Cursos Técnicos

Radialista - edição de videotaipe (VT)

Prepara o aluno para trabalhar com diferentes técnicas de edição e tratamento de imagem e som para produções audiovisuais, analisando todo material bruto captado na fase de produção da obra e organizando partes deste material, a fim de estruturá-lo como produto final.

Entre os diferenciais deste curso, destacam-se a formação de um editor capaz de identificar e desenvolver um corte adequado, para além do aspecto operacional; um plano atualizado por profissionais sintonizados com as tendências do segmento; docentes com experiência profissional na área; e aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho uso de equipamentos utilizados no mercado de trabalho.

Carga horária: 300 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

As novas tecnologias da informação e comunicação transformaram a sociedade do conhecimento, impulsionando a produção audiovisual brasileira. Os meios de comunicação, sobretudo o rádio e a televisão, expandiram seus horizontes e métodos de produção com o desenvolvimento da internet e o surgimento de um novo cenário mundial.

Tal fenômeno provoca o aparecimento de novas demandas para o setor produtivo audiovisual, decorrentes tanto da diversidade dos formatos televisivos, quanto da expansão do cinema nacional e do aumento do número de produtoras, gerando transformações no segmento da radiodifusão.

Para ilustrar a importância desse novo cenário, enquanto o telefone levou 70 anos para atingir 50 milhões de usuários no mundo, o rádio demorou 38 anos, a televisão precisou de 13 anos e a internet de apenas 5.

Vale destacar a importância do mercado audiovisual composto por rádio, TV aberta e por assinatura e cinema que movimenta cerca de 71,49% do total da verba publicitária no Brasil; a expansão do mercado de telefonia celular; e as mais de três mil empresas que atuam na produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão registradas na Agência Nacional de Cinema (Ancine).

O editor de videoteipe pode trabalhar em emissoras de TV, produtoras independentes e finalizadoras de vídeo. O exercício da profissão requer registro profissional.


Ato de Autorização

Aprovado pela Portaria Senac/Geduc – SE nº 01/2012 de 01/02/2012.

Público-alvo

Pessoas interessadas em se profissionalizar na área.

Método

O curso Radialista - edição de videoteipe (VT) abrange aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho.



Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação o módulo 1 e o módulo 7 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Radialista Editor de Videoteipe (VT), com validade nacional, com o qual poderá requerer o registro junto à SRTE Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, antiga DRT - Delegacia Regional do Trabalho. Essa qualificação faz parte do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF (apresentação do original);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

Tags
curso em sp, senac são paulo, editor de VT