Cursos Livres

Produtor para TV e Vídeo

Objetivo
Orientar o aluno sobre a produção de uma obra audiovisual, estruturando cronogramas e roteiros de gravação e de edição, para viabilizar sua realização de maneira organizada e otimizada.

Público-alvo
Estudantes de Comunicação, profissionais que estejam ingressando no mercado e pessoas interessadas em conhecer as funções do produtor em emissoras de TV, provedores ou produtoras de vídeo, entre outros.

Diferenciais
O Curso de Produtor para TV e Vídeo do Senac dá ao aluno noções de como organizar as etapas de produção de peças audiovisuais, conferindo-lhe formação ampla. O aluno consegue perceber todo o processo e a importância de cada passo, desde a concepção de uma ideia, seguida pelo planejamento do projeto, até sua realização e exibição.

Carga horária: 45 horas

Pré-requisito
Ter, no mínimo, 18 anos de idade e Ensino Médio completo.

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O produtor de vídeo transita em várias áreas do mercado de produção audiovisual, que é vasto e abrange desde documentários e programas para televisão de diferentes gêneros, até a produção de vídeos para espetáculos e eventos corporativos, esportivos, educativos e culturais, incluindo gráficas e editoras, operadoras de telefonia móvel e portais na Internet.
O profissional pode atuar na produção de base, montando e contratando equipes, controlando o fluxo de caixa e prestando apoio ao produtor de ‘set’ em gravações externas e/ou em estúdios e locações determinadas pelo diretor, além de outras atividades. Pode atuar também na produção musical de programas de TV, na produção de elenco, figurino, objetos cenográficos, além de outras atividades pertinentes às etapas de realização de um vídeo.

Panorama de mercado
A produção ocupa 90% das etapas correspondentes à realização de um produto audiovisual. Portanto, o produtor é aquele que inicia e finaliza um projeto. Com sensibilidade e conhecimento cultural e tecnológico, ele exerce o papel de interface entre a direção e toda a equipe, formada por outros produtores, técnicos, redatores e elenco.
Essencial no gerenciamento e na operacionalização de qualquer projeto de vídeo, um bom produtor é aquele que, além de estar familiarizado com equipamentos específicos, tem também capacidade de organização, flexibilidade, agilidade, prontidão e prazer em realizar várias tarefas concomitantemente.
Cursos complementares, de formação específica, além de aperfeiçoarem o conhecimento de profissionais em início de carreira e fornecerem uma visão mais ampla das funções de um produtor, também valorizam o currículo de quem está ingressando no mercado.


Método

Como estratégias, serão propostas atividades em grupo e leituras de textos/roteiros, além de discussões e debates, que possibilitem ao aluno desenvolver um projeto audiovisual de acordo com as necessidades de produção, otimizando o tempo e garantindo a boa qualidade do produto final.

Programa

- Perfil e funções do produtor
- Planejamento de produção
- Análise técnica e decupagem de roteiro
- Cronogramas de produção, gravação e edição
- Previsão orçamentária para produção audiovisual
- Legislação específica: contratos e direitos autorais
- Gravação e edição de projeto


Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de produção para TV, curso de produção de vídeo, curso para produtor de TV, curso para produtor de vídeo, produção de peça audiovisual, cronogramas de produção audiovisual, roteiros de gravação, roteiros de edição, cronograma de pré-produção, cronograma de produção, cronograma de gravação, cronograma de edição, planejamento de produção audiovisual, análise técnica de roteiro, decupagem de roteiro, previsão orçamentária para produção audiovisual, Senac.