Cursos Livres

Turismo Cultural - orientador de visitas

Objetivo
O participante aprende a conduzir grupos e pessoas nos diversos espaços públicos de visitação, comunicando-se adequadamente e intermediando a aproximação dos visitantes com os atrativos.

Além da liderança e postura comunicativa necessárias ao profissional, serão abordadas no curso a pluralidade cultural dos grupos, as peculiaridades e possibilidades dos espaços e a elaboração de roteiros de visitação diferenciados.

Carga horária: 20 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo.

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Elaborar roteiros de visitação diferenciados, identificando as peculiaridades e possibilidades dos espaços, a fim de adequá-los às características e a pluralidade cultural de grupos e pessoas.
- Assumir liderança e postura comunicativa, articulando recursos e informações, a fim de estabelecer diálogo efetivo com grupos e pessoas atendidas.

Panorama de mercado
Ações governamentais têm incentivado o turismo, possibilitando o acesso cada vez maior de públicos diferenciados, destacando-se o grande potencial do turismo da melhor idade, público caracterizado pelo interesse em museus, espaços culturais, festas típicas, parques temáticos, shows, teatros, dentre outras atrações, e que também exige acompanhamento especial e diferenciado.

Esta, dentre outras demandas, exigem profissionais aptos a orientar todos os tipos de público em suas peculiaridades, demonstrando boa recepção, postura, comportamento, articulação de novos conhecimentos, e capacidade de identificar a diversidade existente em seu Estado, Cidade e País, mediando visitações com excelente comunicação - clareza, objetividade e com muita hospitalidade.

Público-alvo

Pessoas que desejam atuar na área de turismo e profissionais que buscam aperfeiçoamento. Também estudantes e formados em cursos de turismo, história, artes e educação.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê aulas práticas, teóricas e atividades externas.

Programa

- Mediação do espaço urbano: lazer, arte e cultura.
- Hospitalidade.
- Comunicação: verbal e não-verbal.
- Relações interpessoais.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de turismo cultural sp, curso de orientador de visitas sp, curso para orientador de visitas sp, curso turismo cultural orientador de visitas do senac, condução de grupos em espaços culturais, condução de pessoas em espaços culturais, Senac.