Curso Técnico

 

Radialista - Edição de Videoteipe (VT)

Objetivo
É um curso de Qualificação Técnica de Nível Médio que faz parte do itinerário formativo do Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, que tem como objetivo preparar o aluno para trabalhar com diferentes técnicas de edição e tratamento de imagem e som para produções Audiovisuais.

Diferenciais
- A proposta deste curso é contribuir para a formação de um editor capaz de identificar e desenvolver um corte adequado, indo além do aspecto operacional.
- Plano de Curso atualizado por profissionais sintonizados com as tendências do segmento.
- Docentes com experiência profissional na área.
- Aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo.
- Metodologia de trabalho por projetos, atual e inovadora.

(Carga horária: 300 horas)
Aprovado pela Portaria Senac/Geduc – SE nº 01/2012 de 01/02/2012; este plano de curso é válido para turmas iniciadas a partir de 01/02/2012.
Atuação no mercado de trabalho
O Editor de Videoteipe é o profissional que analisa todo material bruto captado na fase de produção de uma obra audiovisual, organizando partes deste material a fim de estruturá-lo na forma do produto final, podendo trabalhar em emissoras de TV, produtoras independentes e finalizadoras de vídeo. O exercício da profissão de Editor de Videoteipe exige registro profissional junto à SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, antiga DRT – Delegacia Regional do Trabalho.

Panorama de mercado
Segundo pesquisas recentes, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação transformaram a Sociedade de Conhecimento, impulsionando a produção audiovisual brasileira. Os meios de comunicação de massa, sobretudo o rádio e a televisão, expandiram seus horizontes e métodos de produção com o desenvolvimento da Internet e o surgimento de um novo cenário mundial.
Tal fenômeno provoca o aparecimento de novas demandas para o setor produtivo audiovisual, decorrentes tanto da diversidade dos formatos televisivos, quanto da expansão do cinema nacional e do aumento do número de produtoras, gerando transformações no segmento da radiodifusão.

Para ilustrar a importância desse novo cenário, enquanto o telefone levou 70 anos para atingir 50 milhões de usuários no mundo, o rádio demorou 38 anos, a televisão precisou de 13 anos e a internet de apenas cinco anos. Estima-se que exista cerca de 74 milhões de usuários de Internet no Brasil, um número significativo considerando que em 2001 eram apenas 18 milhões. O site Youtube - maior plataforma de vídeo online recebe, em média, 48 horas de vídeo por minuto e mais de 3 bilhões de visualizações por dia.
Vale destacar a importância do mercado audiovisual composto por Rádio, TVs aberta e por assinatura e Cinema que movimenta 71,49% do total da verba publicitária no Brasil, totalizando mais de 18,1 bilhões de reais por ano; o mercado de telefonia celular, já que o Brasil possui mais de 210,5 milhões de assinantes, que podem ser considerados potenciais consumidores de conteúdo audiovisual; e as mais de 3.451 empresas que atuam na produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão registradas na Agência Nacional de Cinema – ANCINE.
Pré-requisitos
Idade mínima: 18 anos até o término do curso.
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo.

Público-alvo
Pessoas interessadas em se profissionalizar na área e que atenda o pré-requisito.
Proposta metodológica
Aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho,
que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Àquele que concluir com aprovação o módulo I e o módulo VII será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Radialista – Editor de Videoteipe (VT), com validade nacional, com o qual poderá requerer o registro junto à SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, antiga DRT - Delegacia Regional do Trabalho.
Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).
- CPF (apresentação do documento).

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas através do portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.
 



  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Encontro de Alfabetização Visual
Tags
Edição, cursos de edição, editor de imagens, pós-produção, Rádio e TV, Ilhas de edição, editor de VT, minutagem, decupagem, audiovisual
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade