Curso Livre

 

Formação de Baristas

O curso visa capacitar profissionais para preparar cafés espressos (do italiano espresso), com base em técnicas específicas, utensílios e máquinas profissionais, capazes de distinguir os produtos existentes no mercado, reconhecendo os diferentes grãos utilizados, colocar em prática os segredos da preparação de bebidas variadas à base de café, valendo-se de receitas e técnicas de coquetelaria, vaporizar o leite e preparar bebidas à base de leite vaporizado.

O aluno será capacitado também para montar o serviço do café, dispondo os utensílios de maneira graciosa e elegante ao servir a bebida.

Durante o curso, o participante tem a oportunidade de degustar distintas variedades de café, apurando seu paladar para que possa interagir com o cliente, na venda do produto.

(Carga horária: 48 horas)
O curso está organizado com base nas etapas do processo de trabalho do barista. O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Distinguir as diferenças entre os vários produtos existentes no mercado estudando a história, o plantio, a produção e as formas de processamento, bem como degustando a bebida, para interagir adequadamente com o cliente na venda do produto final (bebida café).
- Operar a máquina de café valendo-se de conhecimentos acerca de seu funcionamento e atentando para a segurança durante a operação, a fim de preparar corretamente cafés.
- Vaporizar o leite de forma tecnicamente correta, com o objetivo de preservar a qualidade do produto e preparar bebidas à base de leite vaporizado.
- Montar o mise-en-place de café, valendo-se do conhecimento de técnicas do serviço de alimentos e bebidas para servir o cliente da forma adequada.
- Preparar bebidas variadas à base de café, valendo-se de receitas e técnicas de coquetelaria, no intuito de oferecer aos clientes opções variadas.

Panorama de mercado
A retomada do interesse do consumidor por cafés de qualidade cria uma lacuna entre a indústria do café, com suas tecnologias modernas e seus altos graus de profissionalização, e o preparador de cafés – a bebida – no comércio, pois, muitas vezes, o funcionário que atende os clientes ao balcão não tem preparo técnico para essas novas exigências.

A figura do barista, alma das cafeterias italianas, é uma profissão secular na Itália, desde o surgimento da primeira máquina de café espresso. Muitas vezes é o próprio dono do estabelecimento. A profissão também tem tradição em outras partes da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, ainda é novidade. Não é ainda considerada uma profissão, mas vem ganhando cada vez mais impulso por iniciativa de associações ligadas ao café como, por exemplo, a Brazilian Special Coffee Association (BSCA) e a Associação Campeonato Brasileiro de Baristas (ACBB), que promove o Campeonato Brasileiro de Baristas.
Em algumas atividades do curso será necessário que o aluno experimente os cafés preparados.
Este curso destina-se a estudantes de hotelaria e gastronomia, futuros empreendedores no ramo de restaurantes, bares e cafeterias, bartenders, garçons e demais interessados em conhecer melhor o café e aprender a preparar a bebida em máquinas profissionais.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
O curso coloca o aluno no papel de um atendente de uma cafeteria, servindo o cliente e explicando sobre o produto que estiver utilizando.
- História do café.
- Semente e produto.
- Prática de extração de café.
- Prática de vaporização de leite.
- Serviço de cafés.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
O Senac São Paulo se compromete com o desenvolvimento e a capacitação de pessoas para as áreas de turismo, gastronomia e hotelaria, desde o início da década de 1950, com tradição na oferta de um itinerário de estudos completo para formação de: garçons, copeiros, maîtres, bartenders, baristas, sommeliers e gestores de alimentos e bebidas. O portfólio do Senac inclui cursos de formação inicial e continuada, contribuindo para que o aluno agregue as competências requeridas de acordo com sua trajetória de desenvolvimento profissional ou segmentos de interesse específico.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 





  Unidades do Senac

Eventos relacionados à área


Palestra: Legislação Sanitária sob o Olhar do Fiscal


Workshop: Bebidas Brasileiras, Hábitos e Cultura
Tags
curso de barista sp, curso para barista sp, curso formação de barista do senac, vaporização de leite, preparação de café expresso, tipos de grãos de café, bebidas à base de café, serviço de café, extração de café, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 ou através do Fale Conosco
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade