Cursos Técnicos

Técnico em Comunicação Visual

Objetivo
Habilitar profissionais para atuarem na área de Comunicação Visual, desenvolvendo trabalhos nos cinco setores de atuação deste mercado: editorial (livros, jornais e revistas), marcas e identidade corporativa (projetos de identidade visual de empresas), publicitário (anúncios para mídia impressa), promocional (embalagens e materiais promocionais) e marketing direto (malas diretas e catálogos).
O curso supre a demanda por especialização técnica de profissionais atuantes no mercado de produção gráfica, capacitando o aluno para atuar em todos os setores da área, como o editorial, de embalagens, de materiais promocionais, e atendendo todos os segmentos envolvidos no processo de produção da indústria gráfica (pré-impressão, impressão e acabamento). Como suporte, o Senac disponibiliza laboratórios atualizados com softwares para paginação, ilustração e tratamento de imagens.
Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso poderá atuar em áreas de criação e produção de peças gráficas editoriais, institucionais, publicitárias, promocionais e de marketing direto de empresas prestadoras de serviços gráficos (birôs), editoras, gráficas convencionais e digitais, estúdios de design gráfico, agências de publicidade e propaganda e de promoções, na qualidade de funcionário ou prestador de serviço.
Panorama de mercado
No campo da tecnologia gráfica, ocorreram nos últimos anos grandes mudanças com a chegada dos sistemas e processos digitais de pré-impressão, impressão e pós-impressão, exigindo do profissional que atua nos vários setores de produção de impressos uma formação técnica polivalente, direcionada principalmente para cinco setores de atuação - editorial, de marcas ou identidade corporativa, publicitário, promocional e marketing direto.
Exige-se desse profissional conhecimentos sobre as tecnologias e capacidade de produzir arquivos digitais para os principais processos de reprodução como offset, flexografia, letterpress, rotogravura e serigrafia, incluindo a própria impressão digital, aliando a criação de projetos de comunicação impactantes com a habilidade de produzi-los por meio de técnicas de visualização apropriadas, que respeitem as características dos processos de impressão indicados para sua reprodução.

Método

Proposta metodológica
O curso coloca o aluno em contato com situações reais de trabalho e estimula sua participação ativa na busca por soluções, por meio da realização de um projeto. Também são realizados estudo de casos, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, atividades comunitárias, trabalho de campo, simulações de contextos e vivências em laboratório.

Programa

Certificação

- Àquele que concluir com aprovação o módulo 1 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente de Arte, com validade nacional.
- Àquele que concluir com aprovação os módulos 1 e 2 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Programador Visual de Design Institucional, com validade nacional.
- Àquele que concluir com aprovação os módulos 1 e 3 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Programador Visual de Design Editorial e Publicitário, com validade nacional.
- Àquele que concluir com aprovação os módulos 1 e 4 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Programador Visual de Design Promocional e de Marketing Direto, com validade nacional.
- Àquele que concluir, com aprovação, todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Comunicação Visual, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples)
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada) ou,
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Livro:
Adobe InDesign CC. Autor: Marcos Serafim. Editora: Editora Senac São Paulo
 
Livro:
Adobe Photoshop CC. Autor: Marcos Serafim. Editora: Editora Senac São Paulo
 
Livro:
Adobe Illustrator CC. Autor: Marcos Serafim. Editora: Editora Senac São Paulo


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso