Pós-Graduação

Docência no Ensino Superior

Objetivo
Desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente no século 21, do debate sobre experiências profissionais, da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.

Diferenciais
O curso apresenta uma proposta inovadora que trabalhará as várias dimensões do processo de tornar-se professor: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação); pedagógica (didática adequada ao ensino superior), reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos) e a política (formação da identidade profissional docente).

Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido um plano de trabalho docente completo, voltado para sua área de interesse/formação.

Os alunos aprovados nesse curso e que tenham interesse em dar continuidade à sua formação acadêmica, têm o exclusivo privilégio de obter aproveitamento de estudos em disciplinas específicas nos programas de mestrado da Universidade de Lisboa, instituição parceira do Senac São Paulo na área de educação. Veja mais informações no vídeo sobre essa parceria.

Carga horária: 360 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional com esta especialização poderá atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação, como um profissional crítico sobre seu papel na formação de profissionais, com domínio dos princípios de aprendizagem do ensino superior e das competências pedagógicas adequadas para atuação.

Panorama de mercado:
Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais.

Outro aspecto a ser fortemente considerado hoje é a crescente oferta de cursos na modalidade EAD, que exigem, além das competências fundamentais da docência, habilidades específicas para a mediação da aprendizagem a distância, em especial em ambientes virtuais. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhes sustentem a prática tanto nos cursos presenciais quanto nos cursos a distância.
Público-alvo: Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos à sua área de formação.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos à sua área de formação.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Aborda os paradigmas da educação superior do século 21 no Brasil, a partir do estudo do contexto histórico, dos paradigmas curriculares recentes, das peculiaridades e políticas públicas nacionais e dos processos de aprendizagem próprios para o ensino superior, proporcionando uma visão crítica do contexto em que se insere a docência.
O PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Reflete sobre o papel do professor e do tutor do ensino superior no século 21, a partir de temas como: identidade; produção (pesquisa-docência-extensão); competências; formas de mediação pedagógica; ensino e aprendizagem; ética profissional; relacionamento interpessoal com seus pares, alunos e instituição. Aborda questões relacionadas à profissão docente, à carreira, educação continuada, direitos e deveres, provocando o despertar da conscientização dos futuros professores sobre a profissionalização da atuação docente.
APRENDIZAGEM DO JOVEM ADULTO
Discute sobre o perfil dos alunos do ensino superior; a influência das mídias, a característica de utilidade e imediatismo que apresentam frente à aprendizagem; os processos de motivação e a corresponsabilidade na construção do conhecimento, abordando os diferentes modelos e teorias que embasam os processos de ensino e aprendizado nesse nível educacional, incluindo a metacognição, múltiplas inteligências, protagonismo e coautoria. Reflete sobre a formação das classes, multiculturalidade, diversidade e inclusão social, proporcionando a integração do futuro professor ao universo do aluno como ferramenta de facilitação do processo de aprendizagem.
CURRÍCULOS DIFERENCIADOS
Conceitua currículo e inovação curricular, diferenciando o currículo que inova em todos os seus eixos constitutivos e metodologias diferenciadas utilizadas pontualmente em componentes curriculares. Discute diretrizes curriculares e modelos de estruturas curriculares (disciplinares, modulares, por eixos temáticos e transversalidade), além de propostas curriculares diferenciadas como: currículo integrado/interdisciplinar, currículo por competências, currículo por problemas (PBL, Problem Based Learning), currículo por projetos e currículo interprofissional, entre outros, informando e sensibilizando o professor para alternativas do processo de ensino aprendizagem no ensino superior.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE PESQUISA
Discute os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, dentre elas as pesquisas colaborativas, propostas de intervenção e socialização de projetos. Apresenta ferramentas e normas, com a finalidade de introduzir o aluno no universo da pesquisa e prepará-lo para a elaboração do relatório de pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso.
PLANEJAMENTO DA APRENDIZAGEM
Apresenta documentos pedagógicos diretamente relacionados ao planejamento, tais como: Projeto Pedagógico, Planos de Ensino e Plano de Aula. Oferece subsídios para a elaboração dos objetivos gerais e específicos que compõe o Plano de Trabalho Docente. Orienta a seleção do componente que o aluno irá lecionar, incentiva a pesquisa sobre as diretrizes curriculares, perfil psicográfico e estruturas pedagógicas de diferentes instituições, oferecendo subsídios para a compreensão e importância do planejamento didático e para o aluno iniciar seu Plano de Trabalho Docente (PTD).
MÍDIAS E SUA RELAÇÃO COM O APRENDER
Reflete sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as mídias e sua relação com o processo de aprender, promovendo a compreensão sobre os princípios e características do ensino a distância, distinguindo-o das atividades virtuais em apoio ao presencial. Discute a visão desmistificada e abrangente do potencial de aplicação das tecnologias interativas na educação a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, ressaltando os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem.
METODOLOGIAS ATIVAS
Discute, analisa e reflete sobre o conceito de metodologias ativas e sua adequada utilização, considerando: a aprendizagem híbrida (Blended Learning); Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem Baseada em Games; Gamificação; Mapas Mentais; Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom); Situações de Aprendizagem para o desenvolvimento de competências; Aprendizagem Colaborativa (Team Based Learning); e pesquisa como metodologia de aprendizagem, promovendo a interação do professor com outras possibilidades de desenvolvimento da aprendizagem.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
Discute a diferença entre estratégias e metodologias de aprendizagem; analisa as relações entre estratégias, objetivos e conteúdo; reflete sobre a necessidade de dominar as condições de aplicabilidade das técnicas para obter o máximo de produtividade, contribuindo para o desenvolvimento da competência de selecionar e aplicar recursos didáticos apropriados no processo educacional proposto.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Apresenta brevemente o processo de avaliação institucional e de desempenho docente. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa. Analisa modelos, instrumentos e as formas de operacionalizá-los, a elaboração de critérios de aprendizagem e reflete sobre a indispensável relação da avaliação com os objetivos propostos, contribuindo para desenvolver a competência de identificar e aplicar o tipo de avaliação mais adequada ao processo educacional proposto.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Reflete sobre o planejamento didático como ferramenta indispensável para uma ação docente responsável, retomando a análise da função de cada componente que compõe o plano docente para construir uma visão de conjunto. Estabelece relações entre os elementos e adequação aos objetivos propostos e avalia a proposta pedagógica do plano em relação às demandas e público, com a finalidade de elaborar a versão final de seu plano de trabalho docente no ensino superior, etapa que compõe o Trabalho de Conclusão de Curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: PESQUISA E DOCÊNCIA
Retoma brevemente a discussão sobre pesquisa, ressaltando a importância de seu papel para o docente, tanto para construção e atualização de conhecimentos, quanto para reflexão sobre sua prática e metodologia para trabalhar com os alunos. Prioriza a orientação para a conclusão, redação final e apresentação (se houver) do TCC e aborda os critérios de avaliação, com a finalidade de oferecer subsídios para a conclusão do TCC.
 
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A proposta metodológica visa à interação entre a área de educação e as áreas específicas de estudos de cada aluno, de modo que este possa desenvolver competências na docência da área em que já tenha aderência. Está também prevista a integração contínua e dinâmica entre todas as atividades individuais e colaborativas em ambientes presenciais e virtuais.

Assim, as atividades vão se sucedendo conforme os objetivos propostos rompendo com a linearidade tradicional e proporcionando aos alunos que alternem seu papel ao longo do curso: como aprendizes da docência atualizando, aprofundando ou desenvolvendo conhecimentos e competências, e como professores em exercício, aplicando em situações práticas sua aprendizagem.
A avaliação é mais uma oportunidade de reflexão de professores e alunos sobre os processos de aprender: a autoavaliação é constantemente estimulada.

Componentes curriculares
Fundamentos na Educação Superior
O Professor na Sociedade Contemporânea
Aprendizagem do Jovem Adulto
Currículos Diferenciados
Trabalho de Conclusão de Curso I: fundamentos e metodologia de pesquisa
Planejamento de Aprendizagem
Mídias e sua Relação com o Aprender
Metodologias Ativas
Estratégias e Recursos Didáticos
Avaliação da Aprendizagem
Plano de Trabalho Docente
Trabalho de Conclusão do Curso II: Pesquisa e Docência
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Docência no Ensino Superior (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  2 de maio a 31 de julho de 2018.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial de formação específica não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu, além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC; Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira.
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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