Curso Técnico

 

Técnico em Podologia

Objetivo
Habilitar o aluno para identificar afecções e disfunções que acometem os pés, selecionar e executar procedimentos podológicos para diferentes patologias, incluindo avaliação de alterações e deformidades podais, aplicar técnicas básicas de reflexologia podal e gerenciar seu próprio negócio.
Diferenciais
O curso é ministrado por professores com experiência profissional na área e propicia ao aluno a vivência de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado, como:
- atividades práticas em laboratório de podologia com atendimento podológico ao público, sob o acompanhamento e supervisão do docente.
- módulo de empreendedorismo que propõe o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras, favorecendo o gerenciamento do empreendimento e atuação estratégica na prestação de serviços.

(Carga horária: 1200 horas)
Portaria Senac/Geduc - SE nº 25 de 01/07/2011, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 372, em 17/09/2011.
Atuação no mercado de trabalho
O técnico em Podologia é o profissional de saúde que presta serviços podológicos às pessoas de diferentes faixas etárias, visando à saúde e bem-estar dos pés.

O profissional formado por este curso poderá atuar em gabinete próprio ou de terceiros e em domicílio, institutos de estética e beleza, hotéis, spas, hospitais, ambulatórios, clínicas médicas e demais serviços de saúde, clubes desportivos ou sociais, academias, casas de repouso e centros de convivência para idosos, home care e em equipe multidisciplinar.

Dessa forma, este curso habilita profissionais capazes de:
- Reconhecer-se como profissional da Saúde.
- Identificar os riscos de contaminação, selecionando e adotando procedimentos segundo a legislação para a segurança, higiene e profilaxia, respeitando o meio ambiente, a fim de proteger a saúde do profissional e do cliente.
- Aplicar técnicas integrativas, como massagem relaxante, reflexologia podal e aromaterapia, bem como valores e atitudes voltados à qualidade no atendimento.
- Avaliar os pés em relação às podopatias e alterações podológicas existentes, selecionando técnicas para a realização dos procedimentos podológicos de menor e maior complexidade, orientações específicas aos clientes quanto às ações preventivas destas patologias e acompanhamento podológico do profissional.
- Selecionar e aplicar técnicas complementares de elementos de correção de lâmina ungueal (ECLU), utilizando equipamentos e materiais específicos como recursos opcionais nos atendimentos podológicos, visando à recuperação e a promoção da saúde dos pés.
- Prestar cuidados específicos aos pés em risco, reconhecendo indicadores de distúrbios articulares, vasculares, neurológicos, renais, metabólicos e cutâneos, considerando os limites de atuação do podólogo no atendimento.
- Promover ações de orientação, prevenção, promoção e manutenção da saúde dos pés à comunidade.
- Atuar com visão empreendedora considerando as estratégias de negócios e serviços que contribuem para a sustentabilidade do empreendimento.

Panorama de mercado
Estudos apontam que uma parcela significativa da população apresenta problemas podológicos sem reconhecê-los. A ausência de informação e orientação sobre os cuidados exigidos para os pés, associados aos hábitos da vida moderna, podem desencadear e agravar patologias podológicas, sendo que muitos desses problemas seriam evitados ou resolvidos apenas com a intervenção do técnicos em Podologia.

O cuidado com os pés, atribuição principal desse profissional, tem sido cada vez mais valorizado pelos demais profissionais de saúde, sobretudo pelos médicos. Porém, ainda há uma carência de profissionais qualificados e bem preparados.

Este cenário, demonstra que há um mercado de trabalho emergente, que necessita e que é capaz de absorver profissionais capacitados tecnicamente na execução de procedimentos podológicos.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
O aluno participa de atividades práticas em laboratório de podologia, executando e recebendo os procedimentos, contido no plano de curso, e realiza atendimento ao público associando estudo de casos, proposição de problemas, dramatizações e simulações, visitas técnicas, vídeos, palestras, entrevistas, contatos com especialistas da área, pesquisas, exposições dialogadas, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e para o desenvolvimento das competências profissionais previstas.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio será conferido o diploma de Técnico em Podologia com validade nacional.
Para participar do curso, o aluno deverá adquirir materiais que serão utilizados nas atividades práticas. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra desses itens e quanto ao traje necessário para as aulas práticas.
- Requerimento de matrícula*.
- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- Histórico escolar de conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada) ou,
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).
- CPF (apresentação do documento)

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

Livro:
Corpo Humano: Orgãos, Sistemas e Funcionamento. Autor: ZORZI, R.; STARLING, I. G.. Editora: Senac Nacional
 
Livro:
Podologia: Calos e Calosidades. Autor: BOMBONATO, A. M. ; JUSTINO, C. A. de P. E. JUSTINO. Editora: Páginas do Brasil


 


Assista ao vídeo

  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Café com os autores do livro Podologia: Especializações Podológicas
Tags
técnico em podologia, podologia, podoprofilaxia, técnicas integrativas em podologia, sistemática do atendimento em podologia, promoção da saúde em podologia, gestão empreendedora em podologia, Senac, podólogo, formação em podologia, curso de podologia sp; curso de podologia Senac SP, técnico em podologia Senac SP, podólogo Senac SP.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.