Curso Técnico

 

Técnico em Estética

Objetivo
Habilitar o aluno para avaliar as condições da pele, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais e corporais, utilizando técnicas, tecnologias e produtos cosméticos, e empreender seu próprio negócio.

Diferenciais
O curso é ministrado por professores com experiência profissional na área e propicia ao aluno a vivência de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado, como:
- atividades práticas em laboratório de estética com atendimento ao público, sob o acompanhamento e supervisão do docente.
- módulo de empreendedorismo que contribui para o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras, favorecendo o gerenciamento do empreendimento e atuação estratégica na prestação de serviços.

(Carga horária: 1.200 horas)
Portaria Senac/Geduc - SE nº 23 de 01/07/2011, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 372, em 17/09/2011.
Atuação no mercado de trabalho
O técnico em estética é o profissional de saúde que realiza procedimentos estéticos faciais e corporais visando à prevenção, manutenção e recuperação da pele.

O profissional formado por este curso poderá atuar em espaço próprio ou de terceiros e em domicílio, institutos de estética e beleza, clínicas médicas, hotéis, spas, academias e demais serviços de saúde e bem-estar.

Dessa forma, este curso habilita profissionais capazes de:
- Reconhecer-se como profissional da saúde, com atuação profissional também em equipes multidisciplinares.
- Selecionar e adotar procedimentos de higiene e profilaxia dos instrumentais, equipamentos e ambientes de trabalho, respeitando o meio ambiente, conforme a legislação e as normas que regem a prestação dos serviços de saúde, visando à proteção da saúde do profissional e do cliente, com preservação ao meio ambiente.
- Elaborar protocolos de atendimentos estéticos faciais e corporais, tendo em vista a análise dos aspectos anatômicos, fisiológicos, fisiopatológicos, hábitos nutricionais e de vida do cliente, considerando os limites de atuação do esteticista no atendimento.
- Selecionar e aplicar tecnologia, técnicas e produtos cosméticos apropriados aos procedimentos estéticos essências e diferenciados, com base na avaliação da pele e de acordo com as necessidades do cliente, além de orientações para os cuidados com a pele, hábitos saudáveis e uso adequado dos cosméticos, visando à qualidade e à ética no atendimento.
- Promover ações de orientação, prevenção, promoção, manutenção da saúde da pele.
- Atuar com visão empreendedora, considerando as estratégias de negócios e serviços que contribuem para a sustentabilidade do empreendimento.

Panorama de mercado
O esteticista tem um papel fundamental na prevenção, manutenção e recuperação da pele, podendo atuar em parceria com o dermatologista para a promoção do tecido cutâneo.
Outro segmento importante de atuação é o das indústrias cosméticas.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a indústria brasileira apresentou um crescimento médio de 10,5% nos últimos 14 anos. Fatores como a ascensão da mulher no mercado de trabalho e lançamentos de novos produtos têm contribuído para o excelente desempenho do setor.
A partir desses fatores, observa-se que há um mercado de trabalho em ascensão, e uma crescente demanda por profissionais qualificados e bem preparados neste segmento da estética.

A profissão é reconhecida pela Lei nº 12.592 de 18 de janeiro de 2012.
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade mínima: cursando o 2º ano do ensino médio.
Proposta metodológica
O aluno participa de atividades práticas em laboratório de estética (executando e recebendo as manobras, técnicas e procedimentos estéticos, contido no plano de curso) e realiza atendimento ao público associando estudo de casos, proposição de problemas, dramatizações e simulações, visitas técnicas, vídeos, palestras, entrevistas, contatos com especialistas da área, pesquisas, exposições dialogadas, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e para o desenvolvimento das competências profissionais previstas.

Clique aqui para visualizar o Plano de Curso.

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio será conferido o diploma de Técnico em Estética com validade nacional e direito a prosseguimento de estudos na educação superior.
Para participar do curso, o aluno deverá adquirir materiais que serão utilizados nas atividades práticas. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra desses itens e quanto ao traje necessário para as aulas práticas.
- Requerimento de matrícula*.
- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada) ou,
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).
- CPF (apresentação do documento)

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

Livro:
Guia de Produtos Cosméticos. Autor: BEZERRA, S. V.; RABELO, T.. Editora: Senac São Paulo
 
 


 


Assista ao vídeo

  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


6ª Jornada de Estética
Tags
técnico em estética, esteticista, estética, curso técnico de estética sp, curso técnico esteticista sp, procedimentos estéticos essenciais, promoção da saúde, práticas estéticas faciais e corporais, Senac, esteticista senac, estética senac, curso técnico em estética senac, curso técnico esteticista senac, estética fácil, estética corporal, gestão estética, clínica estética, centro estética, técnico em estética senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade