Curso Técnico

 

Especialização Técnica em Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares

Objetivo
Especializar o técnico em prótese dentária para atuar, na fase laboratorial e com base em solicitações do cirurgião-dentista, no planejamento e na confecção de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares (como Pistas Planas Indiretas, Bimler, Twin Block, Bioajustadores MD3, Bionator de Balters, Klammt, Frankel e Aragão, SNs Wilma Simões), visando contribuir com o tratamento adequado para os mais diversos perfis de pacientes com oclusopatias.

Diferenciais
- O curso conta com o respaldo de uma instituição de tradição e reconhecimento que atua na área odontológica desde 1967, sendo referência no mercado de trabalho.
- Docentes com experiência profissional na área.
- Atividades práticas realizadas em laboratórios de prótese dentária com tecnologia de ponta, voltadas ao planejamento e à confecção de diferentes tipos de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares.
- Elaboração de uma mesa clínica de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares, que poderá ser utilizada pelo egresso do curso como portfólio laboratorial, a fim de mostrar a qualidade de seu trabalho a futuros clientes.
(Carga horária: 300 horas)
Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 27/2013, de 10/12/2013.
Mercado de Trabalho
O especialista técnico de nível médio em Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares trabalha em laboratórios de prótese dentária de instituições de saúde públicas ou privadas, bem como prestando consultoria em empresas de materiais odontológicos.
Atua em conjunto com o cirurgião-dentista, prestando suporte técnico na fase laboratorial, no planejamento e na confecção de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares, visando contribuir com o tratamento adequado para os mais diversos perfis de pacientes com oclusopatias.

Panorama de Mercado
A Ortopedia Funcional dos Maxilares atua em todas as funções do sistema estomatognático (mastigação, deglutição, respiração, fonoarticulação), por estarem interligadas e correlacionadas ao desenvolvimento da face e em particular das arcadas dentárias.
Casos de bruxismo, disfunções têmporo-mandibulares (ATM/DTM), dores de cabeça e/ou ouvido, apnéia do sono, queixo saliente ou retraído, dentes tortos, dentes salientes, mordida cruzada, língua entre os dentes da frente são algumas das anomalias que podem ser tratadas com a ortopedia funcional dos maxilares.
Quanto à necessidade do tratamento de oclusopatias no Brasil, foi observado que 23% das crianças de 5 anos e 40% aos 12 anos precisam usar algum tipo de aparelho (Projeto SB Brasil 2010).
Assim, o mercado de trabalho passou a requisitar técnicos em prótese dentária especialistas em prótese ortopédica funcional dos maxilares para atuarem junto com cirurgiões-dentistas especialistas.
O Conselho Federal de Odontologia, com a publicação da Resolução CFO nº 83, de 25 de setembro de 2008, passou a registrar e inscrever os egressos de cursos de Especialização Técnica de Nível Médio em Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares como especialistas técnicos em Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares.
Técnicos em Prótese Dentária
Escolaridade mínima: habilitação técnica de nível médio - completa
São propostas atividades práticas em laboratório de prótese dentária, relacionadas à confecção de diferentes tipos de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares (por meio do desenvolvimento de competências relativas aos processos de preparo dos modelos, conformação dos fios, adaptação e enceramento das peças, hidratação e/ou o isolamento do modelo, acrilização, acabamento, polimento, de acordo com as particularidades de cada caso) associadas a estudos de casos, pesquisas, seminários, contato com empresas e especialistas da área, estimulo a discussões sobre a situação atual do mercado de trabalho, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e desenvolvimento das competências profissionais previstas.

Os alunos trabalharão por projeto, que consiste na elaboração de uma mesa clínica de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares, composta de aparelhos ortopédicos funcionais (Pistas Indiretas Planas, Bimler, Twin Block, Bioajustador MD3, Bionator de Balters, Klammt, Frankel e Aragão e SNs Wilma Simões), por meio da realização de atividades ligadas às bases tecnológicas incluídas nas competências do curso.
Este curso não prevê estágio profissional supervisionado, ficando a critério da Direção da Unidade autorizar a sua realização como uma atividade opcional do aluno, acrescida à carga horária total do curso.

Clique aqui para visualizar o Plano de Curso.

Àquele que concluir com aprovação o módulo que compõe a organização curricular deste Plano de Curso será conferido o certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares, com validade nacional.
Para participar do curso, o aluno precisa comprar materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra desses itens.
- Requerimento de Matrícula.
- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- Diploma de Técnico em Prótese Dentária (original e cópia simples ou cópia autenticada).

Observação: O candidato que ainda não possua o diploma de Técnico em Prótese Dentária poderá apresentar o Histórico Escolar de conclusão do curso, em 02 vias, porém, deverá ser comunicado de que a entrega do certificado desta especialização técnica de nível médio em Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares dependerá da apresentação do referido diploma, devidamente registrado.

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Livro:
Você sabe utilizar o pensamento estratégico. Autor: BRUCE, A.; LANGDON, K.. Editora: Senac São Paulo


 



  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Workshops na área de saúde
Tags
especialização técnica em prótese ortopédica funcional dos maxilares, curso técnico, prótese ortopédica, prótese ortopédica funcional dos maxilares confecção de grampos e molas, acessórios ortopédicos, aparelhos ortodônticos, bionato de balters, bimler, klamnt, frankel, bioajustador, twin block, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade