Curso Livre

 

Formação de Baristas

O curso visa capacitar profissionais para preparar cafés espressos (do italiano espresso), com base em técnicas específicas, utensílios e máquinas profissionais, capazes de distinguir os produtos existentes no mercado, reconhecendo os diferentes grãos utilizados, colocar em prática os segredos da preparação de bebidas variadas à base de café, valendo-se de receitas e técnicas de coquetelaria, vaporizar o leite e preparar bebidas à base de leite vaporizado.

O aluno será capacitado também para montar o serviço do café, dispondo os utensílios de maneira graciosa e elegante ao servir a bebida.

Durante o curso, o participante tem a oportunidade de degustar distintas variedades de café, apurando seu paladar para que possa interagir com o cliente, na venda do produto.

(Carga horária: 48 horas)
O curso está organizado com base nas etapas do processo de trabalho do barista. O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Distinguir as diferenças entre os vários produtos existentes no mercado estudando a história, o plantio, a produção e as formas de processamento, bem como degustando a bebida, para interagir adequadamente com o cliente na venda do produto final (bebida café).
- Operar a máquina de café valendo-se de conhecimentos acerca de seu funcionamento e atentando para a segurança durante a operação, a fim de preparar corretamente cafés.
- Vaporizar o leite de forma tecnicamente correta, com o objetivo de preservar a qualidade do produto e preparar bebidas à base de leite vaporizado.
- Montar o mise-en-place de café, valendo-se do conhecimento de técnicas do serviço de alimentos e bebidas para servir o cliente da forma adequada.
- Preparar bebidas variadas à base de café, valendo-se de receitas e técnicas de coquetelaria, no intuito de oferecer aos clientes opções variadas.

Panorama de mercado
A retomada do interesse do consumidor por cafés de qualidade cria uma lacuna entre a indústria do café, com suas tecnologias modernas e seus altos graus de profissionalização, e o preparador de cafés – a bebida – no comércio, pois, muitas vezes, o funcionário que atende os clientes ao balcão não tem preparo técnico para essas novas exigências.

A figura do barista, alma das cafeterias italianas, é uma profissão secular na Itália, desde o surgimento da primeira máquina de café espresso. Muitas vezes é o próprio dono do estabelecimento. A profissão também tem tradição em outras partes da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, ainda é novidade. Não é ainda considerada uma profissão, mas vem ganhando cada vez mais impulso por iniciativa de associações ligadas ao café como, por exemplo, a Brazilian Special Coffee Association (BSCA) e a Associação Campeonato Brasileiro de Baristas (ACBB), que promove o Campeonato Brasileiro de Baristas.
Em algumas atividades do curso será necessário que o aluno experimente os cafés preparados.
Este curso destina-se a estudantes de hotelaria e gastronomia, futuros empreendedores no ramo de restaurantes, bares e cafeterias, bartenders, garçons e demais interessados em conhecer melhor o café e aprender a preparar a bebida em máquinas profissionais.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
O curso coloca o aluno no papel de um atendente de uma cafeteria, servindo o cliente e explicando sobre o produto que estiver utilizando.
- História do café.
- Semente e produto.
- Prática de extração de café.
- Prática de vaporização de leite.
- Serviço de cafés.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
O Senac São Paulo se compromete com o desenvolvimento e a capacitação de pessoas para as áreas de turismo, gastronomia e hotelaria, desde o início da década de 1950, com tradição na oferta de um itinerário de estudos completo para formação de: garçons, copeiros, maîtres, bartenders, baristas, sommeliers e gestores de alimentos e bebidas. O portfólio do Senac inclui cursos de formação inicial e continuada, contribuindo para que o aluno agregue as competências requeridas de acordo com sua trajetória de desenvolvimento profissional ou segmentos de interesse específico.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 





  Unidades do Senac

Eventos relacionados à área


Palestra e Degustação: Sua Majestade, a Cortiça - com Carlos Cabral


Workshop: Master Class em Vinhos Americanos
Tags
curso de barista sp, curso para barista sp, curso formação de barista do senac, vaporização de leite, preparação de café expresso, tipos de grãos de café, bebidas à base de café, serviço de café, extração de café, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.