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Revenue Management - Gerenciamento de Receita

Objetivo
O objetivo deste curso é possibilitar a construção de conhecimentos relativos à área de Revenue Management, a fim de qualificar profissionais capazes de recomendar ações ligadas à estratégia do negócio hoteleiro e de outras empresas do setor de serviços. O aluno aprende a fazer análise de dados relativos à demanda de serviços, concorrência, capacidade e disponibilidade do inventário, eventos e fatores internos e externos, informações históricas e segmentação de mercado, visando maximizar a receita.


Carga horária: 45 horas

Pré-requisito
A participação nas atividades previstas requer conhecimentos básicos de estatística e Excel.

Idade mínima: 18

Escolaridade mínima: graduado ou estar cursando ensino superior

Mercado de Trabalho

Revenue Management é uma técnica de negócio conhecida e aplicada mundialmente, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, ainda nova no mercado brasileiro.

As cadeias de hotéis internacionais com sede nos Estados Unidos e Europa já praticam a técnica de gerenciamento de receita, mas a metodologia é importada e não adaptada à cultura brasileira.

Os gerentes de receita que atuam hoje no mercado foram capacitados pelas próprias cadeias internacionais. Para suprir essa carência, este curso busca educar os futuros analistas e gerentes de receita de cadeias nacionais, além de empresas individuais do setor de serviços.


Público-alvo

Destina-se a profissionais do negócio hoteleiro e de outras empresas do setor de serviços interessados em atuar e/ou aprimorar seus conhecimentos na área de gerenciamento de receita.


Método

O curso prevê atividades individuais, discussões em grupo, exercícios de cálculos, proposições de problemas, estudo de caso, vivências de mercado, simulações, exposições dialogadas, demonstrações de resultados e atividades que permitam ao aluno desempenhar o papel de profissionais que atuam no gerenciamento de receita com eficiência.

Programa

- Particularidades do mercado de serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade;
- Conceitos e princípios de Revenue Management: o serviço certo para o cliente certo na hora certa pelo preço certo;
- Etapas para a previsão de demanda: análise de dados históricos, pick up de reservas e calendário de ocupação;
- Etapas para a análise da concorrência: definição de concorrentes (serviços oferecidos, localização e preços) e participação de mercado;
- Etapas para a análise de fatores externos: tendências políticas, legais, econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e ambientais; revisão da previsão de demanda e ajuste da estratégia de preços;
- O controle da disponibilidade do serviço: o fluxo do processo do serviço, a duração e potenciais atrasos na entrega do serviço, e o tempo de preparação para novo cliente;
- O controle da capacidade de inventário: depósitos e garantias, penalidades sobre cancelamentos e técnicas de overbooking;
- A segmentação de mercado de acordo com as necessidades e comportamentos, valores e benefícios que agregam o serviço;
- A estratégia de preços: regras de preços por segmento de mercado, a integridade, sazonalidade e periodicidade dos preços;
- O valor da tecnologia da informação: banco de dados para armazenar dados históricos, controles e previsão de demanda via sistema;
- Conceitos e princípios de maximização de receita: o aumento de receita através de volume ou de preço, a receita por unidade de serviço disponível e barreiras ao gerenciamento de receita (a cultura interna do estabelecimento, a educação do cliente, e o acesso à tecnologia);
- Como medir o retorno sobre investimento: valor do investimento versus a rentabilidade, e o tempo necessário para break even.


Certificações

O Centro Universitário Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Indicações Bibliográficas

CROSS, R. G. Revenue Management. Maximização de receitas - táticas radicais para dominar o mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
PRESCOTT, J. E., MILLER, S. H. Inteligência competitiva na prática. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
CHURCHILL, G. A.; PETER, J. P. Marketing: Criando valor para os clientes. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010.
COLTMAN, M. M.; JAGELS, M. G. Hospitality Management Accounting. New York: John Wiley & Sons, 2001.
HAYES, D. K.; MILLER, A. Revenue Management for the Hospitality Industry. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.
KIMES, S. E. Perceived Fairness of Yield Management Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly, p. 22-29, feb. 2001.
MANKIW, G. N. Introdução à Economia. 6ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2013

 
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Outras informações sobre o curso



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