Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Docência no Ensino Superior

Objetivo
Desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente no século 21, do debate sobre experiências profissionais, da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.

Diferenciais
O curso apresenta uma proposta inovadora que trabalhará as várias dimensões do processo de tornar-se professor: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação); pedagógica (didática adequada ao ensino superior), reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos) e a política (formação da identidade profissional docente). Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido um plano de trabalho docente completo, voltado para sua área de interesse/formação.

Além disso, o curso é permeado de atividades práticas (laboratórios) em que os alunos poderão assumir o papel de professor em exercício, aplicando sua aprendizagem, tanto no ambiente presencial como virtual.

Carga horária: 360 horas

Atuação no mercado de trabalho
O egresso deste curso poderá atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação, como um profissional crítico sobre seu papel na formação de profissionais, com domínio dos princípios de aprendizagem do ensino superior e das competências pedagógicas adequadas para atuação.

Panorama de mercado:
Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais. Outro aspecto a ser fortemente considerado hoje é a crescente oferta de cursos na modalidade EAD, que exigem, além das competências fundamentais da docência, habilidades específicas para a mediação da aprendizagem a distância, em especial em ambientes virtuais. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhes sustentem a prática tanto nos cursos presenciais quanto nos cursos a distância.
Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos à sua área de formação.
A proposta metodológica visa à interação entre a área de educação e as áreas específicas de estudos de cada aluno, de modo que este possa desenvolver competências na docência da área em que já tenha aderência. Está também prevista a integração contínua e dinâmica entre todas as atividades individuais e colaborativas em ambientes presenciais e virtuais.

Assim, as atividades vão se sucedendo conforme os objetivos propostos rompendo com a linearidade tradicional e proporcionando aos alunos que alternem seu papel ao longo do curso: como aprendizes da docência atualizando, aprofundando ou desenvolvendo conhecimentos e competências, e como professores em exercício, aplicando em situações práticas sua aprendizagem.

A avaliação é mais uma oportunidade de reflexão de professores e alunos sobre os processos de aprender: a autoavaliação é constantemente estimulada.

Componentes curriculares
Atualização e Contextualização Temática
Fundamentos na Educação Superior
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Desenvolvimento Profissional Docente
Projetos Educacionais
Trabalho de Conclusão de Curso I: fundamentos e metodologia de pesquisa
Metodologia para o Ensino Superior
Processo de Avaliação
Planejamento Didático
Práticas Presenciais no Ensino Superior
Prática Docente em Ambiente EaD
Trabalho de Conclusão do Curso II: Pesquisa e Docência
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Docência no Ensino Superior (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2015 a 29 de fevereiro de 2016.

Taxa de inscrição:  R$ 50.

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação docência, especialização docência, curso docência, docência no ensino superior, competências docentes, plano de trabalho docente, novas práticas educacionais, ensino à distância, docência em ambiente presencial, docência em ambiente à distância, docência EAD, curso para docência sp.



 Fale Conosco
0800 883 2000
© 2015 Senac São Paulo