Curso Livre

 

Práticas Administrativas em Escritório

Objetivo
Capacitar o profissional para realizar as principais rotinas administrativas dos diferentes departamentos de empresas, com garantia de excelência nos resultados de seu trabalho enquanto assistente administrativo.

O Senac prepara o aluno para atuar em empresas de segmentos diversos dentro da área administrativa, relacionando os conceitos a situações práticas e abordando as tendências e perspectivas da profissão.

Marketing pessoal, ética e postura profissional, assertividade e importância do planejamento e execução do trabalho são alguns dos quesitos básicos da função de apoio administrativo, abordados por este curso.

Sala de aula com retroprojetores, material apostilado, acervo bibliográfico e docentes experientes complementam os diferencias deste curso.

Público-alvo
Pessoas que atuam ou pretendam ingressar no mercado de trabalho para aturarem como office-boy, auxiliares de secretaria, auxiliares da área financeira, operadores de caixa, estoquistas ou almoxarifes, funcionários da área de controle e distribuição de documentos, auxiliares da área de recursos humanos, auxiliares de vendas, recepcionistas e outros.
(Carga horária: 30 horas)
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá estar apto a desempenhar funções auxiliares e de apoio, dentro ou fora de um escritório.
Para tanto, o curso contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:
- Estabelecer conexões entre a evolução do trabalho e teorias da Administração com o trabalho de assistência administrativa, interpretando as vantagens e desvantagens às empresas em decorrência da utilização destas teorias como práticas de gestão.
- Assumir posicionamento sensível e ético na observância das funções básicas da Administração (Planejamento – Organização – Direção – Controle), levando-se em consideração todos os aspectos pertinentes a cada um deles, garantindo assim a excelência nos resultados do trabalho de assistente administrativo.
- Adotar postura profissional adequada ao trabalho de apoio administrativo, compreendendo os limites e potencialidades em relação às suas competências, bem como a necessidade de autoaprimoramento visando obter sucesso em sua atividade profissional.
- Aplicar as premissas do marketing pessoal nas relações sociais e empresariais, respeitando as regras da boa convivência e etiqueta empresarial, a fim de construir referências para sua identidade profissional e pessoal.
- Atuar de maneira dinâmica, eficaz e ética em serviços de apoio administrativo, identificando as necessidades e características de cada área ou departamento e reconhecendo que o fluxo dos seus processos se inter-relacionam e influenciam diretamente nos serviços prestados, a fim de atender às atuais exigências do mundo do trabalho.

Panorama de mercado
As constantes transformações no cenário global refletem diretamente nos ambientes e procedimentos de trabalho das empresas. Além do posicionamento estratégico e mercadológico, o sucesso das operações empresariais está diretamente relacionado com a eficiência e a visão multifuncional dos profissionais que atuam no apoio gerencial e administrativo.

Dessa forma, a perfeita realização dos procedimentos e práticas administrativas passam a ser um instrumento fundamental para gerar diferenciais de eficiência frente à concorrência, traduzidos em melhor gestão estratégica e tática, bem como melhor conhecimento dos clientes, mercados, concorrência e de seus próprios processos e recursos internos.

Profissionalismo, ética e aprimoramento constante são atributos fundamentais na conquista da empregabilidade e permanência no mercado de trabalho. Um profissional, para ser bem sucedido, necessita preparar-se adequadamente para atender às expectativas e necessidades do mercado, das empresas e dos clientes.
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo.
A participação nas atividades administrativas de empresas requer habilidade oral e escrita.
Proposta metodológica
O curso coloca o aluno no papel de apoio administrativo de um departamento de determinada empresa, para buscar alternativas eficazes para a realização das diversas rotinas de trabalho. Nesse sentido, serão realizadas proposições de problemas, discussões em grupo, apresentação de filmes, plenárias, jogos e vivências, bem como atividades envolvendo a simulação de rotinas de escritório e outras.
A evolução da administração:
- Histórica da organização do trabalho
- Conceito e História da Administração
- Teorias e tendências da Administração

O ambiente corporativo:
- Missão, Visão, Valores e Objetivos de empresas
- O ambiente e cenários para negócios
- Tipos e tamanhos de empresas

O profissional de apoio administrativo:
- Habilidades Conceituais, Técnicas e Atitudes
- Comunicação e relacionamento interpessoal
- Ética e Trabalho em equipe
- Motivação no ambiente de trabalho
- Marketing Pessoal e Etiqueta Empresarial
- Plano de Carreira, tendências e perspectivas

Organização dos ambientes de escritório:
- Utilização adequada dos espaços e recursos
- Organização do ambiente de trabalho
- Empreendedorismo, criatividade e inovação na realização de tarefas
- Gestão das atividades e administração do tempo

Práticas administrativas:
- Organização do trabalho administrativo
- Atendimento ao cliente interno, agenda e reuniões
- Protocolo e arquivo
- Rotinas de trabalho e documentos básicos das áreas funcionais: finanças e contabilidade; marketing e área comercial; produção e logística e recursos humanos.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 





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