Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

O Professor que Conta Histórias

O curso é pioneiro na área de lazer e oferece ferramentas a professores para o aprimoramento de sua prática a partir da contação de histórias, diferenciando suas aulas e tornando-as mais marcantes e produtivas. Nesse curso, o profissional será capacitado a planejar e desenvolver o processo de criação da arte de contar histórias, a fim de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas e oferecer outras possibilidades de aprendizagem ao aluno.

Carga horária: 30 horas

Pré-requisito
Professores da rede pública ou privada, atuantes em qualquer nivel educacional.
Escolaridade mínima: ensino superior completo
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Analisar e identificar perfil, repertório cultural, interesses sociais, faixa etária dos alunos, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural do grupo, a fim de contextualizar a narração de histórias.

- Pesquisar histórias pertinentes à sua área de atuação, considerando as informações identificadas sobre o grupo de alunos, visando adequá-las e inseri-las em seu plano de aula.
- Identificar recursos materiais, formas de linguagem, modulações da voz, higiene vocal, respiração, que poderão ser adaptados ao tema proposto em plano de aula e utilizados para a realização das atividades de narração.

- Identificar diferenças entre cenário e ambientação, considerando a situação proposta no texto, a fim de preparar espaço adequado à narração de histórias.
- Contar histórias, considerando público-alvo e área do conhecimento, utilizando as diversas possibilidades de aplicação de materiais e adaptação de textos, de modo a interagir com seus alunos e atingir o resultado de aprendizagem desejado.

Panorama de mercado
O professor em sala de aula necessita de recursos alternativos para promover uma aula diferente, que possa despertar a curiosidade e o interesse dos alunos. Dados comprovam que professores de matemática, ciências, biologia, português, entre outros, alcançaram esses objetivos por meio da narração de histórias, proporcionando momentos de entusiasmo, estímulo e muito aprendizado.

A narração de histórias tem um efeito poderoso. Os alunos criam uma ligação de afetividade muito forte com o professor, tornam-se mais atentos e ativam sua curiosidade. Eles ficam sensibilizados com a inovação que o professor traz para a sala de aula, despertando seu interesse por outras histórias e jogos.

Público-alvo

Este curso destina-se a professores das diversas áreas do conhecimento.

Método

Proposta metodológica
O curso agrega atividades práticas e teóricas para estimular o processo criativo e a desenvoltura do aluno, como criação de rodas de versos e de narrações, danças circulares, cantigas de roda, pesquisas de contos, histórias e autores, exercícios de higiene vocal, modulação de voz, respiração e intensidade das palavras.

Serão utilizadas também pesquisas individuais, em que o aluno terá a oportunidade de adaptar sua área do conhecimento às diversas opções de autores, contos, textos e recursos audiovisuais para posterior utilização em suas aulas.

Programa

- A contação de histórias nos dias hoje.
- Tradição oral no mundo e no Brasil.
- A arte da improvisação
- Tempo.
- Dramaticidade.
- Entonação.
- Figurinos.
- Quem conta um conto aumenta um pouco.
- Diversidade para contar a mesma história.
- História escrita e falada, acontecida ou inventada.
- Resgate ao folclore brasileiro.
- Crenças e costumes regionais.
- Ambientação.
- Vocabulário.
- Pluralidade cultural.
- Tempos presentes na contação de histórias.
- Relação do antigo com o moderno.
- Diferenças entre o contador de histórias e a personagem da história.
- Diferenças entre contar e narrar uma história.
- Aulas dinâmicas com o apoio da contação de história.
- Adaptação de uma aula à contação.
- Contextualização do conteúdo desejado, a fim de explorar a percepção sensorial, aguçar a criatividade e aprendizagem do aluno.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de contação de histórias para professores sp, curso o professor que conta histórias do senac, professor contador de histórias, técnicas de contação de histórias para professores, Senac.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.