetos interdisciplinares, na perspectiva da inovação tecnológica, com o objetivo de construir projetos que integrem diversas áreas do conhecimento.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE PESQUISA
Discute os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, dentre elas as pesquisas colaborativas, propostas de intervenção e socialização de projetos. Apresenta suas ferramentas e normas, com a finalidade de introduzir o aluno no universo da pesquisa e prepará-lo para a elaboração do TCC.
METODOLOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR
Discute e analisa os diferentes ambientes e metodologias de aprendizagem, refletindo sobre sua adequada utilização. Seleciona e demonstra técnicas e estratégias pedagógicas apropriadas para o ensino superior de forma a contribuir para o desenvolvimento da competência docente.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
Apresenta os vários tipos de avaliação, relacionando-as às políticas vigentes. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa. Analisa modelos, instrumentos e as formas de operacionalizá-los, a fim de identificar e aplicar o tipo de avaliação mais adequada ao processo educacional proposto.
PLANEJAMENTO DIDÁTICO
Reflete sobre o planejamento didático como ferramenta indispensável para uma ação docente responsável. Apropria-se dos elementos que o compõem com o objetivo de elaborar seu plano de trabalho. Proporciona o desenvolvimento de competências específicas para o planejamento do processo de ensino e aprendizagem próprias ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
PRÁTICAS PRESENCIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Analisa ações docentes realizadas em ambiente presencial como motivação para discutir as práticas educativas e subsidiar a elaboração do plano de aula, extraído de seu planejamento didático. Objetiva incentivar a utilização de práticas diferenciadas e inovadoras, apropriadas ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTE EAD (Disciplina EAD)
Discute e analisa os conceitos básicos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Apresenta os recursos e ferramentas básicas de ambientes virtuais de aprendizagem e da Internet que possibilitam interações em ambientes educacionais. Propõe o planejamento, a mediação e a avaliação de aulas em EAD, a fim de desenvolver competências para a docência utilizando ferramentas virtuais também como apoio ao presencial.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: PESQUISA E DOCÊNCIA
Retoma a discussão sobre pesquisa, ressaltando a importância de seu papel para o docente, tanto para construção e atualização de conhecimentos, quanto para reflexão sobre sua prática e metodologia para trabalhar com os alunos. Oferece elementos para a conclusão e apresentação do TCC.
 
   TOTAL
ATUALIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO TEMÁTICA
Oferece subsídios metodológicos para a seleção do tema, desenvolvimento de pesquisa de atualização de conteúdo e elaboração de relatório de pesquisa em determinada área de estudos. Objetiva aperfeiçoar e socializar o conhecimento sobre o tema que subsidiará a elaboração do Plano didático e toda sua prática docente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Aborda os paradigmas da Educação Superior do século XXI no Brasil a partir do estudo do contexto histórico, das questões curriculares, das políticas públicas nacionais e dos processos de aprendizagem, proporcionando uma visão crítica da atuação docente neste cenário.
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Reflete sobre as relações entre a tecnologia da informação e comunicação e a educação na sociedade atual. Discute a visão desmistificada e abrangente do potencial de aplicação das tecnologias interativas na educação, a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, a fim de compreender os impactos das TICs no processo de ensino e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Discute sobre o perfil dos alunos do ensino superior e apresenta os diferentes modelos e teorias que embasam os processos de ensinar e aprender nesse nível de ensino. Reflete sobre o papel do professor no ensino superior no século XXI: saberes e competências, identidade docente profissional, coautoria e corresponsabilidade na construção conjunta do conhecimento, relacionamento interpessoal com seus pares, alunos e instituição. Aborda questões relacionadas à profissão docente, à carreira, educação continuada, direitos e deveres. Objetiva despertar a conscientização dos futuros professores sobre a profissionalização da atuação docente.
PROJETOS EDUCACIONAIS
Apresenta e discute projetos educacionais, com destaque para metodologia de projetos e projetos interdisciplinares, na perspectiva da inovação tecnológica, com o objetivo de construir projetos que integrem diversas áreas do conhecimento.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I:
Discute os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, dentre elas as pesquisas colaborativas, propostas de intervenção e socialização de projetos. Apresenta suas ferramentas e normas, com a finalidade de introduzir o aluno no universo da pesquisa e prepará-lo para a elaboração do TCC.
METODOLOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR
Discute e analisa os diferentes ambientes e metodologias de aprendizagem, refletindo sobre sua adequada utilização. Seleciona e demonstra técnicas e estratégias pedagógicas apropriadas para o ensino superior de forma a contribuir para o desenvolvimento da competência docente.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
Apresenta os vários tipos de avaliação, relacionando-as às políticas vigentes. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa. Analisa modelos, instrumentos e as formas de operacionalizá-los, a fim de identificar e aplicar o tipo de avaliação mais adequada ao processo educacional proposto.
PLANEJAMENTO DIDÁTICO
Reflete sobre o planejamento didático como ferramenta indispensável para uma ação docente responsável. Apropria-se dos elementos que o compõem com o objetivo de elaborar seu plano de trabalho. Proporciona o desenvolvimento de competências específicas para o planejamento do processo de ensino e aprendizagem próprias ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
PRÁTICAS PRESENCIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Analisa ações docentes realizadas em ambiente presencial como motivação para discutir as práticas educativas e subsidiar a elaboração do plano de aula, extraído de seu planejamento didático. Objetiva incentivar a utilização de práticas diferenciadas e inovadoras, apropriadas ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTE EAD
Discute e analisa os conceitos básicos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Apresenta os recursos e ferramentas básicas de ambientes virtuais de aprendizagem e da Internet que possibilitam interações em ambientes educacionais. Propõe o planejamento, a mediação e a avaliação de aulas em EAD, a fim de desenvolver competências para a docência utilizando ferramentas virtuais também como apoio ao presencial.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: PESQUISA E DOCÊNCIA
Retoma a discussão sobre pesquisa, ressaltando a importância de seu papel para o docente, tanto para construção e atualização de conhecimentos, quanto para reflexão sobre sua prática e metodologia para trabalhar com os alunos. Oferece elementos para a conclusão e apresentação do TCC.
 
   TOTAL
ATUALIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO TEMÁTICA (EAD)
Oferece subsídios metodológicos para a seleção do tema, desenvolvimento de pesquisa de atualização de conteúdo e elaboração de relatório de pesquisa em determinada área de estudos. Objetiva aperfeiçoar e socializar o conhecimento sobre o tema que subsidiará a elaboração do Plano didático e toda sua prática docente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Aborda os paradigmas da Educação Superior do século XXI no Brasil a partir do estudo do contexto histórico, das questões curriculares, das políticas públicas nacionais e dos processos de aprendizagem, proporcionando uma visão crítica da atuação docente neste cenário.
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Reflete sobre as relações entre a tecnologia da informação e comunicação e a educação na sociedade atual. Discute a visão desmistificada e abrangente do potencial de aplicação das tecnologias interativas na educação, a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, a fim de compreender os impactos das TICs no processo de ensino e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Discute sobre o perfil dos alunos do ensino superior e apresenta os diferentes modelos e teorias que embasam os processos de ensinar e aprender nesse nível de ensino. Reflete sobre o papel do professor no ensino superior no século XXI: saberes e competências, identidade docente profissional, coautoria e corresponsabilidade na construção conjunta do conhecimento, relacionamento interpessoal com seus pares, alunos e instituição. Aborda questões relacionadas à profissão docente, à carreira, educação continuada, direitos e deveres. Objetiva despertar a conscientização dos futuros professores sobre a profissionalização da atuação docente.
PROJETOS EDUCACIONAIS
Apresenta e discute projetos educacionais, com destaque para metodologia de projetos e projetos interdisciplinares, na perspectiva da inovação tecnológica, com o objetivo de construir projetos que integrem diversas áreas do conhecimento.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE PESQUISA
Discute os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, dentre elas as pesquisas colaborativas, propostas de intervenção e socialização de projetos. Apresenta suas ferramentas e normas, com a finalidade de introduzir o aluno no universo da pesquisa e prepará-lo para a elaboração do TCC.
METODOLOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR
Discute e analisa os diferentes ambientes e metodologias de aprendizagem, refletindo sobre sua adequada utilização. Seleciona e demonstra técnicas e estratégias pedagógicas apropriadas para o ensino superior de forma a contribuir para o desenvolvimento da competência docente.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
Apresenta os vários tipos de avaliação, relacionando-as às políticas vigentes. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa. Analisa modelos, instrumentos e as formas de operacionalizá-los, a fim de identificar e aplicar o tipo de avaliação mais adequada ao processo educacional proposto.
PLANEJAMENTO DIDÁTICO
Reflete sobre o planejamento didático como ferramenta indispensável para uma ação docente responsável. Apropria-se dos elementos que o compõem com o objetivo de elaborar seu plano de trabalho. Proporciona o desenvolvimento de competências específicas para o planejamento do processo de ensino e aprendizagem próprias ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
PRÁTICAS PRESENCIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Analisa ações docentes realizadas em ambiente presencial como motivação para discutir as práticas educativas e subsidiar a elaboração do plano de aula, extraído de seu planejamento didático. Objetiva incentivar a utilização de práticas diferenciadas e inovadoras, apropriadas ao nível de ensino em que atua ou pretende atuar.
PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTE EAD (EAD)
Discute e analisa os conceitos básicos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Apresenta os recursos e ferramentas básicas de ambientes virtuais de aprendizagem e da Internet que possibilitam interações em ambientes educacionais. Propõe o planejamento, a mediação e a avaliação de aulas em EAD, a fim de desenvolver competências para a docência utilizando ferramentas virtuais também como apoio ao presencial.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: PESQUISA E DOCÊNCIA
Retoma a discussão sobre pesquisa, ressaltando a importância de seu papel para o docente, tanto para construção e atualização de conhecimentos, quanto para reflexão sobre sua prática e metodologia para trabalhar com os alunos. Oferece elementos para a conclusão e apresentação do TCC.
 
   TOTAL
A proposta metodológica visa à interação entre a área de educação e as áreas específicas de estudos de cada aluno, de modo que este possa desenvolver competências na docência da área em que já tenha aderência. Está também prevista a integração contínua e dinâmica entre todas as atividades individuais e colaborativas em ambientes presenciais e virtuais.

Assim, as atividades vão se sucedendo conforme os objetivos propostos rompendo com a linearidade tradicional e proporcionando aos alunos que alternem seu papel ao longo do curso: como aprendizes da docência atualizando, aprofundando ou desenvolvendo conhecimentos e competências, e como professores em exercício, aplicando em situações práticas sua aprendizagem.
A avaliação é mais uma oportunidade de reflexão de professores e alunos sobre os processos de aprender: a autoavaliação é constantemente estimulada.
Componentes curriculares
Atualização e Contextualização Temática
Fundamentos na Educação Superior
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Desenvolvimento Profissional Docente
Projetos Educacionais
Trabalho de Conclusão de Curso I: fundamentos e metodologia de pesquisa
Metodologia para o Ensino Superior
Processo de Avaliação
Planejamento Didático
Práticas Presenciais no Ensino Superior
Prática Docente em Ambiente EaD
Trabalho de Conclusão do Curso II: Pesquisa e Docência
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Docência no Ensino Superior (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a

- Senac Ribeirão Preto: 20/04/2017

* Datas finais sujeitas à alteração
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Desconto 20% para o Ensino Superior
Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação docência, especialização docência, curso docência, docência no ensino superior, competências docentes, plano de trabalho docente, novas práticas educacionais, ensino à distância, docência em ambiente presencial, docência em ambiente à distância, docência EAD, curso para docência sp.



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.