Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Técnicos

Técnico em Comunicação Visual

Objetivo Habilitar profissionais para atuarem na área de Comunicação Visual, desenvolvendo trabalhos nos cinco setores de atuação deste mercado: editorial (livros, jornais e revistas), marcas e identidade corporativa (projetos de identidade visual de empresas), publicitário (anúncios para mídia impressa), promocional (embalagens e materiais promocionais) e marketing direto (malas diretas e catálogos). O curso supre a demanda por especialização técnica de profissionais atuantes no mercado de produção gráfica, capacitando o aluno para atuar em todos os setores da área, como o editorial, de embalagens, de materiais promocionais, e atendendo todos os segmentos envolvidos no processo de produção da indústria gráfica (pré-impressão, impressão e acabamento). Como suporte, o Senac disponibiliza laboratórios atualizados com softwares para paginação, ilustração e tratamento de imagens.
Carga horária: 800 horas

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho O profissional formado por este curso poderá atuar em áreas de criação e produção de peças gráficas editoriais, institucionais, publicitárias, promocionais e de marketing direto de empresas prestadoras de serviços gráficos (birôs), editoras, gráficas convencionais e digitais, estúdios de design gráfico, agências de publicidade e propaganda e de promoções, na qualidade de funcionário ou prestador de serviço. Panorama de mercado No campo da tecnologia gráfica, ocorreram nos últimos anos grandes mudanças com a chegada dos sistemas e processos digitais de pré-impressão, impressão e pós-impressão, exigindo do profissional que atua nos vários setores de produção de impressos uma formação técnica polivalente, direcionada principalmente para cinco setores de atuação - editorial, de marcas ou identidade corporativa, publicitário, promocional e marketing direto. Exige-se desse profissional conhecimentos sobre as tecnologias e capacidade de produzir arquivos digitais para os principais processos de reprodução como offset, flexografia, letterpress, rotogravura e serigrafia, incluindo a própria impressão digital, aliando a criação de projetos de comunicação impactantes com a habilidade de produzi-los por meio de técnicas de visualização apropriadas, que respeitem as características dos processos de impressão indicados para sua reprodução.

Ato de Autorização

Portaria CEE/GP nº 335 de 07/12/2010.

Público-alvo

Escolaridade mínima: cursando o 2º ano do ensino médio

Método

Proposta metodológica O curso coloca o aluno em contato com situações reais de trabalho e estimula sua participação ativa na busca por soluções, por meio da realização de um projeto. Também são realizados estudo de casos, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, atividades comunitárias, trabalho de campo, simulações de contextos e vivências em laboratório.

Programa

Certificação

- Àquele que concluir com aprovação o módulo 1 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente de Arte, com validade nacional. - Àquele que concluir com aprovação os módulos 1 e 2 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Programador Visual de Design Institucional, com validade nacional. - Àquele que concluir com aprovação os módulos 1 e 3 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Programador Visual de Design Editorial e Publicitário, com validade nacional. - Àquele que concluir com aprovação os módulos 1 e 4 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Programador Visual de Design Promocional e de Marketing Direto, com validade nacional. - Àquele que concluir, com aprovação, todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Comunicação Visual, com validade nacional.

Lista de Materiais

Para a realização do curso é necessária a compra de materiais que serão utilizados no decorrer do período.

No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra dos itens.

Material a ser adquirido pelo aluno:

- Lapiseira 0.5 mm
- Bloco de Papel sulfite A3 (sem margem c/ 20 folhas)
- DVD/R
- Estojos para DVD
- Grafite 0.5 mm
- Grafite integral 6B
- Lápis de desenho 2B
- Lápis de desenho 6B
- Papel espelho: vermelho, azul, amarelo, verde e preto (de cada cor)
- Pasta A3
- Compasso
- Grafites 2 mm
- Esquadro Médio de 45º - Sem Graduação
- Esquadro Médio de 60º - Sem Graduação
- Pen drive 4GB
- Estilete
- Régua de 30 cm
- Caixa de Giz de cera (12 cores)
- Caixa de Lápis de cor (24 cores)
- Caneta hidrográfica (12 cores)
- Cola bastão média
- Rolo de Fita crepe



Documentos para Matrícula

- Requerimento de matrícula*; - RG (fotocópia); - Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples); - CPF (apresentação do documento). As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais. Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso. *Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

O Senac oferece o material didático

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

Rua Dr. Antônio Bento, 393 - Santo Amaro - São Paulo - (11) 3737-3900 - E-mail: 

Aulas

Início: 21/11/2016
Término: 05/12/2017
Segunda: 19h-22h30
Terça: 19h-22h30
Quarta: 19h-22h30
Quinta: 19h-22h30
Sexta: 19h-22h30
Em até 12 parcelas de R$ 780,50 através dos cartões Diners, Hipercard, Mastercard, Visa ou em até 14 parcelas de R$ 669,00 através do boleto bancário.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

Tags
curso técnico de comunicação visual sp, curso de editoração sp, curso de programação visual sp, curso de projetos gráficos sp, curso de paginação sp, curso técnico em comunicação visual do senac, tratamento de imagens, curso de ilustração digital sp, curso de produção de arquivos digitais sp, curso de projetos editoriais sp, produção de anúncios, projetos de embalagem, projetos de materiais promocionais, produção de materiais promocionais, curso de design gráfico sp, design gráfico, Senac.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.