Curso Técnico

 

Técnico em Óptica

Objetivo
Habilitar o aluno para atuar como consultor óptico, gestor de negócios, representante comercial de equipamentos, armações, lentes oftálmicas e de contato e também na indústria, desenvolvendo as competências relacionadas à contatologia e a óptica oftálmica.

Diferenciais
- O curso Técnico em Óptica do Senac conta com o respaldo de uma instituição de ensino de renome e tradição. O Senac atua na área desde 1965, sendo referência no mercado de trabalho.
- O curso propicia ao aluno a vivência de situações reais do mercado de trabalho e o desenvolvimento de competências relacionadas à óptica oftálmica e contatologia como a aviamento da prescrição óptica, fabricação, montagem, distribuição, comercialização de lentes de contato e oftálmicas, orientação de clientes quanto à função, utilização, conservação, manutenção dos auxílios ópticos, adaptação de lentes de contato.
- Durante o curso, as atividades práticas são desenvolvidas em laboratórios de surfaçagem, montagem e contatologia, o que propicia ao aluno a vivência de situações reais de trabalho e privilegia a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado.
- Por fim, o curso possui um módulo de empreendedorismo que propõe o desenvolvimento de competências para que o aluno desenvolva atitudes empreendedoras e possa elaborar um plano de negócios.

(Carga horária: 1.200 horas)
Portaria Senac/Geduc-SE nº 21/2010 de 28/06/2010, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 335, em 07/12/2010
Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso Técnico em Óptica poderá atuar como responsável técnico em estabelecimentos ópticos, lojas de óptica, clínicas e centros de adaptações de lentes de contato e laboratórios de surfaçagem e montagem. É o profissional responsável pelo aviamento da prescrição óptica, fabricação, distribuição e comercialização de lentes de contato e oftálmicas.
Poderá também atuar como consultor óptico, avaliando e interpretando prescrições com vistas à promoção da saúde visual e atendimento ao cliente; como gestor de negócios; representante comercial de equipamentos, armações, lentes oftálmicas e de contato; e também na indústria, com o desenvolvimento de produtos e equipamentos.

Panorama de mercado
Devido ao rápido crescimento do setor óptico aliado à evolução tecnológica surgem novos serviços, materiais, produtos, sistemas, equipamentos e técnicas que envolvem a articulação de competências complexas para obtenção da qualidade, estética e conforto para reabilitação da saúde visual.
Com a diversidade e constante mudança dos designs de armações e o rápido avanço da tecnologia das lentes que possibilita opções personalizadas, mais finas, leves e transparentes, os óculos tornaram-se acessórios de moda, impactando a vida do usuário, que hoje possui vários óculos para combinar com seu estilo e ocasião. Nesse contexto o técnico em óptica deverá acompanhar os lançamentos da moda, que devido à globalização são simultâneos em todo o mundo, e oferecer ao cliente os óculos que comuniquem sua personalidade e estilo de vida. O diferencial em vendas do técnico em óptica está na capacidade de planejar e executar ações de promoção dos produtos, enfocando a saúde visual da população, atendendo aos requisitos de proteção ocular, com destaque à proteção solar, compensação óptica, inclusive para aqueles que necessitam de auxílios ópticos especiais, explorando a tecnologia em lentes de contato, lentes e armações para óculos e o mundo da moda com domínio do conhecimento técnico e da área de gestão.
A demanda de saúde visual exige um profissional adaptável às mudanças, gestor do conhecimento técnico-administrativo, empreendedor e com habilidades de relacionamento interpessoal e negociação no atendimento ao cliente, além de suas atribuições técnicas relacionadas ao aviamento das prescrições ópticas.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: estar cursando o 2º ano do ensino médio

Proposta metodológica
O curso prevê atividades práticas em laboratório de surfaçagem, montagem e contatologia, estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas, contato com empresas e especialistas da área, palestras com especialistas, desenvolvimento de projetos.
As atividades são mediadas por docentes com formação e experiência profissional na área.
Essas situações de aprendizagem previstas nos módulos têm como eixo condutor um Projeto que será desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.
As atividades são mediadas por docentes com formação e experiência profissional na área.

Essas situações de aprendizagem previstas nos módulos têm como eixo condutor um Projeto que será desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.
O curso não prevê estágio obrigatório. O aluno poderá solicitar o estágio voluntariamente, neste caso, deverá procurar a coordenação do curso.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Àquele que concluir, com aprovação, os módulos I e IV, será conferido o certificado da Qualificação Técnica de Nível Médio de Montador de Lentes Oftálmica com validade nacional.

Àquele que concluir, com aprovação, todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Óptica, com validade nacional.

Para participar do curso, o aluno precisa ter materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto a esses itens.

- Requerimento de matrícula(*);
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).
(*) Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas através do portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Livro:
Introdução ao cálculo de lentes oftálmicas . Autor: Alex Dias. Editora: Senac São Paulo


 



  Unidades do Senac
 
Tags
curso de óptica, tecnico em otica, técnico em otica sp, otica, optica, curso técnico em óptica,técnico em óptica, óptica, consultor óptico, surfaçagem de lentes oftálmicas,
montagem de óculos, adaptação de lentes de contato, Senac, curso de óptica sp,
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.