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6º Encontro Senac de Conhecimento Integrado: criatividade e colaboração


Sala de Educadores


Jornada de Cultura de Paz

Pós-graduação a distância

Tecnologias na Aprendizagem - EAD (a distância)

Objetivo
Desenvolver a capacidade de articulação entre os processos de ensinar e aprender e a utilização de tecnologias da informação e comunicação na gestão e mediação desses processos educacionais em espaços formais, informais e não-formais.

Visa especializar, assim, profissionais para atuarem na gestão e mediação de projetos educacionais, a distância ou presenciais, com uso de tecnologias da informação e da comunicação.

O curso também tem como objetivo atender à demanda por especialização de profissionais que fazem uso das tecnologias em diferentes ambientes de aprendizagem, como os escolares, universitários, corporativos, comunitários, entre outros, trazendo em sua proposta as possibilidades de exploração das linguagens e lógicas das diversas mídias e tecnologias para potencializar a aprendizagem significativa, crítica e ativa.

Diferencial
O diferencial do curso está presente, sobretudo, na maneira de abordar e entrelaçar as áreas de Educação e Tecnologia: contextualiza o uso da tecnologia em diversos espaços educacionais, amplia a visão destes para abarcar também os espaços não-formais e informais e considera tecnologias educacionais para além do seu aspecto instrumental, trabalhando as diferentes mídias e suas linguagens, as tecnologias emergentes (e as novas lógicas concretizadas por elas) e suas possibilidades no processo de educar.

Carga horária: 360 horas

Mercado de Trabalho
O egresso deste curso poderá atuar nos diferentes espaços educativos: escolas, universidades, corporações, projetos sociais, fundações e ONGs. Para tanto, estará apto a:
Elaborar estratégias pedagógicas a partir da identificação dos problemas e contextos em diferentes espaços educativos, que integrem tecnologias no intuito de potencializar a aprendizagem.
Planejar, mediar e avaliar processos de aprendizagem com uso de tecnologias por meio de estratégias participativas e dialógicas que permitam a construção ativa do conhecimento.
Escolher as tecnologias mais adequadas para cada processo e espaço, considerando o conhecimento das sintaxes e das lógicas intrínsecas das linguagens midiáticas e tecnologias emergentes, propondo não apenas uma utilização instrumental, mas a incorporação vivencial, investigativa e transformadora das tecnologias nos processos de ensinar e aprender.

Panorama de mercado
A partir da década de 1990, passou-se a pensar a tecnologia como contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, ancorando seu uso nas teorias e práticas educacionais. Foi neste período também que se consolidou o reconhecimento da importância de inserir as discussões e práticas destes estudos na formação inicial e continuada do professor.
A evolução da área continua no início do século XXI e percebe-se que junto à formação do professor faz-se necessária também a formação dos gestores escolares (direção e coordenação pedagógica) como agentes responsáveis pela gestão do uso das tecnologias no cotidiano escolar, nas áreas administrativa e pedagógica.
Segundo o Horizon Report (2010), a principal dificuldade não é mais o acesso às mais diversas tecnologias, que cresce a cada dia, mas sim fazer o educador repensar suas práticas e superar o paradigma das instituições de ensino como fontes de transmissão de informação, propondo aberturas para propostas e metodologias mais investigativas e que contemplem a experimentação, a mediação e a colaboração.
Nesse sentido, é preciso fomentar novas estratégias pedagógicas e investigar, experimentar e implementar novas formas de ensinar e aprender.
Essa transformação no aprendizado não ocorre apenas nos sistemas formais. Por isso é preciso pensar a Educação para além da escolaridade básica ou do ensino superior. Essas mudanças nos processos também envolvem a educação corporativa, espaços formais e informais de conhecimento, seja em atividades presenciais ou a distância, com o uso de toda e qualquer tecnologia da informação e da comunicação.
Neste contexto é preciso que o profissional de educação esteja preparado para se reconstruir constantemente a partir da experimentação e avaliação de novas práticas pedagógicas e educacionais.
Pré-requisito e público-alvo
Graduação completa;
Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na Web, em nível de usuário;
- Disponibilidade para participar de 1 (um) encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período integral, no polo escolhido pelo aluno.

Computador:
Acesso à internet (recomendável banda larga);
Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux;
Possuir endereço eletrônico;
Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment;
Browser de navegação (Internet Explorer, Mozilla Firefox);
Mínimo de 512 Mb de memória Ram;
Placa de som (on-board);
Caixas de áudio ou fone de ouvido;
Microfone (em caso de conferencias de áudio).
Método
Proposta metodológica
O curso prevê situações ativas de aprendizagem nas quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Tais situações devem, ainda, considerar a interdisciplinaridade, ou seja, a mobilização e articulação desses saberes, de modo que se traduzam em ações relacionadas com as competências do profissional egresso do curso.

Como o aluno é considerado sujeito de seu próprio desenvolvimento, para o estudo individual, serão disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem de cada componente curricular os recursos de conteúdo, que são os materiais conceituais para o estudo semanal. Para o estudo coletivo, serão utilizados fóruns de discussão temáticos e webconferências.

As atividades realizadas no decorrer do curso envolvem pesquisa, elaboração de propostas, sínteses, aprofundamento teórico e prático, discussões, registros de percurso e produções para diferentes mídias e publicações.
Período
Agosto de 2014 a Dezembro de 2015
Valor
Formas de pagamento: 18 parcelas de R$ 260,61 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela)

Valor total do curso: R$ 4.691,00.

OBS: A primeira parcela será cobrada no ato da matrícula. Não há taxa adicional.
Seleção

O processo de seleção inclui inscrição on-line e análise de documentos.

Taxa de inscrição: R$ 20.

As datas de início e de término do curso podem sofrer alterações.

Obs.: Após o pagamento da taxa de inscrição o currículo deve ser enviado, via e.mail, para posead@sp.senac.br
Documentos
Candidatos brasileiros:
- 1 cópia autenticada, frente e verso, do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas estabelecidas pelo MEC.
Obs. 1: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
Obs. 2: o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, desde que mencione a data da colação;
- 1 cópia simples, frente e verso, da carteira de identidade (RG*)
- 1 cópia simples, frente e verso, do Cadastro de Pessoa Física (CPF*)
- 01 foto 3x4 recente.

- Esses documentos não podem ser substituídos pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia legível e autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada);
- 1 cópia legível da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Candidatos estrangeiros não residentes no Brasil:
- 1 cópia legível e autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada);
- 1 cópia legível do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia legível de plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Observações:
- Os documentos devem ser enviados, via correio, logo após a confirmação da inscrição, para:
Secretaria Educacional:
Rua Tito, 54 - CEP 05051-000 São Paulo SP
*A data do carimbo do correio será considerada como data de entrega da documentação.
** É importante identificar o curso pretendido.

Mais informações: posead@sp.senac.br
Programa
Teorias e Abordagens Pedagógicas
Gestão da comunicação nos espaços virtuais de aprendizagem
Espaços educativos e suas mobilidades
Projetos educacionais
Produção coletiva de texto impresso e digital
Produção coletiva de áudio
Produção coletiva de vídeo
Produção coletiva de mídia imersiva
Processos de avaliação
Trabalho de conclusão de curso 1: Fundamentos e metodologia de pesquisa
Trabalho de conclusão de curso 2: Tecnologia e Aprendizagem
Coordenação
Paula Carolei
Docentes
Maria Salete Prado Soares
Adriana Clementino
Antonio Alberto Trindade
.
Jarina Rodrigues Fernandes
Márcia Coutinho Jimenes
Paula Carolei
Observações
Certificação: Pós-graduação lato sensu - Especialização em Tecnologias na Aprendizagem (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Este curso será oferecido somente no formato a distância. Credenciamento junto ao MEC Portaria nº 124, de 22 de janeiro de 2008.

O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em razão de necessidades pessoais ou institucionais, preservando a qualidade do curso.
Tags
pós-graduação tecnologias na aprendizagem, TICs, TICs e educação, especialização tecnologias na aprendizagem, curso tecnologias na aprendizagem, novas tecnologias de aprendizagem, tecnologia e educação, educação mediada, aprendizagem virtual, Senac.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

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