Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Técnicos

Radialista - Sonoplastia

Prepara o aluno para executar efeitos especiais e fundos sonoros, adequar o volume e a intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar sons, ruídos e músicas e apelar aos sentimentos e emoções pelos sons utilizados para programas de rádio, televisão, cinema, espetáculos teatrais e musicais.
Entre os diferenciais do curso, destacam-se um plano atualizado por profissionais sintonizados com as tendências do segmento; docentes com experiência profissional na área; e aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho uso de equipamentos utilizados no mercado de trabalho.

Carga horária: 248 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

O rádio e a televisão são os mais importantes meios de comunicação no Brasil, responsáveis pela difusão de entretenimento e informação para grande parte da população. Esses veículos de comunicação atuam como instrumentos de disseminação de notícias, informações, prestação de serviços, entretenimento, cultura, educação e publicidade.

Vive-se, hoje, uma verdadeira explosão de canais de distribuição da comunicação: TVs públicas, TVs legislativas, TV digital, canais comunitários e educativos, programadoras e operadoras de TV por assinatura, webtvs, produtoras de conteúdo audiovisual, webrádios, rádio digital, circuitos internos de rádio, rádio empresa e mídia out of home, apenas para citar algumas ramificações dessa nova configuração da indústria do audiovisual, que impulsionam o crescimento do mercado de produções.

A digitalização dos processos de captação e produção de programas para rádio e TV e a implantação, desde dezembro de 2007, do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre SBTVD instituído pelo Decreto nº 4901/2003 e implantado pelo Decreto 5820/2006, vem impulsionando um novo nicho de mercado.

Com a migração e transmissão para o sistema de TV digital, a multiprogramação ganha destaque por permitir que cada emissora transmita, simultaneamente, até quatro programações, criando a necessidade de desenvolvimento de mais conteúdo e a possibilidade de interatividade do telespectador, que vai exigir novas competências do profissional de Rádio e TV. Também, as possibilidades apresentadas pelo rádio digital, cuja discussão sobre qual modelo o Brasil deverá adotar nos próximos anos encontra-se em fase final, criam um ambiente com novas oportunidades profissionais.

Isso tem provocado novas demandas do setor produtivo audiovisual, decorrentes das conquistas tecnológicas, do crescimento do recente mercado de formatos de programas, da expansão da produção do cinema nacional e do aumento do número de produtoras de conteúdo de áudio e vídeo, gerando transformações no segmento da radiodifusão.

Para exercer a profissão de sonoplasta é necessário ter o registro profissional junto à SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, antiga DRT Delegacia Regional do Trabalho.

Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 06/2012, de 31/01/2012.

Método

O curso Radialista - Sonoplastia abrange aulas teóricas e práticas em estúdio/laboratório ou espaço adaptado, utilizando softwares específicos de sonoplastia, por meio dos quais se pesquisa, cria, arquiva músicas e sons. Ao final do curso, o aluno apresenta um trabalho de sonorização.

Programa

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação o módulo 1 e o módulo 7 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Radialista Sonoplasta, com o qual poderá obter seu registro junto à SRTE Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, antiga DRT - Delegacia Regional do Trabalho, necessário para o exercício legal da profissão. Essa qualificação faz parte do curso Técnico em Rádio e Televisão.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF (apresentação do original);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


O Senac oferece o material didático

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

 
Tags
curso em sp, senac são paulo, sonoplasta
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.