Curso Técnico

 

Radialista - Sonoplastia

Objetivo
É um curso de Qualificação Técnica de Nível Médio que faz parte do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, que tem como objetivo desenvolver no aluno as técnicas de sonorização de programas, efeitos especiais e fundos sonoros para apoio à produção ou direção de programas de rádio, televisão, cinema, espetáculos teatrais e musicais.

Diferenciais
- Plano de Curso atualizado por profissionais sintonizados com as tendências do segmento;
- Docentes com experiência profissional na área;
- Aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo;
- Metodologia de trabalho por projetos, atual e inovadora;
- Atividades práticas realizadas em equipamentos que simulam a atividade profissional no mercado de trabalho.

(Carga horária: 248 horas)
Autorizado pelo Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 06/2012, de 31/01/2012, de acordo com a Portaria de aprovação Senac/Geduc -SE nº 04/2012 de 01/03/2012, sendo o Plano de Curso válido para turmas iniciadas a partir de 03/02/2012.
Atuação no mercado de trabalho
O Sonoplasta é o profissional que executa efeitos especiais e fundos sonoros, adéqua o volume e a intensidade dos sons, insere músicas durante determinadas cenas, cria e mistura sons, ruídos e músicas, apela aos sentimentos e emoções pelos sons utilizados. Para exercer a profissão de Sonoplasta é necessário ter o registro profissional junto à SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, antiga DRT – Delegacia Regional do Trabalho.

Panorama de mercado
Segundo pesquisas recentes, consideramos que no Brasil, o rádio e a televisão são os mais importantes meios de comunicação, responsáveis pela difusão de entretenimento e informação para grande parte da população.

Esses veículos de comunicação de massa atuam como instrumentos de disseminação de notícias, informações, prestação de serviços, entretenimento, cultura, educação e publicidade. Vive-se, hoje, uma verdadeira explosão de canais de distribuição da comunicação: TVs públicas, TVs legislativas, TV digital, canais comunitários e educativos, programadoras e operadoras de TV por assinatura, webtvs, produtoras de conteúdo audiovisual, webrádios, rádio digital, circuitos internos de rádio, rádio empresa e mídia out of home, apenas para citar algumas ramificações dessa nova configuração da indústria do audiovisual, que impulsionam o crescimento do mercado de produções.

A digitalização dos processos de captação e produção de programas para Rádio e TV e a implantação, desde dezembro de 2007, do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre – SBTVD instituído pelo Decreto nº 4901/2003 e implantado pelo Decreto 5820/2006, vem impulsionando um novo nicho de mercado. Há previsão que, em 2016 o sistema analógico de transmissão e recepção de sinais de TV aberta será desativado no Brasil, provocando mudanças, já que 100% das emissoras e retransmissoras brasileiras deverão migrar e transmitir pelo sistema de TV digital, e, para ter acesso a TV aberta, a população deverá trocar o seu aparelho de TV ou adquirir um conversor.

Nesse novo contexto proporcionado pela TV digital, a multiprogramação ganha destaque por permitir que cada emissora transmita, simultaneamente, até quatro programações, criando a necessidade de desenvolvimento de mais conteúdo e a possibilidade de interatividade do telespectador, que vai exigir novas competências do profissional de Rádio e TV. Também, as possibilidades apresentadas pelo rádio digital, cuja discussão sobre qual modelo o Brasil deverá adotar nos próximos anos encontra-se em fase final, criam um ambiente com novas oportunidades profissionais.

Isso tem provocado novas demandas do setor produtivo audiovisual, decorrentes das conquistas tecnológicas, do crescimento do recente mercado de formatos de programas, da expansão da produção do cinema nacional e do aumento do número de produtoras de conteúdo de áudio e vídeo, gerando transformações no segmento da radiodifusão.
Pré-requisitos
Idade mínima: 18 anos até o término do curso.
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo.

Público-alvo
Pessoas interessadas em se profissionalizar na área e que atenda ao pré-requisito.
Aulas teóricas e práticas em estúdio/laboratório ou espaço adaptado, utilizando softwares específicos de sonoplastia, por meio dos quais se pesquisa, cria, arquiva músicas e sons.
Ao final do curso o aluno apresenta um trabalho de sonorização.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Àquele que concluir com aprovação o módulo I e o módulo VII será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Radialista – Sonoplasta, com o qual poderá obter seu registro junto à SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, antiga DRT - Delegacia Regional do Trabalho, necessário para o exercício legal da profissão.
Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).
- CPF (apresentação do documento).

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.
 



  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Encontro com Locutores 2014
Tags
sonoplasta, sonoplastia, rádio, curso de áudio, sonorização, áudio, curso de sonoplastia, trilha sonora, música eletrônica, captação de som, curso de sonoplastia sp, senac
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.